Contas de Serviços Mínimos – Mais informações

Escrito por Pedro Andersson

08.09.18

}
5 min de leitura

Publicidade

Não se deixe enganar

Continuo a receber dezenas de mensagens e de perguntas de leitores/espectadores que foram ao banco pedir informações sobre as contas de serviços mínimos bancários e que CONTINUAM A RECEBER INFORMAÇÕES ERRADAS POR PARTE DOS FUNCIONÁRIOS DOS BANCOS.

Como já vos disse várias vezes, tenho contas em 5 bancos e não pago comissões de manutenção de conta em nenhuma. Por isso não posso testar como funcionam. Bem que me iria “divertir” com isso, só para ver como correria e o que me diriam. O que vos posso dizer é que se há pessoas que não ficaram satisfeitas com as Contas de serviços mínimos, nunca me contactaram. E já são dezenas de milhares. Volto a apelar a quem tem razões de queixa destas contas que partilhe, porque essas informações são igualmente importantes para nos ajudar a decidir se são opção para nós ou não.

Repito que qualquer pessoa (não importa os rendimentos) pode pedir para que a sua atual conta bancária passe a ser de serviços mínimos e fica a pagar NADA ou apenas 5 euros (e uns cêntimos) por ano pela conta, pelo cartão Multibanco e por uma série de serviços adicionais. Mas só pode ter essa conta à ordem em Portugal. É o único critério.

Novidades

Tenho novidade por parte do espectador Rui Rosas que tentou, foi difícil, mas conseguiu. No caso dele foi no BPI.

Tenho muito a agradecer ao PEDRO ANDERSSON e à sua página CONTAS-POUPANÇA. Foi através desta página que tomei conhecimento deste tipo de contas bancárias CSMB.

O meu banco (BPI) na pessoa do meu gestor de conta, ainda antes de ler os artigos deste site, quando questionado se havia forma de manter conta no banco sem pagar comissões, em momento algum referenciou que tal fosse possível.

Na segunda abordagem, após ver os artigos desta página, questionei o gestor de conta sobre as CSMB, e só aí ele me deu informações. Mesmo assim, queriam-me substituir o meu cartão de débito por um cartão de débito online (mais limitado, e sem possibilidade de utilizar a via verde e aplicações como o MB Way).

Fui pedir esclarecimentos ao Banco de Portugal, onde me informaram que a “Disponibilização de cartão de débito para movimentação da conta, não pode ter características específicas mais restritivas do que os outros cartões de débito disponibilizados fora do regime;” e que “A proibição de ultrapassagens de crédito não é aplicável às operações realizadas com cartão de débito, caso em que as instituições de crédito podem permitir a movimentação da conta de serviços mínimos bancários para além do seu saldo para a realização de determinados pagamentos com o cartão de débito (por exemplo, pagamentos de portagens).”

Com isto informaram-me que o cartão de debito poderia manter o meu actual, e que o banco tinha que permitir o acesso a Via Verde (só possível com cartão de debito normal, o cartão de débito online não permite) e a aplicações como o MB Way.

Voltei ao balcão, entreguei uma cópia da informação do Banco de Portugal, (permita-me o PEDRO ANDERSSON que partilhe o link que me foi enviado para o meu email: https://clientebancario.bportugal.pt/o-que-sao ) e neste momento já tenho a minha conta como CSMB sem pagar qualquer tipo de comissão.

Penso que os bancos estão a dar instruções para omitir ao máximo este tipo de contas e a tentar encaminhar os cliente para contas com serviços desnecessários para a maioria dos clientes.

Uma vez mais Obrigado!

Exijam os cartões CERTOS

Portanto, como acabaram de ler, se vos disserem no banco que nestas contas não podem ter Via Verde ou levantar dinheiro no estrangeiro ou ter MBWay, NÃO É VERDADE.

Eles são obrigados ou a manter o cartão que têm ou a dar-vos um que permite ter acesso a esses serviços. Usem esta resposta do Banco de Portugal.

As comissões bancárias vão continuar a aumentar até onde os bancos quiserem. Esta é uma ferramenta que está ao nosso dispor e que podemos aproveitar se conhecermos as suas condições e os nossos direitos. Se vir que isto não é para si, tudo bem. A vantagem de conhecer é poder escolher.

Tem mais opções para deixar de pagar comissões bancárias. Fiz este vídeo a explicar as alternativas. Veja-o com atenção.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA II”

O novo livro já está à venda nas livrarias e online.

Pode espreitar AQUI (e encomendar, se quiser) o novo livro ou clicando na foto abaixo.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube (Subscreva o canal)

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. São dicas diferentes.

É só clicar AQUI abaixo.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #233 – Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai...

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

Publicidade

Artigos relacionados

55 Comentários

  1. Fernando F. Jesus Romeiro

    Muito bom. Boa capacidade pedagógica da sua parte.

    Responder
  2. João

    Bom dia,

    Para contas de condomínio existe algo semelhante?

    Obrigado
    Jose

    Responder
  3. Bigorka

    Grande trabalho sr.Pedro.Obrigado.

    Responder
  4. Ana Santana

    Bom Dia,
    Tenho uma questão, podemos ter este tipo de contas mas ao mesmo tempo ter um empréstimo bancário de um crédito à habitação associado?
    muito obrigada pela atenção

    Responder
  5. Cláudia Brito

    Boa tarde,

    Em Agosto dirigi-me ao meu Banco, depois de ter lido no Contas Poupanças informação sobre as Contas de Serviços Minímos bancários.
    Disse que queria fazer esta alteração, verificaram que eu reunia as condições, no entanto com o objetivo penso de me dissuadir informaram-me que com a conta que eu já tinha não pagava comissões (estava isenta) por ter uma conta poupança superior a X valor, e acrescentaram ainda que com a CSMB se precisasse de um crédito habitação teria de fazer novamente a alteração do tipo de conta. Aqui deixaram-me a pensar.
    Questionei ainda, sobre a anuidade de 18€ que pagava, responderam que seria uma diferença miníma (CSMB seria à volta de 5€ mensais;Muita diferença!!).
    Quanto mais leio, menos fico convencida com as argumentações do banco e irei voltar.
    Obrigada.

    Responder
    • Celso

      CSMB tem a anuidade de 5 euros. Anuidade nao é mensal mas sim anual. Mas calculo que tenha sido um lapso a escrever 🙂 Quanto menos lá deixar, melhor. Mais tarde, se quiser, muda para outro tipo de conta qualquer. Voçê é que manda, não são eles.

      Responder
  6. Renata

    Bom dia Caro Pedro.
    Falta uma informação… o que fazer quando simplesmente não aceitam o que dizemos e arrumam mil e uma desculpas para nos fornecer o que nos é direito? Chamamos a polícia? Não tem fiscalização? Nenhum órgão ao qual poderíamos denunciar?
    Voltei ao MillenniumBCP e insistem que por ter cartão de crédito não posso aderir aos serviços mínimos.
    É “regra do banco” o que me dizem. Frustada, chateada… eles fazem o que querem. A quem podemos recorrer???

    Responder
    • Pedro Andersson

      Pede o livro de reclamações e pede para falar com o gerente. Se nao resolver diga que pondero ir la com uma camara de televisão.

      Responder
    • Julio

      Expor o assunto ao banco de Portugal. Já o fiz no passado e do que me lembro nem demoraram muito a responder.

      Responder
      • Renata

        Grata pela informação Julio

        Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Livro de reclamações no banco. E/ou queixa no ste do banco de Portugal. Prefiro a primeira.

      Responder
      • Renata

        Muito obrigada Pedro.
        Voltarei lá!

        Responder
  7. Silvia

    Boa tarde Sr. Pedro.

    O titular da conta é o meu marido e ao ler o seu artigo, pedi a ele para passar no banco e pedir informaçao sobre o que era necessario fazer para mudar, sabe o que lhe responderam? Que nao vale a pena mudar pois isso so dará chatices e alem de ter de ficar sem os nossos cartoes multibanco “normais” e ter de substituir toda a documentação e fazer novas contas bancarias, resumindo, complicações! Não tenho emprestimo habitacional nem cartoes de credito, apenas multibancos e pago um balurdio de 3 em 3 meses de comissoes. O que me aconselha?

    Responder
  8. José Carlos

    Boa noite,
    Pode uma pessoa com mais de 65 anos converter a sua conta à ordem em conta de serviços minimos se for contitular em outras contas à ordem?

    Responder
    • Celso

      Sr José, só pode ter 1 conta á ordem. Se for cotitular em outras, então já tem mais do que uma.

      Responder
      • José Carlos

        Ok Sr. Celso, ao ler as Condições de Acesso fiquei em dúvida por causa da titularidade e contitularidade.

        Condições de Acesso:
        Pessoas singulares que não tenham contas de depósito à ordem ou que sejam titulares de uma única conta de depósito à ordem que, assim, poderá ser convertida em Conta de Serviços Mínimos Bancários (SMB);

        Exceto contitularidade de Conta de Serviços Mínimos Bancários com uma pessoa singular com mais de 65 anos ou um dependente de terceiros, caso em que a pessoa com menos de 65 anos ou que não seja dependente pode ser titular de uma conta de depósito à ordem ou aceder individualmente a Conta de Serviços Mínimos Bancários.

        Responder
      • António José

        Sr. Celso … “As pessoas com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que reunam as condições para aceder aos serviços minimos bancarios passaram a poder ser titulares de uma conta se serviços minimos bancários em conjunto com pessoas singulares que detenham outras contas de deposito à ordem.”

        Responder
      • Celso

        Tem razão! Desculpe! Não vi que referiu “mais de 65 anos”. Ainda assim, tenho a idéia que existe um limite para a co-titularidade. Vou ter que reler novamente as condições.

        Responder
  9. Vânia Oliveira

    Boa tarde,
    Gostava que me esclarece uma questão, eu tenho uma conta em que sou a primeira titular e o meu marido o segundo, e o meu marido tem conta em que é primeiro titular e eu segunda titular. É possível pedir em ambas as contas para serem de serviços mínimos?

    Responder
  10. Rosa Jongh

    Obrigada pelo excelente serviço público! Parabéns pelo seu trabalho!
    Quanto a mim, fui desinformada no banco (CGD) … disseram-me que não era possível ter também conta no estrangeiro (sendo que o meu marido é imigrante) e disseram-me que tinham de recolher o meu cartão (um cartão normalíssimo visa multibanco), para fazer um novo, e sem previsão de quando receberia um novo… criando aqui o problema de como fazer a minha vida normal sem o cartão… se não me deram um prazo mínimo/ máximo de entrega.
    Os milhões que andam a lucrar à conta do Zé Povinho…

    Responder
    • Pedro Andersson

      Pode ter mil contas no estrangeiro se quiser. Em Portugal só uma. O multibanco é um problema. As vezes demora 3 semanas. Dificultam de proposito? Nao sei.

      Responder
  11. Daniela Dias

    Pedro, a conta de serviços minimos só pode ter um titular? Isto é, a minha conta está em meu nome, mas o nome da minha mãe tb lá figura para qualquer eventualidade, mas a minha mae nao tem cartoes, nem acesso direto à conta, mas no banco dizem que para aderir à conta de serviços minimos a minha mae tem de sai da conta.
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Sim. Ela está lá, mesmo que nao utilize. Teria de sair. Avalie.

      Responder
      • Carlos Dias

        Sr. Pedro, tire-me uma dúvida sff, a Daniela não pode ter uma conta de serviços minimos pois a mãe é também titular da conta dela. Mas a mãe pode ter uma conta de serviços minimos e a Daniela ser também titular? Partindo do principio que a mãe dela tem mais de 65 anos…
        No desdobrável do Banco de Portugal refere que “As pessoas com mais de 65 anos ou com grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que reunam as condições para aceder aos serviços minimos bancários passaram a poder ser titulares de uma conta de serviços minimos bancários em conjunto com pessoas singulars que detenham outras contas de depósito à ordem.”

        Responder
  12. Almerindo Alves

    Boas a todos, em especial ao Sr. Pedro Andersson.
    Hoje fui ao meu banco Novo Banco para passar a minha conta para os serviços mínimos bancários, não me puseram qualquer entrave em cinco minutos alterei tudo, de 31€ anuais vou passar a pagar 5€ anuais.

    Responder
  13. António Santos

    Boa tarde
    Foi feito pedido na CGD para retirar um dos titulares da conta à ordem. Pedido assinado por todos os titulares da conta à ordem. Hoje a CGD telefonou a dizer que não é possível retirar um dos titulares pelo facto de ambos os titulares serem fiadores de um empréstimo em nome da filha para compra de uma habitação da filha. A conta à ordem para o pagamento do empréstimo está unicamente em nome da filha. Parece-me que não faz sentido uma vez que foram as folhas de vencimento que foram levadas em conta para ser concedido o empréstimo à filha. Pergunto se a lei lhes dá razão nesta decisão?! Obrigado pela atenção dispensada.
    António Santos

    Responder
  14. Manuel Almeida e Sousa

    Boa noite pode ser feitos levantamentos ao balcão sem custos da Conta de Serviços Mínimos o cartão de debito,são cobrado algum valor pela aquisição do cartão no meu caso é o Montepio ?

    Obrigada
    Manuel Sousa

    Responder
  15. João Pereira

    eu sou o 1°titular da conta e a minha esposa a 2 titular posso fazer o pedido da conta de serviços mínimos obrigado

    Responder
  16. Luis Ferreira

    Bom dia,

    Pertenço a uma Associação de pais de uma escola e temos uma conta num banco que pagamos muitas comissões , trimestrais e por cada transferência.
    Existe alguma forma ou banco que nos permitam baixar estas comissões?

    Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Isto é so para particulares. Para pessoas coletivas não dá… Ainda nao encontrei solução para isso… 🙁

      Responder
  17. Pedro Sousa

    Sr. Pedro Andersson, tenho uma dúvida que queria ser esclarecido antes de me deslocar ao banco. Eu tenho uma conta bancária no Santander em que sou o titular e a minha mãe a contitular, a minha mãe tem uma conta no BCTT onde ela é a titular e eu o contitular, eu tenho mais de 60% de incapacidade e a minha mãe tem 70 anos. Posso converter a minha conta no Santander em Conta de Serviços Mínimos Bancários? É verdade que não pago comissões exceto a anualidade do cartão de débito, mas fica mais barato pagar 5€ anual por uma conta CSMB que pagar 17€ da anualidade.

    Responder
  18. Joao Silva

    Ja consegui mudar para conta SMB no BPI
    Para quem quiser fazer o mesmo fica uma dica importante:
    Quando se dirigirem ao vosso banco para fazer a mudança levem o comprovativo das contas bancarias tirados no portal do BP para comprovar que só tem aquela conta a ordem .

    Fica também o meu MUITO OBRIGADO ao responsável pelo artigo publicado , Ex mo Senhor Pedro Andersson !

    Responder
  19. Jorge Peixoto

    A minha esposa é 2 titular da unica conta bancaria que ambos temos. A CSMB terá apenas um cartão de debito ou terá um cartão de debito para cada um dos titulares ?
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O seguinte do cartão é pago a parte pelos preços normais do preçário (como antes).

      Responder
  20. Inês Freire

    Finalmente aderi!
    Coloquei a questão ao banco de outra maneira. Disse que queria mudar para CSMB. Depois de me irem dando os documentos a conta gotas destruiram-me o meu cartão de débito com a informação que ia deixar de funcionar e tinha de ser substituído por um maestro. Ora pelo que li agora fiquei na dúvida se foi legítimo terem inutilizado o cartão pois obrigam-me a estar 10 dias sem nenhum. Foi esse o prazo apontado para a entrega do novo. Embora gratuito não posso realizar algumas operações diárias enquanto privada de um cartão que paguei e ainda estava válido. Já para não falar que a manutenção de conta dos 3 primeiros meses já descontada/paga no início do ano dava para a anuidade de 3 pessoas com CSMB!

    Parabéns pelos seus artigos e programa. Bem haja!

    Responder
  21. Da Silva

    Sr. Pedro uma conta de ambos com 2 pessoas que tinham 2 cartões Mb ou converter a conta não continua a ter os 2 cartões tendo os 2 mais de 65 anos e um de nós ter uma incapacidade de 80% tudo isto na c.g.d.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Um dos dois tem de pagar o multibanco a parte.

      Responder
  22. Yolanda Antonio

    Bom dia, realmente achei que foi muito fácil abrir esta conta na CGD pois cheguei, pedi e obtive a conta de SM sem grandes complicações. Mas entretanto descobri que o cartão que me foi atribuído apesar de ter uma funcionalidade que não tinha no anterior (agora é contactless) não me permite aceder ao Mbway e quando falei sobre isso no banco apenas me foi dito que não posso usar essa funcionalidade nem o PayPal devido a conta ser de serviços mínimos. Agora vendo está informação vou ter de dirigir-me ao banco novamente e pedir mais explicações. Porque na altura em que me mudaram o cartão não disseram porque tinha de ser destruído o cartão anterior e nem que funcionalidades iria perder.

    Responder
  23. Adão

    Boa Tarde,

    Fiquei com uma duvida, tenho conta millennium, banco CTT e activo bank.
    Posso alterar a minha conta millennium para serviços minimos?

    Cumprimentos e obrigado!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Adão. Qual é a primeira regras das contas de serviços mínimos?

      Responder
      • Adão

        Não ter outras contas à ordem. O que me colocou na dúvida foi achar que o sr. Anderson tinha alguma conta em serviços mínimos, sendo que tem outras tantas contas…

        Responder
        • Pedro Andersson

          Não. Não tenho. Com tantas contas era impossível 🙂

          Responder
  24. Paulo Pinto

    Bom dia, Sr. Pedro
    Muito agradeceria me esclarecesse se posso converter a minha (única) conta pessoal numa de SMB, sendo que sou sócio-gerente de uma micro-empresa na qual sou eu a movimentar a respectiva conta bancária (em nome da dita empresa). No banco CTT negaram a conversão, alegando que por movimentar duas contas, não poderei ter uma de SMB, mesmo apenas uma sendo minha pessoal. Escrevi para o Banco de Portugal, mas também não me deram uma resposta concreta, apenas me direcionaram para a consulta das normas, que neste aspecto também não são claras. Peço-lhe assim encarecidamente me esclareça. por favor.
    Bem Haja
    Paulo Pinto

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Paulo. a csmb são só para particulares. Se o seu nome existe noutra conta não preenche os requisitos. Parece-me claro. Mas é a minha opinião. Vale nada contra o banco de Portugal. Pode sempre tentar uma queixa num centro de arbitragem, mas creio que perderá.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.