26 mil portugueses vão baixar a prestação da casa no mês que vem

O banco vai mesmo pagar a minha casa

Confesso que duvidei que este momento chegasse, mas chegou. A taxa de juro negativa por causa da Euribor vai ser aplicada a partir do mês que vem. O sentimento é misto. Não é uma situação normal. Não é suposto o banco pagar o meu empréstimo, mas por outro lado é o que estava na lei (e não foi cumprido durante 2 anos) e agora foi preciso OUTRA lei para os obrigar a cumprir mas só a partir de agora.

Pelo menos 26 mil créditos vão baixar ainda mais a prestação, mas são muito mais. Só saberemos quantos quando todos os bancos disserem quantos créditos têm nestas condições. É um destes casos?

O que vai fazer o seu banco?

Este é o balanço que posso fazer até ao momento. Estes são os bancos que vão deduzir os juros negativos (da Euribor negativa) no crédito à Habitação. Isto só se aplica a quem tem spreads iguais ou inferiores a 0.3. Como a Euribor está mais negativa do que 0.3, a soma do spread com a Euribor dá um juro negativo. Ou seja, não só não pago juros ao banco como o banco ainda me fica a dever dinheiro. É o meu caso e tenho batalhado desde o primeiro dia para que este dia chegasse. Não pelo valor (no meu caso 48 euros) mas pelo princípio envolvido. Fiz uma reportagem para o Contas-poupança que explicou este assunto há bastante tempo. Pode recordá-la AQUI.

Recordo que os bancos, pela nova lei, podiam escolher: ou deduzem o juro negativo no capital em dívida todos os meses ou criam uma bolsa de juros e aplicam o “desconto” total quando os juros voltarem a ser positivos.
  • CGD – 18.000 casos – Vai deduzir mensalmente os juros ao capital em dívida.
  • BCP – 5.000 casos – Vai deduzir mensalmente os juros ao capital em dívida.
  • BPI – 3.000 casos – Vai deduzir mensalmente os juros ao capital em dívida.
  • Bankinter – Nº de casos desconhecido – Vai deduzir os juros ao capital em dívida (Fonte: Jornal de Negócios)
  • Novo Banco – Aguardo resposta
  • Montepio – Aguardo resposta
  • Santander Totta – Aguardo resposta
  • Crédito Agrícola – Nº de casos desconhecido – Vai fazer banco de Juros (Fonte: Jornal de Negócios)

Os bancos têm 10 dias para divulgarem a decisão sobre como vão aplicar a lei. O prazo acaba este fim de semana. 

No caso da Caixa Geral de Depósitos, a minha fonte disse-me que a prestação, nestes casos, deverá baixar em média 6 euros por mês, até que a Euribor volte a subir. São 72 euros por ano X 18.000 créditos. Representa uma “perda” para o banco de 1.300.000 €. É dinheiro que fica no bolso dos clientes, cumprindo a lei.
Por outro lado foram 2.600.000 € que deviam ter ficado no bolso dos clientes durante 2 anos e não ficaram. Continuo a ponderar se avanço para tribunal ou não para recuperar os meus 48 euros, mas sinceramente, estando “resolvido” o caso não sei se vale a pena o esforço e o tempo que perderia e o tempo que iria ocupar aos tribunais que já têm de resolver coisas bem mais importantes.
O consumidor ganhou, meia vitória mas ganhou. Levei o caso ao Tribunal arbitral até o máximo que pude mas aí não consegui nada. A Caixa Geral de Depósitos disse que não aceitava ir a arbitragem. Não pode ser obrigada. O juiz deu-lhe razão. Perdi. Mas tentei…

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

3 comentários em “26 mil portugueses vão baixar a prestação da casa no mês que vem

  1. Manuel Ferreira Pacheco Reply

    Olá sr Pedro. É com muito prazer que acompanho todo o seu trabalho em prol da sociedade e, hoje, partilho consigo a satisfação que deve sentir, por ver tanto do seu esforço ter algum resultado. Também serei um dos que pode vir a ser beneficiado. Coloco no condicional, porque ainda duvido, mas prometo que, assim que vir, preto no branco, a minha prestação baixar, aqui estarei a dizer-lhe o quanto foi. Um grande abraço e muito obrigado. Parabéns por todo o seu excelente trabalho em todos as áreas.
    Manuel Pacheco.

  2. Augusto Gervásio Reply

    É sempre útil ter em mão dicas que nos possam “oferecer” coisas tão simples “como poupar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *