Aproveitar a “onda” do imobiliário para ganhar dinheiro
Antes de mais, um aviso. Não estou a aconselhar que invista o seu dinheiro seja no que for. O meu objetivo enquanto jornalista e cidadão é dar-lhe a conhecer alternativas para que as suas poupanças (sempre parte delas – nunca ponha todos os ovos no mesmo cesto) cresçam mais do que nos míseros depósitos a prazo em que está a perder dinheiro por causa da inflação.
Recordo mais uma vez que qualquer produto financeiro que renda menos de 1,6% está a ser comido pela inflação. Ou seja, está a perder dinheiro mesmo que não perca literalmente dinheiro. Os depósitos a prazo estão a render em média menos de 0,2%. Por outras palavras, pode ter lá 10 mil euros que daqui a 5 anos ainda lá tem os tais 10 mil euros. O que vai acontecer é que não compra nem de perto nem de longe as mesmas coisas que comprava com os 10 mil euros hoje. Dito isto, vamos a mais uma alternativa.
Alternativas de investimentos
No Contas-poupança já lhe falei dos Certificados do Tesouro, dos Fundos de Investimento, da Raize, dos PPR e esta quarta-feira no programa no Jornal da Noite na SIC, vou falar-lhe de uma plataforma de investimento na internet em que com apenas 50 euros pode comprar uma pequeníssima parte de uma casa ou de um investimento imobiliário e depois lucrar o valor correspondente quando essa casa for vendida ou sempre que for recebida a renda desse apartamento. (Tinha anunciado esta reportagem há duas semanas, mas foi adiada por motivos de atualidade. Agora é que é). Recebe sempre a parte proporcional ao que investir. Há casas que têm 400 ou 500 “donos”. E você pode ser um desses donos.
Sim, é um investimento sem capital garantido
Já lhe disse várias vezes que testo sempre as reportagens antes de as fazer. Mais uma vez investi do meu próprio dinheiro para ver como funciona (um valor simbólico) durante vários meses e o resultado está na reportagem que vai poder ver mais logo. Como sempre espero por si esta quarta-feira por volta das 9 da noite na SIC.
Tudo está a mudar
O mundo das finanças, dos bancos e dos investimentos está a mudar e a reinventar-se com uma rapidez extraordinária. E esta é mais uma opção se tiver algum dinheiro que possa arriscar em investimentos alternativos.
Sim, já sei que o português é avesso ao risco. Por isso é que é importante desmistificar estas plataformas. A verdade é que já são centenas de milhares de pessoas em todo o mundo que estão a comprar e vender casas através do chamado “crowdfunding”. Não é nada do outro mundo. O conceito é tão simples que acho que vai perceber à primeira como funciona. Depois, a decisão é, como sempre, só sua.
Visitámos uma casa em Lisboa que tem 453 “donos”
Não perca mais uma forma de pôr o seu dinheiro a trabalhar para si mais logo no Contas-poupança. Mesmo que não arrisque, pelo menos fica a conhecer. E como sabe, o saber não ocupa lugar… e não paga renda.
Até logo!
(E se não conseguir ver em direto, já sabe que pode andar para trás com a box quando chegar a casa. Para si pode não ser relevante, mas para nós são as audiências que nos permitem continuar a prestar este serviço). Obrigado.
Acompanhe-nos AQUI
34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.
É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.
(Todas as dicas da semana num só e-mail).
Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.
É só clicar AQUI abaixo.
Muito obrigado pela dica, Pedro.
Desconhecia completamente.
Vou ponderar pois parece-me interessante.
Continuação do excelente trabalho e parabéns.
muito valioso, para quem quer rentabilidade
muito valioso, para quem quer rentabilidade, financeira
Como aderir a este plano de envestir.
Olá, a Reportagem ficou adiada para a semana.
Desconhecia também esta opção, mas certamente que a terei em conta. No entanto surgiu-me uma dúvida que penso não ter sido abordada no artigo e não sei se será referida na reportagem: um investidor que se torne proprietário de uma parcela de um imóvel através desta plataforma, ficará sujeito às obrigações de qualquer proprietario (anda que de forma parcelar) como por exemplo o pagamento do IMI?
Obrigado e parabéns pelo bom trabalho.
Caro Pedro,
será então transmitida amanha, dia 17/10?
Obrigado
Não tive oportunidade de ver na SIC, há algum sitio onde eu posso ver a reportagem?
Ola. Em princípio sera emitida esta quarta-feira.
Bom dia
Desde já agradeço.
Tem um vídeo dessa reportagem no YouTube ou no site da TV? Pois não me encontro em Portugal no momento, e não terei como assistir.
Acham vantajoso também para quem vive por exemplo nas ilhas e tem de se deslocar com frequência a lisboa? Dividir com outras pessoas em situação parecida e ir alternando e quem sabe de vez em quando arrendando em regime de férias?
Ola Maria. Nao tem a ver com isso. Veja a reportagem. Ja esta no link do artigo mais recente no blogue.
Olá a todos,
entrei na Housers faz 2 anos e neste momento tenho invetimentos em 4 projectos. Todos eles de 12meses e com >9% de rendimento.
Dos 3 projectos que fiz inicialmente apenas um chegou ao fim sem qualquer problema. Os outros 2 houve atrasos do inicio das obras devido a licenças. O prazo acabou por ser extendido após votação de todos os investidores. Os juros têm sido pagos sem problemas.
Para quem tenha interesse em começar na Housers fica um link que lhe dá 50€ após o primeiro investimento realizado – https://www.housers.com/pt/formulario-inscricao?pt=PFH–REF–71875