Mas a app não funciona…
Na semana passada mostrei no Contas-poupança na SIC o Portal SNS e a app “My SNS Carteira”. Como sabem, só faço reportagem de coisas, serviços, aplicações, equipamentos, empresas, etc. que já testei (ou testados por outros) e considero que são úteis. Foi mais uma vez o caso.
Quer o Portal SNS, quer a app já me ajudaram várias vezes nos últimos meses.
Mas vários espectadores disseram-me que experimentaram e que não conseguiram registar-se ou a app não funcionou e que foi uma desilusão. Fico triste quando isso acontece.
Por isso, estou a fazer uma atualização com a solução para dois desses problemas relatados, porque acho sinceramente que esta app é útil para ter no telemóvel.
Podem rever a reportagem AQUI:
VÍDEO – Tenha sempre as suas receitas e boletim de vacinas no telemóvel
As críticas
Vamos primeiro às dificuldades sentidas:
J. VALERIO
Não dá para registar no Portal do SNS ! Uma senha com 17 caracteres incluindo maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, ou seja, obedecendo a todos os critérios enunciados, dá como mensagem “segurança fraca” e não passa dali !!!! Só mesmo para rir 🙁
MARCO LOPES
Não quero saber quanto o governo gastou neste protótipo de app que nem sequer funciona… Contratem empresas que tenham programadores como deve ser, ao invés dos amigalhaços que querem ganhar uns milhões… Nem a autenticação é possível fazer… Bad gateway, erro de servidor, tempo infinito para autenticar, e falha sistematicamente.
As soluções
Já está resolvido o problema do acesso/login da aplicação. Ligaram-me do Ministério da Saúde e pelos vistos existem duas bases de dados separadas: Uma dos Centros de Saúde e outra do portal do SNS.Para efeitos do Login/registo da App vão buscar os dados à do Centro de Saúde ou pelo que depreendo na inexistência de dados de telemóvel e email no Centro de Saúde utilizam a do registo no portal do SNS. Como nos registos do Centro de Saúde tinha um numero de telemóvel que já mudei à mais de cinco anos e também email, dava sempre erro.O Sr. que me ligou disse-me que tinha de ir ao Centro de Saúde pedir para actualizar os dados. Fiz isso hoje ao fim do dia e já consegui entrar na App pelo numero de utente. No meio disto tudo muita gente deve estar a ter o mesmo problema e não faz sentido mudarmos os dados ou corrigirmos no Portal se na Base de dados do Centro de Saúde tudo se mantém inalterado conforme as pessoas indicaram à anos atrás.Obrigado pela ajuda e continuem o bom trabalho que têm feito com o Programa. Vocês fazem um serviço que deveria em parte ser competências das instituições governamentais.
Quanto à questão da password que não funciona
No registo no portal SNS, a password com os caracteres especiais tem um limite de caracteres que deveria indicar o limite e bloquear ao passar esse limite.
O que se passa é que quando se passa o limite não deixa colocar a confirmação da password e não deixa prosseguir o registo.
Verifiquem à medida que vão metendo os dígitos da password vai passando de fraco para razoável e seguro.
Se passarem mais caracteres a caixa de confirmação da password em baixo fica bloqueada.
Isto é uma falha de quem programou a página de deveria fazer o alerta dos dígitos e avisar do erro.
Espero que depois destas dicas, consigam usar (para vosso benefício) o Portal SNS e a app “My SNS Carteira”
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Caros amigos, o registo através de CHAVE MÓVEL digital NÃO funciona. PONTO!!!
Tentei meia dúzia de vezes em dias diferentes.
Depois de receber a SMS, confirmar os dados do CC, fica uma eternidade a processar e finalmente: BAD GATEWAY!
Basta verem as críticas no PLAY STORE…
Como lançam um serviço destes que não funciona é que não entendo.
Primeiro foi o falhanço TOTAL da autenticação do Cartão do Cidadão, que nem o perito mais consagrado em T.I. tem conhecimentos / paciência para usar – daí lançarem a chave móvel digital para “minorar” os efeitos nefastos desta situação (e agora parece que vai ser possível ASSINAR documentos também com a chave móvel – algo que tentei ao longo dos anos com os certificados do CC e consegui… UMA VEZ! A configuração dos clientes de email e browser é tão complexa e problemática que torna o processo penoso e practicamente impossível).
Enfim…
UPDATE: Decidi efectuar o LOGIN através das credenciais do SNS, e lá consegui… foi a única forma.
Na prática não consigo fazer absolutamente nada com a APP… apenas adicionar o “CARTÃO de ACESSO à SAÚDE” (boletim de vacinas ainda não está disponível).
Pensei (erradamente) que iria ter as opções de todo o PORTAL do UTENTE…
Duas dúvidas:
1) O que é o CARTÃO de ACESSO à SAÚDE e onde vão buscar aqueles dados? A MORADA está incompleta e não coincide com o disponibilizado no portal do UTENTE!
2) Como desligo a irritante VIBRAÇÃO ao introduzir o PIN? É um absurdo que os programadores tenham decidido que os utentes têm de sentir uma vibração ao introduzir cada dígito do PIN (como não é o teclado do android, não irá assumir as configurações do sistema…)
Já utilizo esta aplicação desde que foi criada, sou um velho de 71 anos, nunca tive formação informática, e não tenho qualquer crítica desta aplicação de que gosto muito e me tem ajudado bastante além de que me tem ajudado a economizar alguns bons Euros, só em combustível, ou, ou.
As Críticas que aqui leio dão a impressão de ser de Gente organizada para dizer mal, e que todo o tempo que perdem é na busca de deita a baixo, ou alguém que tem interesse inconfessáveis para dizer mal.
Pelo meu lado a única crítica é de só conseguir marcar consultas para 5ª feiras das 12 às 13 horas, penso que não é erro da aplicação mas sim conveniência do meu posto de saúde.
De resto esta aplicação é MARAVILHOSA.
Uma sugestão, Obrigatoriedade a todos os Estabelecimentos de Saúde usar programas de Software compatíveis com os do Serviço Nacional de Saúde que permita o médico de família seguir todos os Passos, intervenções, exames, análises, etc. Do seu utente.
Caro FA
– a APP não funciona através da CHAVE MÓVEL.
– a APP estoura frequentemente (ainda agora estourou 2 vezes ao tentar adicionar GUIA de TRATAMENTO!)
– a APP NÃO PERMITE marcação de consultas (o PORTAL do UTENTE SIM! e ainda assim um sistema que não está integrado no NOVO PORTAL – continua a ser usado o sistema antigo) – deve estar a confundir as coisas!
Esta app para pouco ou nada serve, e está péssima a todos os níveis.
Infelizmente não consigo que a aplicação funcione. Por chave digital, após colocar os dados necessários, espero algum tempo e tenho a informação “bad gateway”. SO IOS
Procurando entrar com Registo Nacional de Utentes, dá-me a informação para atualizar os dados no Centro de Saúde, algo que já fiz.
Acredito que seja útil e deixou-me muito curioso, mas, infelizmente, ainda não pude comprovar a utilidade da app
Mande-me o seu contacto por mensagem privada. Peço ao ministério da saúde para o contactar.
Não perca o seu tempo! A APP pouco ou nada faz!!!
Está muito mal pensada, é arcaica, permite, quanto muito, ver as vacinas (se o sistema do centro de saúde estiver a funcionar devidamente, o que no meu caso, NÃO está!) e as guias de tratamento (que nos teus testes fazem “estourar” a app).
USE o portal do UTENTE. Fica melhor servido: https://servicos.min-saude.pt/utente/
Gostava de saber quanto $$$$$$ dos contribuintes foi gasto nesta “app” :\
(leia-se “nos MEUS testes”)
Bom dia Tenho esse problema de login ,quando registro funcionou..até fiz marcação de consultas e pedi receita médica tudo funcionou …agora nao consigo aceder …recebo mensagem a dizer que os dados nao estão corretos !? Fiquei confuso Pedi ajuda através do mail de atendimento do Ministério S e disseram para limpar o cache do navegador e recuperar a password ….fiz o procedimento e continua a não dar acesso ….Fiquei sem saber o que fazer …Será que pode ajudar ? Obrigado
Sim. Estão a reformular tudo. Aguarde umas semanas.
Estou farto de tentar entrar e nada, já fui ao Centro de Saude para atualizar os dados mas continua na mesma,já tentei entrar pelo portal do utente mas é a mesma coisa,pelos vistos lá foram mais uns milhares gastos pois não tem mais utilidade,eu já consegui à uns tempos a trás marcar consultas mas agora nada, já tentei outra palavra passe e é o mesmo,o que poderei fazer?peço ajuda, Obrigado
Boa noite, registei o meu sobrinho no portal e a minha irmã e com sucesso. embora que no da minha irmã eu tenha esquecido a pass amanhã peço-lhe e fica resolvido. o problema e no registo do meu cunhado primeiro introduzi o n. utente para verificar se já estava inscrito e ainda não. tento inscreve-lo e aparece uma sms em cima que diz: “Estes dados não correspondem ao número de SNS introduzido! tenho o cartão de cidadão dele e tudo já verifiquei e fiz várias vezes como pode ser?
por favor pesso a vossa ajuda escrevi mal o meu email agora não tenho acesso aos meus dados como posso corrigir o meu emal
Boa noite.
Se necessitar contactar alguém sobre o site do SNS onde o registo de utente não funciona como posso fazer?
O mesmo para a Aplicação MYSNS Carteira, onde já me inscrevi mas esqueci-me, contra o que é meu hábito tomar nota do PIN, e agora não consigo entrar e já ando há mais de uma hora à procura de solucionar o problema é nada encontro para tal.
Não entendo que raio de aplicações são estas que não têm qualquer ajuda nem contacto em caso de dificuldades.
Cumprimentos e obrigado
Como posso recuperar o PIN do MySNS?
Grato
Estou registado no site do SNS desde 2016 e agora já não me lembro do PIN pois não dá para registar um PIN qualquer, tem que ser o que eles querem. Agora não consigo fazer nada para entrar na minha area do cidadão. Já tentei entrar em contacto pelo formulário, também não dá para enviar a mensagem. Eu não percebo porque tanta complicação. Utilizo todo o tipo de serviços online e nunca vi nada tão complicado. Em vez de simplificarem só complicam a vida às pessoas.
Estou registado no site do SNS desde 2016 e agora já não me lembro do PIN pois não dá para registar um PIN qualquer, tem que ser o que eles querem. Agora não consigo fazer nada para entrar na minha area do cidadão. Já tentei entrar em contacto pelo formulário, também não dá para enviar a mensagem. Nem um email de contacto existe. Eu não percebo porque tanta complicação. Utilizo todo o tipo de serviços online e nunca vi nada tão complicado. Em vez de simplificarem só complicam a vida às pessoas.
Bom dia,
Tenho a conta bloqueada e tenho lá umas receitas que precisava urgentemente .
O que posso fazer ?
Obrigado
Finalmente este ano tive 3 receitas enviadas para o MySNS carteira!
A quarta (enviada noutra data) não chegou… Tive de me servir do SMS que também é enviado, caso contrário ficaria sem poder levantar os medicamentos :\