Novas regras Cartão Continente a partir de 30 de Abril

Escrito por Pedro Andersson

17.04.18

}
4 min de leitura

Publicidade

Cartão Continente com novas regras

Nota prévia: Também faço compras noutros hipermercados, mas como tenho um Continente a 100 metros de casa é normal que faça mais compras no Continente. Não é nenhum conselho, sugestão, crítica ou “perseguição” a quem quer que seja. Como uso mais, conheço melhor e como já expliquei variadíssimas vezes aqui, este blogue é sobre as minhas experiências enquanto cidadão e consumidor. Nada mais do que isso.

A partir de agora, só com 16 anos

Para mim, esta é a principal novidade destas alterações. O Continente mandou para nossas casas juntamente com os cupões de desconto uma folha com imensas novidades (presumo que muitas delas por causa das novas regras da Proteção de Dados Pessoais que vai entrar em vigor no final de Maio).

Como sabem, durante anos tenho dado aqui a dica de que cada família podia ter um cartão Continente por cada elemento do agregado familiar. Cá em casa cada um tem um: eu, a minha mulher, o meu filho mais velho e o meu mais novo. Portanto, recebemos 4 vezes mais descontos do que uma família em que só tem um (apesar dos dois terem um cartão há um que tem aquela versão miniatura).

Ter 4 cartões na família tem gerado uma poupança de muitas centenas de euros ao longo dos anos. Tenho escrito imensos artigos sobre isso. Não é teoria…

Quem me alertou para a novidade foi o Daniel Mesquita do Caça-promoções neste artigo. Passados uns dias também recebi a carta em casa.

As alterações

A alteração mais importante (para mim) é o ponto 6.

6. “Apenas podem aderir ao Cartão Continente os maiores de 16 anos”.

Até agora não havia nenhuma limitação legal ou contratual de idade para aderir ao Cartão.  Milhares de clientes usam há anos os cartões dos filhos como ferramenta de poupança.

A partir de 1 de maio, já só pode pedir cartão para os seus filhos maiores de 16 anos. Não tenho nada contra. É só uma questão de nos adaptarmos. O Continente tem todo o direito de estabelecer as suas regras e nós total liberdade de comprar lá ou não.

No ponto 9, passou a ser estabelecido um prazo para gastar o saldo – 12 meses. Mas não me parece preocupante porque o regulamento diz que esses 12 meses são prorrogados sempre que use o cartão. Ou seja, sempre que fizer uma compra, todo o saldo em cartão passa a ter mais 12 meses. Por outro lado, se deixar de usar totalmente o cartão durante 12 meses, perde o saldo. Tem de estar atento a isto.

No ponto 17, o Continente diz claramente aquilo que já todos sabemos. Que analisam os nossos consumos para saber que descontos nos devem oferecer para nos fazer voltar lá.

E os cartões atuais dos meus filhos?

Eu ia ligar para o Continente para perguntar, mas o meu amigo Daniel Mesquita já o fez e disseram-lhe o que para mim parece óbvio e não esperava outra coisa.

Estas regras são só, para já, para novos aderentes. Ou seja, vou continuar a usar o saldo e os cartões dos meus filhos apesar de terem menos de 16 anos. Isso foi referido claramente nesta resposta.

Já sei que alguns vão criticar esta posição. Já por várias vezes me criticaram por ter feito o Cartão para os meus filhos (ou a quem o fez também). Tudo bem. Não querem fazer, não fazem.  Eu uso as ferramentas de marketing para meu benefício enquanto consumidor (dentro da legalidade) da mesma forma como as empresas usam as ferramentas de marketing para benefício delas. De vez em quando eles mudam as regras (com todo o direito) e de vez em quando eu mudo para a concorrência se não estou satisfeito. Assim, as regras são claras e simples. Eles usam os direitos deles e eu enquanto consumidor, uso os meus.

Se pedir para os seus filhos menores de 16 anos aderirem ao Cartão Continente antes de 30 de Abril, não vejo razão para recusarem. Avalie.

Outra crítica que já me fizeram várias vezes é que não devia (eu e todos os outros que partilham estas dicas) divulgar estas dicas porque depois as empresas “apercebem-se” e acabam com essas possibilidades de desconto. Esses dirão que mais uma vez têm razão.

Meus amigos, divulgarei aqui todas as dicas que encontrar e que eu sei que funcionam desde que sejam perfeitamente legais. Se funciona comigo e é bom para mim, quero que outros também saibam. É a minha filosofia de vida. Mesmo que depois as coisas mudem. Nós mudamos também. Quem não quiser ler, não lê. Simples.

Creio que assim, a relação é saudável. Com este hipermercado e com todos os outros.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Maria Luísa Ferreira Poças

    Gostei não sabia dessa oportunidade!!

    Responder
  2. António Aragão

    Pedro Andersson, acho muito bem o que disse. É importante a transparência na informação. Eu por exemplo sabendo disso mesmo assim não irei colocar os meus filhos com o cartão continente. É a minha escolha. Há pessoas gostam sempre do obscurantismo infelizmente.

    Responder
  3. Duarte Ricardo

    Obrigado!

    Responder
  4. Maria Lopes

    Sr. Pedro, subscrevo na íntegra. Bem haja. Lurdes Lopes

    Responder
  5. Marques

    Não é, (deixou de ser) o cartão de eleição!…
    Os cartões de desconto, são pouco aliciantes. Quem tem pachorra, (exemplo) ir ao Continente comprar um pacote de batatas fritas com 25%de desconto no dia tal?!…, da marca Y.
    Combustíveis com desconto, será que é compensa?… tudo serve de chamariz!!!!!!
    Na concorrência existem artigos (produtor), de qualidade/ preço mais apelativo . Porque comprar mais caro?
    Uma boa selecção e pesquiza é possível poupar muito ….
    Fidelização uma falsa questão.

    Responder
    • celso

      Compreendo o que diz, mas no meu caso, ente ter que pagar tudo por completo ou ter desconto, prefiro ter desconto. Não podemos é comprar coisas só porque estão em desconto mas estando mais caras que noutros sitios. Existe técnicas para evitar cair nessas práticas e como é óbvio, não vou sempre ao continente ou sempre ao lidl ou intermarche só pelas promoções.
      É uma questão de cada um avaliar o que é melhor para si próprio em cada superficie comercial e não se deixar cair em “falácias” comerciais.

      Responder
    • Vitor Madeira

      Estou totalmente com o Marques. Cheguei a ser quase um escravo das promoções do Continente há uns 8 anos atrás, mas desde que passei a fazer as compras na Lidl, passei a adquirir produtos com tanta ou mais qualidade do que aqueles de marca conhecida no Continente e passei a gastar menos uma média de 20% nas minhas compras.
      Resumindo: Deixei de ir ao supermercado quando eles queriam que eu fosse e passei a viver menos ansioso.
      O cartão continente ainda é usado para algumas promoções (principalmente brinquedos) mas deixou de ser uma prioridade.

      Responder
  6. Liliete Pinho

    Obrigado Sr. Pedro Andersen por nos dar estas e muitas mais dicas. Por vezes somos desconhecedores de muitas leis e regras.

    Responder
  7. Fernando Fonseca

    Obrigado pela informação e, já agora, por todas as suas dicas e conselhos. Enquanto consumidor, agradeço a sua contribuição. Ótima semana.

    Responder
  8. Anibal Natario

    Obg pelas dicas, ótimo dia.

    Responder
  9. Antonio

    Lé em casa a minha filha com 9 anos já tinha cartão continente e esta heee até os funcionarios se admiram.

    Responder
  10. Rita

    Eu sei que este artigo já tem alguns meses. Mas estando ainda aplicadas estas regras, desde que veio o ano novo o cartão continente cá de casa dexou de obter descontos na Wells, Modalfa, Go Natural, Note e o desconto de 5euros por uma compra de 20 euros no Continente! Deixámos de obter descontos nas lojas às quais íamos frequentemente com o cartão. Ora segundo o “ponto 17, o Continente diz claramente aquilo que já todos sabemos. Que analisam os nossos consumos para saber que descontos nos devem oferecer para nos fazer voltar lá.” Pelos vistos já não é o caso este ano… Não havendo mais estes descontos, o resultado é que cá em casa deixámos de ir às compras a estas lojas.
    Há alguma razão/regra nova em especial para isto ter acontecido?
    Obrigada e cumprimentos

    Responder
    • Vitor Madeira

      Olá Rita. Já tentou entrar em contacto com o Continente para tentar saber o que poderá ter acontecido?

      Digo isto, mas eu próprio não sou exemplo, pois há muito que descobri que a maior parte dos descontos do cartão Continente são inúteis para mim, pois os supermercados Aldi e Lidl compensam muito mais pelo mesmo tipo de produtos sem quaisquer “promoções” do que os descontos oferecidos pelo cartão Continente (com algumas exceções muito pontuais, é certo.)

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.