VÍDEO – As faturas em papel vão acabar?

Escrito por Pedro Andersson

20.02.19

}
4 min de leitura

Publicidade

São toneladas de papel que vão para o lixo

Todos nós fomos incentivados durante os últimos anos a pedir sempre fatura (com NIF ou sem NIF). Isso é bom para combater a fraude e evasão fiscais. Estou farto de dizer aqui e na televisão que pedir fatura com NIF é vantajoso para nós enquanto contribuintes porque aumenta o nosso reembolso do IRS (e pode ganhar a Fatura da Sorte).
Mas isso não impede que me custe ver tantas toneladas de papel a irem para o lixo segundos depois de serem emitidas. Eu confio quem em 99,9% dos casos as empresas comunicam essas faturas ao Fisco. Então porque é que eu preciso do papel?

A lei das faturas sem papel já entrou em vigor

Neste momento as empresas que quiserem dar aos clientes a opção de receber as faturas em pdf por e-mail ou no telemóvel (com apps específicas) já o podem fazer legalmente. A reportagem desta semana do Contas-poupança foi sobre isso. É uma grande mudança no nosso comportamento enquanto consumidores. Pode ver ou rever a reportagem no link da página da SIC Notícias mais abaixo. MOstro como já pode fazer essa opção.

As dúvidas e as críticas

Pelos comentários que já fui lendo, acho que há algumas coisas que preciso reforçar embora me pareça que o tenha dito claramente (e repetido) na reportagem.

  1. Aderir à fatura eletrónica é VOLUNTÁRIO. Ou seja, é só para quem quer MESMO deixar de receber as faturas em papel. Tem de pedir para que não saia em papel e tem de dar o seu e-mail ou telemóvel para receber em pdf. Portanto não tem de ficar preocupado com os mais idosos ou quem não tem internet. NÃO MUDA NADA.
  2. Pode reverter a situação a qualquer instante e até só para uma compra. Por exemplo, no Continente, na app posso selecionar que quero que uma compra saia com fatura eletrónica e a seguinte (1 minuto depois) saia em papel.
  3. As Finanças têm uma app que se chama “Situação fiscal” que vai emitir um alerta cada vez que o seu nif aparecer numa fatura eletrónica segundos depois de ser emitida. Portanto, fica logo a saber se a empresa mandou ou não a fatura para as Finanças.
  4. Para mim, a vantagem é que fico com todas as faturas arquivadas. Mesmo que perca o papel, tenho sempre a fatura se precisar trocar ou devolver o produto.
  5. Repito: ninguém é obrigado a aderir à fatura eletrónica. A minha mãe não vai ter de fazer nada. Continua tudo como dantes. Eu, que peço fatura de tudo com NIF – até do cafézinho – QUERO que seja eletrónica, sim. Espero que na SIC adotem rapidamente este programa certificado. Dou o meu e-mail e já está. Sempre poupo um pouco o ambiente e mantenho a minha preocupação financeira.


Até agora, nos hipermercados, pelo que investiguei, só o Continente já tem esta opção ativa. Os outros hipers estão a tratar agora de tentar fazer o mesmo. Os clientes é que vão ter de dizer se querem ou não. Ninguém vai deixar de receber faturas em papel sem o pedir EXPRESSAMENTE. Espero que isso fique muito claro.

Pode ver ou rever a reportagem aqui. Mostro passo-a-passo como deve fazer e o que pode esperar.
https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-02-20-Faturas-em-papel-vao-desaparecer-em-muitas-empresas

 
Em resumo, se tem preocupações ambientais esta é mais uma forma de poupar o planeta. O Continente estima que se todos os clientes aderissem à fatura eletrónica (coisa que nunca acontecerá) evitariam comprar 193 toneladas de papel, poupando o corte de 2 mil árvores. Claro que os hipermercados poupariam também muito dinheiro, mas é daquelas coisas em que todos ganham com pequenos gestos.
Por mim, parece-me uma medida positiva. E como é opcional e voluntária não vejo nada contra. Quem quer faz, quem não quer não faz. Maravilha.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”
34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.
É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

 
Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.
É só clicar AQUI abaixo.

 

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Worldcoin | Recolha de fotos da íris suspensa por 90 dias pela Comissão de Proteção de Dados

Comissão de Proteção de Dados suspende recolha de dados da íris pela Worldcoin A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris e rosto realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Joana

    Muito bom, este “site” contaspoupanca.pt. Muito útil, claro, transparente, muito ilucidativo. Fico muito grata por estes esclarecimentos diários que consulto sempre e muito regularmente. Aconselho aos meus amigos e por isso só posso ficar muito grata.
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Obrigado Joana. Fico contente por ser uma página útil. Felicidades.

      Responder
  2. Artur Vieira

    De notar, e como deposito toda a minha confiança no Continente, pois sou cliente há vários anos, não será só a Sonae a poupar, pois com certeza a poupança na despesa na aquisição de papel também terá reflexo no preço final dos produtos, pelo que não só beneficiará o ambiente como o consumidor final.

    Responder
  3. Hugo Mendes

    Mais um excelente contributo para todo o consumidor. Parabéns novamente. Gostava de informar que já aderi a factura electrónica tanto no Continente como no Pingo Doce. Como nem sempre associo o NIF, Aconteceu na primeira compra no Continente sair em papel. A primeira deixei passar mas a segunda fui ao balcão de informações, não me souberam explicar o porquê visto ter todos os meus dados na App, morada, nome, mail e NIF. Ficaram de me ligar. Já ligaram e no Continente é obrigatório pedir factura com NIF para sair digital. Na minha opinião não deveria ser, no Pingo Doce não é preciso, apenas reparo é que os funcionários ainda não estão bem informados e ficam sempre a espera que o papel saia o que não acontece. E se eu pedir com contribuinte mas for de empresa por exemplo e não o meu pessoal. Será que permite ou entra em conflito e não passa a digital? Fica para o próximo episódio… De qualquer forma é uma boa iniciativa, embora não creio que a adesão seja em grande número durante algum tempo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.