Continuam a chegar-me relatos de pessoas que continuam a tentar aderir à Conta de Serviços Mínimos Bancários (em que não paga comissões de manutenção de conta) e a quem os funcionários colocam tantos entraves que as pessoas pensam mesmo que afinal não podem. E em muitos casos podem.
Mas lentamente noto que os funcionários também já começam a estar melhor informados. Basta que 2 ou 3 cheguem lá e saibam o que querem e do que estão a falar, para que os clientes seguintes já sejam melhor tratados.
É por isso que é tão importante não desistirmos quando sabemos que temos razão e conhecemos os nossos direitos. É por isso que partilho a mensagem que um leitor/espectador deixou mesmo agora aqui no blogue.
Olá caro Pedro. Desconhecia em absoluto a existência desta conta. Depois de o ouvir na SIC, há poucos dias, fiquei desperto e no dia seguinte de manhã, estava com a minha mulher, conta solidária, no banco, no caso, o Millennium BCP. Disse ao que ia. Sem a mínima hesitação, atendimento impecável, após algumas assinaturas, claro, meia hora depois, estava na rua com a conta devidamente convertida. Inutilizou à minha frente o cartão MB, e…daqui a uns dias receberá em sua casa, via CTT, o novo cartão com o novo PIN. Nada a apontar, excelente.
Só lamento que não informem os seus clientes das várias opções existentes, pois não lhes interessa nada. De todo. Óbvio. Obrigado e parabéns Pedro. Mais uma vez se confirma que a falta de informação, conhecimento, dos cidadãos, a vários níveis, explica muita coisa na nossa sociedade.
Fernando Farinha
Se só tem UMA conta bancária à ordem em Portugal, pode pedir para transformar essa conta numa conta de serviços mínimos. Pode ler estes artigos abaixo com mais informações e tem também nesses artigos links para o site do Banco de Portugal onde pode imprimir a informação e levar ao banco se lhe estiverem a dar informações erradas.
Mas se tem direito e quer, não desista! Pode ser (mais uma) uma boa poupança em 2019.
Não se deixe enganar com informações erradas dadas no banco
Não se deixe intimidar!
Está farto de pagar comissões bancárias?
Acompanhe-nos AQUI
34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019.
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.
Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.
É só clicar AQUI abaixo.
Bom dia,
A conta de serviços mínimos também se aplica a quem com uma conta bancário tem associado crédito à habitação? Obrigado
Olá. Claro.
So tenho uma conta á ordem mas sou segunda titular da conta da minha mae, será que tenho direito?
Olá. Então tem duas contas a ordem :). Se a sua mãe tiver mais de 65 anos há uma exceção.
Boa tarde, tem direito na conta da mãe na conta pessoal penso que não tem direito.
Gostaria de saber mais sobre este leitor, quanto tempo demorou o seu novo cartão a chegar ? Depois de chegar estava tudo a funcionar ?
Falo por experiência, que em vários balcões do Santander me informaram que teriam de destruir o cartão para poder dar como finalizado o processo de “conversão” para serviços mínimos e que iria receber um novo por correio, sempre rejeitei continuar o processo e ficar a espera de receber um novo cartão….
Mais tarde voltei a ir ao Santander, fui atendido por outro funcionário que também me informou que teria de destruir o cartão e que iria receber um novo no correio passado alguns dias, pedi apenas para levar os papeis e dar uma leitura nos mesmos com mais tempo em casa. No dia seguinte, fui ao banco entreguei os papeis assinados para converter a conta, fui atendido por outro funcionario que verificou que estava tudo assinado correctamente e informou-me que iria receber outro cartão pelo correio. Até ao dia de hoje, não recebi nenhum cartão novo (pelo que assumo que se tivesse o meu antigo cartão destruído e ainda não ter recebido o meu cartão novo, já tinha gasto tempo no banco a reclamar) e o meu cartão continua a funcionar como antigamente, mesmo depois de ter mudado o tipo de conta.
Boa tarde, eu também tinha/tenho conta no santander, comigo não houve problema nenhum com o cartão.
Tive que pedir um cartão novo, que demorou a chegar a casa, mas pelo motivo, de entregar os papeis numa cidade e a conta ser de outra cidade, chegou ao meu balcão e os funcionários não deram seguimento , pois não sabiam se era possível a conversão da conta.
Em relação ao cartão até eu devolver o velho ia continuar a pagar o custo trimestral do cartão, depois quando chegou o novo fui lá devolver, caso não o devolvesses continuava a pagar por ele, por isso eu tinha todo o interesse em devolver.
Boa tarde,
Quando se fala em ser só UMA conta bancária à ordem em Portugal, está-se a falar de ter somente uma conta em Portugal, ou podemos ter contas a prazo (depósitos, certificados do tesouro – ctt, etc…)?
Neste caso podemos pedir para transformar a única conta à ordem numa conta de serviços mínimos?
Obrigado
Olá. Sim. Pode ter 20 contas a prazo. Conta a ordem em Portugal só uma. Pode ter contas a ordem no estrangeiro.
Bom dia. E se a conta em questão tiver dois titulares. Um titular só tem essa conta bancária e o segundo titular é segundo titular em mais contas bancárias. Assim, por o primeiro titular não ter mais contas bancárias senão essa, essa pode ser conta de serviços mínimos? Obrigada
Olá. O outro terá de sair ou só ter essa também.
Bom dia,
Os cartões de débito das contas de serviços mínimos bancários não podem ser usados no estrangeiro?
Desde já, obrigada!
Olá. Podem.
Olá!
Consultei o meu banco (millennium) e referem que não seria possivel pois tenho associado o credito habitação. Será assim mesmo?
Olá. Claro que pode.
É de notar que esta modalidade não permite contas em moedas estrangeira.
Boa tarde
Eu tenho uma conta no Santander no qual pago 5,60€ de comissões também tenho o cartão de crédito 123 no qual pago 2€ por mês sobre esse cartão será se pedir serviços mínimos perco o direito a esse cartão??
Olá. Poderão ter de lhe dar outro. Pergunte no seu banco. Uns complicam mais do que outros. Há bancos que mantem os cartões, outros destroem e dão outros. Só para mostrar quem manda…
Em relação ao cartão de débito de serviços mínimos da CGD recebi a seguinte informação por parte do banco: “O cartão apenas pode ser utilizado em Portugal e na União Europeia. Na União Europeia, com este cartão pode realizar levantamentos nas ATM’s e compras em estabelecimentos comerciais.” Portanto podem ser usados no estrangeiro, mas só na União Europeia.
Quem pode abrir uma conta de serviços mínimos bancários?
Qualquer pessoa singular pode aceder aos serviços mínimos bancários se não for titular de uma conta de depósito à ordem. Se detiver uma única conta de depósito à ordem, também pode convertê-la numa conta de serviços mínimos bancários.
Contudo, existem algumas exceções:
Uma pessoa singular que detenha outras contas de depósito à ordem pode ser contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas.
A pessoa que já seja contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% pode aceder individualmente a uma conta de serviços mínimos bancários, se não tiver outras contas de depósito à ordem.
O cliente que foi notificado de que a sua conta de depósito à ordem será encerrada pode solicitar a abertura de uma conta de serviços mínimos bancários.
Bom Dia
Há algum banco que permita ter conta a prazo sem ter á ordem?