Deve ter “medo” das Contas de Serviços Mínimos Bancários?

Escrito por Pedro Andersson

16.08.18

}
9 min de leitura

Publicidade

Contas de Serviços Mínimos Bancários – Perguntas e Respostas

Deve ter medo? Claro que não. São contas absolutamente normais, mas sem “luxos” como a Conta-ordenado, por exemplo. O que é a conta-ordenado? Já explico mais à frente. Há pessoas que pensam que é uma conta onde se recebe o ordenado. E que nas Contas de Serviços Mínimos não pode receber o ordenado. Nada disso. É para tirar esse tipo de dúvidas que o Contas-poupança existe. Há uma falta de informação imensa entre os clientes bancários em Portugal. Aos poucos vamos lá.

Não precisa mudar de banco para pedir que a SUA conta passe a ser uma Conta de Serviços Mínimos Bancários (CSMB). Pede um impresso no seu banco, preenche, entrega e já está. Nem tem de dar explicações nenhumas, OK?

Só tem de preencher um requisito: Só pode ter essa conta à ordem em Portugal (pode ter contas no estrangeiro). Esta informação pode ser muito útil para emigrantes portugueses por todo o mundo. NÃO PRECISAM PAGAR COMISSÕES DE MANUTENÇÃO DE CONTA EM PORTUGAL. Avisem-nos, OK?

Só pagam 4,35 € (em 2019) por ter a conta aberta e o multibanco é grátis. No caso da CGD é TUDO GRÁTIS (nem os 4 euros paga).

Tenho publicado vários artigos sobre isto nos últimos 3 ou 4 anos e continuo a perceber que os bancos não informam sobre estas contas e dão informações erradas a quem faz perguntas porque se as pessoas fizerem esta alteração eles perdem muito dinheiro (o seu dinheiro) e é um direito seu.

As dúvidas mais comuns

Mas antes das dúvidas leiam este relato que é típico. Chegam-me às dezenas:

António Jesus  – Olá Pedro! Graças à tua informação, consegui mudar a minha conta para “serviços mínimos bancários”, quando pela primeira vez, depois de mais de 40 anos cliente do Santander, vi no meu extrato de Julho um “saque” de quase 13 euros de “manutenção de conta”! Fui ao banco reclamar sobre este “saque”, onde a gestora me disse que era obrigatório para todos os clientes e não havia nada a fazer, sem referir em momento algum a opção dos serviços mínimos! Foi então que eu a “lembrei” que havia esta opção, ela riu um pouco e confirmou, tendo então mudado a conta, já que eu cumpria todos os requisitos desde que encerrei meu estabelecimento comercial e as várias contas, ficando apenas com uma. O condenável no comportamento deles, é ocultarem esta informação às pessoas, só confirmando essa opção quando se dão conta que a pessoa está informada! Assim, graças à tua informação, acabou-se no que a mim diz respeito, o saque dos 13 euros sob pretexto da “manutenção da minha conta”. Muito obrigado! 👍

As respostas

Ana Filipa Ainda hoje perguntei no BPI se podia mudar para CSMB, visto ter o crédito habitação lá, e disseram que não era possível em qualquer banco ter CSMB com o crédito habitação…

R: Claro que pode alterar a sua conta à ordem para CSMB mesmo tendo lá o seu Crédito à Habitação. O único critério é só ter essa conta à ordem. E continua a ser uma conta à ordem. Continua tudo normal. Recebe lá dinheiro e sai de lá dinheiro. Estão a meter-lhe medo. PEÇA O LIVRO DE RECLAMAÇÕES!

Marisa Barrosinha Se tivermos uma conta a prazo é possível ter uma conta à ordem com serviços mínimos?

R: Claro que pode ter uma conta a prazo, até pode ter dezenas. O único critério é só ter UMA conta à ORDEM e não a prazo. Pode continuar a ter os serviços que quiser. Mas obviamente vai ter de pagar as comissões de cada serviço adicional que pretender, como acontece agora. Em relação a isso não muda nada.

Teresa Mary Barriga Eu já li mas não entendi. Pode-se ter uma conta serviços mínimos e outra conta à ordem? Eu tenho conta à ordem na CGD, será que posso deixar de pagar comissão?

R: Atenção. Pedir para transformar a sua atual conta à ordem em CSMB NÃO É abrir uma outra conta noutro banco. A sua única conta atual à ordem é que passa a ter outro nome e deixa de ter funcionalidades que as outras podem ter como por exemplo ser Conta-ordenado (Já explico o que é, para quem nunca teve).

Mina Andrade Tenho conta à ordem mas tenho o empréstimo da minha casa. Será que posso pedir também ? Obrigado

R: Claro que sim. Não é nenhum impedimento.

Teresa Mary Barriga Olá, se alguém escolher abrir uma conta de SM, não pode ter conta ordenado, foi o que li. Então, como recebe o ordenado? Obgd.

R: Vamos lá então à explicação da Conta-ordenado. Conta-ordenado é aquele tipo de conta ou serviço que lhe adianta um ordenado sem o ter recebido ainda. Ou seja, no mesmo mês pode gastar dois ordenados, pagando juros, obviamente. E quando cair na conta o ordenado do mês seguinte o banco vai logo buscá-lo. Pode ajudá-lo num mês difícil, mas este tipo de contas são um perigo para quem não sabe usar o dinheiro de forma inteligente. Não faz falta nenhuma a quem sabe gerir bem o dinheiro. Nas CSMB pode (e deve) receber o seu ordenado todos os meses. Não vamos criar uma confusão onde ela não existe.

Ana F. Eu transformei a minha conta em serviços mínimos da semana passada. Tenho praticamente tudo o que tinha na Caixa S. Só tem 2 desvantagens para o meu caso:
1 – O novo cartão de débito pode não funcionar nos terminais multibanco de algumas lojas, se estes forem estrangeiros (como na Primark, por exemplo. Tenho que ir a uma caixa multibanco levantar dinheiro antes).
2 – Não posso ter cartões de crédito, como o cartão Universo ou o cartão Fnac.

R: Esta mensagem da Ana F. foi provavelmente baseada nas informações ERRADAS que lhe deram no banco. NÃO É ASSIM. O cartão multibanco pode ser usado em qualquer loja em Portugal e agora também no estrangeiro. Antes, de facto, não podia usar no estrangeiro. Agora já pode. E pode SIM, usar os cartões do tipo Universo e FNAC e JUMBO e tudo e tudo e tudo. PODE!

Eu estou virado hoje para as maiúsculas porque me irrita (desculpem) que estejam a dar tantas informações erradas às pessoas. Estão a tratar-nos como se fôssemos burros e ignorantes. Não deixem.

Ana Gomes Ferreira Não posso ter cartões com crédito porque isso é o mesmo que ter abertas contas noutros lados.

R: Pode ter os Cartões de Crédito que entender. Ter um cartão de Crédito não é ter uma conta à ordem. Esse é o único requisito. Obviamente vai ter de pagar os cartões de crédito à parte, como já acontece agora. Pode ter 1.000 cartões de crédito associados à sua conta de serviços mínimos bancários.

Vanessa Dias de Oliveira Quem tem crédito à habitação pode optar por esta conta sem perder “as regalias” das taxas de juros?

R: Este ponto é importante. Claro que pode. Mas tem de ver primeiro se tem algum desconto no spread associado à sua conta à ordem atual. Por exemplo, pode ter um benefício no spread por ter conta-ordenado (a tal que mencionei acima). Se acabar com a conta-ordenado podem aumentar-lhe o spread. Basta perguntar ao seu gestor de conta se isso acontece ou não. Também costumam pedir a domiciliação de ordenado e o pagamento da água, luz, etc. Tudo isso continua na CSMB. A conta-ordenado é que não é permitida.

Jose Fernandes Tenho um PPR anexado à conta. Mesmo assim posso alterar para serviços mínimos?

R: Claro que sim. Um PPR não é uma conta à ordem.

Rui Pires Lourenço Bom dia, li e reli a vossa preciosa informação que desde já agradeço. Ao converter a minha conta BPI numa conta SMB perderei o acesso ao banco pela net e pela app no smartphone? Pessoalmente uso muito o acesso ao banco pela internet.

R: Continua tudo igual. E com menos comissões.

Ah! E pode, sim, ter Via Verde. Antes não podia, agora já pode.

Aproveito para dizer que o processo é totalmente reversível. Ou seja, se por algum motivo sentir que fez mal em ter pedido para ter uma CSMB (até hoje não conheci ninguém), é só pedir para voltar tudo como estava antes. Terá, claro, de pagar as novas anuidades do cartão multibanco e as comissões de manutenção de conta que pagava antes.

Estas foram as perguntas que mais vezes me fizeram sobre o assunto. Espero ter ajudado.

Aqui abaixo tem alguns dos muitos artigos que já escrevi sobre o assunto. Em todo o caso, só mude se estiver convencido de que é bom para si. Faça lá no banco todas as perguntas que entender até não ter nenhuma dúvida. Mas se lhe disserem que não pode por isto e por aquilo, atenção: o ÚNICO critério que conta é só ter aquela conta à ordem em Portugal. Com a excepção de poder ser contitular de idosos e incapacitados. Tudo o resto, peça para lhe colocarem por escrito o artigo na lei a dizer que não podem por isto ou aquilo. Vai ver que ninguém se atreve.

Artigos sobre as Contas de Serviços Mínimos

As novidades mais recentes do Banco de Portugal sobre as CSMB (11 Agosto 2018)

A explicação sobre como funcionam as Contas de Serviços Mínimos Bancários (12 Maio 2018)

Como baixar/anular as comissões da CGD (25 Julho 2017)

Vídeo – Como fugir das comissões bancárias (8 Março 2017)

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

203 Comentários

  1. Jose Horta

    No caso da Ana Filipa, não estarão possivelmente a avisar que perderá as bonificações do crédito à habitação?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Sim, pode acontecer. Daí o alerta para essa situação. Mas devem explicar porquê e qual a penalização. Pode até compensar na mesma ou pode até trocar o beneficio pela conta ordenado por outra condição que dê mais jeito à cliente.

      Responder
    • Elisabete Ferreira

      Boa noite, podem me informar se posso pedir para converter a minha conta em smb da CGD? O meu marido é 2 titular dessa conta .
      Tenho outra conta com o meu marido no bpi na altura até foi por causa do crédito habitação, neste momento até já tenho a casa paga. Posso continuar com esta conta com o meu marido? Ou retiro o meu nome dessa conta, e ele tb pode pedir smb?
      Podem me ajudar , o que posso fazer? Obg

      Tenho incapacidade de 81%

      Responder
    • Franklin Canto Costa

      Bom dia, todas as minhas contas de água, luz, etc., são pagas pela Internet. Se passar para a “conta de serviços mínimos bancários “ posso continuar a fazê-lo?
      Obrigado

      Responder
      • Pedro Andersson

        Sim. Claro. É uma conta “normal”. Só não pode ir a negativo.

        Responder
      • Francisco Jorge Urze Marques

        Acontece que o banco CTT me recusa converter a conta a ordem em serviços mínimos bancário

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Mas se a conta CTT é grátis porque quer mudar para serviços mínimos? Por causa da anuidade do cartão?

          Responder
  2. Daniel Benitez Cunha

    Bom dia,

    Tenho conta à ordem no Santander e o que me disseram foi que como tinha a minha irmã como co-titular (na minha cobta à ordem), ela tinha que mudar o estatuto e para isso tinha que pagar 8euros. Isto está previsto?

    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola Daniel. Como se trata de uma terceira pessoa, não sei. Terá de perguntar ao banco de Portugal.

      Responder
  3. Adelino

    Boa Tarde. Tenho uma conta a ordem e sou o segundo titular numa conta a ordem no mesmo banco. O primeiro titular desta segunda conta a ordem tem mais de 65 anos. Posso converter ambas as contas em CSMB?

    Responder
  4. Paula Marques

    Boa noite, ao ler as condições de adesão à conta de serviços mínimos não ficou claro o seguinte: sou segunda titular da única conta à ordem que o meu irmão tem. Associada a essa conta está o crédito à habitação dele e nada mais. Ele poderá passar essa conta (tem custos de manutenção) para serviços mínimos, independentente do facto da segunda titular ter outras contas bancárias ou não ser maior de 65 anos? Obrigada pelo esclarecimento.

    Responder
      • Juliana do carmo Barbosa moreira

        Eu estou a pagar um empréstimo ao banco eu queria saber porque e que não dá para abrir uma conta de serviços mínimos noutro banco qual e o problema quais são as consequências

        Responder
        • Pedro Andersson

          Ola. Pode é abrir no seu proprio banco. So pode ter uma conta…

          Responder
  5. Carla ribeiro

    Tenho uma conta a ordem no millenium, mas sou segunda titular e n caixa geral tenho duas a ordem uma sou segunda titular a outra sou titular , posso por conta de serviços mínimos?

    Responder
  6. António Ferreira

    Bom dia, e muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido!
    Tenho um pequeno negócio, como empresário em nome individual, e tenho conta no BPI que quer a partir de 1 de outubro de 2018 cobrar €7,50/mês (comissão de gestão).
    Tenho duas questões.
    primeira – posso pedir para trocar a conta para CSMB, mantendo o serviço de TPA do BPI da loja?
    segunda – sou 2º titular numa conta da CGD, tenho de deixar de o ser para poder obter a CSMB do BPI?

    Obrigado!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Com empresas nao sei como funciona. Suponho que seja diferente mas não quero induzir em erro sem querer. Sim, teria de sair das outras contas.

      Responder
  7. Gonçalves

    Bom dia.
    Tenho uma conta ordenado no BPI em que tenho um descoberto autorizado pelo banco.
    Teria de por a conta a zeros para pedir a CSMB?
    Cumprimentos

    Responder
  8. Susana Barros

    Boa tarde. No meu caso tenho dúvidas em converter para os serviços mínimos porque tenho outro tipo de aplicações diversificadas e não sei se ao fazer essa conversão, se irá ter alguma influência e deixar de ter os serviços sendo cliente caixa azul. No banco não me souberam esclarecer. Obrigada.

    Responder
  9. António Pinto

    Olá, Pedro.
    Embora tenha acompanhado por emeil toda a informação disponibilizada, continuo com algumas dúvidas:
    tenho uma conta “à ordem e outra a prazo” no mesmo Banco. Ainda nesse Banco tenho uma “aplicação financeira”. Noutro Banco “on line” tenho uma conta “à ordem” e associado a essa conta, tenho uma aplicação financeira, também. Noutro Banco “on line” tenho, também, uma conta à “ordem” e uma aplicação financeira. Nos dois bancos “on line” não pago comissões de manutenção de conta. Apenas pago os serviços solicitados. Será que posso ter uma “CSMB” no Primeio Banco, acima mencionado, retirando a conta a prazo (que não rende nada) e assim deixar de pagar despesas de manutenção? Agradecendo a sua disponibilidade, subscrevo-me com um até já.
    António Pinto

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola António. Só pode ter uma conta à ordem, seja online ou não.

      Responder
    • Fernando Coelho

      Boa tarde, pedi a conversão da minha DO em CSMB e não tenho outras contas bancárias, mas a minha esposa tem com a sua mãe outra CSMB. Podemos converter a nossa DO? Se somos 2 titulares de uma CSMB só podemos ter um cartão MB ou podemos ter um cartão cada titular?

      Responder
  10. Helena André

    Olá, tenho 2 dúvidas acerca da CSMB:
    – É só para clientes com mais de 65 anos?
    – Ter certificados de aforro, inviabiliza a conversão?
    Obg

    Responder
  11. Carlos Adrião

    Viva,
    Para além da conta à ordem que tenho onde sou o 1º titular, se for o 3º titular de uma outra conta à ordem de um familiar? É possível converter a minha conta à ordem para CSMB?
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Terceiro titular é ser titular. Nao pode. Ha excecoes. Leia as condicoes destas contas nos varios artigos que tenho no blogue. Estao la todas as condições e excepcoes.

      Responder
  12. Renata

    Bom dia Pedro.
    Fui ao banco e estava para mudar, quando a atendente disse que eu tenho um cartão de crédito do banco e se mudasse a conta para Serviços Mínimos Bancários não poderia ter o cartão de crédito.
    Voltei outro dia e outro funcionário me disse a mesma coisa. Afinal tendo o cartão de crédito pode ou não pode?
    Obrigada.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Claro que pode. Estao a dar-lhe informacoes erradas. Peca que lhe deem essa informacao por escrito e vai ver a cara deles a mudar.

      Responder
  13. Maria Paula Reis

    A mim aconteceu o seguinte ao transformar a conta à ordem normal numa se serviços mínimos
    A funcionária da CGD ao verificar que o meu marido como primeiro titular desloca-se em cadeira de rodas aconselhou a passar a conta ordem para a S e portanto com despesa de manutenção mínima de €2,60 mensal em vez dos serviços mínimos porque ‘um dia’ o MB podia por qualquer motivo ficar com o cartão de débito e só ele poderia resgatar o cartão junto ao banco por ser ele o primeiro titular da conta e estar emitido em nome dele. Dado que sou eu que sempre trato dos assuntos esse inconveniente iria fazê-lo deslocar-se ao banco o que não é fácil dada a situção de falta de mobilidade. Em vez de ter o cartão de débito em nome do 1 titular não posso ser eu a ter como 2 titular?
    Isto é verdade?
    Obrigada
    P.S. Sou da família de Jonadabe

    Responder
  14. Fernando Alves

    Sr. Pedro Andersson. Já fui à CGD, onde tenho a minha conta para aderir à conta de serviços mínimos bancários, por reunir todas as condições para o efeito e a funcionária alertou-me de imediato que se aderir a esta conta não posso pedir e passar cheques. Ora eu nunca uso cheques só e sempre o MB. Porém posso vir um dia a ter que usar cheques nesta conta para pagamentos por qualquer motivo como já aconteceu no passado quando fiz umas obras. Como posso eu resolver? Será que posso usar cheques mesmo esporadicamente nesta conta pagando qualquer taxa adicional para o efeito? É que na Caixa não me souberam responder a esta questão.
    Obrigado
    cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. A informacao do banco de portugal é esta: As contas de serviços mínimos bancários não podem ter saldo negativo. As instituições de crédito não podem contratar facilidades de descoberto, nem permitir tacitamente a movimentação da conta para além do seu saldo (ultrapassagem de crédito) aos clientes que acedam aos serviços mínimos bancários. A proibição de ultrapassagens de crédito não é aplicável às operações realizadas com cartão de débito, caso em que as instituições de crédito podem permitir a movimentação da conta de serviços mínimos bancários para além do seu saldo para a realização de determinados pagamentos com o cartão de débito (por exemplo, pagamentos de portagens).

      Portanto, nao pode ter cheques mesmo pagando à parte. É a minha interpretação.

      Responder
  15. Dinis dos Reis

    Porquê tanta preocupação? Sou cliente do Activo bank desde os seus primórdios (Banco 7) e, neste banco não pago manutenções, cartões ou transferências… Para alem deste, existem outros nas mesmas condições.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se tiver lá o credito a habitação não é assim tao simples…

      Responder
      • Dinis dos Reis

        Olá Pedro.

        É simples. Passo a explicar. Como lhe referi, sou cliente do Activobank e, por questões económicas em 2012 este banco (que faz parte do BCP) não tinha as condições que necessitava para um financiamento hipotecário. Com se deve recordar, nesta altura os spread’s eram altíssimos. O construtor tinha um protocolo de spread com o santander para quem se financia-se neste banco. Aceitei as condições. Quando o financiamento cumpriu o primeiro aniversario as regras mudavam quase todos os meses, com custos em cima de custos. De referir, que todos os pressupostos eram cumpridos por mim. Ao longo de 5 anos foi um calvário (posso partilhar em privado detalhes assustadores). Consegui mudar tudo para o Activobank, sem complicações, com o pagamento das despesas de transferência assumidas pelo banco e sem custos de manutenção de conta, cartões e transferências…

        Quero expressar também gratidão pelo excelente trabalho que desenvolve.

        Cps

        Dinis dos Reis

        Responder
  16. Sergio silva

    Olá,tenho um credito pessoal associado a min a conta a orem,posso converter para csmb,obrigado

    Responder
  17. Ana Rodrigues

    Tenho uma conta à ordem (a única) no NB desde que vim viver para Portugal (há 19 anos), pois o meu primeiro empregador pagava o meu salário com um cheque do (antigo) BES. Decidi então abrir conta no mesmo banco, onde, a pedido meu, e para minha tranquilidade e conforto, passei a contar com um pequeno plafond para atender a necessidades extraordinárias. Hoje em dia tenho imensa despesa com taxas mas, para não perder o acesso ao plafond, que eventualmente me dá muito jeito, vou mantendo a conta com algum sacrifício. Será que terei de abrir mão deste pequeno conforto caso que eu venha a optar por converter a minha conta numa CSMB?

    Responder
  18. Natália

    Bom dia, no caso de uma conta com 2 titulares (sendo a unica à ordem para os 2) é aplicável a CSMB?
    Obrigada!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Têm de ser os dois a pedir e o segundo cartao multibanco é pago a parte

      Responder
    • Pedro Andersson

      Sim. Mas têm de pedir os dois. Um paga o multibanco à parte.

      Responder
  19. Rui Rosas

    Boa noite,

    Tenho muito a agradecer ao PEDRO ANDERSSON e à sua página CONTAS POUPANÇA. Foi através desta página que tomei conhecimento deste tipo de contas bancárias CSMB.

    O meu banco (BPI) na pessoa do meu gestor de conta, ainda antes de ler os artigos deste site, quando questionado se havia forma de manter conta no banco sem pagar comissões, em momento algum referenciou que tal fosse possível.

    Na segunda abordagem, após ver os artigos desta página, questionei o gestor de conta sobre as CSMB, e só aí ele me deu informações. Mesmo assim, queriam-me substituir o meu cartão de débito por um cartão de débito online (mais limitado, e sem possibilidade de utilizar a via verde e aplicações como o MB Way).

    Fui pedir esclarecimentos ao Banco de Portugal, onde me informaram que a “Disponibilização de cartão de débito para movimentação da conta, não pode ter características específicas mais restritivas do que os outros cartões de débito disponibilizados fora do regime;” e que “A proibição de ultrapassagens de crédito não é aplicável às operações realizadas com cartão de débito, caso em que as instituições de crédito podem permitir a movimentação da conta de serviços mínimos bancários para além do seu saldo para a realização de determinados pagamentos com o cartão de débito (por exemplo, pagamentos de portagens).” Com isto informaram-me que o cartão de debito poderia manter o meu actual, e que o banco tinha que permitir o acesso a Via Verde (só possível com cartão de debito normal, o cartão de débito online não permite) e a aplicações como o MB Way.

    Voltei ao balcão, entreguei uma cópia da informação do Banco de Portugal, (permita-me o PEDRO ANDERSSON que partilhe o link que me foi enviado para o meu email: https://clientebancario.bportugal.pt/o-que-sao ) e neste momento já tenho a minha conta como CSMB sem pagar qualquer tipo de comissão.

    Penso que os bancos estão a dar instruções para omitir ao máximo este tipo de contas e a tentar encaminhar os cliente para contas com serviços desnecessários para a maioria dos clientes.

    Uma vez mais Obrigado!

    Rui Rosas,
    Braga

    Responder
    • Pedro Andersson

      Excelente. É isto mesmo que os consumidores têm de fazer.

      Responder
  20. Paula Sousa

    Caro Pedro,

    A propósito deste artigo falei com o meu pai que tem conta no BPI. Já alterou para a Conta de Serviços Mínimos Bancários. Vai pagar 5€ em vez de cerca de 40€ que pagava anualmente. Mais uma poupança! 🙂

    Muito obrigada pelo seu trabalho.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Excelente. Obrigado pelo feedback. Grão a grão…

      Responder
  21. Ana Moreira

    Olá Pedro,

    Reitero os meus agradecimentos pelo seu trabalho, que a todos ajuda IMENSO.
    Lá em casa somos 3 e todos temos CSMB.
    A minha mãe foi a primeira a solicitar no BPI em 2015 e tudo correu de forma rápida e eficiente (na altura a informação ainda não estava tão “massificada” 🙂 ).
    Em 2017 foi a vez do meu pai solicitar a conversão na CGD, dado que lhe iam passar a cobrar comissões mensalmente. Péssimo serviço. Desde dizerem que o mais certo era não ter acesso, em função do valor da pensão, porque esta era uma conta para pobrezinhos (e o tom jocoso com que dizem isto), a dizerem que tinha de fechar a conta e abrir uma nova… para além de demorarem semanas a tratarem do pedido… quando se fala em apresentar reclamação no livro de reclamações… de repente tudo acontece. No entanto, ressalvo que a CGD alterou o cartão de débito que o meu pai possuía (ficando pelo menos 1 semana sem acesso à conta) para um mais simples, em que não tem acesso à Via Verde.
    Agora há coisa de dias foi a minha vez de alterar a conta Ordenado Protocolo para uma CSMB no BPI. E se em 2015 tinha corrido bem para a minha mãe, comigo foi diferente. Sou contitular da conta da minha mãe, que tem mais de 65 anos. Na entrega dos papéis não houve qualquer objecção, mas os dias foram passando (quando supostamente a conversão é feita de um dia para o outro) e nada de SMB. Emails enviados, recados telefónicos e nada de respostas pelo gestor de conta. Completamente ignorada. Depois, a justificação era a de que o património na conta da minha mãe era superior a x e como tal nada feito (é caso para dizer “o que tem o c.. a ver com as calças?). Expliquei que também a dela era uma CSMB e então já iam tratar (mas ainda me disseram que como a conta da minha mãe não era domiciliada naquele balcão não tinham acesso à informação completa da conta e por isso não sabiam que era de SMB… a sério?!)… No total 2 semanas se passaram. Foi preciso novamente ir ao balcão. Agora a explicação para a demora era a de que faltava uma assinatura num dos documentos… Uma comédia.
    Mas nada me tira da cabeça que a ideia é as pessoas desistirem, ao prestarem falsas informações, ao fazerem as pessoas sentirem-se ridículas por pedirem estas contas, ao atrasarem o processo por dias e até meses (no caso do meu pai). A sensação é mesmo a de que a partir do momento em que falamos em SMB passamos a ser persona non grata. Afinal passamos a representar pouco ou nenhum dinheiro para as instituições bancárias.

    Obrigada.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Certo. Há quem fique triste quando os outros começam a conhecer os seus direitos.

      Responder
  22. Pedro Clemente

    Bom dia,
    Encontro-me numa situação semelhante à da Ana Moreira, em que me dirigi ao Montepio para converter as duas contas de que sou titular em CSMB.
    Numa dessas contas sou titular em conjunto com a minha mãe que tem mais de 65 anos.
    No entanto, os funcionários, por desconhecimento ou vontade, primeiro, fizeram-me esperar bem mais do que os dez dias que o BdP indica para a aceitação ou recusa da conversão, e em segundo lugar, deram-me como única hipótese a alteração da minha condição de titular da conta conjunta como forma de poder converter a minha conta pessoal.
    Acabei por anuir, por o processo já se arrastar à mais de um mês, e sinceramente não me importa terrivelmente a alteração, se não fosse pelo fato de a mesma ter tido um custo superior a oito euros!
    Já apresentei uma reclamação junto do BdP, e agora a ler estes comentários, julgo que ainda vou ter de reclamar novamente, pois ouvi os funcionários a mencionar que o cartão de debito seria apenas para uso nacional, quando após reler as alterações recentes à lei, é claro que não deve ser assim.

    Obrigado pelos seus esclarecimentos que muito ajudam neste ambiente dantesco que se vive na banca Portuguesa.

    Responder
  23. adolpho

    Caso queiramos fechar essa conta para abrir uma em outro banco, ou reconverter numa outra conta com cheques ou possibilidade de saldo negativo temos de pagar compensação por termos usufruído da conta de serviços mínimos? Ao ler a F.I.N das C.S.M. do BPI na alinea f) de “outras condições” fico com essa percepção

    Responder
  24. Andreia

    Boa tarde,

    Tenho conta à ordem pelo banco Santander e tenho um representante legal da minha conta. Ao pedir a respectiva mudança para CSMB terei algum custo? E ao ir para o estrangeiro posso movimentar a conta normalmente como faço em Portugal?
    Obrigada.

    Cumprimentos,

    Responder
  25. Luís Pinto

    Bom dia,

    Há já algum tempo que soube pelo seu programa na sic (ou foi algum vídeo seu nas redes sociais) da conta SMB. E a mim faz-me certa “espécie de comichão (trocadilho)” ver os meus pais a pagarem comissão ao Santander de uma conta à ordem tradicional básica (nem sequer é conta ordenado) mais cartões de débito de quase € 100 anuais!

    Então apresentei o vídeo sobre SMB aos meus pais e convencio-os a mudar a tradicional conta à ordem para SMB. Foram vários os intraves e o meter “medo” que o gestor do balcão fez, que claro que os meus pais voltaram maniatados a não o fazer. Viemos para trás, ficaram descontentes com a perda de tempo e com a ideia que nada se pode fazer com os bancos.

    Eu claro, não desistirei. Pelo que decidi partilhar, e também se me poder ajudar em algumas dúvidas que após a ida ao balcão, o gestor até a mim me deixou baralhado.

    1- Dois titulares na SMB e cartões de débito: é possível sim, mas um deles paga anuidade. só um é que fica isento, verdade?

    2- Tipo de cartão de débito: o gestor intimidou alegando que os atuais cartões teriam que ser anulados e emitidos novos, e isso tem um custo de serviço.
    É um “cartão dos mínimos” disse, pelo que não pode associar pagamentos via verde, etc. e não teriam contactless e chip, somente barra magnética. Ainda veio com argumento falso de só poderem ser usados em Portugal e algumas lojas podiam recusar por não ter chip. Dizia o gestor “conta de SMB, então só tem os mínimos dos mínimos”.
    Comigo presente, consegui “desmascarar” alguns argumentos, contudo não tenho certeza no seguinte: é verdade que não pode associar a via verde? é necessário substituir o cartão e pagar pela vinda de um novo?

    3- Débitos diretos: outro argumento falso que ao converter não usufruia disso. Água, luz, internet, etc. não poderiam fazer por esta via usado esta conta.

    4- Única conta aberta: Como o meu pai tem conta na CGD com a minha avó com mais de 65 anos, pensei que isso não fosse impeditivo e até pelo que li e percebi, de conversão da conta dos meus pais em SMB, independentemente do tipo de conta da avó e dos serviços que ela tenha com outro banco.
    Aliás fui ver na base de dados de contas do BdP disponível pela net, e o meu pai consta na relação da conta como “Autorizado a movimentar” e não como “Titular” como surge na conta do Santander.
    A minha dúvida é se tem que sair mesmo da conta da minha avó existente noutro banco?
    O gestor obviamente disse que sim, não podia ter em momento algum outra conta noutro banco, a menos que o meu pai abrisse conta de SMB com a minha avó a titular no Santander e ela encerrasse a da CGD.

    4- Crédito à habitação: por fim, veio o maior “medo” que o gestor colocou sobre os meus pais na conversão da conta. Primeiro seria impossível conversão devido a ter crédito, pelo que contra argumentei. Então afinal, depois o gestor “ah sim, pode, mas as condições de juros e spread alteram-se.” Fazendo depois as contas de certeza segundo ele, não iria compensar face às condições atuais. A minha dúvida neste ponto apenas se é verdade que pode alterar as condições do crédito à habitação ao converter a conta?

    Desde já agradeço a sua ajuda e esclarecimentos adicionais.
    Porventura alguns já descritos noutras respostas ao longo dos comentários ao post, mas pensei melhor expôr e partilhar a minha situação em particular de dúvidas, e da forma como infelizmente tal como aquele gestor, a maioria pelo que me apercebi dos bancos e gestores não querem e apresentam falsidades para que não haja conversão em SMB.
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O que acaba de descrever é um filme de terror. Responderei uma a uma as suas questões num artigo que servirá para todos. Não se deixe intimidar. Apetece-me aparecer lá com uma câmara de televisão e fazer essas perguntas todas … Assim que puder escrevo o artigo. Ainda hoje fui ao banco de Portugal esclarecer mais dúvidas para uma futura reportagem.

      Responder
      • LUIS PINTO

        Bom dia,

        Obrigado pela atenção e suas respostas para breve.
        Não deixarei intimidar e a desistir. A partilha e questões colocadas foi nesse sentido.
        Não será fácil voltar a convencer os pais a deslocarem-se ao balcão e converter a conta, depois das falsas informações daquele gestor.
        Fui ver o seu canal no youtube e a seu tempo irei também mostrar aos meus pais o vídeo “Está farto de pagar comissões bancárias?”. Na parte final onde refere pedir por escrito ou fazer uma reclamação, deu-me realmente para pensar… que na hora de como não me lembrei disso!

        . Obrigado.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Viu o artigo que publiquei hoje? É para si 🙂

          Responder
          • LUIS PINTO

            Boa noite,
            Sim já vi. Obrigado pelos esclarecimentos. E a rapidez com que respondeu. Bem haja!

  26. Fernando Alves Farinha

    Olá caro Pedro. Desconhecia em absoluto a existência desta conta. Depois de o ouvir na SIC, há poucos dias, fiquei desperto e no dia seguinte de manhã, estava com a minha mulher, conta solidária, no banco, no caso, o Millennium BCP. Disse ao que ia. Sem a mínima hesitação, atendimento impecável, após algumas assinaturas, claro, meia hora depois, estava na rua com a conta devidamente convertida. Inutilizou à minha frente o cartão MB, e…daqui a uns dias receberá em sua casa, via CTT, o novo cartão com o novo PIN. Nada a apontar, excelente. Só lamento que não informem os seus clientes das várias opções existentes, pois não lhes interessa nada. De todo. Òbvio. Obrigado e parabéns Pedro. Mais uma vez se confirma que a falta de informação, conhecimento, dos cidadãos, a vários níveis, explica muita coisa na nossa sociedade.

    Responder
      • jose pinto

        Bom dia

        1- Sou cotitular mais a minha esposa em duas contas á ordem e ambos já temos mais de 65 anos .
        2-podemos transformar uma onde tenho um crédito habitação e, só esta aberta por esse motivo, em conta de serviços minimos. É que perguntei no banco e disseram-me que se tenho mais contas não posso, mas deram-me um panfleto e aí na alinia d informa que se tiver mais de 65 anos e mesmo que tenha várias contas bancárias posso abrir uma de serviços minimos não esclarece que posso transformar uma dessas contas em conta de serviços minimos mas a IA informa que posso transformar uma em conta bancária de serviços minimos.
        Agradecia um esclarecimento

        Sem mais com os meus cumprimentos

        José Pinto

        Responder
  27. Francisco Pestana

    Boa tarde. Sou “contitular” de uma conta à ordem com a minha mulher. Também tenho uma conta em nome próprio. Para transformar esta conta em uma CSM tenho de me desvincular da conta conjunta? Se tiver outras contas noutros bancos também tenho que as encerrar? Obrigado

    Responder
  28. Pedro

    A mim hoje no Montepio disseram-me que só posso ter CSMB se estiver desempregado 😀
    Boa piada.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Espero que depois se tenham rido muitos os dois e tenham ido beber um copo :). É impressionante.

      Responder
  29. Marta

    Boa tarde,

    É possível ter mais que uma conta aberta com serviços mínimos bancários?

    Existe esta informação no Millenium BCP:

    https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Contas/Pages/serv_minimos_bancarios.aspx

    “É uma conta de depósito à ordem destinada a Clientes Particulares sem nenhuma conta à ordem em todo o Sistema Bancário ou Clientes Particulares titulares de uma conta bancária que peçam a conversão da mesma para Serviços Mínimos Bancários…”

    Tenho conta no Millenium BCP que pretendo passar para serviços minimos bancarios, mas também pretendia abrir outra conta noutro banco com as mesmas caracteristicas, é possível?

    Obrigada

    Responder
    • Pedro Clemente

      Boa tarde.
      Pode passar a sua conta atual do BCP para conta de serviços mínimos, no entanto, ao fazer isso, deixa de poder ter ou abrir qualquer outra conta à ordem em qualquer banco de Portugal.
      O numero de contas de serviços mínimos de que cada individuo pode ser titular, é exatamente uma.
      A única exceção existe no caso de ser contitular de uma segunda conta, igualmente de serviços mínimos, da qual seja já titular uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60%.

      Responder
  30. Liliana Amaral

    Boa tarde, acabei de sair do Santander com eles a afirmarem que não posso ter uma CSMB porque tenho um cartão de crédito associado à mesma conta. Terei que desistir do cartão de crédito… mas não foi isso que li por aqui, certo?
    Eles alegam na Ficha Informativa que “… Meios de Movimentação: Cartão de Débito (cartão conta fácil), designadamente através de Caixas Automáticas (ATM) no interior da União Europeia, serviços homebanking (net banco e mobile banking) e depósitos, transferências, incluindo ordens permanentes e levantamentos junto aos balcões”
    Como não fala em cartão de crédito, disseram que não dava… ou teria que abdicar do cartão de crédito…

    Muito obrigada!
    Liliana Amaral

    Responder
    • Pedro Andersson

      A questão não é essa. Isso é o que inclui a csmb. Pode ter cartão de crédito desde que o pague a parte. Há dezenas de casos que têm. só não lhe dão porque não querem. Faça queixa no livro de reclamações do banco de Portugal perguntando especificamente se ter cartão de crédito é impedimento para ter csmb.

      Responder
  31. Francisco Pestana

    Boas. Tenho 2 contas a ordem no BPI, sendo que uma delas sou 2o tiular. Para poder passar a minha outra conta para CSM terei de retirar o meu nome da 1ª conta? Obrigado.

    Responder
  32. Alfredo Almeida

    Ola,a minha esposa aparece no Bdp como autorizada a movimentar uma conta na CGD relacionado com uma pequena empresa. Podemos converter a conta que temos no montepio em embalagens?

    Responder
  33. Alfredo Almeida

    Ou seja, autorizado a movimentar uma conta bancária, significa que se tem uma conta bancária?

    Responder
  34. Alfredo Almeida

    Olá, acontece que sem me ter dado conta desta situação da minha esposa estar autorizada a movimentar uma conta na cgd(supostamente relativo a uma pequena empresa com a irmã,tenho que me certificar, uma vez que já teve lá uma conta só em nome dela que foi cancelada após casarmos), fui ao montepio onde temos uma conta e fiz o necessário para a convertermos em smb! O que vai acontecer? O montepio vai verificar que não cumprimos os requisitos para csmb? Ou será melhor eu lá ir dizer isso mesmo? Isto foi a 11 de janeiro e no montepio24(online) estava ainda ontem como conta ordenado!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Contacte o banco e pergunte o que deve fazer. No máximo volta tudo atrás e paga as comissões que não pagou.

      Responder
  35. Alfredo Almeida

    Olá,sr.pedro, tendo em conta que a conta da minha esposa com a irmã na cgd tem que continuar, por causa da dita empresa, dá para ter csmb com a minha esposa na própria cgd, cancelando a conta que temos no montepio ou seria exatamente a mesma coisa? obrigado pelas respostas

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá, se a irmã tem mais contas teria de sair dessa para avançarem com essa hipótese.

      Responder
  36. Alfredo Almeida

    Olá novamente, sei que a irmã e o marido têm conta também na cgd,mas não tenho a certeza se têm em mais algum banco,ou se cada um deles não terá conta com outras pessoas tanto na cgd como noutro banco,mas penso que quem interessa saber é a irmã correto? Mas resumindo Sr Pedro e para eu ficar bem esclarecido,vamos supor o seguinte: 1-A minha esposa tem conta com a irmã na cgd(empresa); a irmã tem conta com o marido na cgd(única dos dois), eu e a minha esposa temos conta na cgd(única dos dois). Quem pode ter csmb? obrigado novamente pelos esclarecimentos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Resumindo. Cada um só pode ter essa conta específica. Se alguém tiver outra conta não pode e ou saí ou ninguém pode. Mas há tantas opções grátis fora da CGD. Porque não pondera um banco que não cobra comissões?

      Responder
  37. Alfredo Almeida

    Ok, é mesmo isso que procuro! Preciso dum cartão de débito,preciso dum banco onde possa depositar cheques fora do horário de expediente(da-me muito jeito), banca online mais para controlar tudo, e não preciso de muito mais na verdade! Eu no montepio só pago 16.64€ da anuidade do cartão de débito e desde 2016 acho,mais nada. Mas detesto pagar seja o que for a qualquer banco. A mim não me custa nada abrir e fechar contas bancárias. Quem me cobra eu fecho,o mais recente, Santander. O best e o big não tinham ATM para depósito de cheques, e acho que os cartões de débito tinham custos,fechei nestes 2 também para converter a do montepio em csmb mas a tal conta na cgd da minha esposa e irmã(empresa) estragou tudo! Daí eu lhe perguntar se fecha se no montepio e abri se na cgd teria direito a csmb,porque pagava 0€, melhor até que os 4.16€ do montepio,mas ia dar trabalho eu sei. O banco CTT talvez seja solução, já dara para depositar cheques fora de horário, tipo à noite? O activobank só existe em Braga,e tinha que ser ou Fafe ou Guimarães! Que me aconselha? Boa noite até amanhã.

    Responder
  38. Maria Martins

    Olá. A minha mãe pode ter uma conta de serviços mínimos bancários e continuar ter um depósito a prazo na mesma? Caso contrário, quais os custos associados a ter um depósito a prazo? E pode receber transferências mensais de outros bancos sem qualquer problema, como o Abono de Família ou Bolsas de Estudo? Cumprimentos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pode ter as contas a prazo que quiser 🙂

      Responder
  39. carlos

    Há uns tempos fui ao banco bic e diss que queria passar a minha conta à ordem para uma conta de serviços minimos bancários. A resposta foi que tinha de encerrar a conta e abrir uma nova. Achei estranho. Não fica tudo exactamente na mesma?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. A informação que lhe deram está errada.

      Responder
  40. Bruno

    boa tarde. Ao fazer a conversão de conta à ordem para ocnta de serviços minimos bancários é necessário um novo cartão de débito e existem outras alterações ou mantem-se tudo na mesma? E no processo de conversão que documentos eles são obrigados a entregar?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem de devolver o que tem para receber um mais simples.

      Responder
  41. carlos

    irei converter a minha conta e tenho algumas perguntas. Poderei continuar a usar o MBWAY? O numero de conta e do cartão mantém-se ou são alterados? E terei de fazer nova adesão ao homebanking ou é tudo alterado automaticamente?

    Responder
  42. Andreia

    Boa tarde,

    Tenho conta à ordem pelo banco Santander, oo pedir a respectiva mudança para CSMB terei algum custo? E ao ir para o estrangeiro posso movimentar a conta normalmente como faço em Portugal?
    Obrigada.

    Cumprimentos,

    Responder
  43. Monica Cunha

    Numa conta de serviços minimos bancarios podemos ter dois cartoes de debito? (Um para mim e outro para o meu marido ) temos de pagar ou sao ambos gratuitos? Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O segundo paga pelo valor no preçário como se fosse uma conta normal. O primeiro é gratuito.

      Responder
  44. Claudia

    Boa noite. Recentemente fiz a alteração da conta para csmb e recebi uma carta a avisar k o meu spred ia aumentar uma vez k não foram cumpridos os processos contratuais. Eles podem aumentar o spred por fazer a alteração da conta?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se era um dos produtos para baixar o spread sim. É voltar atrás no pedido.

      Responder
  45. sandra rodrigues

    tenho por habito fazer compras online via paypal, o banco Santander indicou-me que o cartão associado a conta SM não permite associar uma conta paypal , estará correcto ?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não posso garantir, mas tem como alternativa associar um cartão de crédito grátis. Há muitos.

      Responder
  46. Daniel

    Boa noite Pedro,

    Obrigado por todos os esclarecimentos. Eu tive uma situação estranha e ao mesmo tempo previsível.
    Foi ao balcão do Santander Totta da zona onde vivo, e pedi para me alterarem a conta para serviços mínimos (em Junho do ano passado) e até agora nada… Continuo a pagar a manutenção de conta… Como posso reclamar? Qual a maneira mais eficaz?

    Obrigado.

    Daniel Cunha

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ficou com cópia do formulário? Se sim é só pedir que devolvam com retroativos com cópia para o banco de Portugal.

      Responder
    • Daniel

      Não fiquei… Não é uma coisa que normalmente se peça pois partimos do presuposto que os bancos são instituições sérias…

      Responder
  47. David Fernandes

    Bom dia.
    Desde já, os meus sinceros agradecimentos ao Sr. Pedro Andersson pelos valiosos esclarecimentos e informações que dá tanto na internet como no seu programa da Contas Poupança da SIC. Bem haja!
    Li praticamente todos os comentários que me foram muito úteis, no entanto não encontrei nada que me esclarecesse o seguinte:
    1- Uma pessoa inscrita nas finanças como “Trabalhador independente” pode ter uma conta SMB?
    2- Alguém que tenha, além do crédito a habitação, outros créditos a decorrer nesse banco, pode transformar a sua conta numa conta de SMB?

    Responder
  48. Filipe

    Desde já o meu obrigado pelo artigo.
    Caso tenha uma conta Monese, posso ter uma conta SMB ?
    Se for uma conta Revolut, não sendo um banco posso aceder aos SBM ?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Só pode ter uma conta a ordem em Portugal. Essas contas penso serem estrangeiras.

      Responder
  49. Ana Oliveira

    Bom dia

    Agradeço imenso o artigo mas, infelizmente, ainda é difícil “debater” estes assuntos com as entidades bancárias.
    Tentei hoje (sem sucesso), converter a minha conta para uma conta de serviços mínimos bancários. Antes, li e reli este artigo, bem como a informação do Banco de Portugal.
    Primeiro, o meu pedido foi negado, com a desculpa (ainda não percebi se válida ou não), de que não sendo esta a agência da minha conta (vivo no Sul, tendo a minha conta sido aberta no Norte do país há uns anos atras) nada podiam fazer. Também me informaram que não poderia ter cartão de crédito.
    Tendo em conta que apesar de ter lido aqui que o cartão de crédito nada tem que ver com os serviços mínimos bancários, a verdade é que não encontro no Banco de Portugal informação clara sobre esta questão. Já fiz um pedido de informação diretamente ao Banco de Portugal para me ser possível reclamar (se necessário) com a entidade bancária.
    Aproveito para questionar aqui, se alguém já tentou fazer esta conversão numa agencia que não a de abertura da conta e teve os mesmos problemas do que eu?

    Muito obrigada

    Responder
    • Pedro Clemente

      Boas.
      Não indicou o seu banco, mas no meu caso, com o Montepio, apesar de ter tido problemas inicialmente, diferentes dos seus, acabei por conseguir converter duas contas, a minha e a da minha mãe, uma das quais não havia sido aberta no balcão em que tratei da conversão.
      Já agora, informo também que mantive o cartão de crédito que possuía, que obviamente é pago independentemente da conta à ordem, seja ela de serviços mínimos ou não.

      Responder
      • Ana Oliveira

        O problema foi com o Crédito Agricola. Vou aguardando a resposta do Banco de Portugal para poder reclamar os meus direitos.

        Responder
        • Pedro Clemente

          No meu caso, também comecei por pedir informação ao Banco de Portugal, mas infelizmente só recebi uma resposta-tipo a indicar que o que queria saber estava no site deles. Não foi muito útil…
          O meu problema tinha a ver com a exceção de ser titular de duas contas (ambas de serviços mínimos) quando um dos titulares tem mais de 65 anos.
          Infelizmente dei com um empregado do Montepio que mesmo depois de ler o texto do site do Banco de Portugal, “tinha a certeza” que o que eu pretendia não era possível, e obrigaram-me a pagar para mudar a minha condição de titular da segunda conta, o que eu anui para desbloquear a situação, visto já se tendo vindo a arrastar.
          Mas como não concordei com a interpretação dele, reclamei diretamente no site do Banco de Portugal, e só assim, eventualmente, fui contactado pelo Montepio, e o problema foi tratado. Desfizeram-se em desculpas, voltaram a colocar-me como titular da segunda conta e devolveram-me o valor pago pela alteração desnecessária. Infelizmente, isto obrigou-me a mim e à minha mãe a deslocar-me ao balcão várias vezes, que era precisamente o que eu pretendia evitar, mas enfim, resolveu-se.
          Pelo menos, e ao contrario de algumas situações aqui reportadas, não me parece que tenha sido intencional, apenas a falta de informação do pessoal do balcão, agravada por arrogância exibida.

          Espero que não precise, mas por via das duvidas, aqui fica o link para o livro de reclamações no site do Banco de Portugal: https://clientebancario.bportugal.pt/formulario-nova-reclamacao

          Boa sorte!

          Responder
  50. André Dinis

    Boa tarde,

    A minha mulher tem um Crédito Habitação associado a uma Conta à Ordem no banco Millennium BCP.

    Há cerca de 2 semanas informámo-nos, junto de um balcão do banco, de que se poderia converter a sua Conta à Ordem numa Conta de Serviços Mínimos Bancários sem qualquer penalização no SPREAD associado ao Crédito Habitação. Ora, isto é uma ótima notícia!

    Como ela se encontrava titular de várias Contas à Ordem minhas, e eu me encontrava titular da sua conta, procedemos ao pedido de remoção de Titularidade, tanto da conta de um como do outro.
    Ainda hoje nos encontramos a aguardar pela actualização de titularidade e confirmação da alteração de cada um dos Bancos. Também aguardamos por uma actualização da Base de Dados de Contas pelo Banco de Portugal – que costuma demorar até 45 dias.

    Só aí, quando a minha mulher ficar efectivamente titular da sua única conta à ordem em todo o sistema bancário, é que procederemos à conversão para Conta de Serviços Mínimos Bancários.

    De momento, sobra-nos esperar.

    Cumprimentos,
    André

    P.S.: Uma dúvida: na conversão em CSMB, será que o N.º IBAN se altera? Se, de facto, se alterasse, seria o cabo dos diabos actualizar todos os débitos directos associados a ele.

    Responder
    • Paula Marques

      Boa tarde, o iban não altera. Mas atenção se for cliente frequente e estiver a pagar essa comissão tem de avisar o banco para anular esse valor senão ser-lhe-á debitado juntamente com a comissão de serviços mínimos (0,34€). Tem de anular o cartão de débito para ser emitido outro a custo zero. E anular titularidade tem um custo de 7,50€ . Importante verificar o extracto e reclamar!

      Responder
      • Pedro Clemente

        No meu caso o IBAN não alterou, e não me parece que seja normal que altere, muito embora quando perguntei isso no balcão deixaram-me no ar com a afirmação de que “isso fica ao critério da sede”, mas claro que isso se deveu a desconhecimento, ou má vontade. E não precisei de anular o cartão de débito. Isso costumava ser necessário porque o cartão das CSMBs costumava ter limitações, mas com a alteração à lei que as eliminou, deixa de ser necessária a sua troca por outro. Eventualmente se o banco exigir a troca, provavelmente é só para dificultar, mas se o fizer, pode exigir o proporcional da anuidade já paga.
        Sobre a titularidade, julgo que é um custo inevitável, visto que a exigência de ser o único titular de uma única conta à ordem é requisito para ter a CSMB, pelo que não se pode esperar que o banco faça a alteração de titularidade de graça.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Atenção que o casal pode estar na mesma conta de serviços mínimos.

          Responder
          • Mauro

            Olá, boa noite! Fiz na semana passada a conversão da minha conta no Millennium BCP para uma conta de serviços mínimos bancários. Fui informado que não poderia manter o cartão de crédito dessa mesma instituição. Era um cliente Millennium Go e fui informado que terá que ser emitido um novo cartão. Não me tendo sido dado nenhum cartão temporário. O que lhe parece isto tudo?

          • Pedro Andersson

            Olá. De crédito ou de débito. De débito podem mudar. De crédito e só para chatear. Não tem nada a ver com a conta de serviços mínimos. Eu chamaria o gerente e faria queixa por escrito a pedir a explicação legal (que não existe)

          • Pedro Andersson

            Atenção que não sei se é um cartão de crédito muito específico que exige certas condições. Aí é diferente.

          • Pedro Andersson

            Mas pode ter cartão de crédito, pode.

  51. Carlos de Aguiar

    Boa noite!
    Gostaria de saber se um Condominio que tem conta na CGD e tem um débito mensal de despesas de manutenção de 10,40€, pode aderir à Conta de Serviços Minimos? Pois representa anualmente um custo de 124,80€, para que o Condominio tenha conta nessa Instituição!
    O meu muito obrigado,

    Responder
  52. Miguel

    Podem alterar o spread da casa?

    Responder
  53. Suse

    Boa tarde,
    Desde já grata pela informação partilhada. Emigrei à 3 anos e devido ao crédito habitação que tenho, sempre fui obrigada a manter uma conta aberta em Portugal no Millenium. Junto do gestor, por inúmeras vezes, eu e o meu marido tentamos arranjar uma solução para não pagar taxas. Como não temos conta-ordenado, sempre nos foi dito que não haveria solução. A opção mais barata foi aderir a um cartão de crédito Millenium Go com plafon de 500€ (que nunca é usado) e mensalmente pago por este cartão 8€ para não pagar as taxas de manutenção da conta habitação.
    Desde que vimos o programa solicitamos essa alteração via email. Mas informam que para prosseguir temos de nos deslocar os dois ao banco. É mesmo obrigatório a deslocação à entidade bancária para transformar a única conta que temos, numa conta de serviços mínimos?
    (estou grávida o que me impossibilita a deslocação lá, pelo menos até ao próximo ano)
    Muito Obrigada pela partilha e clarificação desta informação.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Em princípio tem de ser presencialmente. Coloque essa questão ao banco de Portugal.

      Responder
  54. Antonio Manuel

    bom dia, eu e minha mulher temos uma conta há ordem no BPI e eu sou o titular e só tenho essa conta há ordem e quis passar para serviços minimos…ficando minha mulher na mesma conta como até agora como segunda titular e diz a funcionária do BPI que por ela ter mais de 65 Anos a conta não pode passar para serviços minimos ..estará certo ? …..ambos temos mais de 65 Anos…. minha mulher tem com meu filho uma conta há ordem noutro Banco em que é titular mas nesta conta ficará segunda titular muito obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Cada um só pode ter essa conta. A sua mulher não pode ser segunda titular de outra. Terão de escolher…

      Responder
  55. Francisco Correia

    Boa Tarde.
    Olá,sr.Pedro
    Eu e a esposa temos uma conta há ordem na CGD
    somos os dois titulares.
    Fui a uma dependencia da CGD converter esta conta em CSMB.
    eu e a esposa preenchemos e assinamos muitos documentos para a converção da conta, recebi um codigo para alterar o catão multibanco.
    Passados 30 dias não recebi o cartão e diriji-me a dependencia bancaria onde fiz a alteração.
    Me informaram que a conta CSMB, só podia ter um titular, e o outro autorizada a movimentar a conta.
    Porque um dos titulares tinha que ter mais do que 65anos.
    Eu estou aposentado, e a esposa não trabalha.
    A pergunta que faço é a conta CSMB, pode ter os dois titulares
    ou só um?
    Muito Obrigado

    Responder
  56. Rita Antunes

    Boa Tarde, sou cliente do Millennium BCP, e dirigi-me à dependência da minha área de residência, para fazer a alteração da minha conta para uma conta de serviços mínimos, mas foi logo muito pronta a resposta da funcionaria a dizer que eu não podia pois tenho um credito pessoal, e assim não podia fazer a mudança, gostaria que me informa-se da veracidade desta informação, e quais são a medidas que devo tomar.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Rita. A funcionária está mal informada. Peça para falar com o gerente ou peça o livro de reclamações e coloque a questão como aconteceu. Normalmente resolvem logo. Garanto-lhe que pode se só tiver essa conta a ordem em Portugal.

      Responder
  57. José Pinto

    Olá boa Tarde Sr. Pedro !
    Antes de mais Parabéns por todas as dicas e sugestões que deixa a todos que aqui fazem seus comentários. Li vários e há alguns que se enquadram (+ -) no comentário que aqui vou deixar, agradecendo desde já o seu precioso contributo. Depois de ver seu programa na SIC, esta semana desloquei-me juntamente com minha esposa à CGD, balcão do Lumiar-Lxª. a fim de converter a única conta CO que possuo, sendo minha esposa 2ª. titular, em CSMB. No atendimento fui informado pelo funcionário que não podia devido a ter Cartão de Crédito associado (pese embora não usar). Depois de o confrontar com a sua reportagem e inf. da secretária do BP que não era impeditivo lá se conformou, mas foi logo perguntando se tinha algum cartão do Jumbo ou outro. Eu disse que tinha o Cartão Universo que uso apenas para efeito de descontos (Não faço pagamentos com o mesmo) só utilizo o Cartão de Débito. Resposta do funcionário ” NÃO PODE CONVERTER A CONTA para SMB porque esse cartão é de crédito mesmo não usando como tal. A pergunta que faço é: Essa informação está correta ou assiste-me o direito de reclamar pela NÃO aceitação da conversão da conta para SMB por esse motivo. Bem haja pelo seu esclarecimento.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Claro que não é impeditivo. Queixa no livro de reclamações.

      Responder
  58. Elisabete Garces

    Boa noite,
    Posso utilizar PayPal com este tipo de conta? Obrigada.

    Responder
  59. Elisabete Garces

    Obrigada Sr. Pedro.
    Mas então a CGD, bloqueou esse serviço quando pedi a conta serviços minimos, antes conseguia fazer e após aderir a essa conta, tentei pagar com PayPal e não foi permitido.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tente perceber porquê. Uma coisa não tem a ver com a outra…

      Responder
  60. Manuel

    Tendo uma conta com dois (eu e minha esposa) titulares em dois bancos diferentes posso ter conta de serviços mínimos?

    Responder
  61. Álvaro Pereira

    Bom dia. Pretendo converter a minha única conta à ordem em SMB, mas tenho de retirar o nome da minha filha dessa conta. Quando se tem uma conta com apenas 1 titular como a conta à ordem SMB, e se a pessoa falecer, como é que os herdeiros podem movimentar o saldo da conta?

    Responder
  62. Ana Monteiro

    Boa tarde.

    Eu e a minha mãe somos titulares já há cerca de 15 anos de uma conta solidária no Millenium BCP. Nesta conta eu figuro como primeira titular e a minha mãe como segunda. A minha mãe tem 82 anos. Dirigi-me à agência bancária e pedi para converter essa conta numa conta de serviços mínimos bancários, informado a funcionária que eu era detentora de outra conta à ordem. De início disse-me que tal não seria possível, depois quando a contrariei mudei o discurso e disse que teria de ser feita uma alteração na ordem dos titulares, sendo que a minha mãe teria de passar a ser a primeira titular e eu a segunda. Isto corresponde à verdade? Ou será apenas uma “manobra” para termos mais burocracia e atrasar o processo, porque para além da minha mãe ter tido de assinar cerca de uma dezena de impressos, desde o início de julho que aguardamos que a alteração seja efectuada?
    Grata pela atenção dispensada e pelo excelente serviço público que o seu programa fornece!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pelo que sei se ambas só têm essa conta basta pedirem as duas ao mesmo tempo. Uma paga anuidade de um multibanco. O primeiro está incluído nos 4,36 anuais

      Responder
  63. Nuno Cruz

    Boa tarde! Tenho apenas uma conta à ordem e no BCP, e 2 a prazo, até aqui tudo bem. A minha questão é: Tenho um filho de 6 meses e quero abrir uma conta para ele, no BIC, como é menor terei de ser titular também dessa conta. Sendo titular dessa conta posso transformar a minha conta do BCP em conta serviços mínimos? Uma vez que a conta que pretendo abrir é uma conta para um menor existe alguma excepção para esses casos?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Que eu conheça não há essa exceção. Mas pergunte no site do banco de Portugal.

      Responder
  64. Ana Ferreira

    posso pedir um credito se tiver conta de servicos minimos? cumprrimentos

    Responder
    • Maria Manuela Major Guerra

      Bom dia o meu nome é Maria Manuela e gostaria que me podes sem esclarecer tenho uma conta de serviços mínimos no e este mês cobraram-me
      0.34 cêntimos e mais 0.01 cêntimos de selo estou desempregada e disseram que todos os meses o banco iria cobrar este valor. O banco pode fazê-lo.
      Obrigada

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Sim. Está correto. Paga apenas menos de 5 euros por ano. Dá isso por mês.

        Responder
  65. Daniela Batista

    Boa noite,
    gostaria de saber se tendo uma conta à ordem, com domiciliação de vencimento, é possível tornar-me co-titular numa conta de SMB de alguém com mais de 65 anos, sem que essa pessoa perca o direito aos serviços mínimos.

    Responder
  66. Ana

    Boa tarde, fui mudar a minha conta da caixa geral de depósitos de conta S para conta serviços mínimos bancários. Verifiquei que me foi retirado 14,99 € com a designação de “DISP CARTÃO DÉBITO” E MAIS 0,60€ “IMPOSTO SELO C COMISS”. A que se refere estes dois valores que me foram debitados?
    Supostamente os Serviços mínimos não se ficaria isento? Nunca me foi referido no banco quando fui fazer a mudança na conta.
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O que lhe responderam no banco? Da csmb não é de certeza…

      Responder
  67. Ana

    Disseram que tratou -se de um erro…em vez de mudarem para conta servicos mínimos foi para outro tipo de conta em que o valor do cartão era 14.99 €.
    Que conveniente…
    Obrigado

    Responder
  68. Ana

    Ao cancelar a conta s da caixa geral depósitos cobraram 14,99€ mais 0,60 € da anuidade do cartão e mudei para a conta servicos mínimos. É legal fazerem essa cobrança da anuidade no cartão? No meu ponto de vista não faz qualquer sentido,uma vez que se tivesse sido informada talvez não teria feito a mudança.. assim mais valia ter continuado com a conta s. No banco enrolaram e não explicam apesar de eu contestar que esse pagamento da anuidade do cartão nunca ter sido referido no momento que fiz a mudança de conta. Se alguém puder me esclarecer se isto é politicamente correcto agradecia.
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Exija um esclarecimento junto do provedor do cliente do seu banco.

      Responder
  69. André Candeias Ribeiro Coelho

    “6. Pode um banco recusar-se a abrir
    uma conta de serviços mínimos
    bancários?
    A instituição de crédito pode recusar a abertura de conta de serviços mínimos bancários se:
    • Tiver conhecimento que, à data do pedido
    de abertura de conta, o cliente é titular de
    outras contas de depósito à ordem ou possui cartão de débito ou de crédito em seu
    nome;”

    pelo site do banco de portugal diz que não podemos ter outros cartões de credito, será que se tiver um credito ao consumo no próprio banco posso ter uma conta de serviços mínimos ?

    Responder
  70. Filipe Barbosa

    Boa tarde,
    Desde já os meus parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve e pela ajuda que dá em questões de finanças que muito jeito dá a leigos na matéria como eu, por isso o meu bem haja.
    Queria perguntar se é possível converter a minha conta a ordem (Conta ordenado do Santander) para conta de serviços mínimos e ter também uma conta no “Moey”? Parece que os bancos não permitem ter conta de serviço mínimo desde que o mesmo titular não tenha outra conta a ordem, mas será a conta “Moey” considerada uma conta a ordem ou não? Obrigado e os meus cumprimentos.

    Responder
    • Cátia Matos

      Também gostava de saber. Queria pedir um cartão Revolut e não sei se não será considerada como outra conta.

      Responder
  71. Cátia Matos

    Boa noite. Tenho uma conta de SMB. Posso pedir um cartão revolut? Obrigada.

    Responder
  72. Eduardo

    Boa tarde, já pedi a conversão da minha conta à ordem para conta de serviços mínimos por três vezes, sempre me “empataram”, primeiro inventaram que teria de associar a conta-ordenado, depois que bastava fazer movimentos com o cartão de débito e de crédito – ambos sem efeito, continuaram a cobrar-me despesas mensais de manutenção – e finalmente, desta vez, a terceira, como mostrei estar informado, pediram-me vários documentos de que eu não dispunha. A minha questão é: eles podem exigir comprovativo de morada e recibo de ordenado para converter a conta? Obrigado!

    Responder
    • Joana

      A mim pediram o recibo de ordenado só para actualizar os meus dados (ainda estava como estudante e agora já estou a trabalhar; queriam prova da minha profissão). Comprovativo de morada não é necessário, basta o Cartão de Cidadão!
      Eu mudei a minha e não tenho muito que me queixar. O funcionário do balcão foi otário (“então só paga 3€ e pouco de comissão e ainda quer pagar menos? olha-me esta”), mas depois a senhora que me atendeu foi 5 estrelas! E relativamente a actualizar os meus dados, ela disse que não era necessário, mas que já que estava lá, mais valia

      Responder
    • Joana

      Falta dizer que foi na Caixa Geral de Depósitos da Quinta do Moniz, em Évora!

      Responder
  73. Raúl Ferreira

    Boa tarde Sr. Pedro Andersson,
    A CGD está a cobrar 0,34€+Imposto de selo por mes, x12=4,08€ ano, por eu ter a CSMB, dirigi-me a uma agência a pedir uma explicação, o porquê do débito (DEB COMISSÃO PACOTE)? disseram que era uma indicação do Banco de Portugal, será verdade? ou andam a meter as mãos na minha carteira. Obrigado ficando a aguardar uma sua resposta.
    Cumprimentos,
    Raúl Ferreira

    Responder
    • Joana

      Realmente no artigo diz que na CGD é tudo grátis, mas essa parte já está desactualizada. Afinal este artigo já tem ano e meio…

      Responder
  74. Raúl Ferreira

    Boa tarde Joana,
    Acuso a recepção da sua resposta, no qual desde já agradeço, no entanto fiquei na mesma!!! podem ou não cobrar esta comissão por ter a CSMB. Obrigada.

    Responder
  75. Catia

    Boa noite
    Falei no meu banco sobre a conta serviços mínimos pedi informações deram me tudo direitinho mas informaram me também duma conta plano mais colaborador que também era vantajosa . Será que me podia dizer as diferença duma para a outra por favor

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Claro. Diga-me primeiro as características de uma e de outra. Tomou nota?

      Responder
  76. Ferreira

    Boa tarde,
    Quero e tenho as características necessárias para abrir (neste caso converter) conta á ordem do BancoCTT , mas exigem-me que primeiro encerre a conta actual (sou o único titular) e depois é que posso abrir CSMB . Não convertem! , é de lei?! Encerro a conta e fico com débitos directos, via verde, e salário pendentes até que lhes apeteçam abrir a CSMB, demorando muito passo a incumpridor….Se a lei não acautelou esta situação está mal elaborada. O discurso de que é só necessário preencher um formulário entrega-lo e já está a CSMB!! é um ilusão, é perda de tempo no balcão e papeis e mais papeis ….

    Responder
    • Pedro Andersson

      Queixa no banco de Portugal. É converter, não é fechar. Insista.

      Responder
  77. carlos fonseca

    Boa noite Pedro será que me podia dizer tendo eu uma conta de serviços mínimos o banco neste caso os CTT exigirem que pague uma comissão de 15€ mais I.S a partir de 2020 terei mesmo de pagar esse valor? Se puder responder agradecia

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Há ainda confusão qualquer. Não deve ter serviços mínimos. Confirme.

      Responder
  78. carlos fonseca

    Boa noite Pedro se calhar não me expliquei bem a conta que tenho e que abri foi mesmo de serviços mínimos pois tive de abrir derivado a que fiz formação profissional e tive de abrir a conta para poder receber a bolsa a que tinha direito mas o banco agora pede que pague anualmente a comissão do cartão de débito que 15€ mais I.S tenho mesmo de pagar isso?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Carlos. Se é uma conta de serviços mínimos não paga a anuidade do cartão. Está incluída nos 5 euros por ano. Daí achar que alguém está a dar uma informação errada. Confirme junto do banco. Pode haver uma confusão algures.

      Responder
  79. Margus

    Olá Pedro,

    Eu sou cidadão de Estonia mas já vivi em Portugal quando estudava com programa Erasmus.
    Eu tenho documentos de Estonia.
    Posso abrir uma conta de SMB?

    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Penso que não. Confirme junto do banco que lhe interessa. Abraço

      Responder
  80. Carlos Silva Fonseca

    Caro Pedro
    Sou contitular de uma conta no BPI com o meu pai,que tem 90 anos, não se pode deslocar e está mentalmente afetado. e pedi a conversação para CSMB. Para minha surpresa fui informado que o meu pai teria que o fazer presencialmente…
    A lei é mesmo assim ou são argumentos para empatar? Posso levar comprovativo do Lar para justificar
    a impossibilidade do meu Pai se deslocar? Que fazer nesta situação?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Essa situação não está ainda resolvida. Peça um esclarecimento ao banco de Portugal.

      Responder
  81. Carlos Silva Fonseca

    Caro Pedro
    Tenho uma conta apenas em meu nome no Santander e tenho outra em contitularidade no BPI com o meu pai que tem 90 anos. Nenhuma tem Serviços minimos Bancarios.
    Posso pedir conversão para CSMB na minha conta do Santander ? Apesar de estar presente em 2 contas tenho esse direito?

    Responder
    • Pedro Clemente

      Não me parece que esse tipo de site seja o local indicado para resolver este tipo de situação, dado que depende unicamente da boa vontade da entidade querer resolver o problema, face à má visibilidade que a sua queixa representa.
      Sugiro que se dirija diretamente ao Banco de Portugal, tal como fiz quando tive também eu um problema com a conversão da minha conta em conta de serviços mínimos.
      Não só tive resposta do próprio, como rapidamente fui contactado pelo banco para resolver a situação. Nada como envolver o regulador no assunto!
      Aqui fica o link para a página relevante: https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/formulario-nova-reclamacao

      Responder
      • Marco Lopes

        Eu faço sempre queixa no livro de reclamações! Mas também gosto de dar visibilidade pública.

        Ao que parece, o banco esperou 15 dias (o prazo legal = 10 dias úteis) para me dizer agora que FALTA um documento!!! 😀

        É isto! Aproveitam-se dos prazos legais… agora são mais 15 dias… para depois me dizerem, quem sabe, que falta mais qualquer coisa!!!

        Responder
  82. Amélia Cruz

    Boa tarde. Sou titular apenas na CGD e pretendo agora ter conta no Revolut e N26.
    Se prosseguir, o facto de ter estas contas vão me impedir de usufruir dos serviços mínimos bancários?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não. São contas à ordem mas fora de Portugal. Em Portugal só pode ter uma. Pode em teoria ter 300 contas no estrangeiro.

      Responder
      • Daniel

        Então neste caso, o Openbank também é considerada uma conta á ordem estrangeira?
        Poderei ser cliente do N26, Openbank e CGD?

        Responder
        • TIAGO LOPES

          Sim, penso que sim.
          Openbank, N26, Bunq e afins são empresas estrangeiras.
          Penso que não haverá problema!

          Responder
  83. Arminda

    Obrigado pela informação Pedro. Só precisava saber se a día de hoje posso mudar a conta à ordem da CGD para SMB desde o estrangeiro através do email solicitando a conversão e os documentos necessários para a assinatura.

    Responder
  84. Hugo Ferreira

    Em Dezembro do ano passado dirigi-me ao balcão do banco Millennium BCP, do qual sou cliente desde 1996, para converter a minha única conta em pessoa singular, para uma conta de serviços mínimos bancários, no sentido de reduzir os custos mensais de manutenção que esta entidade passou a cobrar.
    solicitaram-me a necessidades de vários documentos para a conversão. Abertura de actividade, cópia do cartão do cidadão e comprovativo de morada. Tendo lá voltado hoje, negaram-se a fazer a conversão, alegando que ainda que fosse uma conta pessoal, única registada no banco de Portugal e não possuindo eu empréstimos bancário, pelo facto de ter actividade aberta em regime de profissão liberal (recibos verdes) não o podiam fazer.
    Não fiquei convencido, na minha opinião pela informação que tenho sobre os requisitos necessários, julgo que houve má vontade do banco para continuarem a cobrar todos os meses um valor superior de manutenção de conta.
    Gostaria que me ajudassem se realmente agiram segundo o que é referido na Lei
    Grato pela vossa atenção.
    Cumprimentos,
    HF

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Peça que lhe mostrem na lei que não pode por esse motivo. Não dando, peça o livro de reclamações. Resolvem logo…

      Responder
      • Hugo Ferreira

        Desde já agradeço a sua rápida resposta,
        Acabei de fazer reclamação na Deco, Portal da queixa e Livro de reclamações eletrónico. A partir do livro de reclamações eletrónico, fui informado, que a reclamação iria ser direcionada para a entidade reguladora/fiscalizadora, neste caso o banco de Portugal e que o operador económico deverá responder-me no prazo máximo de 15 dias, caso contraria deverei contactar o banco de Portugal. Vamos aguardar para ver o que dá!

        Responder
        • Hugo Ferreira

          Assunto resolvido! Na Segunda-Feira, dia12/04/21, após reclamação no livro de reclamações eletrónico, o mesmo funcionário da sucursal Millennium de Samora Correia, que me negou a conversão da conta para serviços mínimos bancários, telefonou-me para casa a informar que afinal tinha havido um mal entendido e que no meu caso, até reunia os requisitos para a conversão da conta. Dirigi-me novamente ao balcão e após preenchimento do formulário e entrega do cartão de debito, que, e bem, destruiu à minha frente, segundo o funcionário o cartão de debito é diferente e será enviado para casa, finalmente e a grande custo, consegui algo que está previsto na lei e que a maioria dos Portugueses têm direito, estando desnecessariamente a serem “roubados” por estas entidades. É lamentável que num estado de democracia, para usufruir-mos do que temos por direito, seja necessário tanto tempo perdido, persistência e reclamação!

          Responder
  85. Pinto

    Boa tarde

    Tendo dois titulares numa conta , mas um deles tem conta noutro banco posso ter seviços minimos?

    é que de um momento para outro começaram a cobrar comissoes e não posso fazer nada pois tenho lá o emprestimo habitação (2titulares).
    caso não seja possivel, posso retirar a segunda da minha conta sendo esta a do emprestimo habitação?

    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Essa segunda pessoa terá de sair. Só se essa segunda pessoa também só tivessecessa conta…

      Responder
  86. Joaquim

    Posso ter uma conta de serviços mínimos estando apenas autorizado numa outra conta a ordem?

    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Creio que não. Confirme junto do banco de Portugal.

      Responder
  87. José Garrido

    Boa noite

    Sr Pedro Andersson, gostaria de saber se for possível em me dizer se eu optar pelos serviços mínimos na CGD, poderei continuar a fazer compras no AliExpress como o faço de vez em quando, e tenho algum dinheiro ( pouco ) num seguro com pouca percentagem em juros.
    desculpe a pergunta e desde já o meu obrigado José Garrido

    Responder
  88. Emanuel Cerveira Pinto

    Caro Pedro Anderson
    Antes de mais, agradeço a sua disponibilidade para prestar esclarecimentos sobre contas de serviços mínimos bancários.
    A questão que tenho para lhe colocar é se, estando como administrador numa conta de condomínio na CGD, posso converter a minha conta do Montepio em CSMB.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. How to switch to a minimum bank account and save €80 per year - […] You have in this article HERE the answers to the questions that I am most often asked. […]
  2. Como mudar para uma conta de serviços mínimos bancários e poupar 80 € por ano - […] Tem neste artigo AQUI as respostas às perguntas que mais vezes me fizeram. […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.