As mudanças de 2018
Muitas coisas mudaram a 1 de Janeiro deste ano e muitas mais vão mudar ao longo deste ano. Há novas regras para os Bancos (mais exigentes) que beneficiam a informação dada aos consumidores.
O “Contas-poupança” desta quarta-feira (hoje, 31 de Janeiro) vai ser dos mais “chatos” e maçudos dos últimos tempos. Mas vai ser igualmente dos mais importantes para quem quiser comprar casa ou pedir outro tipo de créditos este ano ou nos próximos.
Vou dar algumas dicas sobre como ler os novos documentos dos bancos que vos vão possibilitar poupar milhares de euros. O caso que vou referir no próximo programa deu uma poupança de 26 mil euros só porque a pessoa leu bem as letras miudinhas em vez de ir só atrás do famoso spread. Vou explicar timtim por timtim.
Vai ser mais fácil reclamar dos bancos
Até agora, se não se entendesse com o banco relativamente ao Crédito Pessoal ou à Habitação tinha de recorrer aos tribunais comuns. A partir deste ano tem uma forma de reclamar que lhe vai custar apenas 10 euros ou pode ser até de graça. Não perca esta dica. Um dia vai precisar.
Siglas importantes
Há uma nova sigla que vai começar a surgir nos documentos dos bancos relacionada com o crédito à Habitação (já existe no Crédito ao Consumo) que é fundamental para escolher o melhor crédito para si sem ter de recorrer a especialistas. Qualquer pessoa percebe. É outra dica que não deve perder amanhã.
E há um cartaz que as lojas vão ter de ter…
Sim, todas as que lhe propuserem créditos. Que lhe digam qualquer coisa do tipo: “Temos um protocolo espetacular com o melhor crédito para si e já está pré-aprovado…”. Cuidado com essa conversa. Há novidades para não ser enganado facilmente. Todas estas dicas vão estar hoje (quarta-feira) na reportagem no Jornal da Noite, na SIC.
Eu sei que corro um risco grande com esta reportagem. Não é um assunto fácil de explicar em televisão. As pessoas podem desligar a meio. Mas seja como for, como já fizemos em outras situações, vamos insistir porque são informações MUITO importantes que normalmente não passam na televisão e que as pessoas precisam conhecer, ou pelo menos saber que existem.
É daquelas reportagens que as pessoas deviam ver com um caderninho de apontamentos e caneta na mão e tirar notas. Mas em todo o caso, depois pode andar para trás e fazer pausa ou ver na internet quando precisar daqui a uns meses. Tentei explicar da forma mais simples possível.
Conto convosco mais logo, no Jornal da Noite, na SIC.
Até lá!
Partilhem com todos os vossos amigos. Um deles vai precisar destas dicas.
Subscreva AQUI o meu canal do YouTube. Brevemente haverá novidades :). Carregue no sininho para ser alertado sempre que tiver uma nova dica de poupança.
Dá sempre jeito saber. 10 minutos “perdidos” agora, pode dar muito jeito mais tarde. Por mim, está a vontade! 🙂 Obrigado!
São só 7’… 🙂
O resto é leitura! Muito obrigado pelas dicas! Continua esse excelente trabalho!!