O que pode fazer na net sem ir ao tribunal
Se alguma vez teve, tem ou pode vir a ter um processo em tribunal (como réu ou vítima, ou como envolvido de alguma maneira) pode poupar muito tempo e algum dinheiro por tratar de algumas coisas através do Portal da Justiça.
Se está envolvido num processo de divórcio com guarda partilhada (ou não), se precisa de obter Registos Criminais, se precisa de Certidões Judiciais de alguma espécie, se tem processos de penhora ou de outro tipo de dívidas, esta informação interessa-lhe.
Pode tratar de (quase) tudo pela internet.
Pode ver ou rever a reportagem desta semana do Contas-poupança neste link:
Simule taxas e impostos da Justiça
Tem também simuladores para saber quanto vai pagar de taxas e impostos se quiser comprar casa, pode iniciar o seu processo de casamento, saber como pode obter a nacionalidade portuguesa, ajudar uma vítima de violência ou como obter um advogado “grátis”.
Sei que para a maioria (felizmente) não precisa de aceder à sua conta na Justiça. Mas se um dia precisar, é importante que saiba que este Portal existe e como funciona.
Autenticação rigorosa
Para aceder aos dados mais sensíveis terá de se autenticar com o leitor eletrónico do leitor do cidadão e do PIN que lhe mandaram para casa ou através da Chave Móvel Digital (CMD). Fiz uma reportagem sobre como funciona essa chave móvel digital. Pode revê-la AQUI. É das coisas mais úteis que já usei na minha relação com o Estado.
O Portal da Justiça está AQUI.
Mas repito que para o usar e ver o que lá está sobre si precisa de ter um leitor de cartão de cidadão ou a tal Chave Móvel Digital. São dados tão sensíveis que não dá para ver só com uma autenticação “normal”.
Acompanhe-nos aqui
Não se esqueçam de fazer “Gosto” no Facebook do Contas-poupança
Subscrevam o canal no YouTube AQUI.
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
Veja mais dicas no livro “Contas-poupança” que reúne as melhores reportagens dos primeiros 5 anos do programa.
O livro é um investimento que se paga a ele próprio. Pode encomendá-lo clicando aqui abaixo.
0 comentários