O gás de botija vai ficar mais barato para milhares de famílias

Escrito por Pedro Andersson

29.08.18

}
5 min de leitura

Publicidade

Foi publicada hoje a tarifa solidária no gás de botija, mas…

Se tem gás canalizado isto não lhe interessa. Mas pode interessar para os seus pais, avós ou tios que vivem em locais onde não há gás natural canalizado. Interessa, por exemplo, à minha mãe. Mas não muito, como vai ler nos últimos parágrafos deste artigo.

Se vive numa grande cidade pode achar que isto é coisa do antigamente. Engana-se. Em Portugal, 75% da população ainda compra botijas de gás para cozinhar e aquecer água. Os preços das botijas são muito caros, sem grandes explicações contabilísticas.

O Governo acaba de aprovar (foi publicado hoje) o projeto-piloto de aplicação da tarifa solidária de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) a aplicar a “clientes finais economicamente vulneráveis”.

Pagar metade?

Cada botija pode vir a custar cerca de metade para famílias com fracos rendimentos. O desconto vai variar conforme o distrito do país. Vão ser escolhidos (ainda não se sabe quais são) 10 municípios durante um ano para ver como vai funcionar. Assim que estiver tudo OK, alarga-se a todo o país.

Quem tem direito ao desconto

São elegíveis para beneficiar da tarifa solidária as pessoas singulares que são abrangidas pelo complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez e também as pessoas cujo agregado tenha um rendimento anual igual ou inferior a 5.808 euros, acrescido de 50% por cada elemento (até ao máximo de dez) e que não receba qualquer outro rendimento.

Da mesma forma, vão ser considerados beneficiários os que usufruem da tarifa social de energia elétrica, devendo, para isso, a Direção geral da Energia e Geologia (DGEG) fornecer aos municípios requerentes a identificação dos beneficiários elegíveis.

Cada beneficiário terá direito a duas garrafas por mês a preço solidário, à exceção dos agregados constituídos por mais de quatro elementos, em que o número de botijas com a tarifa em causa sobe para três.

Os operadores do mercado titulares de marca própria vão ter de manifestar interesse em participar no programa.

Como vai funcionar

Pelo que percebi do que estive a ler na lei, a Câmara Municipal vai receber as botijas enviadas pelas marcas aderentes e é a Câmara Municipal que vai vender as botijas a preços “solidários” aos munícipes que preenchem os requisitos. Está no protocolo que terão de reservar um espaço com segurança para a venda destas botijas. O cliente vai ter de levar o documento que prova que preenche um dos requisitos mencionados (creio que basta uma vez?), como por exemplo os abonos ou o IRS. Pode haver aqui vantagem em entregar todos os anos o IRS mesmo que não tenha rendimentos. Fica a dica.

Ora, só aqui já estou a ver várias dificuldades. A minha mãe que mora a 15 km da Covilhã vai à Covilhã buscar a botija como? Para ir de táxi gasta mais de táxi do que o que vai poupar na botija… Para ir de autocarro, quem é que lhe carrega a botija? Humm… Estou cheio de dúvidas. Estou curioso para fazer esta reportagem. As marcas não vão ser obrigadas a dispensar botijas para este efeito? E se nenhuma quiser aderir a este projeto?

Quando ouvi a notícia, pensava que o cliente ia a qualquer revendedor e pagava só o valor da tarifa solidária de gás em qualquer zona do país. Não, é só num local indicado pela câmara. E quem vive nas aldeias, faz como? Estão a ver o que se aprende (jornalisticamente ou como cidadãos) quando vamos ler as leis para tentar perceber o que foi aprovado afinal?

Os números do governo dizem que face aos valores médios das botijas de gás butano por distrito as poupanças mensais por botija vão variar entre os 3,73 € em Viana do Castelo e os 16,10 € em Setúbal (o distrito com as botijas mais caras do país, vá-se lá perceber porquê). Já pedi esclarecimentos ao Ministério da Economia. Quando souber mais sobre isto digo.

É que, pode não parecer, mas isto é mesmo importante. O gás de garrafa está com preços absurdos e ninguém explica porquê. Parece um mercado à parte do qual ninguém fala porque são sobretudo idosos (e não só) que já estão habituados a pagar o que lhes dizem e porque precisam ter gás no fogão seja a que preço for.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube (Subscreva o canal)

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA II”

O novo livro vai estar à venda nas livrarias e online a partir de 7 de Setembro mas já está em pré-venda neste momento nas várias livrarias online.

Pode espreitar AQUI (e encomendar, se quiser) o novo livro ou clicando na foto abaixo.

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.

É só clicar AQUI abaixo.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Worldcoin | Recolha de fotos da íris suspensa por 90 dias pela Comissão de Proteção de Dados

Comissão de Proteção de Dados suspende recolha de dados da íris pela Worldcoin A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris e rosto realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Ricardo

    Vivo na cidade no entanto uso botija, pura a simplesmente porque diminui-me a factura em 50%.. antes pagava gás canalizado à Digal que rondava os 50 euros mensais, achei estranho tais consumos e testes após testes a empresa dizia que o problema dos gastos eram meus e dos equipamentos. (Como é obvio…nunca é deles…). Comprei uma botija pelo cansaço e falta de competência da empresa e ví a poupança logo no primeiro mês. Já se passaram alguns anos e continuo com esta opção. Fica a dica para quem quiser poupar se achar algo de irregular com as suas facturas.

    Responder
  2. Nelson Branquinho

    De facto vamos ver como funciona esta situação pois a mim interessa-me por causa dos meus pais. É muito bonito dizer “vamos criar uma tarifa solidária” mas se depois as pessoas têm que se deslocar muitos Km só para ir buscar a garrafa mais barata ao invés de andar 1 ou 2 km que é da loja mais próxima… lá se vai a poupança…
    Isto é o que se costuma fazer, “as regras de funcionamento é assim” e muitas vezes nem sabem como é que realmente no terreno as coisas funcionam/são.

    Sr. Pedro eu acompanho-o já há muito tempo e graças a si estou alertado de muitas coisas. Tenho pena de não conseguir ajudar. Continue o seu grandioso trabalho. É muito muito muito útil e pertinente!

    Responder
  3. Manuel Peñascoso

    É urgente que os gases de petróleo liquefeitos designados por GPL, botijas e propano canalizado, deixem de ser vendidos a “balde” e passem a ser facturados como energia tal como é facturado o gás natural cujo caudal medido em metros cúbicos é corrigido pelo factor da energia contida em relação à energia de referência.
    Na realidade o butano e o propano comercias são misturas de gases cujos poderes caloríficos variam e muito consoante as caldeiradas que são feitas com os gases que são recebidos e os armazenados (misturas).
    Passando estes gases a serem vendidos como energia não só os consumidores estarão mais protegidos como poderão comparar os preços entre os do gás natural e da energia eléctrica.
    A venda do gás propano canalizado deve ser processada como a do gás natural.
    As botijas devem conter um selo que indicará o lote do gás, o peso do combustível e a energia total contida sendo o preço final obtido pela multiplicação da energia pelo respectivo custo unitário.
    No sítio da DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia devem serem publicitados os lotes dos GPL com a composição e as respectivas características físicas as quais devem ser auditadas por entidades credenciadas pela DGEG.

    Responder
  4. Patrícia Santos

    Sr Anderson onde me posso dirigir para ver se tenho direito a esta tarifa solidária de gás?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.