Afinal é possível negociar com os bancos – Um caso prático

Afinal é possível negociar com os bancos

A propósito dos artigos que tenho aqui publicado sobre seguros de vida, aproveito para recordar este caso. É que têm chegado nas últimas semanas milhares de pessoas novas ao blogue “Contas-poupança” e acho importante recuperar algumas dicas. Desculpem os outros que se lembram deste caso.

Um colega meu na SIC pediu um crédito pessoal de 10 mil euros para comprar um carro. Na Caixa Geral de Depósitos exigiram-lhe um seguro de vida de quase 900 euros e mais outro seguro mais pequeno.

Como ele viu as reportagens do Contas-poupança sobre o assunto não foi logo na conversa. Achou caro, disse que ia ver na concorrência, que era um abuso 900 euros por um crédito de 10 mil (quase 10% do valor do empréstimo, etc).

A gestora de conta foi falar com o gerente. Voltou uns minutos depois com outra proposta: OK, não fazia o seguro de vida, mas tinha de fazer um seguro automóvel no grupo Caixa.

Resposta do meu colega, mas olhe que na Fidelidade são muito caros, pode ser na OK Teleseguros? É do grupo Caixa… Sim. Podia.

Portanto, negociando e fazendo valer os seus pontos de vista, o meu colega poupou quase 900 euros porque teria de fazer um seguro para o carro de qualquer maneira. Se tivesse aceite, achando que tinha de ser, ficaria a perder.

Atenção, que não há nenhum problema em fazer um seguro de vida sempre que contratar um crédito. Aliás, muitos consumidores consideram (e bem) que é uma proteção para a família, caso lhes aconteça alguma coisa. Às vezes acontecem as coisas mais imprevistas. É um assunto que terá de avaliar.

O importante é que perceba que não é uma obrigação aceitar tudo o que lhe propõem. Os bancos estão lá para ganhar dinheiro consigo. E se lhe propõem um spread baixo, provavelmente é porque lhe vão “ganhar” o dinheiro noutras parcelas (seguros e taxas). Olhos sempre bem abertos.

Temos todos de aprender a negociar com os bancos e seguradoras. Diga NÃO de vez em quando. Use a concorrência. O dinheiro é seu.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito. Ofereça-o a quem precisa pôr as contas em ordem.

É só clicar AQUI abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *