VÍDEO – As faturas em papel vão acabar?

Escrito por Pedro Andersson

20.02.19

}
4 min de leitura

Publicidade

São toneladas de papel que vão para o lixo

Todos nós fomos incentivados durante os últimos anos a pedir sempre fatura (com NIF ou sem NIF). Isso é bom para combater a fraude e evasão fiscais. Estou farto de dizer aqui e na televisão que pedir fatura com NIF é vantajoso para nós enquanto contribuintes porque aumenta o nosso reembolso do IRS (e pode ganhar a Fatura da Sorte).
Mas isso não impede que me custe ver tantas toneladas de papel a irem para o lixo segundos depois de serem emitidas. Eu confio quem em 99,9% dos casos as empresas comunicam essas faturas ao Fisco. Então porque é que eu preciso do papel?

A lei das faturas sem papel já entrou em vigor

Neste momento as empresas que quiserem dar aos clientes a opção de receber as faturas em pdf por e-mail ou no telemóvel (com apps específicas) já o podem fazer legalmente. A reportagem desta semana do Contas-poupança foi sobre isso. É uma grande mudança no nosso comportamento enquanto consumidores. Pode ver ou rever a reportagem no link da página da SIC Notícias mais abaixo. MOstro como já pode fazer essa opção.

As dúvidas e as críticas

Pelos comentários que já fui lendo, acho que há algumas coisas que preciso reforçar embora me pareça que o tenha dito claramente (e repetido) na reportagem.

  1. Aderir à fatura eletrónica é VOLUNTÁRIO. Ou seja, é só para quem quer MESMO deixar de receber as faturas em papel. Tem de pedir para que não saia em papel e tem de dar o seu e-mail ou telemóvel para receber em pdf. Portanto não tem de ficar preocupado com os mais idosos ou quem não tem internet. NÃO MUDA NADA.
  2. Pode reverter a situação a qualquer instante e até só para uma compra. Por exemplo, no Continente, na app posso selecionar que quero que uma compra saia com fatura eletrónica e a seguinte (1 minuto depois) saia em papel.
  3. As Finanças têm uma app que se chama “Situação fiscal” que vai emitir um alerta cada vez que o seu nif aparecer numa fatura eletrónica segundos depois de ser emitida. Portanto, fica logo a saber se a empresa mandou ou não a fatura para as Finanças.
  4. Para mim, a vantagem é que fico com todas as faturas arquivadas. Mesmo que perca o papel, tenho sempre a fatura se precisar trocar ou devolver o produto.
  5. Repito: ninguém é obrigado a aderir à fatura eletrónica. A minha mãe não vai ter de fazer nada. Continua tudo como dantes. Eu, que peço fatura de tudo com NIF – até do cafézinho – QUERO que seja eletrónica, sim. Espero que na SIC adotem rapidamente este programa certificado. Dou o meu e-mail e já está. Sempre poupo um pouco o ambiente e mantenho a minha preocupação financeira.


Até agora, nos hipermercados, pelo que investiguei, só o Continente já tem esta opção ativa. Os outros hipers estão a tratar agora de tentar fazer o mesmo. Os clientes é que vão ter de dizer se querem ou não. Ninguém vai deixar de receber faturas em papel sem o pedir EXPRESSAMENTE. Espero que isso fique muito claro.

Pode ver ou rever a reportagem aqui. Mostro passo-a-passo como deve fazer e o que pode esperar.
https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-02-20-Faturas-em-papel-vao-desaparecer-em-muitas-empresas

 
Em resumo, se tem preocupações ambientais esta é mais uma forma de poupar o planeta. O Continente estima que se todos os clientes aderissem à fatura eletrónica (coisa que nunca acontecerá) evitariam comprar 193 toneladas de papel, poupando o corte de 2 mil árvores. Claro que os hipermercados poupariam também muito dinheiro, mas é daquelas coisas em que todos ganham com pequenos gestos.
Por mim, parece-me uma medida positiva. E como é opcional e voluntária não vejo nada contra. Quem quer faz, quem não quer não faz. Maravilha.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”
34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.
É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

 
Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.
É só clicar AQUI abaixo.

 

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Joana

    Muito bom, este “site” contaspoupanca.pt. Muito útil, claro, transparente, muito ilucidativo. Fico muito grata por estes esclarecimentos diários que consulto sempre e muito regularmente. Aconselho aos meus amigos e por isso só posso ficar muito grata.
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Obrigado Joana. Fico contente por ser uma página útil. Felicidades.

      Responder
  2. Artur Vieira

    De notar, e como deposito toda a minha confiança no Continente, pois sou cliente há vários anos, não será só a Sonae a poupar, pois com certeza a poupança na despesa na aquisição de papel também terá reflexo no preço final dos produtos, pelo que não só beneficiará o ambiente como o consumidor final.

    Responder
  3. Hugo Mendes

    Mais um excelente contributo para todo o consumidor. Parabéns novamente. Gostava de informar que já aderi a factura electrónica tanto no Continente como no Pingo Doce. Como nem sempre associo o NIF, Aconteceu na primeira compra no Continente sair em papel. A primeira deixei passar mas a segunda fui ao balcão de informações, não me souberam explicar o porquê visto ter todos os meus dados na App, morada, nome, mail e NIF. Ficaram de me ligar. Já ligaram e no Continente é obrigatório pedir factura com NIF para sair digital. Na minha opinião não deveria ser, no Pingo Doce não é preciso, apenas reparo é que os funcionários ainda não estão bem informados e ficam sempre a espera que o papel saia o que não acontece. E se eu pedir com contribuinte mas for de empresa por exemplo e não o meu pessoal. Será que permite ou entra em conflito e não passa a digital? Fica para o próximo episódio… De qualquer forma é uma boa iniciativa, embora não creio que a adesão seja em grande número durante algum tempo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.