VÍDEO – Reparações de eletrodomésticos GRÁTIS

Escrito por Pedro Andersson

26.09.18

}
6 min de leitura

Publicidade

Repair café – Um conceito diferente de reparações

Para mim foi uma novidade. Nunca tinha ouvido falar em Repair Café. Decidi que tinha de fazer esta reportagem para mostrar que a reparação em vez de deitar fora e comprar novo é uma importante forma de poupança.

Já antes de conhecer este conceito, experimentei várias vezes reparar coisas que avariam cá em casa sozinho ou com ajuda de conhecidos e amigos. E, acreditem, é perfeitamente possível. Têm alguns exemplos pessoais AQUI.

Reparações grátis com ajuda

Na reportagem contei o caso de João Oliveira que levou a tostadeira avariada ao Repair Café de Lisboa para ver se alguém o ajudava.

Oleg (um voluntário) abriu a tostadeira com a ajuda de João, e juntos descobriram que era um cabo que estava desligado e uma resistência estava estragada. Agora, João terá de ir a uma loja de eletrónica comprar a resistência com as características técnicas que Oleg aconselhou (10 amperes), voltar, e juntos vão reparar o aparelho em menos de 10 minutos. A resistência deve custar menos de 1 euro. E a mão-de-obra, em quanto é que vai ficar? Rigorosamente nada.

Da holanda para Portugal

O conceito de Repair Café surgiu na Holanda em 2006. A ideia é evitar o desperdício, encorajar a reparação em vez da compra de eletrodomésticos novos e assim poupar o ambiente (e a carteira). Começou num espaço (um café) onde voluntários que percebiam de reparações ajudavam quem entrava com equipamentos avariados que de outra forma iriam para o lixo. Mas o conceito vai mais longe. Não é deixar lá o aparelho e depois voltar para o buscar quando estiver pronto. O dono fica ao lado do “reparador”, ajuda abrir o aparelho, a descobrir o problema e aprende ele próprio a reparar da próxima vez que avariar. A fundadora trouxe a ideia para Portugal em 2016 e o espaço tem vindo a crescer. Neste momento já está em Lisboa e no Porto e começa a surgir em outras cidades.

Hoje em dia, tudo está feito para os novos aparelhos só durarem um certo tempo (chama-se obsolescência) para poderem ser substituídos por outros e assim manter o negócio. Lembram-se de que as máquinas de lavar antigamente duravam 20 anos ou mais? Porque é que já não duram? Pois.

O Repair Café não é uma loja. Não está sempre aberta ao público. É um evento que ocorre uma vez por mês, às vezes de 2 em 2 meses em Lisboa (no FABLAB – no Mercado do Forno do Tijolo, nos Anjos e creio que o próximo será noutro local de Lisboa) e no Porto (no OPO’LAB). Depende da disponibilidade dos voluntários.

Pesquisem no Facebook “Repair Café Lisboa” e “Repair Café Porto” e podem ver quando e onde serão os próximos eventos. Tem de mandar um e-mail para [email protected] ou [email protected] com o vosso nome e o aparelho que querem reparar e aguardar confirmação.

Reparar em vez de comprar novo

Esse é o objetivo. Estas pessoas querem evitar que se deite fora aparelhos que ainda podem ter uma segunda vida. Aparecem imensas máquinas de café. Quando não se consegue reparar uma, ficam na mesma com ela para que as peças sirvam para reparar outras máquinas que venham a aparecer. Portanto, até os sem arranjo são úteis. Também aparecem muitas torradeiras, aquecedores, liquidificadores e varinhas mágicas, auscultadores, rádios e televisões.

Por vezes, vai ter de ir comprar as peças que estão avariadas nas lojas ou no e-bay e tenta reparar em casa (se já aprendeu como deve fazer) ou volta ao Repair Café no mês seguinte.

Os voluntários ensinam as pessoas a perder o medo de desmontar um aparelho. Muitos têm receio até de desmontar um aparelho. Não há motivos para isso: O aparelho já está avariado, se ficar mais estragado não faz mal. Pode trazer as peças que aqui voltam a montar, se der para reparar.

Pode ver ou rever AQUI a reportagem desta semana do Contas-poupança.

E se eu quiser fazer isto na minha cidade?

Pode contactar o Repair Café Portugal através do Facebook. Marcam uma reunião ou encontro e eles explicam como funciona. Têm de conseguir um espaço, o material necessário, bancadas, iluminação, etc. Talvez consiga convencer a sua Câmara Municipal a ceder um espaço e os meios. Depois só terá de angariar voluntários e promover o evento na sua cidade.

O Repair Café não pretende substituir as lojas de reparação de eletrodomésticos. Pelo contrário. Querem promover as lojas de reparação, promover o comercio local e evitar o desperdício apelando à reparação antes do deitar fora e comprar novo.

No dia em que fomos lá fazer reportagem, também faziam arranjos de costura. Susana Fernandes é modista e gosta muito de ensinar a fazer. É a quinta vez que vem. Hoje vai ajudar a Filipa a transformar as calças do namorado (com um rasgão no joelho) nuns calções. A Filipa trouxe a sua própria máquina de costura – que herdou da avó – e vai fazer ela própria o corte as bainhas com a ajuda de Susana. Assim, da próxima vez, a Filipa já pode fazer isto sozinha em casa. De outra forma as calças iriam para o lixo.

Afinal a TV não estava avariada

O segredo é não ter medo experimentar reparar. Só para perceber como às vezes desperdiçamos dinheiro, uma senhora trouxe uma televisão que estava avariada. Não ligava. Outra pessoa talvez a levasse para reparar a uma loja ou a um representante da marca. Só para fazer um orçamento já sabe que tem de pagar 30 ou 35 euros.

O voluntário começou por experimentar a televisão na tomada. Tudo OK. Não estava estragada. Era a tomada da senhora que estava avariada e não o aparelho. Lição ridiculamente simples: Antes de achar que um equipamento avariou teste-o em várias tomadas lá em casa.

A taxa de sucesso das reparações é de 70%. Desde 2016, já vieram aqui 400 pessoas (aprender a) reparar os seus aparelhos avariados. Só em Lisboa há cerca de 50 voluntários. A data nunca é fixa mas é sempre a um sábado à tarde.

Com esta dica pode poupar cerca de 30 euros só para ter um orçamento de reparação, mas o mais importante é que aprende a reparar com as suas próprias mãos e isso não tem preço. E poupa o ambiente.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Joaquim fonseca

    Utilidade indiscutível ,por isso continuo a comprar o respectivo livro

    Responder
    • Pedro Andersson

      Muito obrigado Joaquim. É bom saber que somos úteis. Felicidades.

      Responder
  2. Luís Barros

    Assisti há pouco tempo à vossa reportagem sobre reparação de pequenos eletrodomésticos, designadamente em Lisboa.
    Necessitava de aceder à reportagem para tirar as indicações referidas, no entanto não consigo encontrar no vosso site.
    Poderiam ajudar-me ?
    Obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.