O que significa este símbolo no meu cartão multibanco?

Escrito por Pedro Andersson

11.07.18

}
4 min de leitura

Publicidade

O meu cartão é wireless?

O símbolo é igual, mas é uma coisa diferente. Talvez nunca tenha reparado, mas agora os cartões (não todos, mas muitos) trazem este bonequinho.


Significa que tem um Cartão contactless. O que é isso e para que serve?

O Banco de Portugal divulgou uma informação que me parece útil e que acho que poucos conhecem. Já uso esta funcionalidade há muito tempo e é de facto muito prática (na minha opinião). Muitos têm medo, mas bem explicado pode ganhar confiança e começar a usá-la.

Contactless é uma palavra inglesa que significa “sem contacto”. Por outras palavras pode usar o seu cartão multibanco, um telemóvel, um relógio, uma pulseira ou outro dispositivo com tecnologia contactless, para fazer compras de baixo valor só encostando (ou nem isso) o seu MB ou equipamento ao terminal de pagamento multibanco e sem marcar qualquer código. Mas isso não é imensamente perigoso?

Sem o PIN?!

Sim. Basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless e a compra fica feita. Desde que percebi que podia fazer o pagamento de pequenos valores apenas encostando o telemóvel ou o multibanco ao terminal de pagamento que não quero outra coisa.

Os cartões e os Terminais de Pagamento Automático com tecnologia contactless são identificados com o tal símbolo. Veja se os seus cartões têm.

 

A tecnologia contactless é ativada assim que usar o cartão pela primeira vez. Não tem de fazer nada de especial. Se já usou o seu cartão uma vez normalmente com o PIN, então já pode experimentar encostar o cartão no terminal para fazer uma compra (inferior a 20 euros). Sem PIN. Pode fazer compras superiores a 20 euros com o contactless, mas pede obrigatoriamente o PIN.

É seguro fazer pagamentos contactless?

Diz o Banco de Portugal que a tecnologia contactless oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe facilita fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público.

Para fazer um pagamento com tecnologia contactless, é sempre necessário que o comerciante introduza primeiro o valor da transação no TPA (Terminal de pagamento). Depois, o cliente terá sempre de confirmar o valor da transação. Confirmado o valor, o cliente terá de aproximar o cartão ao TPA com tecnologia contactless, tipicamente a uma distância inferior a 4 centímetros, para que a transação seja efetuada. O terminal não efetua novas transações até que a transação em curso esteja concluída.

Quais são os limites?

Cada pagamento contactless não pode exceder o valor máximo permitido (geralmente, 20 euros). Esse valor máximo é definido pelo seu banco. Existe também um limite ao valor de pagamentos consecutivos que pode fazer sem inserir o PIN (geralmente, 60 euros). Esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão. Informe-se junto da entidade que emitiu o seu cartão sobre quais são os limites aplicáveis ao seu cartão. De vez em quando, o sistema pede o PIN para confirmar que o cartão é mesmo seu. Não é avaria. É uma medida de segurança adicional.

Posso desativar a funcionalidade contactless?

Pode. Só tem de contactar o seu banco.

Na minha opinião, usar o contactless é muito cómodo. Para muitas pessoas será um risco, uma vez que qualquer pessoa que encontre um cartão destes pode fazer compras sem PIN bastando encostar o MB a um terminal de pagamento em compras até 20 euros, até um máximo de 60 euros.

Portanto, fica a dica e o alerta. Se não sabia como funcionava, agora já sabe. Por exemplo na cantina da SIC com filas imensas à hora de almoço é muito mais rápido fazer o pagamento. É prático. Por outro lado, se ficou com medo ligue para o seu banco e peça para desativarem esta funcionalidade dos seus cartões multibanco. A decisão é sua.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

No livro “Contas-poupança” tem as melhores dicas de poupança reunidas ao longo dos últimos anos de reportagens na televisão e aqui no blogue. É uma verdadeiro manual prático de finanças pessoais que o vai ajudar a colocar as suas finanças no caminho certo. É só clicar AQUI abaixo.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (26 de fevereiro a 03 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

PODCAST | #218 – Vamos a contas | Tenho de declarar os Certificados de Aforro (e outros) no IRS?

Os Certificados de Aforro continuam a suscitar muitas dúvidas. Uma delas é se somos obrigados a declará-los no IRS e como se faz. Essa dúvida é também muito comum quando alguém começa a pensar em investir em produtos relacionados com as bolsas, como Fundos PPR, Fundos...

ÚLTIMO DIA | Prazo para validar faturas para IRS 2023 termina hoje

Já validou TODAS as suas faturas e do seu agregado familiar? Os contribuintes têm até ao final do dia de hoje (quarta-feira, dia 28 de fevereiro) para validar e confirmar as faturas relevantes para o IRS de 2023, após o Ministério das Finanças ter decidido prolongar o...

Arrendamentos | Burlas estão a aumentar. Conheça os sinais e como evitar

Burlas com falsos arrendamentos têm estado a aumentar nos últimos dois anos Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes De acordo com a PSP, as burlas com falsos arrendamentos têm vindo a agravar-se desde 2022, quer nos arrendamentos de casas de férias, quer no...

ÚLTIMA HORA | Prazo para validar faturas de 2023 prolongado até quarta-feira

Faturas pendentes - Prazo prolongado até quarta-feira A Autoridade Tributária (AT) prolongou por dois dias, até quarta-feira, o prazo para a validação de faturas relativas a 2023 no portal e-fatura, depois de constrangimentos no último dia do prazo inicial. Em...

Quer inscrever-se no regime do Residente não Habitual? Pode fazê-lo até 2025

Autoridade Tributária informou que os contribuintes elegíveis podem inscrever-se até 31 de março de 2025 Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Se está interessado em inscrever-se no regime do Residente não Habitual (RNH), que permite aos seus beneficiários...

EURIBOR HOJE | Taxa a três meses mantém-se, mas sobe a seis e 12 meses

Euribor mantém-se a três meses, mas aumenta nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

ELETRICIDADE | O indexado em Fevereiro vai baixar bastante – Vale a pena mudar?

O preço da eletricidade no OMIE está quase de graça É impressionante o que está a acontecer nesta última semana. O preço da eletricidade no mercado grossista está praticamente a zero. Os valores a que a eletricidade vai ser vendida e comprada amanhã, pelas empresas...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a três meses e descem a seis e 12 meses

Euribor sobe a três meses, mas desce nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um...

PODCAST | #217 – Qual é a forma mais simples de poupar na eletricidade?

A ouvinte Ana nunca mudou de empresa de eletricidade em toda a sua vida. Faz-lhe confusão mudar e acha que dá muito trabalho e sente que as outras empresas não lhe inspiram confiança. Este é um perfil muito típico dos consumidores portugueses. No episódio desta...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Filipe Serra

    Olá Pedro.
    O pagamento contactless não tem limite de 20€. Esse limite é apenas para a introdução do PIN. Se for um pagamento de valor superior tem sempre de colocar PIN, mas pode fazer a leitura do cartão por contactless na mesma.
    Resumindo:
    Pagamentos 20€ – introduzir PIN sempre

    Cumps

    Responder
    • Jorge Silva

      Exactamente ! Porém e a bem da verdade, já começam a existir umas carteiras revestidas de “alumínio”, formando assim uma espécie de “gaiola de Faraday” que impossibilita a leitura do cartão dentro da carteira.

      Responder
  2. Marco Lopes

    O problema em caso de roubo é que os SEGUROS associados são uma treta! EXISTEM geralmente, mas aplica-se uma FRANQUIA que invalida imediatamente a participação! O limite diário SEM PIN é geralmente de 60 euros (PODE VARIAR DEPENDENDO DO BANCO EMISSOR!) e as franquias são geralmente 100 EUROS!

    Portanto, SIM… é UM RISCO ABSURDO que deveria ser coberto pelas entidades emissoras. Não sendo, a vantagem do seu uso tem de ser balançada com a possibilidade de perda de 60 euros em caso de uso indevido do cartão!

    https://www.bportugal.pt/page/pagamentos-contactless-sabe-o-que-sao

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Contactless: o que é este símbolo no cartão multibanco? - […] Contas PoupançaSaldo Positivo – CGD […]
  2. COVID 19 | Montante máximo para pagamentos "sem contacto" vai continuar a ser 50 euros - […] Basta aproximar o cartão do terminal de pagamento e não tem de marcar o PIN. Sabia? Tem aqui um artigo…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.