A lista de produtos GRÁTIS que a Segurança Social pode dar a quem tem 60% de incapacidade

Escrito por Pedro Andersson

01.05.19

}
6 min de leitura

Publicidade

Apoios da Segurança Social que poucos conhecem

Todos os anos há milhões de euros disponíveis no Orçamento do Estado para pagar equipamentos de apoio aos cidadãos com mais de 60% de incapacidade. O problema é que milhares de pessoas que não sabem e por isso não pedem.  E pagam centenas ou milhares de euros do seu bolso sem necessidade.
Pode ver ou rever a reportagem desta semana do Contas-poupança onde lhe explicamos o que tem de fazer para ter de graça o que precisa. O link para a página da SIC Notícias está no fim do artigo.

O primeiro passo é pedir o Certificado de Incapacidade Multiuso

Esta informação só para quem tem um certificado de incapacidade multiuso com mais de 60%. Se tem um documento como este, esta informação é importantíssima. Caso tenha um problema grave de saúde (ou um familiar seu) e  ainda não pediu este documento no Centro de Saúde, trate disso com urgência. Tem muitos benefícios.
Um deles é ter produtos ou tecnologias de apoio financiados a 100% pela segurança social. Estamos a falar de camas, colchões, cadeiras de rodas, até pratos e talheres, passando por computadores ou carros e elevadores em casa. Tudo de graça. Mas as pessoas como não sabem, não pedem.

A lista

Vamos então à lista do que pode pedir. Basta ir ao google e pesquisar “lista produtos homologados segurança social” e vai encontrar toda a informação que precisa. Leia porque pode fazer muita diferença na sua qualidade de vida. Agora ou no futuro.
Este é o despacho com todos os equipamentos. São centenas de ajudas técnicas que pode pedir de graça à segurança social.
Tem aqui o link com a lista completa:
Cadeiras de rodas normais ou elétricas, colchões e resguardos, próteses, cabeleiras, dentaduras, calçadeiras, peças que ajudam a vestir, equipamentos de higiene, balanças, bengalas, andarilhos, carros adaptados, tabuleiros e talheres, utensílios de cozinha adaptados, candeeiros, camas, elevadores para casa ou rampas e muitos muitos mais. Tem de consultar a lista e ver o que lhe faz falta.
E atenção não depende do seu IRS. Basta ter 60% de incapacidade. Há muitas informações erradas sobre este apoio dadas até mesmo por profissionais.
O problema é que quase ninguém sabe isto…

Uma sugestão

Sempre que um Certificado Multiuso fosse passado a alguém devia ser obrigatório informar por escrito que direitos essa pessoa passa a ter. Depois pedia quem quisesse. Como o Certificado Multiuso é passado pelo Ministério da Saúde, bastava haver um protocolo com o Ministério do Trabalho e Segurança Social para que fosse entregue à pessoa um documento com os direitos que passa a ter. Fica a sugestão.
O detalhe que é importante sublinhar é que todos podem pedir estes apoios e não apenas quem tem rendimentos baixos.

O que tem de fazer

Cada pedido tem de ser analisado e aprovado pela equipa da Segurança social. Se for aceite, tem de pedir 3 orçamentos em lojas e o Estado dá-lhe o dinheiro para comprar o mais barato.
Se precisa de algum dos aparelhos da lista, deve ir a um Centro de Saúde ou a um centro prescritor (já lhe explico o que é e digo-lhe quais são).
Só depois do centro de saúde ou do centro prescritor lhe passar a receita com o produto que precisa é que vai à segurança social fazer o pedido de financiamento. Há cerca de 30 centros no país que passam estas receitas.
Na internet tem um guia prático de atribuição de produtos de apoio. No final do documento tem essa lista de centros. Estão espalhados por todo o país. Basicamente funcionam nas Associações de pessoas portadoras de deficiência como a ACAPO, por exemplo que tem várias delegações no país ou então em centros de reabilitação.
Tem o GUIA aqui:
(a lista de centros está nas últimas páginas)
Contacte o que estiver mais perto de si e peça o que precisa. Se não tiver nenhum perto, vá ao Centro de saúde mais próximo.
A equipa faz a avaliação e se concordar dão-lhe a receita ou receitas para os equipamentos que precisa. junta os documentos todos e agora sim entrega na segurança social. Quando for aprovado, põem-lhe o dinheiro na conta. O equipamento fica para a pessoa, não tem de o devolver.
Neste momento, pedidos estão a demorar cerca de 1 ano a serem aprovados. Porque a Segurança Social tem poucos meios e porque às vezes as pessoas não entregam os documentos todos. Os cidadãos também têm de aprender a preencher bem as requisições e entregar tudo a tempo e horas.
Se não percebeu nada disto e precisa de ajuda, faça uma marcação num balcão de inclusão da Segurança social (é assim que se chama). Há um em cada capital de distrito. E não saia de lá sem perceber tudo timtim por timtim.
Se quer ver a reportagem em vídeo tem aqui o link para a SIC Notícias:
A Segurança Social só financia produtos de apoio prescritos pelos Centros de Saúde e pelos Centros Especializados.

Tem aqui o LINK para a página de internet do Instituto Nacional para a Reabilitação com mais informações sobre este tipo de ajudas.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Tem também o livro de 2016 ( dicas com terapia de choque para as suas finanças).

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #231 – Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

Como posso rentabilizar o reembolso do IRS Milhares de famílias contam com o reembolso do IRS como fonte de rendimento extra todos os anos. Quase como se fosse um décimo quinto mês. Mas, como é um dinheiro que aparentemente não nos sai do esforço diário, é visto quase...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Março de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #41) Em Março atingi o máximo de valorização histórica com o conjunto dos meus 10 PPR.  A minha "história" com Planos Poupança Reforma como forma de investimento tem cerca de 3 anos. Comecei em finais de 2020, e durante...

PodTEXT Vamos a Contas | Onde invisto 100€ todos os meses para os meus filhos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

90 Comentários

    • Ezequiel dos santos ferreira

      Eu queria saber tenho 81por cento. Incapacidade tenho direito ajuda do aparelho audição já comprei como fazer para receber ajuda

      Responder
  1. António Conceição

    Porque não disseram o essencial na reportagem, que até está escrito acima: “Neste momento, pedidos estão a demorar cerca de 1 ano a serem aprovados.” (!)
    Porque é este atraso, esta ineficiência, que leva, muitas vezes, à impossibilidade de utilizar a “benesse”…
    Vê-se que, felizmente, esta peça jornalística foi construída por quem não conhece, de facto, esta realidade… Reparem: há uma necessidade, tem que comprar um produto de apoio, é prescrito, e agora… espere pelo menos um ano! E, quantas vezes, é essencial para a reabilitação, que não pode esperar… um ano!
    Imagine um medicamento: o médico prescreve, mas… só seria aviado na farmácia dentro de um ano!
    E há muitos destes produtos de apoio que são equivalentes aos medicamentos, com custo equivalente! Porquê a espera?
    É este paradigma que interessa mudar, e que é urgente que se fale!
    Desculpem, mas o “facilitismo” da vossa reportagem, as pessoas é que são “burras” em não recorrer, “esconde” o essencial: o porquê de as pessoas se verem impossibilitadas de recorrer, o porquê de os próprios médicos não incentivarem o recurso, …

    Responder
    • Paulo

      E porque acha que existe essa situação?
      Eu explico-lhe: é porque toda a gente se acha portador de deficiência. Toda a gente pede uma junta médica desde o sujeito que meteu um parafuso num dedo do pé aquele que tem uma doença crónica sem qualquer tipo de prejuízo para o mesmo.
      As pessoas queixam-se mas a culpa é das mesmas. Parem de andar à caça de psi’s e outras regalias da Segurança Social quando muitos nem têm necessidade das mesmas.

      Responder
      • Ivo rosas

        Foi roubado pelo Seguradora camuflada dentro do hospital privado como outras, com diretores próprios, o Neucirugiao dá me baixa depois de 2 cirurgias o diretor da seguradora alta, roubado no INML, tribunal de trabalho, que fez remição de capital contra a lei e sem hipóteses de recorrer da decisão, atirado para SNS, a seguradora rouba milhões em tratamentos e medicação e baixas, transportes…tudo..dada a remição de capital á data da cirurgia a 4 no SNS aí mesmo local, com incapacidade atribuída pela medicina de trabalho, dada a remicao com baixa e a data da cirurgia no SNS, foi ao 35 anos, ao 42 depois de muitas noites e dias de sofrimento é me dado 68% de incapacidade fiz anos e 2 dias depois sou abalroado por um camião e está seguradora está a dizer que é lesões anteriores mas agravadas entre outras nem fala, ao final de 6 anos não sou chamado ao SVIt e por pensarem que vou ser operado outra vez não me dão definitiva, o PSI é deferido total mas dizem que não paga por causa de rendimentos prediais que nem existentes, ou dizem que foi dos 10% dado por tribunal a pressa tardia, que é acumulável, fale desta presmecuidade de conhecimento comum que já me levou 26 anos a trabalhar e a juntar para ter uma reforma e agora nada tenho, falar é fácil……cada caso é um caso mas a justiça e segurança social está podre e vou ter de optar por subsídio desemprego por causa da justiça sem nexo com baixa… é tudo muito lindo, nas quem somos nós para condenar estes palhaços da justiça e seguradoras dentro de hospitais privados, sim tem direito a escolher os serviços clínicos, mas estar dentro deles com diretores próprios á comissão é ou devia ser crime, até no tribunal com testemunhas variadas mentiram, e a advogada foi negado recorrer ou sequer falar com o procurador, só quando cair é que dá razão ao que falo, mas uns a pagar por outros é a democracia das bananas….responda a esta SFV se ouver coragem, não é fazer da sorte um posto, gosto muito do que escreve, mas funciona tal e qual a saúde, mas no seu caso ninguém sofre contra a integridade física e psíquica, parabéns pelo site e ajuda que dá a verdadeiros interessados

        Responder
    • Paulo José Belo

      É vergonhoso como este país nos esconde tudo. Existem milhares de pais que não ajudam os filhos e não dão mensalidade e o estado nada faz. Mas quem pede para ajudar, ninguém nos informa que esse dinheiro tem que ser devolvido sobe pena de lhe penhorarem mais tarde, tudo, e lhe darem cabo da sua vida. E ter descontado para a seg. Social, mas na altura não ter capacidade financeira para pagar a pensão de alimentos.
      Mas estes canalhas do estado nada informam quando se pede, porque neste caso faria como todos fazem, não pagam e acabou.
      Isto será que não é crime virem penhorar, sem a pessoa ter sido informada de como tudo se processa e as consequências serem de uma gravidade tal, que somente leva as pessoas aos radicalismos, e extremismos, contra estes canalhas que são de uma perversidade, e mais quando soube disto disse que não pagassem mais, mas simplesmente são arrogantes e mal criados e dizem não. E tem que pagar e acabou. E tenho o Atestado multiusos com 66.2% defenitivo, e desde 2009 que somente me dão o rsi e nada mais, quando já pedi o PSI e com declarações médicas a reportar todas as doenças antes dos 55 anos mas simplesmente o indiferente, e nada mais me dizem. Isto revolta, e a pensão de alimentos teve início em 2013, e a minha eis, não queria e eu feito estúpido ainda fui insistir e fui a tribunal para que ela assinasse os papeis do apoio. Este país vive da mentira, da falta de verdade, da falta de informação, e de assassinos que não nos matam com bombas, mas com este tipo de ações que eu acho serem criminosas.
      Gostaria de lhes mostrar todo o processo de tudo, para o avaliarem.
      Obrigado

      Responder
  2. Francisco Esteves

    É o que esta mencionado. No papel o apoio existe mas a partir do momento em que demora um ano para a ajuda ser atribuída o apoio passa a ser inútil e não é utilizado por quase ninguém pois para nada serve.
    O meu pai esteve internado devido a um AVC e necessitou quando saiu da reabilitação de ter imediatamente alguns produtos (bengala etc), a urgencia era imediata não um ano depois.

    Responder
  3. Francisco Machado Carvalho

    Boa noite
    Tenho 60% de incapacidade, tenho problemas respiratórios, tenho dificuldade devido ao cansaço, ando 50 metros e tenho de parar, mas o maior problema, é que vou a um hipermercado, e em estacionamentos cobertos eu não posso respirar devido aos gazes, e já tive problemas devido a essa situação. Pedia pelo favor se me informavam se tenho direito ao cartão de estacionamento ? e caso tenha o que devo fazer? muito obrigado. cumprimentos Francisco Machado Carvalho.

    Responder
    • João Ginja

      Bom dia SR
      Pelo conhecimento pessoal que tenho pois tenho uma filha deficiente que é possuidora desse cartão. O cartão de estacionamento de deficientes é passado pelo IMTT e pode ser pedido numa loja do Cidadão e qualquer deficiente que tenha o Atestado Multiusos actualizado tem direito, mas nada melhor que ir a uma loja do Cidadão informar-se. Esse cartão “azul” é passado em nome da pessoa com deficiência para que se possa deslocar em qualquer carro e desde que coloque esse cartão tem direito a estacionar nos lugares destinados a deficientes. Espero ter sido esclarecedor e que tenha sido útil a informação.

      Responder
    • Luis Pires

      Boa tarde
      Quem passa esse cartão é o IMTT tente ir la e informe-se mas duvido muito que lhe passem, só dão o cartão para estacionamento a pessoas com deficiência motora mas nada melhor que se informar.
      Um abraço Francisco Machado Carvalho!

      Responder
  4. Henrique Castanho

    Boa noite.
    Antes de mais parabéns pelo programa e obrigado pela criação deste espaço simplificado dedicado ao cidadão/consumidor.
    Relativamente a esta assunto creio que nas intervenções e questões levantadas junto dos responsáveis ou representantes institucionais e neste caso junto do Instituto de Segurança Social i.p devem ser colocadas questões pertinentes relativamente às informações divulgadas.
    O que se verifica no terreno é muito diferente do publicitado pelos responsáveis de segurança social. Deveria haver o direito contraditório para que não restassem dúvidas.
    É verdade, verifica-se uma demora de cerca de 1 ano e em alguns casos mais no deferimento da atribuição do apoio (os tempos divergem de centro distrital para centro distrital de segurança social, no caso de lisboa a santa casa da misericórdia de lisboa).
    Se conforme foi divulgado na peça quase ninguém sabe deste tipo de apoio e os tempos de espera são desta “grandiosidade” com um ligeiro acréscimo de pedidos a situação não vai piorar?
    Não deve o estado dar resposta e em tempo útil ao cidadão?
    Outras das situações que se divulga são, incluindo no portal da segurança social e nos guias práticos disponibilizados, é de que o balcão de inclusão e os serviços de atendimento de segurança social dão informações sobre estas situações. Efectivamente é uma meia verdade. Na realidade as informações prestadas não são transmitidas por técnicos especializados em áreas de deficiência e inclusão ao contrário do que é divulgado. Os atendimentos são assegurados na sua grande maioria por técnicos sem ou com muita pouca formação sobre estas áreas/temáticas. Normalmente vão buscar a informação aos guias práticos e limitam-se a receber documentos. A grande diversidade de assuntos que são tratados nos informativos, a alteração constante de legislação e a falta de formação dos funcionários faz com que o erro de resposta seja muito superior nos assuntos de menos procura.
    Esta matéria documental e técnica é na sua maioria tratada administrativamente pelos departamentos de Acão Social dos diversos centros distritais do Instituto.
    O cidadão deve conhecer e ter conhecimento dos diversos serviços/apoios que pode e deve usufruir. No entanto é necessário criar mecanismos eficientes de informação que passam obrigatoriamente pelo Ministério da Saúde, uma vez que as situações de incapacidade atribuídas com base no atestado médico de incapacidade multiusos são atribuídas por esse organismo e pelo Instituto de Segurança Social que determina o direito ao complemento por dependência. A salientar que os serviços de ação social (assistentes sociais) quer do ministério da saúde, quer da segurança social devem ter uma intervenção mais proativa na divulgação destas respostas.
    Verifica-se também que as empresas que fornecem estes produtos não estão muito interessadas em divulgar este tipo de apoios/comparticipações, quer pela quantidade de orçamentos que são solicitados, quer pelo facto de os seus preços serem suprimidos por concorrentes na captação dos clientes, quer pela demora na decisão da segurança social.
    Ficam aqui algumas perguntas aos responsáveis da segurança social.
    Como pedir Produtos de Apoios Consumíveis (ex Fraldas)
    Todos os serviços de segurança social (Atendimento/informativo) estão capacitados para receber cidadãos com mobilidade reduzida em cadeiras de rodas?
    Porque não posso efetuar marcação para o balcão de inclusão pela linha de segurança social uma vez que não tenho internet?
    Dirigi-me à sede do centro distrital de segurança social do Porto conforme indicado no portal
    “Para mais informações:
    • Consulte o Guia Prático – Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), disponível na coluna lateral direita.
    • Consulte o Portal do Instituto Nacional para a Reabilitação
    • Dirija-se a um dos nossos Balcões de Inclusão em funcionamento em cada uma das sedes de Distrito.” mas constatei que não dispõem de balcão de inclusão, só funciona por marcação na rua Miguel Bombarda?
    É obrigatório ter a situação contributiva regularizada para este tipo de apoios?

    Responder
  5. José Carvalho

    Bom dia. Obrigado pela reportagem Sr Pedro. Para mim foi bem elucidativa… Votos de bom trabalho e… Obrigado. Cumprimentos

    Responder
  6. armenio

    boa tarde, quero dar os parabéns ao jornalista, mas perante a segurança social, vossa excelência é mentiroso, pois perguntei como ,onde mais perto poderia entregar os documentos e ,o que me disseram ,é só para os pensionistas da segurança social .
    Agora pergunto quem esta a mentir ,e porque estão a dar falsas esperanças a quem não tem carro para se deslocar de cadeira de rodas, perda de dinheiro e receber o não , e que e´ falso, não têm informação disso, e para irmos a uma assistente social, andamos no jogo do empurra . ai nisso a segurança social e um AS

    Responder
  7. Liliana Barros

    Boa tarde, agradeço os assuntos abordados pelo seu programa, que se revestem de muita utilidade.
    Quanto a este assunto em particular, infelizmente, tenho um familiar muito próximo que por causa de um AVC ficou à dois anos completamente dependente. O que nisto realmente lamento, foi de que tivemos algumas reuniões com as assistentes sociais que em vez de nos informarem destes apoios, quase nos “impuseram” tudo aquilo que teríamos que adquirir ou mudar na habitação para que o familiar pudesse regressar a casa.
    Nem estas, nem a médica de família nos informaram de que era possível obter o complemento de dependência, quando nesta situação todas as ajudas são poucas, até porque de uma pensionista com baixo rendimento.
    Ao pedir agora o dito certificado, é possível reaver os valores gastos com cama articulada, colchão, cadeira banho, etc? E com as fraldas, pomadas e pós gelidificantes?
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não. Nada. Se já pagou não comparticipar nada. Lamento.

      Responder
  8. gil martins

    Tenho actualmente 78% de incapacidade, mas demorei cerca de 3 anos a a conseguir esse certificado, entretanto já perdi alguns direitos, entre juntas médicas recursos etc. ultrapassei os 55 anos.
    A Instituição não alerta para nenhum procedimento após o deferimento e a informação não existe ou é limitada, se interrogamos? ou não temos direito a nada ou não sabem, é a melhor forma de se descartarem, talvez porque tem ordens de cima para não informarem nada.
    Ouve engano nas contas pagaram a mais culpa minha, não foi erro administrativo, de 400 tiram 70 todos meses e eu que me aguente, não sei por quanto tempo pois nem dignaram a enviar um plano de pagamentos.
    bem haja

    Responder
  9. nuno

    gostei da peça e não compreendo como é que depois de passarem o atestado de incapacidade multiuso não informam os direitos que têm , mais, deviam dar seguimento e apoio a essas pessoas , mas estamos em Portugal o tal pais á beira mar plantado um pequeno paraíso para banqueiros e corruptos onde é mais fácil injetar dinheiro em bancos falidos do que devolver o dinheiro aos professores , vou contar uma historia , a minha mãe sofre de demência tem 75 de incapacidade , na rua onde mora tinha uma passadeira á porta com os passeios rebaixados para a cadeira de rodas , como estamos perto das eleições andaram a arranjar a avenida 25 abril em Massamá ficou bonito com ciclovia passadeiras e tal mas os passeios não estão rebaixados em certos locais , o meu pai alertou os engenheiros os chefes da obra todos e mais alguns mas já era tarde para alterar o projeto , como ele sabe fazer de tudo um pouco disse lhes que partia o passeio e fazia a rampa ficaram calados , agora anda a chatear o presidente da junta mas não tenho duvidas que vão arranjar vai demorar como tudo no nosso pais mas vão arranjar .
    pelos comentários ao programa parece que as pessoas tem direito o tempo para o ter é que é longo , é muito triste depois de uma vida a cumprir com os deveres a pagar impostos para tudo e para nada no fim quando se pede ajuda e reivindicam os direitos eles não aparecem , é triste muito triste esta corja que comanda este lindo país .

    Responder
    • Carlos Almeida

      Caro amigo Nuno, tenho um familiar com incapacidade de 65%, infelizmente só passado 2 a 3 anos é que soubemos por terceiros em conversa de café que tinha vários direitos, como disse e bem se fosse para a (Corja Politica) pensões antes dos 50 anos, subvenções vitalícias, apoios de deslocação em vários casos em base de falsas declarações, aí sim é tudo pago e bem informados, ou seja os mecanismos funcionam em plena Democracia, quanto ao País, eu recomendo aos meus, se puderam que procurem alternativas porque eu já há muito tempo deixei de acreditar, se fosse mais novo eu sabia o que fazer sem a mínima duvida.

      Responder
  10. Helena Botelho

    Bom dia,
    Agradeço os temas abordados neste programa. Se não resolvem pelo menos alertam para o que se pode averiguar, perguntar e pedir. Verdade que a ajuda devia ser imediata. O pedido devia ser aprovado pelo Médico de família, entregue no Posto Médico de residência para beneficio imediato.
    O que ouvi na peça é que existem “alguns” centros onde se pode entregar os documentos pedidos para apreciação e depois aprovação. Muitas pessoas não têm possibilidade de deslocação e ninguém que trate desses assuntos. É preciso também pedir pelo menos 3 orçamentos???? Porque não vem uma pessoa da Segurança Social a casa para observação e aprovação imediata?
    Todos estes entraves fazem com que as pessoas desistam. Talvez seja essa a ideia…
    De qualquer forma estas informações são de louvar. É preciso ultrapassar as burocracias.
    Ás pessoas que têm essa incapacidade devia ser dado imediatamente um cartão para poderem adquirir o que precisam.
    Obrigada
    Helena Botelho

    Responder
  11. Angelina Maia

    Boa tarde gostava que me fala-se mais deste assunto, porque meu marido tem 95% de incapacidade visual. eu mal posso trabalhar só em part-time porque não posso deixar muito tempo sozinho, e para isso não dão apoio social.
    Tenho de trabalhar para o sustento da casa, só dele não dá para viver.
    Obrigado.

    Responder
  12. Paulo Ribeiro

    O pedido do Atestado Multiusos, não é no Centro de Saúde, mas sim na Autoridade de Saúde, que é diferente.

    Responder
  13. Paulo Ribeiro

    O pedido do Atestado Multiusos, não é no Centro de Saúde, mas sim na Autoridade de Saúde, que é diferente. Não tem nada a ver com a Segurança Social, pois o Atestado Multiusos é para todos os portugueses, como bancários, funcionários públicos, que pertençam à ADSE, etc… e é passado pelo Ministério da Saúde.

    Responder
  14. fernanda ferreira

    ola bom dia!
    gostava de saber se pela ADSE os procedimentos são idênticos.
    a nível de cabeleiras para doentes com cancro como se processa?
    tenho 81% incapacidade há 25 anos
    obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. A segurança social paga o que a ADSE não comparticipar. Marque uma consulta presencial num balcão da inclusão. Tem o link para marcar a reunião num dos artigos mais recentes.

      Responder
  15. Ana João

    Bom dia.
    A minha mãe era da PT, e agora todos os serviços de saúde e sociais foram encaminhados para uma seguradora.
    A minha mãe sempre descontou para os serviços da PT. Já me disseram que nunca terá direito a apoio pela Segurança Social. É verdade?
    Parace-me que ela estará em terra de n ninguém…. que frustração, que revolta.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Terá de marcar uma consulta na segurança social e perguntar. Ela tem algum grau de incapacidade?

      Responder
  16. Maria

    Tenho o Certificado de Incapacidade Multiuso, onde consta uma incapacidade 60% fui ao IMTT para pedir o cartão e foi-me negado, mesmo mostrando o Atestado Médico de incapacidade Multioso

    Responder
  17. Ana Carina Soares

    Olá. Tenho um filho com autismo e com um grau de incapacidade de 60%,ele tem miopia e todos os anos precisa mudar de óculos.
    A médica de família sabe porque já vem de família. Será que tem algum apoio nos óculos?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Carina. Vai ter de perguntar ao médico ou num centro de prescrição. Mas teoricamente os apoios são para apoiar na incapacidade registada no certificado multiuso. Mas quase de certeza que pode pedir apoios a nível de computadores, software, e outros. Veja a lista completa. O médico tem de concordar que ele precisa mesmo, claro.

      Responder
  18. Maria Silva Mendes

    Boa noite…. tenho73% de incapacidade já tive 60% da primeira vez.o que me disseram era que tinha isenção do imposto de circulação,dos juros caso tivesse empréstimo do Banco para comprar casa e uma percentagem no i.r.s.
    Ter secenta ou setenta e nove os direitos eram iguais,só a partir de 80% é que já era diferente
    Precisei de uma prótese tive de pagar na totalidade.entreguei a factura aos serviços sociais,mandaram esperar um Ano para me reembolsar 73%
    do valor que paguei.Ainda estou a espera.
    Sei que saiu um lei que quem tivesse o atestado multiusos antes dos 45 anos ou seja antes de 2005 tinham mais um pequeno subsidio de inclusão tratei de tudo disseram que tinha sido diferido,mas como tinha umas migalhas amealhadas com muito custo nos certificados correios já passou a ser indeferido.gostava de os ver a viver com uma reforma de 313€ por mês.
    Para além de tudo isto ainda me roubaram no valor da minha reforma fui ref por doente oncológica e não me foi atribuído o decreto lei 90/2009 Agosto .já fiz várias reclamações por escrito mas nem uma resposta me deram já lá vão 4 anos. É assim é o país que temos.

    Responder
  19. Emilia maria gonçalves do nascimento

    Bom dia a minha mão tem o atestado multiusos de 76% ela é doente oncológica tem vários problemas de saúde e agora, tem uma doença rara auto imune tem um esclarodema ela neste momento está a precisar de uma prótese mamaria e uma cinta para segurar a prótese,pois durante muitos anos ela comprou sempre as duas coisas sem ter qualquer tipo de comparticipação ,mas agora com o atestado já pesquisei e ela tem direito . eu já foi a uma casa que vende produtos artopedicos pois era lá que a minha mão comprava a prótese e a cinta e eles diseran me que não sabião de nada . neste momento não sei o que fazer , temos que lutar pelos nossos direitos é o mínimo. obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Agora já sabe o que fazer. Ir a um centro de prescrição e pedir financiamento para o que precisa. Prepare-se para esperar vários meses (muitos). Mas consegue.

      Responder
  20. Paulo Cardinho

    a vossa e mais informação não é correcta.
    Fui à segurança social e a assistente social informou-me que não é como noticiam.
    A segurança social não subsidia tudo.
    Deram-me um impresso de complemento solidário para idosos e mais nada.
    Gostaria de mais informação.
    Paulo Cardinho

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Paulo. É só imprimir os guias na internet da própria segurança social. Tem o link no artigo. Tem lá tudo o que precisa. Mas não diga logo assim que a informação que demos é incorreta. Tem de ser mais específico :). Há muitas informações de assistentes sociais que também estão incorretas.

      Responder
  21. Maria do Carmo Toga

    Boa tarde meu marido teve um enfarte com paragem cardiorespiratoria vai para 10 anos, ficando com dependência quase toral na percentegem de 96%.
    Perdi o meu emprego, desde aítem sido uma vida desesperante.
    Cheguei a ir a segurança Social pedir ajuda para fraldas, disseram me que não tinha direto.
    Fiquei com 4 filhos menores na altura e se não fosse a família ajudar não consegueria aguentar.
    Atualmente além da doença do meu marido, também eu e meus filhos estamos psicológicamente doentes.
    Até hoje nunca tive ajuda nenhuma por parte da Seguranca Social
    Ai longo destes anos na verdade é tudo teoria porque na prática não se aplica.
    Só quem passa vive estas situações é que sabe o quanto existe dificuldade.
    Neste momento vivo sobrevivo com um agregado de 4 pessoas com menos do salário minimo Nacional.(COMO)
    Abismo……

    Responder
  22. Alberto santos

    Ainda hoje fui ao centro de saúde, a minha mãe tem 73%de incapacidade no atestado multiusos e o que me foi dito é que não tinha direito

    Responder
  23. maria isabel branco nabiço

    boa noite tenho lupos sorjem artrite ramatoide estou farta de andar s voltas e não consigo insençao das taxas moderadoras por isso deixei de ir a médicos e não faço exames há anos

    Responder
    • Maria Correia

      Só tem direito à isenção de taxas moderadores se lhe for atribuída uma incapacidade superior a 60% e para isso tem de ir a junta médica para lhe passarem o atestado multiusos. No entanto, tem direito a adquirir os medicamentos comparticipados gratuitamente, desde que o médico lhe coloque nas receitas a portaria que dá isenção de pagamento de medicamentos comparticipados – Desp. 11387-A/2003 de 23/05 (os doentes com lúpus têm esse direito)

      Responder
  24. Miquelina Dias

    Bom dia o meu marido teve um AVC em 2011, com uma incapacidade de 78% neste momento está num lar de idosos, porque tive uma neoplasia na mama e sem recursos, andou descompensado teve internamentos psiquiátricos, porque não teve resposta competente em termos de humanidade, andava há deriva eu doente a fazer tratamentos de quimio, e ele completamente alucinado, mas foi quase tudo em virtude da minha doença porque ele nunca teve problemas psicológicos, depois de muita insistência entrou para um lar de idosos: 55% da reforma vai para o lar, fraldas e medicamentos há parte, ainda tenho que por linhas do bolso, sou administrativa na função publica, e com a minha incapacidade de 78% do multiusos não me deram a reforma, os srºs doutoures da ADSE assim que o meu marido foi internado deram me alta para ir trabalhar, com as despesas todas a meu encargo, pois nem a habitação ficou paga com a deficiência do meu marido, a seguradora alegou que ele tinha feito uma cirurgia em 2005.
    cumprimentos
    miquelina Dias

    Responder
  25. Adelina Paula Alves de almeida

    A pessoas que tenham casas em seu nome e com grau de incapacidade pelo que sei não teêm direito ao p.s.i

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Qual é o artigo da lei que diz isso? Pode partilhar?

      Responder
      • Ricardo Ferreira

        Bom dia Pedro,
        O que diz a Adelina é verdade. Digo isso pois pedi a psi, preencho todos os requisitos mas como tenho habitação própria o valor é de 0€.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Certo. Depende dos rendimentos. Com 80% e reforma por invalidez não depende dos rendimentos.

          Responder
          • jorge silva

            pedi a psi com 80% de incapacidades fisica motora, tenho pensão de invalidez 297€, vivo num quarto, não tenho agregado familiar e enviaram-me isto:,

            Assunto: Deferimento de prestação social para a inclusão – Processo nº 824402
            Segurança Social Direta
            O seu pedido de prestação social para a inclusão com o processo nº 824402 foi deferido e será atribuído o Complemento no valor de 0,00 €, com início em 2021-06-01.
            Dados de notificação:
            Recebida em: 2021-06-24Lida em: 2021-06-24 11:01

    • Francisco José Ferreira Ferreira

      Francisco José Ferreira .. Boa noite já estou cansado de chatear tanta gente .. Principalmente . Pedro andransan… Que pára mim tem um coração e uma despuniblidade do tamanho do mundo eu tenho um atestado multiusos com 55 anos de idade já feitos mas a minha doença já existia desde os meus 45 anos .. A minha incapacidade é de 82.porcento e imfelismente quando pedi o sebecidio de inclusão social foi indeferido .. Mas tenho-me informado que outras imtidades estatais o quê me tem dito o no GRANDE HOMEM QUE SE CHAMA PEDRO ANDERSSAN…, SEMDO DE PEDRAS SALGADAS NASCIDO É CRIADO ,,!! PEÇO DESCULPA PELA MINHA USADIA GOSTARIA de saber se era possível receberme em Lisboa felizmente tenho uma família muito grande quê é muito genorosa alguém me leva a Lisboa. (((a minha família e amigos são muitos mas sou solteiro e vivo sozinho não tenho pais a mais de,, 28 anos,). Gostaria de saber se o Pedro anderssan me poderia ajudar voulhe facultar o contacto , 962641434. Email,…. [email protected]. Muito obrigado pela paciência.,, um grande abraço pelo seu trabalho e empenho numca mude porque eu sou muito parecido na minha área de trabalho,, que é trabalhar com turismo e termalismo desde sempre.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá Francisco. Não precisa vir a Lisboa :). A lei mudou dia 1 de outubro. Se teve a doença que lhe deu a incapacidade antes dos 55 – e consegue provar com relatórios ou exames- já tem direito à PSI. Volte a pedir já. Sem medos. Agradeço as suas palavras mas e MUITO. Importante que todos percebam que não resolvo problemas. Sou só jornalista. Partilho informação. O resto tem de ser feito por vocês. Teria de mudar de profissão e ir trabalhar para a Segurança Social, para as finanças, para as empresas de telecomunicações, para os bancos, para as seguradoras, etc para resolver o problema de cada um. Quero ensinar a pescar e não dar o peixe. Avance, Francisco. Sempre que puder ajudo. Nem sempre consigo. Em caso de dúvidas deve ligar para o número da Segurança Social que está na internet e vá a um balcão da inclusão da segurança social. Não vá a um balcão normal. Grande abraço.

        Responder
      • Pedro Andersson

        Acrescento que se se reformar por invalidez com 82% tem direito à
        Psi, independentemente dos seus rendimentos. Confirme.

        Responder
  26. Silvia Gonçalves

    Boa tarde
    Eu com com 38anos e uma incapacidade de 65% e que ando constantemente de baixa derivado á minha doença vi a reportagem e hoje fui a segurança social por causa do apoio a um veículo, pois preciso de um com caixa automática e até com relatório médico do centro de reabilitação de Alcoitão disseram me que tinha que ser outro tipo de declaração e que a segurança social só ajuda nos carros com baixa cilindrada (a que chamam carros dos velhos secalhar a dar só 80 a hora) o que acho mal tenho três orçamentos de carros e a nível de preço baixo e afinal o que me deu a entender é o carro que eles querem… Eu gostava de saber se é mesmo assim se não posso escolher um carro que até ando a ver os mais baratos ou se tenho que modificar o meu para ter uma ajuda.
    Silvia Gonçalves

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sugiro que marque uma consulta num balcão da inclusão. Se derem a mesma resposta em princípio será assim. São os que estão melhor informados.

      Responder
  27. Maria Luiza Ferreira Almeida Paredes

    Boa noite senhor Pedro Andersson
    A minha mãe tem uma incapacidade de 78% reconhecida pelo atestado multiuso. A segurança social diz que a minha mãe não tem direito à atribuição de fraldas porque os valores do IRS são superiores ao estipulado. Podia esclarecer essa dúvida e em caso da minha mãe ter direito às fraldas o que devo fazer?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. A lei foi alterada. As fraldas agora são só para que. Tem carências económicas.

      Responder
  28. Helena

    Boa noite tenho 78 % devido a ter AMS-MSA (Parkinson plus) , alem disso tenho hipermiopia, síndrome tensão ortostatica e incontinencia urinária mas nao consta no atestado.
    Tentei requerer uns óculos progressivos e disseram que não era abrangida, é verdade?
    Será que devo pedir uma nova avaliação?
    A informação que me foi dada é que só yerei direito a equipamentos relacionados com a locomoção?
    Quem terá direito a um computador e ao telemóvel?
    Parabéns pelos esclarecimentos dados no seu programa.

    Responder
    • Paulo

      O Pots ou hipotensão postural ortostática não é uma doença a ter em conta para fins de incapacidade segundo a lei portuguesa.

      Responder
  29. Rui Andrade

    A MINHA SOGRA TEM 86 ANOS, É DOENTE DE PARKINSON, ESTÁ ACAMADA E IMOBILIZADA COM INCAPACIDADE DE 100% E VIVE NO PORTO.
    DEPOIS DE PERCORRER DIVERSOS DEPARTAMENTOS PARA SABER QUAL O CENTRO PERSCRITOR, ACABAMOS POR TER A INFORMAÇÃO DE QUE O ÚNICO COM “CAPACIDADE” PARA PRESTAR ESSE SERVIÇO NO NORTE É EM ARCOZELO, VILANOVA DE GAIA.
    ENTRÁMOS EM CONTACTO COM ESSE CENTRO E FOMOS INFORMADOS DE QUE SÃO OS ÚNICOS EXISTENTES A DAR COBERTURA A TODO O NORTE DO PAÍS DESDE CAMINHA ATÉ AVEIRO E AS CONSULTAS ESTÃO EM LISTA DE ESPERA COM MAIS DE UM ANO. TAMBÉM INFORMARAM QUE A LISTA DE ESPERA É TÃO GRANDE QUE SOMENTE PODEM TOMAR NOTA DO NOME, MAS NEM SEQUER ENTRA TÃO CEDO NA LISTA DE ESPERA.
    CREIO QUE SERIA ÚTIL TORNAREM PÚBLICA ESTA SITUAÇÃO, UMA VEZ QUE OS SENHORES ESTÃO A INFORMAR MAL, DIZENDO QUE EXISTEM MAIS DE 30 CENTROS PERSCRITORES (PROVAVELMENTE TODOS À VOLTA DE LISBOA).
    AGRADECEMOS NOS INFORMEM ONDE É QUE ELES ESTÃO SITUADOS, UMA VEZ QUE, MESMO A SEGURANÇA SOCIAL NÃO SABE INFORMAR, OU ALIÁS, INFORMA MAL. DISSERAM QUE HAVIA UM CENTRO EM VILA DO CONDE QUE SÓ FAZ FISIOTERAPIA, NÃO PRESTANDO SERVIÇOS DE PERSCRIÇÃO
    PARECE-NOS QUE OS SENHORES SE DEVERIAM TER INFORMADO CONVENIENTEMENTE SOBRE ESTA SITUAÇÃO, ANTES DE “FAZEREM NOTÍCIA” QUE AFINAL A NINGUÉM APROVEITA E SÓ CRIA CONFUSÃO.
    SUGERIRIA UM NOVO PROGRAMA DE ESCLARECIMENTO

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem a lista nos centros no guia dos apoios. Está num dos artigos ou pesquise no Google. Obrigado pelo relato. Isso é importante. Pode mandar-me o seu contacto por mensagem privada?

      Responder
  30. João Casqueira

    Boa tarde Pedro Andersson,
    Obrigado pelo seu artigo.
    Sou responsável de uma Casa de Repouso privada em Portalegre e tenho interesse em que os meus clientes não paguem fraldas, pensos, e outros produtos de modo a minimizar custos pesados para estes.
    Tenho residentes com incapacidades acima dos 60% mas com reformas a rondar os 800€ e 2500€.
    Pode por favor, informar-me se neste contexto de ajuda, qual o valor máximo reforma que suporta o SAPA?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. No caso do sapa pelo que me foi informado e li não depende dos rendimentos. Leia por favor o guia e a legislação. Está na internet e tem o link em vários artigos no blogue.

      Responder
  31. João Casqueira

    Boa tarde Pedro Andersson,
    Obrigado pelo seu artigo.
    Sou responsável por uma Casa de Repouso privada em Portalegre e tenho interesse em que os meus clientes não paguem fraldas, pensos, e outros produtos de modo a minimizar custos pesados para estes.
    Tenho residentes com incapacidades acima dos 60% mas com reformas a rondar os 800€ e 2500€.
    Em pedido de esclarecimento à Segurança Social esta informa que com reformas acima dos 526€ já não é permitido apoio independentemente do grau de incapacidade.
    Pode por favor, informar-me se neste contexto de ajuda, qual o valor máximo reforma que suporta o SAPA?
    Muito Obrigado
    João Casqueira

    Responder
  32. Ana

    O meu pai tem incapacidade de 83%. Será que tem isenção de pagamento de medicamentos. A taxa moderadora já tratei.

    Responder
  33. manuel da silva

    tenho 64% incapacidade definitivo qual valor euros chamado PSI sou estou receber 34 euros mes

    Responder
  34. Maria Silva

    Boa tarde .Tenho 73% de incapacidade
    315 € de reforma,disseram-me para requerer o atestado de inclusão o que fiz no balcão da segurança social de Leiria foi deferido,mas junto vinha uma folha com umas contas ao qual não percebi nada a dizer indeferido.
    Dirigi-me ao balcão a pedir explicação é a resposta foi que eu já recebia.
    Respondi como recebia se nunca tive qualquer aumento na minha reforma a não ser as pequenas esmolas que o nosso governantes nos teem dado.
    SERÁ QUE TENHO DIREITO AO COMPLEMENTO DE INCLUSÃO????
    QUEM ME PODE DAR UMA RESPOSTA.DESDE JÁ OS MEUS AGRADECIMENTOS.

    Responder
    • Paulo

      Não é complemento de inclusão é prestação social de inclusão! E tem direito se tiver menos de 55 anos.

      Responder
  35. Hugo RDM

    Boas Pedro Andersson. Faço hemodiálise há mais de 21 anos (tenho 60% de incapacidade, ao principio era 90%, mas disseram me que agora só podiam por no multiusos 60%!!) e gostava de saber se me podia informar em algumas coisas. Derivado à doença e após a 7 anestesias gerais, os meus dentes foram quase todos à vida e gostava de saber como tenho de fazer para ter direito a que a segurança social me pague o “tratamento”. Já me informei em alguns lados e não me informaram bem! E também gostaria de saber se agora com estas mudanças na lei, poderei ter ajudas em comprar um carro (sei se quiser comprar casa, tenho direito). Desde já, obrigado pela atenção e ajuda.

    Responder
  36. Victoriano Nazareth

    “Caso tenha um problema grave de saúde (ou um familiar seu) e ainda não pediu este documento no Centro de Saúde, trate disso com urgência”. Esta afirmação induz em erro quem a lê ou ouve. Na verdade, não chega ir ao Centro de Saúde porque depois é obrigatório ir à Delegação de Saúde, inscrever-se na lista de pedidos e aguardar bastantes dias até que seja chamado.

    Responder
  37. Luz Machado

    A minha mãe está num lar não subsidiado pela Segurança Social. Tem 60% de incapacidade mas pedi a revisão pois encontra-se totalmente dependente, nem sequer anda.
    Também tem direito a estes tipos de apoios?
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Estando num lar há exceções. Deve marcar uma consulta num balcão da inclusão.

      Responder
    • Pedro Andersson

      O primeiro passo é saber da lista o que precisa…

      Responder
  38. Ana Oliveira

    Boa tarde.
    Sou deficiente motora desde nascença. Em Setembro de 2017 tive 1 grave acidente d aviação e perdi o meu carro por completo. Estou desempregada desde 2011. Não tenho dinheiro para comprar outro carro de: caixa automática, a Diesel, 1400 cv, de 5 portas, vidros da frente, tecto de abrir e porta da bagageira eléctricos. Direcção assistida, ABS, GPS, comando do rádio no volante, sensores de estacionamento, câmara traseira, luzes por baixo dos bancos da frente, luzes nas portas quando se abrem. Fecho central de portas, alarme automático, cintos da frente que subam e desçam, de cor cinza metalizada, etc. Era assim o meu carro, que a Seguradora não quis recuperar, dizendo apenas e só, que ficaria muito dispendioso e sem segurança total para 1 pessoa como eu.
    Preciso de ter outro carro comtodas as características que referi, como o meu carro tinha. E ninguém me quer ajudar. Já fui à Segurança Social e elas só dizem que não podem ajudar em nada sobre este meu grave problema. Eu tenho 83% de Incapacidade e nada consigo. Estou «presa» em casa à quase 2 anos e ninguém quer saber de mim para nada. o meu carro era as minhas pernas! E agora quem me ajuda? Que vai ser de mim? Já corri tudo e ninguém me ajuda, todos me viram as costas! Eu preciso de 1 carro urgente! Quero voltar a ser independente como sempre fui. E agora sou independente, porque dependo de todos par ir a qualquer lado, inclusive ao: médico, às compras, ao pão, ao hospital, etc e ninguém nunca me quer dar boleia e não querem andar comigo a fazerem-me favores….:(
    O que faço? Como faço para me darem 1 carro novo? É as minhas pernas!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Coloque este seu relato no grupo de Facebook Contas-poupança as suas dúvidas.

      Responder
    • Sónia Monteiro

      Boa Tarde,
      Gostaria de saber onde é o que é preciso para pedir apoio para pagamentos das fraldas da minha mãe que tem demência.
      Obrigada

      Responder
  39. Emilia Dias Ferreira

    Gostaria de saber onde fica os centros prescritores do norte

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Está no guia. Tem o link no artigo da reportagem.

      Responder
  40. ricardo filipe rodrigues lourenço

    ola eu chamo me ricardo filipe rodrigues lourenço
    tenho 35 anos e tivi um grave acidente e tenho a minha perna direita com uma deficiencia de 60 % tenho relatorios dos medicos para fazer uma amputaçao de metade da minha perna direita ja pedi ajuda aos baoncos mas ninguem me ajuda tenho constantemente de andar a comprar muletas e borrachas para me locomover ja estou assim ha mais de 4 anos desde fevereiro de 2015 eu estou dezesperado ja por varias vezes eu tentei por termo ha minha propria vida pois estou a chegar ao mau limite nao tenho dinheiro para fazer a ampotaçao e para piorar eu tambem sofro de epilepsia cronica grave herditaria por muitas vezes nao tenho dinheiro para comprar os meus medicamentos que custam quase 40€ por mes eu estou numa biblioteca a escrever este dezesperado pedido de ajuda o meu numaro de telefone e o 962700777 .. o meu nib da minha conta bancaria e o numaro ..
    pt 50 003505640002493693080 da caixa geral de depositos …. eu nao tenho outra forma de pedir ajuda e apoio para esta sociadade do meu pais desde ja pesso o meu perdao por varios erros na minha escrita emploro dezesperadamente por ajuda e apoio eu vivo em viseu estou a escrever este decumento e nao me para de escorrer as lagrimas da cara pois isto esta me a matar aos poucos suplico ajudem me por amor de deus aguardo por resposta e ajuda quem quizer pode me telefonar e quem quizer pode fazer uma doaçao particular para a minha conta bancaria para eu puder comprar os meus medicamentos , fazer a amputaçao e comprar a protse para o meu pe e perna aguardo dezesperadamente por uma resposta e ajuda meu muito muito obrigado.. ass: ricardo filipe rodrigues lourenço
    pt 50 003505640002493693080 telefone: 962700777

    Responder
    • Pedro Andersson

      Caro Ricardo, se tem 60% de incapacidade deve pedir todas as ajudas técnicas a que tem direito na segurança social. São todas gratis. Marque uma consulta num balcão da inclusão da segurança social para saber qual é o centro prescritor mais perto de si. Não vá ao balcão normal. Neste momento é a ajuda que lhe posso dar. Diga-me o que lhe responderam no balcão da inclusão.

      Responder
  41. Paula Oliveira

    Boa tarde,
    Depois de muitas voltas e informações incoerentes entre Segurança Social e Centro de Saúde, finalmente consegui ter tudo tratado para obter o apoio de fraldas para a minha mãe de 89 anos.
    Qual não é o meu espanto quando depois de ter as receitas passadas pelo medico e entrego os recibos da compra das fraldas, me disseram que a aquisição de cuecas fraldas que ela usa, não é apoiado. ???? Só tem apoio se for fraldas ou pensos !!! Pergunto-me… isto faz algum sentido?
    Segundo a lista homologada de produtos de apoio, o código ( 09 30 04 Produtos de apoio aplicados no corpo para absorção de urina e fezes ) . Com esta identificação, um produto aplicado no corpo para absorção de urina , é um produto, COMO É QUE (CUECAS FRALDA) NÃO É CONSIDERADA, mas se for fralda é considerado.
    Não entendo, estou perplexa, tenho recibos destes artigos, dinheiro gasto, muitas voltas dadas até chegar aqui para conseguir o apoio a que a minha mãe deveria ter e verifico que foi só despesa e tempo perdido para levar esta resposta.
    Caso alguém já tenha passado pelo mesmo, gostaria de saber algum tipo de informação.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É o primeiro caso que conheço. Peça por favor informações no INR e faca queixa ao provedor de justiça.

      Responder
  42. Maria correia

    Não tenho residência fixa. Gostaria de ter uma casa da segurança social . A minha questão e a seguinte. Quanto tempo vou obter a resposta que adquiri a habitacao. Obrigado.

    Responder
  43. Ricardo Ferreira

    Bom dia Pedro,
    O que diz a Adelina é verdade. Digo isso pois pedi a psi, preencho todos os requisitos mas como tenho habitação própria o valor é de 0€.

    Responder
  44. João da Cruz Gonçalves Venãncio

    Caro Pedro Anderson, já enviei no dia 23 de outubro de 2019 um e-mail para a [email protected] e como não obtive qualquer resposta, tornei a enviar para [email protected], e mais uma vez não obtive qualquer resposta!
    Provavelmente não terei envia)do para o local certo, mas o que é certo é ainda continuo à espera de resolução para o meu caso, agravado pela situação motivada pela pandemia covid19.
    Vou enviar-lhe por aqui cópia do meu último e-mail:
    Caros Srs, chamo-me João da Cruz Gonçalves Venâncio, vivo em Aveiro e sou Portador de Esclerose Múltipla.
    Em Julho de 2019 enviei este e-mail para [email protected], tendo repetido em 23 de Outubro e foi como se não tivesse enviado nada!
    Resolvi então “experimentar” tornar a enviar para este e-mail, porque acho que se trata de um assunto muito importante, no que concerne a ajudas técnicas no Distrito de Aveiro.
    Se acharem pertinente, podem me consultar, por esta via!
    O meu bem haja a todos.
    Cumprimentos
    João Venâncio (nº telemóvel 966282829)

    Responder
  45. Maria Assunção Quintas

    Bom dia, grata pelo seu interesse em esclarecer quem precisa.
    Vou tentar expor-lhe o que me apoquenta, tenho 81 anos e tenho 3 filhos, todos eles com graves de problemas de saúde, sendo que o mais novo, 51 anos, é o único que, apesar de uma incapacidade de 62%, motivada por uma poliomielite aos 4,5 meses de idade da qual resultou uma sequela que o obriga a usar uma ortótese em todo o membro inferior direito, trabalha numa profissão desgastante – é jardineiro – . Foi-lhe atribuído um subsídio de noventa e qualquer coisa €, desde o ano passado. Não sei qual foi o critério das contas, O meu filho do meio, fez um transplante pulmonar em finais de 2013 e viu a sua incapacidade 80% deminuída para 44%, no entanto neste momento a rejeição está extremamente avançada de tal maneira que está internado num hospital de cuidados continuados e paliativos. Creio que é pago pela SS, ele tem a reforma mínima. O mais velho, tem um enfisema pulmonar que lhe deu uma incapacidade de 66%, está reformado por invalidez com uma pensão de 340€, mora num primeiro andar e tem muita dificuldade em subir a escada. Disseram-me para tentar apoio para colocar uma cadeira elevatória, não sei se será concedida, mas também me disseram que ele teria direito ao “subsídio multiusos”? desconheço, poderia informar-me? A minha pensão é de 540€ (minha e de viuvez) e com ela estou a apoiar estes 3 filhos. Obrigada pela atenção.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá, é o atestado multiuso 🙂 e não subsídio. Se tem 66% tem o atestado. Deve marcar uma consulta num balcão da inclusão da segurança social para cada um dos seus filhos e confirmar que têm todos os apoios a que tem direito.

      Responder
  46. ASSIS BELO

    E OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS? TÊM OS MESMOS DIREITOS?

    Responder
  47. Jorge

    Boa tarde.
    O artigo refere “Cadeiras de rodas normais ou elétricas, colchões e resguardos, próteses, cabeleiras, (…)”, mas após ter consultado a referida lista não encontro a referência aos resguardos. Porventura alguém sabe qual o “nome técnico” da lista para resguardos?
    Obrigado.

    Responder
  48. Florbela Mendes

    O link apresentado no artigo: http://www.inr.pt/content/1/1742/lista-homologada não funciona.

    !A página que procura não existe!
    Pode ter sido removida
    O nome da página pode ter sido alterado
    Se o problema persistir ou se definitivamente não encontrar o que procura”

    Responder
  49. Jose

    Tenho 66 porcento de incapacidade da para ter apoio para óculos . O que tem que dizer para poder comprar carro obrigado

    Responder
  50. Patrícia

    Olá boa tarde uma dúvida o meu filho com estes anos neste momento a boca dele anda com uns alguns problemas e vai ter que arrancar alguns dentes e provavelmente vai ter que usar aparelho e fica muito caro será que há alguma ajuda obrigado

    Responder
  51. vitor oliveira

    tenho um grau de incapacidade de 72% e precisando de mudar de lentes de oculos, depero-me com uma conta de cerca de 800 euros, gostava de saber se ha algum tipo de comparticipaçao pois representa cerca de 2meses de meu rendimento de SS. tenho 64anos. Grato

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.