VÍDEO – Não pague IMI a mais ( o tempo está a acabar)

Escrito por Pedro Andersson

12.12.18

}
5 min de leitura

Publicidade

VÍDEO – Não pague IMI a mais

Milhares de portugueses estão a pagar IMI a mais. De 3 em 3 anos podem e devem fazer as contas para saber se podem baixar o valor patrimonial das suas casas e assim baixar o IMI. Na reportagem do Contas-poupança desta quarta-feira explicamos-lhe como se faz (tem o link abaixo). Só tem mais duas semanas se quiser baixar o seu IMI em 2019 e nos próximos anos.

Recordo-lhe que amanhã (quinta-feira) na SIC Notícias, em direto entre as 3 e as 4 da tarde, o Contas-poupança responde a todas as suas dúvidas específicas, com a ajuda de especialistas, sobre como pode baixar o seu IMI.

Também é transmitido em direto no Facebook da Sic Notícias e pode fazer perguntas em direto no Facebook.

Pode ligar por telefone em direto ou mandar um vídeo gravado por Whatsapp para o número 963 168 000. Neste artigo tem a explicação sobre como deve enviar a sua pergunta em vídeo (o tema era sobre os PPR, mas a forma de enviar a pergunta é a mesma).

Baixar o IMI (antes que seja tarde demais)

Mostrei na reportagem o caso de um cidadão que acabou de descobrir que andou a pagar anos a fio 150 euros a mais de IMI. Já podia estar a pagar muito menos mas só a partir de 2019 é que vai sentir a diferença na carteira.


É apenas um caso entre muitos milhares de proprietários que pagam o IMI que vem na carta das Finanças sem nunca fazerem contas para saber se estão a pagar o IMI justo ou IMI a mais.

Quanto menos valer a sua casa… melhor

Chegam-me muitas mensagens de pessoas que acham que não devem pedir para baixar o VPT da sua casa porque isso a desvaloriza quando a quiser vender. Meus amigos, é ao contrário. O VPT não tem a ver com o valor de mercado. Só significa que é uma casa que paga pouco imposto. E isso é bom para vender a casa.

A explicação é simples. Quanto mais a sua casa valer para as Finanças, mais IMI vai pagar. Portanto, interessa-lhe que o valor patrimonial da sua casa seja o mais baixo possível. Em muitos casos, se nunca foi às Finanças dizer que a sua casa já tem 3, 5 ou 10 anos, eles estão a cobrar-lhe IMI como se ela ainda fosse nova a estrear. O prazo para fazer isso está a acabar. Se na sua Caderneta Predial aparecer aqui um “1” significa que para as Finanças a sua casa é nova a estrear. Está a pagar IMI a mais. Limpinho.

Se fizer o pedido nas finanças depois de 1 de Janeiro, só em 2021 é que baixa o IMI.

Simplificando ao máximo, basta imprimir a sua Caderneta predial no Portal das Finanças, e se neste segundo rectângulo o número for maior do que 603 muito provavelmente anda a pagar IMI a mais.

Vêm aí mudanças importantes no IMI

Mas há mais uma razão para pedir a reavaliação ainda este ano, mesmo que ainda esteja isento durante mais um ano ou dois. É que a crise do imobiliário já passou e muitos peritos estão a aconselhar o governo a aumentar o preço do metro quadrado para os valores antes da Troika, ou seja, 615 euros por metro quadrado. E está na altura também prevista por lei, de atualizar o valor das ruas e dos bairros. O mais provável é que também suba em muitas regiões do país.

A família da reportagem pagou desde 2010 mais de 1.000 euros de IMI sem necessidade. Apenas porque simplesmente não fez nada.

Como pode simular se pode poupar no IMI ou não?

Pode ir ao seu Portal das Finanças, e no motor de busca escreve “Simulador de Valor Patrimonial” e segue os passos todos. Vai encontrar vários campos que não sabe como preencher. Mas fica com uma ideia.

Na página da DECO é mais simples. Vai a www.paguemenosimi.pt e com a ajuda das fotos quando carregar no ponto de interrogação, vai encontrar todos os dados que precisa na sua caderneta predial. É que há valores que aparecem várias vezes com valores diferentes. É o caso do valor patrimonial.

Depois de tudo preenchido – atenção que não se pode enganar – um zero ou uma vírgula pode mudar completamente o resultado, vai receber um e-mail com o resultado. Se deve pedir a reavaliação ou se não deve fazer nada.
Neste caso é mesmo para avançar já.

Pode ver ou rever a reportagem desta semana AQUI: https://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-12-12-Saiba-como-pode-ficar-a-pagar-menos-IMI

 

Imprima o Modelo 1 do IMI na internet

Pode imprimir na internet o Modelo 1 do IMI, preenche o que sabe e preenche o resto que não sabe na repartição de Finanças. O pedido é gratuito.

Simule antes de fazer o pedido. Só pede se poupar, evidentemente. E se poupar, peça JÁ, antes de 31 de Dezembro. Depois de 1 de Janeiro, já vai poupar menos ou nada. É o que se prevê.

Pode ver AQUI como baixei o meu IMI em  21%.

Pode ver neste artigo AQUI como pode pagar o IMI por débito direto e nunca pagar custas por atrasos no pagamento.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.

É só clicar AQUI abaixo.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #233 – Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai...

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Nuno

    Boa noite,

    Comprei recentemente um apartamento que terá isenção com o VPT atual, no entanto se pedir reavaliação o valor irá descer. Se pedir reavaliação poderei perder a isenção durante 3 anos ?

    Obrigado.

    Responder
  2. Mário Branco

    Parece muito texto e muito complicado mas é simples…. deixo aqui a dica para quem for tentar fazer a actualização Online pelo site do portal das finanças.
    1º Instalar um programa que se chama Java disponível aqui https://www.java.com/pt/download/
    Temos de transferir o programa, instalar e esperar até ao fim que ele diga que instalou com sucesso.
    2º Depois de instalado vamos querer usar o browser Internet Explorer, não queremos o Chrome nem o Firefox, com este browser desta forma que vou detalhar aqui vai funcionar, para tudo o resto use o browser que usa normalmente, claro que isto é apenas para as pessoas com computadores Windows, que deve ser a grande maioria, caso não sabia onde está este browser e tenha Windows 10, basta clicar no seu teclado na tecla windows, aquela que fica entre o CTRL e o ALT do lado esquerdo do teclado, depois de clicar na tecla sem usar o seu rato e sem clicar em nenhum sitio, escreva Internet Explorer, deve logo aparecer um “e” em azul com um risco/circulo dourado, basta clicar com o seu rato nesse “e”.
    3º Agora com tudo instalado e com o Internet Explorer aberto, vamos querer ir ao portal das finanças e iniciar secção, https://www.portaldasfinancas.gov.pt/
    4º Depois de iniciar sessão basta ir ao link para actualizar https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/external/ipm/entregarDeclaracaoIMIAppletForm.jsp mas tenha em atenção que vai aparecer um aviso no Internet Explorer na parte inferior do ecrã a perguntar se o Java pode ser executado, vamos ter de clicar em Permitir/Autorizar/Allow, conforme tenha em Português ou em Inglês.
    5º Se fez isto tudo correcto, agora deve aparecer logo uma janela por baixo deste texto “Se está com problemas a carregar esta página por favor entre em Dúvidas Técnicas.” onde deve colocar os seus dados, caso não apareça basta clicar no seu teclado na tecla F5 e deve aparecer já tudo a funcionar, não se esqueça de clicar na opção de Permitir/Autorizar/Allow(uma destas deve aparecer) na barra que vai aparecer a pedir permissões relativas ao Java.
    Caso apareça um aviso amarelo a dizer que tem de instalar o Java, é porque algo correu mal na instalação. Experimente transferir novamente, não use o ficheiro que já tinha transferido e experimente depois de instalado com o novo ficheiro reiniciar o seu computador.

    Em relação a como se preenche correctamente os valores que vai introduzir no seu computador… pois.. eu também não entendo mas certamente que nas finanças o vão poder ajudar.
    Se depois tiver dicas das finanças de como se actualiza deixe aqui nos comentários para me ajudar.

    Responder
  3. Antonio Brandao

    O facto de passar uma linha de alta tensão num terreno com viabilidade de contrucao qual é desvalorizacao acontece em percentagem? As finanças têm em linha de conta esta nova estrutura na avaliação do terreno? Refiro-me ao factor de avaliacao qualidade-conforto.

    Responder
  4. Joaquim

    Boa tarde
    SR,Pedro
    Antes de mais parabéns pela dedicação e empenho.
    Sobre o IMI, como sabia que o coeficiente de localização da minha casa está uma décima na caderneta que o atual coeficiente, dirigi-me com o modelo 1 às Finanças para pedir a reavaliação mas não aceitaram porque me exigiram uma cópia da planta da casa na Câmara.
    É legal e normal esta exigência? Eu só queria a reavaliação para a atualização do referido coeficiente.
    Grato pela atenção
    Joaquim

    Responder
  5. Carlos Santos

    Bom dia,
    Eu fiz a simulação para os meus sogros, segundo a mesma eles iriam pagar menos 85€ e uns centimos, dirigiram-se às finanças e foram informados que íriam pagar mais do que pagam. Estranho, fiz tudo conforme explicado na reportagem. Como é possível???
    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Só ouvindo a explicação que lhe deram nas finanças. Um dos dois se enganou nas contas 🙂

      Responder
  6. Carlos Rodrigues

    Isto é tudo muito bonito mas… vivemos em Portugal.
    Fiz a simulação e verifiquei que ia ficar a pagar menos 50€/ano.
    Imprimi a caderneta predial e o modelo 1, preenchi e dirigi-me às finanças.
    Lá não me aceitaram o pedido porque tinha de anexar fotocopias das plantas do imovel.
    Volto a casa tiro copias das plantas que tenho e volto às finanças: Ah… estas não servem, têm de ser autenticadas.
    Lá me informam onde me devo dirigir para obter as tais copias autenticadas e lá vou eu.
    Quando digo ao que vou informam-me logo que tem um custo de 30 euros na altura do pedido mais 1,16€ por folha na altura da entrega.
    Penso! -Bem, lá se vai quase a poupança do ano que vem, mas prontos para os outros a seguir já poupo.
    Preencho o requerimento e já ia pagar quando me informam que demora no mínimo 10 dias.
    Hoje é 20/12, mais 10 dias 30/12. Tudo bem.
    Não, tudo mal, porque 30/12 é Domingo e a 31/12 já ninguém trabalha (que desplante, eu trabalho).
    Resumindo, perdi uma manhã de um lado para o outro, não resolvi nada, volto para casa e para o ano logo se vê se ainda compensa.
    O que vou dizer a seguir é um chichê, mas os clichês são-no porque são verdade.
    É o país que temos.

    Responder
  7. Nelson Rodrigues

    Olá boa noite,
    Comprei a minha casa em 2010, nunca pedi qualquer reavaliação do VPT dado que tive isenção durante 8 anos. Se pedir a reavaliação em 2019 só vou ver o resultado em 2021 ou já no próximo ano?
    Obrigado!

    Responder
  8. João Fernandes

    Caro Pedro Andersson,

    Também eu fiz um pedido de (re)avaliação em dezembro, no entanto, o seu resultado foi totalmente inesperado. Sim, o coeficiente de vetustez foi atualizado (-0,05), o coeficiente de qualidade também (+0,04), o que eu não contava é que o valor da área fosse revisto em alta(!). A minha casa aumentou + de 30 m2, sem que tenha feito qualquer obra ou apresentado qualquer documento às finanças…

    Tem conhecimento de outras situações deste tipo? Sabe se este procedimento de recalcular a área do imóvel é “lícito” por parte das finanças?

    Obrigado.

    Cumprimentos,
    João Fernandes

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Como tem a planta pode verificar se há erro das Finanças ou não. Se há erro eles tem de corrigir. Se o erro era anterior e estava fora da realidade agora está corrigido e é o valor real a pagar.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. IMI - Um espectador vai poupar 330 € por ano (e as mais valias?) - […] Esta questão foi-me colocada por vários espectadores depois da reportagem que fiz sobre a urgência de pedir a reavaliação…
  2. Viu o Contas-poupança, seguiu a dica e vai deixar de pagar IMI - […] Dezembro do ano passado fiz (mais) uma reportagem sobre como pode baixar o IMI. Pode vê-la ou revê-la AQUI.…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.