Por onde começar
Fiquei admirado com a quantidade de pessoas que leram o artigo sobre os meus Fundos de Investimento.
Normalmente, o português nem quer ouvir falar em produtos sem capital garantido.
Muitos perguntaram-me por onde começar. Semanalmente recebo informação da APFIPP (Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões) com os 10 Fundos nacionais mais rentáveis nos últimos 365 dias. Reproduzo abaixo a informação que recebo.
Como podem ver o fundo da Caixagest (CGD) rendeu quase 20% brutos. Não é brincadeira.
Têm interesse em que partilhe aqui no blogue semanalmente esta informação? Comentem sim ou não. Se virem interesse passo a publicar esta informação que recebo todas as semanas.
Atenção que reproduzo apenas o que recebo. Não faço análises nem dou conselhos.
Acham interessante?
Fico a aguardar as vossas respostas.
O leitor João fez-me entretanto o seguinte reparo que é MUITO IMPORTANTE. Quero que o leiam e que o entendam bem antes de verem os valores abaixo.
Gosto do seu trabalho mas devia ter atenção quando se põe a querer incentivar pessoas a investirem sem o mínimo de conhecimento ou avaliação do perfil de risco. Pode dizer que não incentiva, que só partilha informação, mas a verdade é que pela exposição que tem devia ter cuidado porque as pessoas vão atrás sem saber no que se metem, simplesmente porque referiu no seu blog ou programa. Tudo o que é relacionado com investimentos não é brincadeira. Não estamos a falar da mesma coisa que poupança de cupões.
Atenção a estes avisos da APFIPP:
Sim, é interessantíssimo
Esta informação é muito interessante para quem quer começar a investir assumindo algum risco. Estes fundos têm nível de risco 5. E outras alternaticas com nível de risco inferior (3, 4?)
A informação é da APFIPP. São os 10 mais rentáveis. Os de risco menor são menos rentáveis. Mas tem a lista completa no site da APFIPP.
Sim
Bom dia,
Sim.
Qualquer informação é sempre relevante.
Obrigado.
Sim, é muito interessante para quem pensa investir.
Quero muito ver este tipo de partilha! Existe muito pouca informação disponível em Portugal para se conseguir começar a investir. Não é fácil encontrar as formas que ensinem a analisar as opções existentes para depois investir. Muito obrigada por toda a sua partilha.
Sim.
Bom dia.
Claro que sim.
Desde que sigo o seu trabalho no blog, Facebook e YouTube, evoluí de forma fantástica em termos de poupança e investimento.
Apesar de acompanhar as suas publicações relativas aos fundos de investimento desde o início, ainda não me sinto confiante sobre como e em que tipo iniciar.
Muitissimo obrigado.
Bom dia, considero importante estes fundos e a partilha de informação.
Parabéns pelo blog e pelo programa da SIC. Uma dúvida: É possível no IRS englobar apenas um tipo de rendimento? Exemplo, optar por englobar ações e fundos (anexo G) e não englobar juros de dep. a prazo (anexo E)?
Bom dia claro que sim… so nao sei ainda muito bem por onde começar talvez uma óptima possibilidade de um possivel reembolso do IRS que se avisinha. Continuação de bom trabalho.
Sim , Pedro.
Sim, Pedro
Sim e obrigada
Bom dia Pedro,
Essa informação não é privilegiada. Está disponível para todas as pessoas todas as semanas no site da APFIPP: https://www.apfipp.pt/FrontOffice/informacaoDetalhada.aspx?id_info=5549&MenuCode=bottomHomePage
Gosto do seu trabalho mas devia ter atenção quando se põe a querer incentivar pessoas a investirem sem o mínimo de conhecimento ou avaliação do perfil de risco. Pode dizer que não incentiva, que só partilha informação, mas a verdade é que pela exposição que tem devia ter cuidado porque as pessoas vão atrás sem saber no que se metem, simplesmente porque referiu no seu blog ou programa. Tudo o que é relacionado com investimentos não é brincadeira. Não estamos a falar da mesma coisa que poupança de cupões.
Uma boa semana.
sim
Sim.
Sim.
Sim, quero estar informada. Obrigada.
Sim quero estar informada.
Bom dia Pedro.
Sim.
Excelente iniciativa.
Olá Bom dia Pedro,
Sim tenho interesse, tenho bastante vontade de tentar perceber este tipo de investimento, mas tanta informação com letras “pequenas” que confesso que baralha a malta :-).
Obrigada pela partilha de informação que têm vindo a efetuar.
Sim, Obrigada!
Sim muito interessante
Boa tarde Pedro,
Se vai divulgar o fundo que rendeu mais, e quanto %.
A meu ver, e se me permite, deve também divulgar (com destaque) o que teve maiores perdas e de quanto %.
.
Para se dar destaque aos 10 mais.
Deve igualmente dar destaque aos 10 MENOS.
E mostrar bem as suas perdas.
Como já escrevi outras vezes, no meu humilde ver, está a entrar num campo “perigoso”, de investimento de ALTO RISCO. Que só deve ser recomendado por profissionais da área e segundo as normas do setor.
Eu sei… eu concordo… e já conversamos várias vezes sobre isso que o Pedro, NÃO está a recomendar nada. Apenas divulga algumas rentabilidades.
Mas…
Independentemente do que possa achar, e que diga que NUNCA está a recomendar (o que eu concordo), Muitas…mas mesmo muitas pessoas confiam em si… e mesmo que o Sr não queira, vão ler uma simples analise como nota positiva a investir.
Abraço
Sim, divulgue o relatório que recebe da APFIF
Bom dia,
partilha por favor essa informação, a ver se pelo menos aprendemos a ler melhor estes mapas e gráficos para sermos menos influenciados pelos objectivos comerciais dos intermediários. Obrigado.
Pedro, se o fizer, sugiro que pelo menos faça também um gráfico com os produtos de risco de grau 1 e 2. Serão esses efectivamente os mais importantes para a generalidade das pessoas.
Ola Tiago. Para fazer isso tudo precisava deixar de ser jornalista e passar a ser consultor e passar a cobrar por isso. Eu dou as ferramentas, depois cada um tem de dar aos braços… 🙂
sim é interessante
Sim pode continuar a postar sobre este assunto e derivados.
Poste também as fontes originais de onde se podem ir buscar tais informacoes, os custos de abertura dos varios produtos, depósitos mínimos, custos e manutenção e outros extra, custos de movimentacoes, custos de levantamento, entre os outras taxas e “taxinhas”.
Depois de tantos custos e impostos, no final por pouco dinheiro investido muitas vezes pode nem compensar fazer este tipo de investimentos. Mas pode sempre ajudar a malta e fazer varios tipos de simulacoes já com os custos, taxas e impostos 🙂
Sim, por favor, deixe a informação que recebe da APFIPP, sim. Obrigada.
Subscrevo e agradeço! Mais uma excelente iniciativa, a juntar à tantas outras!
Sim por favor, gostaria de receber essa informação.
Obrigado por tudo