Afinal quanto tempo duram as lâmpadas economizadoras?

Escrito por Pedro Andersson

22.09.18

}
2 min de leitura

Publicidade

Prometem 10 anos, não é?

Fundiu-se hoje uma das lâmpadas que tenho na minha sala. Aproveito estas situações para fazer algumas contas para ver se ando a ser enganado ou não pela publicidade das lâmpadas que prometem milhares de horas e anos e anos de utilização.

Como já vos expliquei várias vezes, sempre que coloco uma lâmpada em funcionamento escrevo a data e a loja onde a comprei na própria lâmpada. E guardo as faturas de todas as lâmpadas numa gaveta específica.

Já expliquei esta dica de poupança neste artigo AQUI.

Esta durou 6 anos e 9 meses

Bom, não sei quanto é que esta marca (neste caso Philips) prometia na altura, mas a verdade é que das 3 que comprei e coloquei ao mesmo tempo esta durou quase 7 anos. As outras duas, compradas no mesmo dia,  ainda estão a funcionar bem. Só reclamo (e peço que me troquem gratuitamente a lâmpada) quando se fundem antes dos 2 anos. Acho que é um prazo razoável.

Com esta dica, já passei muitos anos sem comprar lâmpadas. Sempre que se fundem cedo demais, vou à loja e peço umas novas. É importante que guarde as faturas. Até hoje nenhuma loja se recusou a trocar as lâmpadas fundidas.

Passei a fazer isto quando me irritei solenemente porque me fartava de comprar lâmpadas que supostamente durariam 10.000 horas (ou coisa que o valha) às vezes poucos meses de as ter colocado. Garanto que funciona. É só escrever com uma caneta na lâmpada a data em que a instalou e a loja. E guardar (ou fotografar) a fatura. Neste caso, vou ter de comprar uma nova. A que fundiu teve a sua duração razoável. Vamos ver quanto tempo duram mais a outras duas lâmpadas do trio.

Quanto a ser uma dica picuinhas (e não tenho paciência para isso e tal…) já respondi no artigo que tem no link no início deste artigo. No meu caso, como viu, faço isto pelo menos desde 2012. Vai ser a primeira lâmpada que vou comprar em 6 anos e tal. Quantas é que já comprou entretanto? É que é dinheiro que me fica no bolso para eu gastar como quiser…

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Jo

    Engane-se quem pensa que as LEDs são superiores na duração. Elas são mais económicas (na factura), é um facto, mas a duração deixa muito a desejar, isto porque as marcas pôem componentes de fraca qualidade para que elas durem mesmo menos tempo. Quando falo em componentes, faço mais concretamente nas resistências e transistores dentro das lampadas LED. Obsolescencia Programada.

    Se elas prometerem X horas, devem cumprir essa promessa mesmo que ultrapasse os 2 anos de garantia legal.

    Responder
    • Celso

      Depende onde compra. Se comprar no “chinês”, é o mais provável, além de consumirem mais do que anunciam. As minhas foram compradas a 3€ cada, formato casquilho gu10, na numa loja do aki e outras no continente(apenas por ser as lojas que estavam mais perto de mim)e já duram 4 anos sem nenhuma se fundir. E tenho umas da philips que foram caras, que têm quase 10 anos. Nenhuma delas deu problemas.

      Responder
  2. Júlio

    Já agora, se calhar está hora de mudar para LED. A nivel de economia a diferença nem é muito significativa mas já se conseguem bons preços na net.

    Quanto à duração das LED depende, não tenho grandes razões de queixa das que comprei online em lojas portuguesas, do ebay a experiencia não é tão positiva.

    Das led que tenho em casa, há cerca de 2 anos (e não são poucas) só fundiram 2. E penso que eram ambas do Jumbo.

    Responder
  3. Rui Pinto

    Quanto às led até podem ser alteradas, trocando o condensador que liga em série ao circuito por um de 0,33 UF ou 0,15 uf (400 v) e elas ficam a gastar 1,5 w ou parecido. Transformam-se assim em lâmpadas de presença que podem ficar 24 sobre 24h ligadas em locais exteriores escuros sem a preocupação de ligar e desligar. Engana-se quem pensou que a luz é fraca. Alteradas para 1,5 w os LED’s apesar de menos intensos mantêm o alcance e as lâmpadas até têm mais tempo de vida.

    Responder
  4. Luís Correia

    Tenho a casa equipada com lâmpadas economizadoras Philips (vários modelos e potências) há mais de 10 anos e nunca precisei de substituir nenhuma. Mas nenhum dos meus candeeiros junta 3 lâmpadas. Todos têm lâmpadas individuais e, exceptuando um, dificilmente algum funciona mais do que 3 h seguidas. A marca, a potência, os agrupamentos de lâmpadas e o tempo consecutivo de funcionamento têm muita influência na fiabilidade.

    Responder
  5. Paulo Roberto Magalhães

    Vocês teem sorte, aqui no Brasil poucas passam de três anos. Por causa disso criamos o Projeto de Volta à Luz que recupera e dia gratuitamente para a população carente essas lâmpadas que normalmente iriam para o lixo.

    Responder
  6. joao

    Esse tipo de lampadas, a duração delas depende muito como são utilizadas. Quando mais se acende e apaga , mais depressa se estragam.

    Responder
    • Marco Lopes

      Exactamente! Não é apenas uma questão de duração dos gases…

      Responder
  7. Sérgio Bastos

    Já tive uma que arranjei no principio do ano, na campanha de troca de lâmpadas de halogeno por lâmpadas led da EDP, e que avariou passados 3-4 meses. Dos 4 filamentos led que tinha 2 deles não acendiam e um outro piscava intermitentemente. É provável que tenha avariado por estar semi-exposta aos elementos na varanda.

    Por sorte, consegui trocar uma vez que ainda tinha as faturas da compra na EDP. Mas lá está, dizem que duram 8 anos, mas a realidade é que essa nem 8 meses durou. Felizmente foi a única lâmpada led que tive até agora que durou pouco.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.