Problemas (e soluções) da app My SNS Carteira

Escrito por Pedro Andersson

08.05.18

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4 min de leitura

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Mas a app não funciona…

Na semana passada mostrei no Contas-poupança na SIC o Portal SNS e a app “My SNS Carteira”. Como sabem, só faço reportagem de coisas, serviços, aplicações, equipamentos, empresas, etc. que já testei (ou testados por outros) e considero que são úteis. Foi mais uma vez o caso.

Quer o Portal SNS, quer a app já me ajudaram várias vezes nos últimos meses.

Mas vários espectadores disseram-me que experimentaram e que não conseguiram registar-se ou a app não funcionou e que foi uma desilusão. Fico triste quando isso acontece.

Por isso, estou a fazer uma atualização com a solução para dois desses problemas relatados, porque acho sinceramente que esta app é útil para ter no telemóvel.

Podem rever a reportagem AQUI:

VÍDEO – Tenha sempre as suas receitas e boletim de vacinas no telemóvel

As críticas

Vamos primeiro às dificuldades sentidas:

J. VALERIO

Não dá para registar no Portal do SNS ! Uma senha com 17 caracteres incluindo maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, ou seja, obedecendo a todos os critérios enunciados, dá como mensagem “segurança fraca” e não passa dali !!!! Só mesmo para rir 🙁

MARCO LOPES 

Não quero saber quanto o governo gastou neste protótipo de app que nem sequer funciona… Contratem empresas que tenham programadores como deve ser, ao invés dos amigalhaços que querem ganhar uns milhões… Nem a autenticação é possível fazer… Bad gateway, erro de servidor, tempo infinito para autenticar, e falha sistematicamente.

As soluções

O espectador Marco Costa não desistiu e contactou-me e após despistarmos várias situações possíveis, pedi ajuda ao Ministério da Saúde para que o ajudasse a descobrir onde estava o “gato”.
O Marco fez o favor de publicar no blogue a solução para estes 2 problemas. Espero que seja útil para quem quer usar a app e o portal e não conseguiu.
Já está resolvido o problema do acesso/login da aplicação. Ligaram-me do Ministério da Saúde e pelos vistos existem duas bases de dados separadas: Uma dos Centros de Saúde e outra do portal do SNS.
Para efeitos do Login/registo da App vão buscar os dados à do Centro de Saúde ou pelo que depreendo na inexistência de dados de telemóvel e email no Centro de Saúde utilizam a do registo no portal do SNS. Como nos registos do Centro de Saúde tinha um numero de telemóvel que já mudei à mais de cinco anos e também email, dava sempre erro.
O Sr. que me ligou disse-me que tinha de ir ao Centro de Saúde pedir para actualizar os dados. Fiz isso hoje ao fim do dia e já consegui entrar na App pelo numero de utente. No meio disto tudo muita gente deve estar a ter o mesmo problema e não faz sentido mudarmos os dados ou corrigirmos no Portal se na Base de dados do Centro de Saúde tudo se mantém inalterado conforme as pessoas indicaram à anos atrás.
Obrigado pela ajuda e continuem o bom trabalho que têm feito com o Programa. Vocês fazem um serviço que deveria em parte ser competências das instituições governamentais.

Quanto à questão da password que não funciona

No registo no portal SNS, a password com os caracteres especiais tem um limite de caracteres que deveria indicar o limite e bloquear ao passar esse limite.
O que se passa é que quando se passa o limite não deixa colocar a confirmação da password e não deixa prosseguir o registo.
Verifiquem à medida que vão metendo os dígitos da password vai passando de fraco para razoável e seguro.
Se passarem mais caracteres a caixa de confirmação da password em baixo fica bloqueada.
Isto é uma falha de quem programou a página de deveria fazer o alerta dos dígitos e avisar do erro.

Espero que depois destas dicas, consigam usar (para vosso benefício) o Portal SNS e a app “My SNS Carteira”

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19 Comentários

  1. Marco Lopes

    Caros amigos, o registo através de CHAVE MÓVEL digital NÃO funciona. PONTO!!!
    Tentei meia dúzia de vezes em dias diferentes.
    Depois de receber a SMS, confirmar os dados do CC, fica uma eternidade a processar e finalmente: BAD GATEWAY!
    Basta verem as críticas no PLAY STORE…
    Como lançam um serviço destes que não funciona é que não entendo.

    Primeiro foi o falhanço TOTAL da autenticação do Cartão do Cidadão, que nem o perito mais consagrado em T.I. tem conhecimentos / paciência para usar – daí lançarem a chave móvel digital para “minorar” os efeitos nefastos desta situação (e agora parece que vai ser possível ASSINAR documentos também com a chave móvel – algo que tentei ao longo dos anos com os certificados do CC e consegui… UMA VEZ! A configuração dos clientes de email e browser é tão complexa e problemática que torna o processo penoso e practicamente impossível).
    Enfim…

    Responder
  2. Marco Lopes

    UPDATE: Decidi efectuar o LOGIN através das credenciais do SNS, e lá consegui… foi a única forma.
    Na prática não consigo fazer absolutamente nada com a APP… apenas adicionar o “CARTÃO de ACESSO à SAÚDE” (boletim de vacinas ainda não está disponível).

    Pensei (erradamente) que iria ter as opções de todo o PORTAL do UTENTE…

    Duas dúvidas:

    1) O que é o CARTÃO de ACESSO à SAÚDE e onde vão buscar aqueles dados? A MORADA está incompleta e não coincide com o disponibilizado no portal do UTENTE!

    2) Como desligo a irritante VIBRAÇÃO ao introduzir o PIN? É um absurdo que os programadores tenham decidido que os utentes têm de sentir uma vibração ao introduzir cada dígito do PIN (como não é o teclado do android, não irá assumir as configurações do sistema…)

    Responder
  3. Fa

    Já utilizo esta aplicação desde que foi criada, sou um velho de 71 anos, nunca tive formação informática, e não tenho qualquer crítica desta aplicação de que gosto muito e me tem ajudado bastante além de que me tem ajudado a economizar alguns bons Euros, só em combustível, ou, ou.
    As Críticas que aqui leio dão a impressão de ser de Gente organizada para dizer mal, e que todo o tempo que perdem é na busca de deita a baixo, ou alguém que tem interesse inconfessáveis para dizer mal.
    Pelo meu lado a única crítica é de só conseguir marcar consultas para 5ª feiras das 12 às 13 horas, penso que não é erro da aplicação mas sim conveniência do meu posto de saúde.
    De resto esta aplicação é MARAVILHOSA.
    Uma sugestão, Obrigatoriedade a todos os Estabelecimentos de Saúde usar programas de Software compatíveis com os do Serviço Nacional de Saúde que permita o médico de família seguir todos os Passos, intervenções, exames, análises, etc. Do seu utente.

    Responder
    • Marco Lopes

      Caro FA

      – a APP não funciona através da CHAVE MÓVEL.
      – a APP estoura frequentemente (ainda agora estourou 2 vezes ao tentar adicionar GUIA de TRATAMENTO!)
      – a APP NÃO PERMITE marcação de consultas (o PORTAL do UTENTE SIM! e ainda assim um sistema que não está integrado no NOVO PORTAL – continua a ser usado o sistema antigo) – deve estar a confundir as coisas!

      Esta app para pouco ou nada serve, e está péssima a todos os níveis.

      Responder
  4. Carlos Batista

    Infelizmente não consigo que a aplicação funcione. Por chave digital, após colocar os dados necessários, espero algum tempo e tenho a informação “bad gateway”. SO IOS
    Procurando entrar com Registo Nacional de Utentes, dá-me a informação para atualizar os dados no Centro de Saúde, algo que já fiz.
    Acredito que seja útil e deixou-me muito curioso, mas, infelizmente, ainda não pude comprovar a utilidade da app

    Responder
    • Pedro Andersson

      Mande-me o seu contacto por mensagem privada. Peço ao ministério da saúde para o contactar.

      Responder
    • Marco Lopes

      Não perca o seu tempo! A APP pouco ou nada faz!!!
      Está muito mal pensada, é arcaica, permite, quanto muito, ver as vacinas (se o sistema do centro de saúde estiver a funcionar devidamente, o que no meu caso, NÃO está!) e as guias de tratamento (que nos teus testes fazem “estourar” a app).

      USE o portal do UTENTE. Fica melhor servido: https://servicos.min-saude.pt/utente/

      Gostava de saber quanto $$$$$$ dos contribuintes foi gasto nesta “app” :\

      Responder
    • Marco Lopes

      (leia-se “nos MEUS testes”)

      Responder
  5. Mario Pires

    Bom dia Tenho esse problema de login ,quando registro funcionou..até fiz marcação de consultas e pedi receita médica tudo funcionou …agora nao consigo aceder …recebo mensagem a dizer que os dados nao estão corretos !? Fiquei confuso Pedi ajuda através do mail de atendimento do Ministério S e disseram para limpar o cache do navegador e recuperar a password ….fiz o procedimento e continua a não dar acesso ….Fiquei sem saber o que fazer …Será que pode ajudar ? Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Sim. Estão a reformular tudo. Aguarde umas semanas.

      Responder
  6. João Rodrigues

    Estou farto de tentar entrar e nada, já fui ao Centro de Saude para atualizar os dados mas continua na mesma,já tentei entrar pelo portal do utente mas é a mesma coisa,pelos vistos lá foram mais uns milhares gastos pois não tem mais utilidade,eu já consegui à uns tempos a trás marcar consultas mas agora nada, já tentei outra palavra passe e é o mesmo,o que poderei fazer?peço ajuda, Obrigado

    Responder
  7. Alexandra Correia

    Boa noite, registei o meu sobrinho no portal e a minha irmã e com sucesso. embora que no da minha irmã eu tenha esquecido a pass amanhã peço-lhe e fica resolvido. o problema e no registo do meu cunhado primeiro introduzi o n. utente para verificar se já estava inscrito e ainda não. tento inscreve-lo e aparece uma sms em cima que diz: “Estes dados não correspondem ao número de SNS introduzido! tenho o cartão de cidadão dele e tudo já verifiquei e fiz várias vezes como pode ser?

    Responder
  8. Maria José Barros

    por favor pesso a vossa ajuda escrevi mal o meu email agora não tenho acesso aos meus dados como posso corrigir o meu emal

    Responder
  9. Jose Paiva

    Boa noite.
    Se necessitar contactar alguém sobre o site do SNS onde o registo de utente não funciona como posso fazer?
    O mesmo para a Aplicação MYSNS Carteira, onde já me inscrevi mas esqueci-me, contra o que é meu hábito tomar nota do PIN, e agora não consigo entrar e já ando há mais de uma hora à procura de solucionar o problema é nada encontro para tal.
    Não entendo que raio de aplicações são estas que não têm qualquer ajuda nem contacto em caso de dificuldades.
    Cumprimentos e obrigado

    Responder
  10. Jorge Geraldes

    Como posso recuperar o PIN do MySNS?
    Grato

    Responder
  11. João Santos

    Estou registado no site do SNS desde 2016 e agora já não me lembro do PIN pois não dá para registar um PIN qualquer, tem que ser o que eles querem. Agora não consigo fazer nada para entrar na minha area do cidadão. Já tentei entrar em contacto pelo formulário, também não dá para enviar a mensagem. Eu não percebo porque tanta complicação. Utilizo todo o tipo de serviços online e nunca vi nada tão complicado. Em vez de simplificarem só complicam a vida às pessoas.

    Responder
  12. João Santos

    Estou registado no site do SNS desde 2016 e agora já não me lembro do PIN pois não dá para registar um PIN qualquer, tem que ser o que eles querem. Agora não consigo fazer nada para entrar na minha area do cidadão. Já tentei entrar em contacto pelo formulário, também não dá para enviar a mensagem. Nem um email de contacto existe. Eu não percebo porque tanta complicação. Utilizo todo o tipo de serviços online e nunca vi nada tão complicado. Em vez de simplificarem só complicam a vida às pessoas.

    Responder
  13. Sandro de Jesus monteiro

    Bom dia,
    Tenho a conta bloqueada e tenho lá umas receitas que precisava urgentemente .
    O que posso fazer ?
    Obrigado

    Responder
  14. Marco Lopes

    Finalmente este ano tive 3 receitas enviadas para o MySNS carteira!

    A quarta (enviada noutra data) não chegou… Tive de me servir do SMS que também é enviado, caso contrário ficaria sem poder levantar os medicamentos :\

    Responder

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