Problemas (e soluções) da app My SNS Carteira

 

Mas a app não funciona…

Na semana passada mostrei no Contas-poupança na SIC o Portal SNS e a app “My SNS Carteira”. Como sabem, só faço reportagem de coisas, serviços, aplicações, equipamentos, empresas, etc. que já testei (ou testados por outros) e considero que são úteis. Foi mais uma vez o caso.

Quer o Portal SNS, quer a app já me ajudaram várias vezes nos últimos meses.

Mas vários espectadores disseram-me que experimentaram e que não conseguiram registar-se ou a app não funcionou e que foi uma desilusão. Fico triste quando isso acontece.

Por isso, estou a fazer uma atualização com a solução para dois desses problemas relatados, porque acho sinceramente que esta app é útil para ter no telemóvel.

Podem rever a reportagem AQUI:

VÍDEO – Tenha sempre as suas receitas e boletim de vacinas no telemóvel

As críticas

Vamos primeiro às dificuldades sentidas:

J. VALERIO

Não dá para registar no Portal do SNS ! Uma senha com 17 caracteres incluindo maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, ou seja, obedecendo a todos os critérios enunciados, dá como mensagem “segurança fraca” e não passa dali !!!! Só mesmo para rir 🙁

MARCO LOPES 

Não quero saber quanto o governo gastou neste protótipo de app que nem sequer funciona… Contratem empresas que tenham programadores como deve ser, ao invés dos amigalhaços que querem ganhar uns milhões… Nem a autenticação é possível fazer… Bad gateway, erro de servidor, tempo infinito para autenticar, e falha sistematicamente.

As soluções

O espectador Marco Costa não desistiu e contactou-me e após despistarmos várias situações possíveis, pedi ajuda ao Ministério da Saúde para que o ajudasse a descobrir onde estava o “gato”.
O Marco fez o favor de publicar no blogue a solução para estes 2 problemas. Espero que seja útil para quem quer usar a app e o portal e não conseguiu.
Já está resolvido o problema do acesso/login da aplicação. Ligaram-me do Ministério da Saúde e pelos vistos existem duas bases de dados separadas: Uma dos Centros de Saúde e outra do portal do SNS.
Para efeitos do Login/registo da App vão buscar os dados à do Centro de Saúde ou pelo que depreendo na inexistência de dados de telemóvel e email no Centro de Saúde utilizam a do registo no portal do SNS. Como nos registos do Centro de Saúde tinha um numero de telemóvel que já mudei à mais de cinco anos e também email, dava sempre erro.
O Sr. que me ligou disse-me que tinha de ir ao Centro de Saúde pedir para actualizar os dados. Fiz isso hoje ao fim do dia e já consegui entrar na App pelo numero de utente. No meio disto tudo muita gente deve estar a ter o mesmo problema e não faz sentido mudarmos os dados ou corrigirmos no Portal se na Base de dados do Centro de Saúde tudo se mantém inalterado conforme as pessoas indicaram à anos atrás.
Obrigado pela ajuda e continuem o bom trabalho que têm feito com o Programa. Vocês fazem um serviço que deveria em parte ser competências das instituições governamentais.

Quanto à questão da password que não funciona

No registo no portal SNS, a password com os caracteres especiais tem um limite de caracteres que deveria indicar o limite e bloquear ao passar esse limite.
O que se passa é que quando se passa o limite não deixa colocar a confirmação da password e não deixa prosseguir o registo.
Verifiquem à medida que vão metendo os dígitos da password vai passando de fraco para razoável e seguro.
Se passarem mais caracteres a caixa de confirmação da password em baixo fica bloqueada.
Isto é uma falha de quem programou a página de deveria fazer o alerta dos dígitos e avisar do erro.

Espero que depois destas dicas, consigam usar (para vosso benefício) o Portal SNS e a app “My SNS Carteira”

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É só clicar AQUI abaixo.



8 comentários em “Problemas (e soluções) da app My SNS Carteira

  1. Carlos Batista Reply

    Infelizmente não consigo que a aplicação funcione. Por chave digital, após colocar os dados necessários, espero algum tempo e tenho a informação “bad gateway”. SO IOS
    Procurando entrar com Registo Nacional de Utentes, dá-me a informação para atualizar os dados no Centro de Saúde, algo que já fiz.
    Acredito que seja útil e deixou-me muito curioso, mas, infelizmente, ainda não pude comprovar a utilidade da app

    • Marco Lopes Reply

      Não perca o seu tempo! A APP pouco ou nada faz!!!
      Está muito mal pensada, é arcaica, permite, quanto muito, ver as vacinas (se o sistema do centro de saúde estiver a funcionar devidamente, o que no meu caso, NÃO está!) e as guias de tratamento (que nos teus testes fazem “estourar” a app).

      USE o portal do UTENTE. Fica melhor servido: https://servicos.min-saude.pt/utente/

      Gostava de saber quanto $$$$$$ dos contribuintes foi gasto nesta “app” :\

  2. Fa Reply

    Já utilizo esta aplicação desde que foi criada, sou um velho de 71 anos, nunca tive formação informática, e não tenho qualquer crítica desta aplicação de que gosto muito e me tem ajudado bastante além de que me tem ajudado a economizar alguns bons Euros, só em combustível, ou, ou.
    As Críticas que aqui leio dão a impressão de ser de Gente organizada para dizer mal, e que todo o tempo que perdem é na busca de deita a baixo, ou alguém que tem interesse inconfessáveis para dizer mal.
    Pelo meu lado a única crítica é de só conseguir marcar consultas para 5ª feiras das 12 às 13 horas, penso que não é erro da aplicação mas sim conveniência do meu posto de saúde.
    De resto esta aplicação é MARAVILHOSA.
    Uma sugestão, Obrigatoriedade a todos os Estabelecimentos de Saúde usar programas de Software compatíveis com os do Serviço Nacional de Saúde que permita o médico de família seguir todos os Passos, intervenções, exames, análises, etc. Do seu utente.

    • Marco Lopes Reply

      Caro FA

      – a APP não funciona através da CHAVE MÓVEL.
      – a APP estoura frequentemente (ainda agora estourou 2 vezes ao tentar adicionar GUIA de TRATAMENTO!)
      – a APP NÃO PERMITE marcação de consultas (o PORTAL do UTENTE SIM! e ainda assim um sistema que não está integrado no NOVO PORTAL – continua a ser usado o sistema antigo) – deve estar a confundir as coisas!

      Esta app para pouco ou nada serve, e está péssima a todos os níveis.

  3. Marco Lopes Reply

    UPDATE: Decidi efectuar o LOGIN através das credenciais do SNS, e lá consegui… foi a única forma.
    Na prática não consigo fazer absolutamente nada com a APP… apenas adicionar o “CARTÃO de ACESSO à SAÚDE” (boletim de vacinas ainda não está disponível).

    Pensei (erradamente) que iria ter as opções de todo o PORTAL do UTENTE…

    Duas dúvidas:

    1) O que é o CARTÃO de ACESSO à SAÚDE e onde vão buscar aqueles dados? A MORADA está incompleta e não coincide com o disponibilizado no portal do UTENTE!

    2) Como desligo a irritante VIBRAÇÃO ao introduzir o PIN? É um absurdo que os programadores tenham decidido que os utentes têm de sentir uma vibração ao introduzir cada dígito do PIN (como não é o teclado do android, não irá assumir as configurações do sistema…)

  4. Marco Lopes Reply

    Caros amigos, o registo através de CHAVE MÓVEL digital NÃO funciona. PONTO!!!
    Tentei meia dúzia de vezes em dias diferentes.
    Depois de receber a SMS, confirmar os dados do CC, fica uma eternidade a processar e finalmente: BAD GATEWAY!
    Basta verem as críticas no PLAY STORE…
    Como lançam um serviço destes que não funciona é que não entendo.

    Primeiro foi o falhanço TOTAL da autenticação do Cartão do Cidadão, que nem o perito mais consagrado em T.I. tem conhecimentos / paciência para usar – daí lançarem a chave móvel digital para “minorar” os efeitos nefastos desta situação (e agora parece que vai ser possível ASSINAR documentos também com a chave móvel – algo que tentei ao longo dos anos com os certificados do CC e consegui… UMA VEZ! A configuração dos clientes de email e browser é tão complexa e problemática que torna o processo penoso e practicamente impossível).
    Enfim…

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