IMI – O prazo acaba hoje (a 2ª prestação para quem paga em 3 vezes)

Tem até hoje para pagar segunda prestação do IMI

Hoje já fiz poupar 100 euros por ano a um colega meu. Quando dei esta notícia esta manhã na SIC Notícias (estive a coordenar a Edição da Manhã) ele virou-se para mim e disse-me que tinha justamente de ir pagar o IMI porque era o último dia. Perguntei-lhe quanto estava a pagar e achei, assim de cabeça, que era demais. Pedi-lhe para imprimir a Caderneta Predial no Portal das Finanças e logo ali sem fazer grandes contas, percebi que andava a pagar 100 euros a mais há vários anos.

Posso pagar menos de IMI?

Explico AQUI neste artigo como pode fazer para pagar menos. Atenção que há casos em que pedir a atualização do valor Patrimonial pode fazer aumentar o IMI em vez de baixar. Só saberá simulando.

No caso do meu colega, já não vai a tempo de baixar este ano, mas para o ano já irá provavelmente pagar menos e apenas duas prestações em vez de 3.

O prazo acaba hoje

O prazo para o pagamento da segunda de três prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que se aplica aos casos em que o montante é superior a 500 euros, termina hoje.

Quem paga em 3 prestações, paga a primeira em Abril, a segunda em Julho e a terceira em Novembro. As taxas do IMI são fixadas por cada autarquia e podem variar entre 0,3% e 0,45% para os prédios urbanos (casas para habitação e terrenos para construção), enquanto no caso dos prédios rústicos (terrenos com fins agrícolas) a taxa aplicável é de 0,8%. De acordo com a AT, citada pela LUSA, apenas 17 dos 308 municípios portugueses comunicaram ao Fisco que vão aplicar a taxa máxima do IMI e 143 declararam que optaram pela taxa mínima.

Qual é a taxa do meu município?

Pode ver AQUI qual é a taxa que está a pagar.

O IMI pode ser pago em uma prestação, durante o mês de abril, quando o montante é igual ou inferior a 250 euros; em duas prestações, nos meses de abril e novembro, quando o seu montante seja superior a 250 euros; e em três prestações, nos meses de abril, julho e novembro, quando o seu montante seja superior a 500 euros.

As câmaras municipais podem também aplicar deduções consoante a composição do agregado familiar (desconto de 20 euros por um filho, de 40 euros por dois filhos e de 70 euros por três ou mais filhos) e foram 225 os concelhos onde as famílias com filhos vão ter descontos no IMI.

Aveiro, Évora, Santarém e Setúbal são as capitais de distrito que aplicaram a taxa máxima de 0,45% de IMI e optaram por não dar desconto familiar aos seus munícipes.

Como calculo quanto pago de IMI?

Para saber quanto vai pagar de IMI, um contribuinte terá de multiplicar o Valor Patrimonial Tributário do imóvel de que é proprietário pela taxa aplicada no respetivo concelho e deduzir o desconto familiar, caso tenha direito e essa ajuda seja aplicada no seu município.

O IMI anda sempre um ano atrasado, porque se refere ao seu património a 31 de dezembro do ano anterior. Se pedir a reavaliação em 2018, vai pagar menos em 2019 e daí para a frente.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

 

Um comentário em “IMI – O prazo acaba hoje (a 2ª prestação para quem paga em 3 vezes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *