Se o seu spread é superior a 1,46% está a pagar demais
Se sim, provavelmente está a perder (muito dinheiro). O Banco de Portugal acaba de divulgar que a Taxa de juro média dos novos créditos à habitação recuou novamente para 1,46% em Abril.
Só em Abril foram emprestados pelos bancos 783 milhões de euros. Segundo a nota de informação estatística do Banco de Portugal, no crédito ao consumo e para outros fins as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 7,13% (7,27% em março) e 3,71% (3,57% em março). Ou seja, o crédito continua a ser cada vez mais acessível aos consumidores.
Por outro lado, o valor médio da taxa de juro dos novos depósitos a prazo até um ano desceu um ponto base, fixando-se em 0,16%.
O que querem dizer estes dados?
Querem dizer que o nosso dinheiro nos bancos rende cada vez menos e que o crédito está cada vez mais baixo. Isto tanto pode ser bom como mau. Bom, se precisar de crédito, mas desde que seja feito com pés e cabeça e que saiba que pode continuar a pagar as suas prestações se a Euribor subir.
Hoje, o Jornal de Negócios citava vários especialistas que referem que o aumento das Euribor deverá atrasar mais um trimestre ou dois. Alguma instabilidade na Europa por causa de Itália e outras situações podem levar o Banco Central Europeu a adiar a subida da Taxa de referência (neste momento está em zero). De acordo com os analistas, a Euribor só regressará a zero depois de 2020.
Renegoceie o seu crédito à habitação
Em resumo, se tem um spread superior à média atual dos portugueses, tente renegociar o seu atual crédito à habitação. Também é uma boa medida para avaliar se o spread que lhe estão a propor para novos créditos é exagerado ou não face à média do mercado.
Veja nesta reportagem do que estamos a falar. Pode poupar dezenas de milhares de euros sem gastar um cêntimo.
VÍDEO – Como poupar milhares de euros com transferência de créditos
Se quiser contactos de empresas que fazem isto tem aqui. Não tenho nenhuma ligação a nenhuma empresa. Estou a colocar os links porque sei que me pedem sempre. Não tem nada a perder. A decisão é sempre sua.
Transferência do Crédito à Habitação – as dúvidas
Acompanhe-nos AQUI
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
YouTube (Subscreva os vídeos)
Facebook do Contas-poupança
Adira ao Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”
Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.
É só clicar AQUI abaixo.
Sabe qual é o tempo médio para o banco dar-nos um novo spread, quando pedimos uma renegociação?
Cumprimentos
Não há tempo médio. Depende da sua insistência. Por eles é nunca…
A resposta ao anterior comentario seria melhor pensar em mudar o credito para outro banco se possivel
pois teria talvez td pago e com spread mais baixo é sempre uma coisa demorada mas sempre pode tentar eu so ao fim de 3 anos consegui que eles me baixassem o meu spread mesmo depois de varias cartas escritas no banco no 1 e 2 ano .
Pedi uma renegociação do spread mas já foi há 2 meses e meio e ainda não obtive nenhuma notícia. Estou com vontade de mudar para outro banco mas queria saber se eles fazem a mesma oferta que os outros me fizeram, evitando assim os custos de transferir. Mas obrigado pela resposta. Irei ponderar melhor na decisão de mudar ou não. Obrigado
Basta procurar o banco certo eles pagam td para transferir o credito e ainda lhe dao spread mais baixo mas
sempre pode esperar pelo banco eu pedi o credito no antigo BES e passado um ano mudei para outro banco com melhores condiçoes e com spread mais baixo e nao paguei um tosto ainda me pagaram a comissao de pagar o credito mais cedo no bes e foi td muito rapido em menos de 2 meses ficou td liquidado nos 3 anos seguintes nao me ligaram nenhuma mas ao 4 ano baixaram o spread novamente e ao 5 ano tambem e fiquei com spread de 0.6 que hoje anda tenho com euribor a 3 meses mas se por acaso lhe pedirem para ficar com seguros no banco para ter spread mais baixo nao aceite, sou livre desses tramites.
Bom dia, cada vez que leio estes artigos fico deprimido. Tenho um empréstimo para apartamento há 8 anos. Ja contactei a CGD para rever o spread duas vezes (tenho 2,175% a Euribir a 6 meses).
Dizem que ainda so paguei ainda 8 anos de um total de 45, que sou sortudo por ter Euribor a 6 meses e que o spread até é bom…
Fiz uma simulacao simples nomsite da Cgd e deu-me spread de 1,7!
Infelizmente tentei junto das empresas negociadoras de credito mas como nao tenho rendimentos em Portugal dizem que nao ha nada a fazer.
Alguem tem alguma ideia? Pedro?
Desde ja o meu obrigado.
Lamento. Se por não ter rendimentos em Portugal ninguém quer o seu crédito não tenho alternativas. Se encontrar digo. Abraço.