Painel solar fotovoltaico – Balanço Outubro 2018 (mês 23)

Balanço do mês de Setembro de 2018

O ano está a correr pior do que 2017. Mas é o que é. Não adianta de nada reclamar. Ninguém manda no tempo, nem nas nuvens. Mas por muito pouco que seja há sempre um mínimo de poupança de eletricidade garantida, desde que haja sol. Vamos a contas.

Comparado com Outubro do ano passado, foi pior. O sol não foi nosso amigo. Em Outubro, o meu painel fotovoltaico produziu 33,81 kWh. Menos 1,6 kWh que o mesmo mês no ano passado.

 

Vamos aos gráficos habituais de quem segue este blogue há vários meses ou anos.

Neste gráfico com a produção diária, pode ver que a produção vai baixando à medida que passam os dias, abaixo de 1,4 kWh por dia. Recordo que cada kWh custa cerca de 20 cêntimos na fatura da luz.

No gráfico seguinte pode acompanhar a produção acumulada mês a mês. Como podem ver, o Verão (que teve menos sol este ano – ou se teve mais sol teve também calor extremo – com o calor o painel produz menos mesmo que o céu esteja limpo) teve uma produção menor do que no ano passado.

As contas

Estas são as contas de Outubro de 2018. Se tivesse consumido tudo o que o painel produziu teria poupado na fatura da luz exatamente 5,88 euros (já com IVA).

Nestes 23 meses que já passaram teria poupado 153,63 euros. Como investi 620 euros no painel e na instalação, neste momento o retorno do investimento mantém-se nos 7,7 anos.

Compensa comprar um painel solar?

Como não consumo tudo o que o painel produz (porque não estou em casa durante o dia durante a semana), tenho estimado o meu desperdício para a rede em cerca de 25%.

Assim, o retorno real  (o chamado break even) continua pelas minhas contas perto dos 10 anos (reais). Depois de passado esse tempo, o painel estará pago e terei pelo menos mais 15 anos de “lucro”. Veremos se é assim. Mensalmente continuarei a fazer aqui o balanço.

Para os que chegaram agora ao blogue, relembro que como não tenho baterias, tudo o que não consumir em tempo real é oferecido à rede. As baterias são demasiado caras para mim. Com baterias, todo o sistema fica em cerca de 5 mil euros.

Um exemplo de poupança

Para perceberem como isto funciona dou-vos o exemplo do momento em que estou a escrever este texto.

Estou em casa, no computador. Neste instante, pelos medidores que tenho no contador, sei que a minha casa está a consumir em tempo real 174 W. No mesmo segundo, o painel está a produzir 86 W. Logo aqui sei que o painel está a dar-me neste momento mais de 50% de “desconto” na minha fatura de eletricidade. Também sei que o meu computador está a gastar em tempo real 60 W dos 174 W que a minha casa está a gastar. Portanto, quando estou a usar o computador enquanto há sol, é como se estivesse (e estou mesmo) a usar a eletricidade do computador completamente de graça. Está a funcionar SÓ com o sol. E ainda me sobram uns Watts para o frigorífico e para o relógio despertador.

É assim, simples. A energia solar não tem nada de complicado. Se conseguirem bons preços para um (apenas um para começar) painel de qualidade (abaixo dos 500 euros com tudo completo incluindo instalação) creio que pode ser um bom investimento. Façam contas e avaliem.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.

É só clicar AQUI abaixo.

3 comentários em “Painel solar fotovoltaico – Balanço Outubro 2018 (mês 23)

  1. Ana Silva Reply

    Pedro, há possibilidade de fazer a experiência com baterias ligadas ao painel – com patrocínio da SIC, porque fica caríssimo? Fica muito mais caro, mas provavelmente compensa… Gostava de poder ver essa comparação fisicamente.

  2. Emilia jorge Reply

    No outro dia li um artigo que referia que era importante a limpeza do painel para que funcione o melhor possível, se bem que a maioria sendo no telhado é difícil o acesso…. Mas acredito que haja acumular de sujidade que vai baixar a produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *