Descontos na CP para quem tem 60% (ou mais) de incapacidade
Continuo a perceber que há (pelo menos na lei e no papel) vários benefícios para os cidadãos com pelo menos 60% de incapacidade. Fiz recentemente várias reportagens e artigos no blogue sobre um tema tão desconhecido de milhares de portugueses.
Os leitores e espectadores são extraordinários. E continuam a contactar-me com mais detalhes e novas informações que desconhecia enquanto cidadão e jornalista, porque (felizmente) até agora nunca necessitei de investigar estes temas.
Uma dessas pessoas foi a Ana Nilo que numa breve mensagem no Facebook do Contas-poupança alertou que a CP faz descontos a quem tem Certificado de Incapacidade igual ou superior a 60%. Fui de imediato investigar. Basta ir ao Google. Está tudo com detalhe na página da CP (os dados seguintes são da própria CP). Mais abaixo tem os links diretos até para comprar os bilhetes e fazer as marcações para ter este apoio.
Desconto para Clientes com Necessidades Especiais
Desconto de 75% para si e 25% para o seu acompanhante nas viagens de comboio
Permite ainda a aquisição de bilhetes com 20% de desconto, às pessoas portadoras de deficiência igual ou superior a 60% e inferior a 80%, em viagens a efetuar em qualquer percurso.
Serviços CP: Alfa Pendular | Intercidades | Regional e InterRegional | Comboios Urbanos de Lisboa | Comboios Urbanos do Porto | Comboios Urbanos de Coimbra
Acesso personalizado ao comboio
Assumimos o compromisso de garantir ao CNE o acesso ao transporte ferroviário, nas estações e comboios que o permitam.
São funções prioritárias do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais, desempenhadas pelo Senhor Tenente Coronel António Neves, assessorar a empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades especiais, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.
Contatos:
[email protected]
CP – Comboios de Portugal
Calçada do Duque, n.º 20
1249-109 Lisboa
Portugal
O Serviço Integrado de Mobilidade
O SIM é um serviço orientado para servir Clientes com Necessidades Especiais (CNE).
(NOTA MINHA: os telefones seguintes são pagos e bem pagos. Sugiro que reclamem junto da CP para o e-mail acima que disponibilizem um número que seja da rede fixa ou grátis. Não se justifica a CP ter um telefone 707 para pessoas com necessidades especiais que já têm dificuldades económicas. Não faz sentido. Se calhar nunca ninguém reclamou…)
O Cliente com Necessidades Especiais, pode obter informações, através de linha telefónica (+351) 707 210 746 *(707 210 SIM), que se encontra disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, nomeadamente sobre:
- Acessibilidade aos comboios da rede CP;
- Acessibilidade aos equipamentos como Máquinas de Venda Automática de bilhetes e aos pontos de venda disponíveis para aquisição de bilhetes;
- Condições comerciais específicas para pessoas portadoras de deficiência;
- Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais;
- Outros canais disponíveis para obter informação ou para envio de sugestões;
- Ajudar a planear a viagem nas melhores condições de conforto e segurança, sugerindo a origem/destino e os comboios com acessibilidade;
- Como solicitar assistência no embarque, durante a viagem e no desembarque;
- Registar a requisição do SIM.
* 0,10 €/min – rede fixa | 0,25 €/min – rede móvel + IVA. Chamadas a partir do estrangeiro têm o custo de uma chamada internacional.
Para mais informações consulte o Manual de Procedimentos SIM.
Para solicitar assistência no embarque e no desembarque, deverá requerer obrigatoriamente o Serviço. Esta requisição pode ser feita através da Linha de Atendimento ou através de correio eletrónico:
- Via telefone – (+351) 707 210 746 *(707 210 SIM), tem um custo de 0,10 €/min – rede fixa | 0,25 €/min – rede móvel + IVA. Chamadas a partir do estrangeiro têm o custo de uma chamada internacional.
- Via Formulário de Requisição SIM
A requisição via formulário, será recebida e analisada pelos serviços da CP, que posteriormente entrarão em contacto com o Cliente informando a possibilidade ou não de prestar o SIM. Qualquer pedido carece sempre de análise e confirmação, sem a qual a CP não garante a prestação do Serviço.
Para mais informações consulte:
E quem não tem incapacidade?
Tem AQUI o link para TODOS os descontos na CP. Veja se algum lhe pode ser útil. às vezes compramos os bilhetes sem vermos antes de podemos comprar exatamente a mesma viagem mas mais barata.
Eu tenho uma deficiência de 77% tenho desconto de 20% mas nos passes pago o dobro de quem paga só 40 euros!!!!!! Anda uma Pessoa com deficiência ter desconto em bilhetes e nos passes andar a manter os outros???? Isto e uma injustiça social!!!!!!!!
Boa tarde Pedro
Sei que não é o local (artigo) indicado para a questão que vou colocar, mas como não sabia onde o fazer, aqui deixo a minha questão:
Faço diversos cursos e formações online, o valor pago pode ser colocado no efatura como despesas de educação?
Aproveito também para lhe dar os parabéns pelo site e por disponibilizar toda a informação que contém.
Muito Obrigado.
Se tiver incapacidade entre 60% e 80% mas tiver 65 ou mais anos mais vale optar por esta, porque o desconto é de 50%.
Gostava de saber o porquê de um título enganoso? Os descontos são para pessoas com um grau de incapacidade superior a 60% não como diz no título. N
Olá. O André leu bem o texto? “
Permite ainda a aquisição de bilhetes com 20% de desconto, às pessoas portadoras de deficiência igual ou superior a 60% e inferior a 80%, em viagens a efetuar em qualquer percurso.
Boa tarde Pedro Anderson, antes de mais, deixe-me felicitá-lo pelo seu belíssimo trabalho. Você está a ser um “fora de série” e estará a ser um “anjo da guarda” e um “Salvador” para muitas pessoas e/ou famílias que infelizmente têm necessidade deste tipo de apoios.
Delirando agora um bocadinho em torno disto tudo, ressalta uma questão: Antes do Pedro Anderson, que destino estavam a ter esses milhões€? Estarão guardados nalgum Peto? Se for assim, estará resolvida a “geringonça”. O governo estará rico. Se assim não for, então estamos mesmo mal com os serviços do estado e poderá estar aqui uma parte da justificação para a elevada abstenção verificada nos atos eleitorais. À moda do Português, quem não nos “serve” também não é “servido”.
Por fim, dizer que, é uma pena termos estes tipos de registos em pleno século XXI, numa sociedade que se diz “evoluída”.
Um abraço de reconhecimento ao seu trabalho.
Obrigado Amândio. Descontando o exagero do seus elogios, o que posso dizer em minha “defesa” é que 95% da informação que transmitimos é pública. É só procurar. Concluo duas coisas: uns não divulgam; outros não procuram. É a receita perfeita para um bolo muito mal cozido. Temos de ser mais proativos e sobretudo conhecer e insistir nos nossos direitos quando temos a certeza de que temos razão. Abraço.
Os descontos na CP, são só para bilhetes? E o passe? Tal como eu há pessoas com 60% de invalidez e que têm de ir trabalhar todos os dias e não vão com bilhetes, vão com passe. Não há descontos?