Veja como está a sua situação na NOVA Lista “negra” do Banco de Portugal




Há quanto tempo não vai ver se está tudo bem com as suas contas?

Como já expliquei várias vezes, a lista “negra” do Banco de Portugal chama-se na realidade “Mapa da Central de Responsabilidades de Crédito”. E pode ter acesso a esse documento em qualquer computador com acesso à internet.

Mas o espectador Luís Reis acaba de me enviar uma mensagem a alertar que o aspecto desse mapa mudou. Está mais detalhado e – numa primeira análise – mais fácil de ler.

Fui há poucos minutos ver o meu e até fiquei surpreendido com um valor que não estava à espera e que espero na segunda-feira perceber porque é que estou a pagar uma mensalidade que julgava que não tinha.

Se acha que isto não é importante, sugiro que mude de opinião. Às vezes pensamos que está tudo bem e não está. Como pode ver AQUI NESTE ARTIGO, uma pessoa estava descansada e quando foi ver, estava na lista “negra” do Banco de Portugal por engano. Pode acontecer a qualquer um. Pelo menos de 6 em 6 meses vou lá ver se está tudo bem comigo.

As mudanças

Vamos então às novidades. Agora o Mapa das Responsabilidades de Crédito tem este aspeto:

Esta é a página resumo. O documento agora tem muito mais páginas do que o anterior porque tem uma página muito mais detalhada para cada banco ou cartão de crédito.

Com este documento fica a saber exatamente quantos créditos tem e quanto deve em cada um deles e se estão todos em ordem.

Quem é fiador fica também a saber se a pessoa está a pagar tudo a tempo e horas e quanto ainda falta pagar. Se ela deixar de pagar, aquele é o valor que fica à sua conta. Convém andar em cima disso.

Uma surpresa

Ao ver o meu mapa acabo de descobrir que estou a pagar uma mensalidade de 88 euros de um cartão de crédito. Ora para mim isto é uma surpresa porque todos os meus cartões de crédito estão com pagamento a 100% no fim do mês para nunca pagar juros. Portanto (como hoje é domingo) terei de ligar na segunda-feira para perceber o que se passa. Pode ter havido uma falha da minha parte ou da parte deles e estou a pagar juros sem necessidade nenhuma. Por isso é que é importante andarmos em cima destas informações.

Portanto, aproveite este conselho e vá ver assim que puder as novidades do Mapa de Responsabilidades de Crédito na página do Banco de Portugal. Confirme se está tudo bem consigo.

Se não sabe onde encontrar basta pesquisar no Google “Mapa de Responsabilidades de Crédito” e vai logo dar à página certa. Depois é só usar o seu NIF e a password das finanças, seguir as instruções da página e recebe logo o PDF com as suas informações. É imediato.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube, Instagram, Twitter e Facebook do Contas-poupança

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.

É só clicar AQUI abaixo.

 

4 comentários em “Veja como está a sua situação na NOVA Lista “negra” do Banco de Portugal

  1. Avatar
    Susana MC Reply

    Pedro, vi este mapa pela primeira vez. Não percebi o que é o Montante Potencial – surge associado a uma conta onde só tenho um depósito à ordem (e para o qual até estou à procura de uma melhor forma de investimento).

  2. Avatar
    Ramiro Assembleia Reply

    Boa tarde Pedro. Acho que interpretou mal o mapa. 88 € foi o valor do último pagamento e “mensal” é precisamente a periodicidade dos pagamentos. Ou seja, paga todos 100% todos meses.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Obrigado. Até pode ser, mas nos outros cartoes de crédito nao aparece assim… Vou perguntar amanhã para tirar a duvida. Nunca fiando… 😉

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Ja liguei para eles. O Ramiro tem razão. É a “mensalidade” de setembro. E nao uma “mensalidade” parcelada. Assim ja sei. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *