Minuta para afastamento da coima ViaCTT

Escrito por Pedro Andersson

04.07.18

}
1 min de leitura

Publicidade

Uma minuta para pedir o não pagamento da coima ViaCTT

Vários espectadores/leitores do blogue perguntaram se há alguma minuta para fazer o pedido de afastamento da coima ViaCTT nas Finanças.

Apesar do Ministério das Finanças ter mandado suspender todos os processos de contra-ordenações por falta de inscrição ou notificação às Finanças no ViaCTT, é de todas a maneiras aconselhável que faça o pedido, nunca fiando. Quer já tenha pago, quer não o tenha feito. No caso de já ter pago, o pedido tem de ser obviamente adaptado. Onde se diz afastamento da coima, terá de escrever a devolução da coima. Depois logo se verá o que acontece. Se não fizer nada é que não receberá essa devolução, ou muito dificilmente isso acontecerá.

O Paulo Gameyski, Contabilista Certificado, teve a amabilidade de partilhar a minuta dele no Facebook do Contas-poupança. Está aqui o link para o blogue dele que, aliás, tem também conteúdos muito interessantes pelo que tive a oportunidade de espreitar.

Agradeço, Paulo, em nome das pessoas a quem esta minuta vai dar muito jeito.

Minuta pedido de afastamento de coima relativa ao VIACTT

Assim que houver novidade aviso. Não se esqueçam que o prazo é de 10 dias após o recebimento da coima. Deve fazê-lo por carta registada ou entregue pessoalmente na sua repartição de Finanças.

Independentemente da suspensão ordenada pelo Ministério das Finanças não custa nada ser prudente. Mas farão como entenderem.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. celso

    Bem, acabei por pesquisar mais um pouco no site do Paulo e encontrei isto:
    “Eficiência energética
    Os imóveis urbanos com eficiência energética passam igualmente a poder usufruir de uma atenuação da taxa de IMI, desta feita de 15%, pelo período de cinco anos, ao abrigo do artigo 44º – B do EBF.”

    Será util em que medida? Como saber se estou elegível para esta atenuação? Tenho o certificado energético, e talvez quando instalar o painel fotovoltaico, consiga melhorar ainda mais a eficiência da minha casa mas será que se aplica para isto?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É uma das reportagens da minha lista. Mas só depois do verão.

      Responder
      • celso

        Obrigado!
        Infelizmente, esta ” burocracia” e toda uma “linguagem complicada” esconde beneficios que se não for a partilha de conhecimento e testemunhos, passam sempre ao lado.

        cumprimentos

        Responder
  2. Mariana P.

    Boa tarde Pedro,
    Na minuta é referido que “já procedeu ao registo na plataforma ViaCtt”, mas no meu caso, tenho a empresa fechada em Iva há mais de 2 anos. Faço na mesma o registo? Ou refiro o fecho em Iva na minuta?
    Agradeço a sua atenção,

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Mas na altura devia tê-lo feito. Eu registava pelo sim, pelo não.

      Responder
  3. Anabela Amaral Moreira

    Bom dia Pedro,

    Já á muito que vejo os seus programas e sempre os achei extremamente esclarecedores e de uma forma muito didática ajuda todos nós que de leis nada percebemos. Pois nem todos podem ser advogados ou até mesmo ter um.
    Mas confesso que nunca me imaginei a fazer uma pergunta deste género principalmente pelos motivos que são.

    Ora então de forma muito rápida e concisa.

    Herdei por parte do meu pai falecido em 1988 uma pequena ” Vila ” em Lisboa. Que á data nada valia. Tínhamos alguns inquilinos e que explorava a ” Vila ” era na altura o meu avô que viria a falecer um ano depois. Tendo ficado a minha avó a explorar a dita ” Vila ” com rendas de poucos escudos.
    Após o falecimento desta em 2014 o meu tio pós o local á venda.
    Informando-me após já ter comprador.
    Começou-se a tratar do negócio que só se viria a concluir 3 anos mais tarde visto toda a documentação estar ainda no nome da minha bisavó e dispersa em repartições de finanças. O terreno foi vendido por um valor muito abaixo do valor que foi avaliado posteriormente.
    Informei sempre as Finanças que me deu sempre a garantia de que estava tudo em ordem.
    Mas não estava.
    Visto não ter informado as Finanças em tempo útil do sucedido. Neste momento e ao fim de varias exposições nas Finanças estão-me a cobrar um valor que nunca recebi.
    E para piorar as coisas todo o processo se iniciou em 2017 e só agora após este anos todos vem a cartinha de cobrança com juros desde 2017, claro.
    Tudo isto podia ter ficado logo resolvido no ano seguinte, mas a AT resolveu prorrogar o prazo de tudo isto para poder juros de quase 2.000.00€.
    A minha questão é a seguinte:
    Como posso e devo fazer uma explanação ás Finanças para que pelo menos os juros que tenho a pagar me sejam perdoados ( e devo dizer mais uma vez, por algo que nunca recebi e que ninguém nas Finanças fizesse nada em tempo útil para me informar ).
    Mais uma vez parabéns pelo seu excelente trabalho publico pago pela iniciativa privada ( como já diz alguém muito querido entre nós ).

    Os melhores cumprimentos.

    Anabela Moreira

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Anabela. Obrigado pelas suas palavras. Pela minha experiência muito dificilmente deixará de pagar esse valor mas deve tentar. Dever perder o amor a alguns euros e pedir ajuda a um solicitador/contabilista. Se não conhecer nenhum pode contactar-me por mensagem privada e depois avalia.

      Responder
  4. António Augusto Ferreira Roldão

    Boa noite, não consigo aceder â minuta, dá erro-

    atentamente

    Antonio Roldão

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.