VÍDEO – Uma dica para não ser enganado na fatura da eletricidade

Escrito por Pedro Andersson

10.04.19

}
6 min de leitura

Publicidade

Fatura da luz – Um bicho de 7 cabeças?

A fatura de eletricidade continua a ser um pesadelo para muitos portugueses. Na reportagem do Contas-poupança desta semana expliquei-lhe como pode saber se está a poupar ou não, apenas olhando para uma pequena linha na sua fatura da luz. E como pode usar a página “Fatura amiga” da DECO para controlar os seus consumos de eletricidade e saber se é altura de mudar a potência contratada e para o bi-horário ou o contrário.

Aprender a ler uma fatura

Quando dá a contagem, perguntam-lhe pelo Vazio e fora do vazio. O que é isso, trocado por miúdos?
O Vazio é à noite. Normalmente depois das 10 da noite até nascer o sol. Fora do vazio é de dia: normalmente entre as 8 da manhã e as 10 da noite. Tem de ver exatamente as horas no seu contrato porque há vários ciclos diferentes de horas e de dias. Saber isto só é importante se tiver tarifa bi-horária. Muitas pessoas pensam que já estão a poupar só por terem a tarifa bi-horária. Nada mais errado.
Para perceber melhor, vamos comparar com os combustíveis. Ter a tarifa bi-horária é poder encher o depósito do carro a 70 cêntimos o litro depois das 10 da noite. Mas sempre que abastecer de dia, paga o litro a 3 euros. Já está a ver o que acontece se puser as máquinas a trabalhar antes das 10 da noite: Vai pagar uma brutalidade de eletricidade e não percebe porquê.

Fatura amiga

A plataforma Fatura Amiga (da DECO com o apoio da ERSE) é uma página na internet que o pode ajudar a poupar na fatura da luz. Basta ir a www.fatura-amiga.pt, registar-se e colocar os dados do seu contrato. Todos os meses coloca manualmente o que aparece na sua fatura e recebe dicas personalizadas sobre como pode baixar o que paga de eletricidade.
Também pode ver nesta página qual deve ser a sua potência contratada ideal. 80% dos portugueses sabe qual é a potência contratada que tem, mas metade deles não sabe quanto custa essa potência contratada. Podiam reduzir um ou 2 escalões e quase ter uma mensalidade de graça por ano só por fazerem isso.

Não se deixe levar pelos descontos

Quando lhe telefonarem a sugerir mudar de fornecedor de eletricidade pergunte sempre qual é o preço do kWh e compare com o valor que aparece na sua fatura. É só isto que tem de fazer. Não vá atrás da percentagem dos descontos. O preço do kWh (ou seja, cada mil watts que gasta em casa) é como o preço do quilo do açúcar ou do litro de combustível. É isso que tem de comparar antes de mudar de empresa.
Compare também o preço da potência contratada (é um x por dia). Mas esse valor acaba por ser irrisório no total da fatura na enormíssima maioria dos casos.
Num resumo simples, se lhe fizerem o kWh mais barato do que o que está hoje na sua fatura, mude.
Registar-se é gratuito e não recebe publicidade. Pode ver exemplos das faturas dos 10 maiores comercializadores, para aprender a ler a sua fatura. Se inserir as datas previstas para dar a contagem é alertado por e-mail todos os meses.
Depois registar o seu contrato e duas ou 3 faturas com todos os seus dados a plataforma faz gráficos para perceber o que anda a gastar e onde pode poupar.

Pode também simular quanto pode poupar se juntar mais roupas ou louça na mesma máquina ou se gastar menos horas de televisão. Basicamente, fica a saber onde pode cortar para poupar 5 ou 10% na sua fatura.
E não se esqueça de que se conseguir baixar os seus consumos vai baixar automaticamente os seus impostos, porque são uma percentagem dos kWh que consome. Baixa duas vezes a sua fatura.

E a linha, qual é?

Vamos então à dica mais simples para saber se anda enganado ou não.
Poucos já repararam, mas a lei obriga TODAS as empresas (do mercado liberalizado) a escreverem um frase na fatura a dizer se o cliente está a poupar ou não com os preços que tem, em comparação com a EDP antiga do mercado regulado (EDP Serviço Universal).
Pegue na última fatura que recebeu e procure esta frase
“Se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura” e depois aparece um valor.

O valor que lhe aparecer é o segredo para saber se está a pagar demais ou não. No caso da EDP comercial, se for negativo é porque está a perder dinheiro e deve mudar de contrato ou de empresa o mais depressa possível.
Como pode ver nestes exemplos, cada caso é um caso e há quem esteja a poupar e quem esteja a desperdiçar dinheiro. Depende do contrato que assinou.
E depois há empresas em que a frase está num português muito mal escrito. No caso da Luzboa a frase diz que há uma diferença mas não deixa claro se essa diferença é em benefício ou em prejuízo do cliente.

No caso da Endesa, acontece o mesmo. A frase tem lá o valor mas não se percebe claramente se o sinal negativo é bom ou mau para o cliente.
Alertada pela SIC, a ERSE diz que esteve a analisar atentamente todas as faturas dos comercializadores em mercado e, efetivamente, alguns (poucos) casos podem dificultar a compreensão do consumidor.

Se olhar para esta linha na sua fatura e está a poupar menos de 1 euro por mês está claramente na altura de mudar. Consegue de certeza muito mais barato.
Pode ver ou rever a reportagem desta semana neste link na página da SIC Notícias:
https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-04-10-Saiba-se-esta-a-poupar-na-fatura-da-eletricidade

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI abaixo.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Painel solar fotovoltaico – Balanço março de 2024 (Mês #88)

Balanço de Março de 2024 Como era de prever, à medida que nos aproximamos do Verão, a produção dos painéis volta a aumentar progressivamente todos os meses. Em março, os meus 5 painéis produziram cerca de 150 kWh. É relevante. É praticamente metade da eletricidade que...

Eletricidade | ERSE vai fixar tarifas em junho devido à “volatilidade de preços”

Decisão do regulador implica aumento das tarifas a partir de junho A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado uma proposta de fixação excecional das tarifas de eletricidade a partir de dia 1 de junho. De acordo com o regulador, a...

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

21 Comentários

  1. Susana Marina Mateus Saavedra

    Olá Pedro,
    Pode dar uma dica em como saber qual a melhor opção para escolher a modalidade dos tarifários? Simples, bi-horário ou tri-horário?
    Será que a opção bi-horário torna-se vantajosa, colocando as máquinas a funcionar no horário de custo mais reduzido? Durante o dia todos os equipamentos serão cobrados com uma tarifa de valor superior… compensará?

    Responder
  2. Maria Pimenta

    Boa tarde!
    Na fatura da EDP Serviço Univeral não surge a frase “Se optar pela tarifa regulada, pagaria pelo consumo de eletricidade XXX”.
    O que fazer para ter esta informação?
    Grata
    Maria Pimenta

    Responder
    • Rui Correia

      Boa tarde.
      Na EDP Universal não irá encontrar a frase que o Pedro Andersson falou, simplesmente porque a EDP Universal é a tal “antiga EDP”.
      Tem que perceber é se teria poupado se tivesse aderido a um comercializador/tarifa do mercado livre.
      Cumps

      Responder
  3. Maria Pimenta

    Boa tarde!
    Na fatura da EDP Serviço Univeral não surge a frase “Se optar pela tarifa regulada, pagaria pelo consumo de eletricidade XXX”.
    O que fazer para ter esta informação?
    Grata

    Responder
  4. Manuela Vinhas

    Logo que vi esta reportagem, pensei logo: “é para mim”. Peguei na fatura e fui ver a dita frase e o valor… MAS…
    Na minha fatura não tenho uma frase igual à indicada pelo Pedro Anderson. Na minha fatura consta: “informamos que de momento, a EDP comercial não disponibiliza uma oferta equiparada ao regime de tarifa regulada para o seu contrato de energia”.
    Fiquei quase com a sensação que não querem que eu saiba quanto estou a perder, tendo optado por não dar nenhum valor. Estarei eu longe da verdade?
    Obrigada Pedro por esta e todas as partilhas, que levo muito a sério e me permitem poupar.

    Responder
  5. Carlota

    Olá Pedro!
    Já tinha reparado nessa frase, e até já tinha feito as contas e constatado que ‘perdi’ no ano anterior €25.00! Mas fiquei sem perceber uma coisa: a frase diz “se optasse pela tarifa regulada…”, ora, não havia um prazo para todos mudarmos para o mercado liberalizado, pois o mercado regulado ia ser extinguido?? Obrigada e continuação de excelente trabalho!

    Responder
      • Carlota

        Então, talvez seja melhor voltar ao mercado regulado?!

        Responder
        • Pedro Andersson

          Não. Em 90% dos casos é mais barato no liberalizado.

          Responder
          • Carlota

            Infelizmente, parece que pertenço aos 10%, pois, fazendo as contas, em 2018 ‘perdi’ €25.00 por pertencer ao mercado regulado

  6. Susana Marina Mateus Saavedra

    Olá Pedro,
    Pode dar uma dica em como saber qual a melhor opção para escolher a modalidade dos tarifários? Simples, bi-horário ou tri-horário?
    Será que a opção bi-horário torna-se vantajosa, colocando as máquinas a funcionar no horário de custo mais reduzido? Durante o dia todos os equipamentos serão cobrados com uma tarifa de valor superior… compensará?

    Responder
  7. Ana Barra Graça

    Boa tarde,
    A minha dúvida tem a ver com o facto de que recebo a minha factura EDP sempre electrónica via e-mail, – e não encontro a frase! Pode ajudar-me a encontrar a mesma?
    Muito obrigada
    Ana

    Responder
    • filipa

      Está antes da caixa com o valor da contribuição audiovisual (EDP Comercial, no meu caso), no fim da factura (YLCE numa outra casa)

      Responder
  8. Horácio

    Olá Pedro,
    Através da sua sugestão para aderir à Fatura Amiga fui confrontado com umas contas, nas minhas faturas, que não batem certo.
    Por exemplo, a minha fatura de energia de março 2019 (Galp Energia) é constituída pelos seguintes itens:
    – Electricidade / 33,88 €
    – Gás natural / 0,00 €
    -Serviços / 0,00 €
    – Taxas e Impostos de Energia / 3,06 €
    – IVA / 8,01 €
    – TOTAL / 44,95 €
    Ora, fazendo a conta ao IVA da electricidade dá 33,88 € x 23% = 7,79 € e não os 8,01 € apresentados, ou seja, mais 0,22 €
    Nas faturas anteriores aparecem sempre estes 0,22 € a mais para o IVA, independentemente do valor da electricidade.
    Portanto, que componente é esta que não estou perceber?
    Fazendo a simulação na Fatura Amiga o valor é igual ao apresentado acima menos esses 0,22 €, ou seja, TOTAL / 44,73 €

    Responder
  9. Armando Lima

    Olá Senhor Pedro. Com tantas mudanças de consumo regulado e consumo liberalizado (estou na EDP com Serviço Universal ),presumo ser o regulado,acabo por não saber qual a melhor opção, meu tarifário é o simples ,com 3,45 KVA de potência contratada . Pode Senhor Pedro por favor aconselhar-me qual a opção melhor para mim ? . Minha média de consumo mensal é de entre 130 e 160 (kwh ?).
    Gostava também saber ( tenha pachorra) ,porquê na minha fatura aparecem dois valores debitados e
    com IVA a 23 % referentes a 31 dias de POT,CONT á taxa NORMAL …( 3,45 kva )
    com IVA a 6 % Referentes a 31 dias de POT.CONT á taxa REDUZIDA … ( 3,45 kva )
    Não devia ser aplicado só os 6 % IVA ,visto ter só potência de 3,45 KVA cuja redução do IVA foi anunciado ?
    Grato pela atenção ,continue a ajudar os leigos pois das entidades oficiais nada nos é explicado com uma fraseologia simples para total entendimento das faturas. Cordiais cumprimentos ,Armando Lima

    Responder
  10. António Soares Pereira

    Olá, Pedro. Obrigado por este serviço, verdadeiro interesse público.
    No meu caso, já há anos na EDP Comercial, à qual aderi via chamada telefónica, em que me disseram que não havia bi-horário disponível, fiquei com dúvidas sobre esse assunto, vendo as últimas edições da newsletter. Assim, pergunto:
    – Haverá disponibilidade de conseguir o tarifário bi-horário ?
    – A informação sobre poupança indica que “nesta factura” (109,07 € electricidade, 10,70 € gás e de impostos e taxas 35,63 €) ficaria mais barato 1,15€ na tarifa regulada. Bate certo com a sua percepção ?
    Um obrigado pela informação.
    ASPereira

    Responder
    • Pedro Andersson

      Sim. Está a pagar demais. Considerou mudar de empresa?

      Responder
  11. Liliana Ferro

    Boa tarde Sr. Pedro,
    Antes de mais quero agradecer as suas partilhas que, dia após dia, nos fazem abrir mais os olhos e nos ajudam a poupar mais.
    Hoje ao ver a newsletter, eis que me salta à vista a dica da semana relativa à factura da electricidade. Reencaminhei de imediato o artigo para o meu pai e ao verificarmos a factura ficamos de boca aberta pois, de acordo com a informação constante na factura, se o meu pai estivesse no mercado regulado pagaria pelo mesmo consumo de electricidade -7€! Somando tudo, ao fim de um ano tem quase uma factura de graça. Neste momento, ele tem este serviço com a Iberdrola mas já começou a analisar outras propostas! Não há tempo a perder 🙂
    Muito obrigada pelo seu excelente trabalho. Se não fosse esta chamada de atenção, muito provavelmente ele continuaria a pagar sempre o mesmo.
    Cumprimentos,
    Liliana Ferro

    Responder
  12. Maria Teresa Martins

    Bom dia Pedro. Tenho uma dúvida. A minha comercializadora é a endesa e na minha fatura aparece a seguinte frase: A diferença entre o valor da sua fatura de eletricidade sem taxas e impostos e o valor que resultaria da aplicação de preços regulados é de -0.09€.
    Isto quer dizer que está tudo bem? O que devo fazer? Obrigada Teresa

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Mesmo que seja a seu favor é pouco. Procure melhor 🙂

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viu o Contas-poupança... vai poupar 60.000 € (e 200€ no IMI e 20€ na luz) - […] para outros bancos, as reportagens sobre o IMI e as reportagens sobre o quanto pode poupar ao mudar de…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.