Os PPR são um engano?
Sim e não. Já lá vamos. Antes de mais quero dizer-lhe que após as férias de Verão, o Contas-poupança vai regressar esta quarta-feira à antena da SIC, no Jornal da Noite às quartas-feiras, como tem sido habitual nos últimos 8 anos. Com esta reportagem sobre como escolher o melhor PPR vamos iniciar a 9ª temporada da rubrica. Parecendo que não, há quase 10 anos que estamos a dar dicas de poupança. É um trabalho gigantesco e há ainda milhares de pessoas que ainda não ouviram falar do “Contas-poupança” e do trabalho que fazemos para ajudar os portugueses a poupar e a gerir melhor o seu dinheiro. Ainda há muito por fazer. Adiante.
Sabe quanto está a render o seu PPR?
Deixe-me adivinhar. Não faz ideia, certo?
Das dezenas de pessoas a quem fiz esta pergunta na SIC, na rua em reportagem e a amigos meus, ninguém sabia responder. ISTO É GRAVÍSSIMO.
Quer dizer, pura e simplesmente, que estão a entregar o vosso dinheiro aos bancos e a seguradoras para eles ganharem o dinheiro que quiserem convosco e que não têm nenhuma palavra a dizer. Muitos portugueses fizeram o PPR por dois motivos principais: para reduzir o spread do crédito à habitação e por causa dos benefícios fiscais. E para a VOSSA reforma, não? O objetivo do PPR é multiplicar a vossa poupança para terem dinheiro que se veja quando se reformarem. Mas parece que ninguém percebeu isso.
1 cêntimo por ano
Pedi a uma conhecida minha para ligar para o banco e perguntar quanto é que o PPR dela está a render. Atenção que ela tem um PPR há 8 anos, por causa do crédito à habitação e subscreve todos os meses 25 euros para esse PPR. E achava que estava a fazer bem. E está. Só que a ideia é fazer crescer esse dinheiro. Ela ficou em estado de choque quando lhe disseram que o dinheiro dela no PPR está a render 0,01% ao ano. Sim, não me enganei na vírgula. Por duas décimas não está a ter prejuízo por ter um PPR. É absurdo. Mas pode-se fazer alguma coisa? Claro que sim!
Se ainda não percebeu porque isto é grave, tem de perceber que há PPR que estão a render 6, 7 e 8% ao ano nos últimos 5 ou 10 anos. Ou seja, como o mesmo esforço de poupança podem multiplicar dezenas de vezes o que estão a poupar.
Como escolher um PPR
Na reportagem desta quarta-feira, dia 19 de Setembro, vou explicar como deve escolher o melhor ou melhores PPR, e como pode fazer para trocar JÁ o seu PPR “miserável” para um PPR que esteja a render muito mais.
O que lhe peço neste momento é que vá ver os seus extratos que o banco lhe manda todos os anos e que veja quanto é que o seu PPR está a render e que guarde esse valor na mente quando vir amanhã (esta quarta) a reportagem do Contas-poupança que preparamos para o regresso da rubrica.
Está na altura de levar as suas poupanças a sério. Quero que tenha mais dinheiro no seu bolso. Merecemos, não? Senão são os outros que ganham com o nosso esforço.
Temos de abrir os olhos enquanto consumidores. Será uma das reportagens mais importantes que já fiz no Contas-poupança, a par das dos seguros de vida e do Crédito à Habitação. É daquelas que tem de prestar atenção quando a vir porque tem muita informação importante e refere-se a muita papelada e muitos números. Mas ninguém disse que o que estamos a fazer era fácil. É para o bem da sua carteira.
A quem interessa falar de PPR?
A reportagem é importante para os mais jovens que estão a entrar no mercado de trabalho, para os que têm agora 30 ou 40 anos, para os pais aconselharem os filhos e para os filhos aconselharem os pais a quem faltam 15 anos para a reforma.
Em resposta à pergunta inicial “Os PPR são um engano?”, sim se escolheu mal o seu PPR ou foi mal aconselhado, não são um engano se escolheu bem o seu PPR ou se mudar já para um melhor porque são uma extraordinária ferramenta de poupança que pode fazer MESMO a diferença na sua vida quando se reformar ou até mais cedo se precisar desse dinheiro (há várias situações em que pode resgatar o seu PPR antes da reforma sem penalização).
Conto, como sempre, convosco no Jornal da Noite na SIC esta quarta-feira. Ponham um alarme no telemóvel para não se esquecerem.
Acompanhe-nos AQUI
Novo livro Contas -poupança
Pode espreitar AQUI (e encomendar, se quiser) o novo livro ou clicando na foto abaixo.
(Esta semana foi o livro mais vendido a nível nacional na WOOK, na Bertrand e o 3º na FNAC). Também já está a poupar?
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
YouTube (Subscreva o canal)
Facebook do Contas-poupança
Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”
As melhores dicas de poupança dos primeiros 5 anos de programa estão no primeiro livro “Contas-poupança”. É só clicar AQUI abaixo.
Caro Pedro,
Tenho um PPR desde 1997 (ex-Atlântico Reforma agora Ocidental Seguros), sou trabalhadora independente e creio que subscrevi pelos benefícios fiscais e como complemento à futura reforma. O valor é-me deduzido todos os meses da minha conta bancária. Ao ver a tal carta de rentabilidade, e aguardando a sua reportagem, verifico que a Rendibilidade é de 4% (* já deduzida de comissão de gestão financeira, 15,72€/ano). Na expectativa de ver a reportagem e perceber o que posso ter andando a perder, ou não, nestes vinte anos.
Estou muito curiosa para ver o programa hoje e saber um pouco mais sobre os PPR. Tenho apenas 21 anos e sei que estou na altura ideal para começar a poupar para a reforma sem grandes esforços, mas a informação que existe é pouca. Além disso, com 21 anos torna-se difícil de falar sobre este assunto. A maioria das pessoas pensam que é muito cedo, no entanto, nunca é cedo para se começar a poupar! Fico à espera de mais artigos como este!
Olá boa tarde.
Ontem na reportagem nunca ouvi falar nos riscos que estão associados aos fundos…será que não existem?
Obrigado.
Olá. Sim existem. Referi que nao tinham capital garantido e até fiz um grafismo a dizer isso. Pelos vistos devia ter reforçado ainda mais esse ponto. Obrigado pela sua observação.
Que renderam 6%… não que vão render 6% ao ano nos próximos 5 ou 10 anos. Consegue me dizer qual o PPR que subscrito hoje de aqui a 5anos me vá dar pelo menos 5% de rentabilidade líquida ao ano?
É uma pergunta retórica, certo?
Boa tarde,
Antes de mais, obrigada pelo foco neste produto, do qual eu jia tinha ouvido falar há muitos anos mas que tinha “esquecido”.
A minha questão: este produto está disponível para qualquer cidadão português, mesmo que não trabalhe no país e como tal, não faça IRS cá?
Grata!
Carla
Olá. Penso que nada impede. Mas deve ter ppr no país onde vive…
Boa tarde. É possível fazer um PPR sem ter conta bancária?
Existe alternativa ao PPR em sim, e criar um fundo de poupança reforma?
Tenho 55 anos e está na altura de começar a pensar na reforma.
Obrigado
Bom dia. O banco CTT lançou um ppr que garante 1o/o . Gostaria saber a opinião sobre este produto e que PPR sem riscos aconselha para um prazo a 5 anos.