Programas para fazer o meu Orçamento mensal

Escrito por Pedro Andersson

18.11.17

}
4 min de leitura

Publicidade

No Grupo de Facebook “Contas-poupança – As sua dúvidas” (pode visitá-lo AQUI) uma espectadora perguntava por um simulador para fazer o seu orçamento mensal. Pode (e deve) pedir para aderir ao grupo. Pode tirar qualquer dúvida que tenha com imensas pessoas a partilharem a sua experiência e conhecimentos.

Várias pessoas responderam que tinham alguns ficheiros Excel que tinham feito e que para elas funcionavam. Logo, muitos começaram a pedir por mensagem privada que enviassem o ficheiro.

Como percebi que pode ser interessante para muitos outros, sugeri que me enviassem os ficheiros para partilhar com todos. Portanto, como prometido, aqui vai.

Este é o ficheiro de Excel criado pelo Marco Ventura. Alerto que está feito à medida das preferências dele. Podem adaptar ou não ao vosso caso.

cashflow-doméstico (por Marco Ventura)

Este outro ficheiro de Excel para gerir as vossos contas do mês foi feito pela Sílvia Ferreira. Igualmente, para ela funciona. Veja se funciona também para si.

Planner-financeiro2017-(por Sílvia Ferreira)

(Atualizado a 19/11/2017)

Mais um ficheiro que me chegou entretanto do espectador/leitor João Oliveira Morgado. Este tem a particularidade de criar gráficos isoladamente para cada categoria para ir acompanhando ao longo do ano os gastos em eletricidade, combustíveis, etc.

Calculadora_Despesas 2018 – por João Morgado

Também a espectadora Isabel Santos partilhou connosco o ficheiro Excel dela que é super completo, com várias fontes de receitas extra e despesas muito específicas (por exemplo para quem tem animais de estimação).

CalculadoraDespesas – por Isabel Santos

(Atualizado a 20/11/2017)

Acabo de receber mais um ficheiro Excel da espectadora/leitora Catarina Cunha. Completíssimo e com instruções. Mais um para experimentar e usar para pôr as suas contas em ordem.

Controlo geral – por Catarina Cunha

(Atualizado a 28/11/2017)

A Eduarda Ferreira teve também a amabilidade de enviar o Excel que ela própria criou para gerir o orçamento familiar.
“Aceitei o desafio. Tenho 45 anos, trabalho desde os 13 anos e creio que faço este mapa em Excel desde que tive o meu primeiro computador. Antes, fazia em cadernos e  era bem menos elaborado. No momento em excel tenho registos que remontam a 1998 creio.
Fui melhorando ao longo dos anos e cheguei a este que com certeza irá evoluir ainda. É simples e eficaz. É curioso ir atrás aos anos anteriores e ver as diferenças, as médias, etc.”
Recebi e partilho também o Excel do António Caldeira. Tem algumas particularidades interessantes.
“O ficheiro está estruturado de modo a introduzir os valores de ganhos e/ou despesas a cada dia de cada mês, sendo possível verificar quais os dias de maior despesa e qual a despesa que a dado mês, pesa mais no orçamento. Como sou trabalhador independente, o vencimento depende dos trabalhos efectuados e deste modo consigo também controlar os pagamento efectuado pelo clientes e os pagamentos que faço aos meus colaboradores. Fica o meu contributo!”

Envie-nos o seu

Caso esteja a ler este artigo e tenha também um ficheiro em Excel que queira partilhar, envie o ficheiro para [email protected]. E é incluído nesta lista. Não tenho qualquer responsabilidade nestes conteúdos, OK? E se encontrarem erros, não se esqueçam que são ficheiros feitos por pessoas que estão a partilhá-los com a melhor das intenções para ajudar. Agradecem quaisquer sugestões (obviamente) construtivas.

Mais simuladores/programas/aplicações

O programa que uso no meu dia-a-dia é o Boonzi. É português e para mim é o melhor que encontrei até hoje. Descobri-o quando fiz uma reportagem sobre ele quando ainda estava no início. Pode rever a reportagem AQUI. Hoje está ainda melhor, com a possibilidade de orçamentar as suas finanças à distância que quiser.

Também fiz esta reportagem no Contas-poupança sobre a importância de fazer um orçamento mensal. Foi a segunda reportagem do Contas-poupança, em 2011.

Estou a pensar fazer brevemente um Contas-poupança sobre aplicações de telemóvel que ajudam a poupar. Conheço algumas mas preciso das vossas sugestões. Podem mandar? Podem deixar aqui nos comentários ou no e-mail [email protected].

Se estiver interessado em obter mais sugestões para poupar dinheiro, juntei num livro as melhores dicas de poupança dos primeiros 5 anos do programa. Pode fazer poupanças brutais com pequenos passos que talvez desconheça. É só clicar aqui:

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (3 a 9 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PODCAST | #244 -Vale a pena investir em ouro? (A pergunta do Pedro)

Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica *Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de...

Jovens vão poder decidir a cada ano que regime de IRS preferem

Opção pelo IRS jovem é anual e poderá ser alterada ou renovada O novo modelo de IRS Jovem aprovado recentemente pelo governo é diferente daquele que ainda vigora atualmente, na medida em que prevê uma redução das taxas do imposto que incidem sobre os escalões de...

Rendas de pessoas deslocadas em trabalho vão poder ser deduzidas

Medida aplica-se a deslocados a mais de 100 quilómetros de casa As pessoas que tenham de ir trabalhar para mais de 100 quilómetros de distância da sua residência habitual e pretendam rentabilizar a sua habitação enquanto estão fora vão poder deduzir a esse rendimento...

Garantia pública extingue-se quando jovens pagarem primeiros 15% do empréstimo

Garantia pública de até 15% aplica-se a casas até 450 mil euros O governo aprovou recentemente uma garantia pública de até 15% para ajudar os jovens até aos 35 anos a conseguir financiamento para comprar casa. Na segunda-feira, ao terminar o Conselho de Ministros...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (27 de maio a 2 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Medicamentos grátis a partir de 1 de junho para quem tem CSI

Publicada em Diário da República comparticipação a 100% em medicamentos para idosos com Complemento Solidário O diploma que estabelece que os idosos que recebem complemento solidário passam a partir de 1 de junho a ter direito a medicamentos comparticipados sujeitos a...

Prazo para pedir devolução de propinas termina esta sexta-feira

Mais de 158 mil pessoas já pediram o prémio salarial O prazo para pedir o Prémio Salarial, que prevê a devolução aos jovens do dinheiro que investiram na sua educação superior, termina esta sexta-feira, dia 31 de maio. Os licenciados e mestres que tenham concluído os...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Victor Rodrigues

    Para as despesas do carro uso a App Drivvo: em Português, muito flexível. Afinal de contas, o custo do carro mesmo parado justifica uma app per si.

    Responder
  2. Rui Franco

    No meu caso utilizo o Money Manager Ex (Grátis), é um programa offline (seguro) que pode proteger com senha, onde insere todas as despesas e os seus respectivos recibos. No fim ele fornece gráficos (por semana, mês, ano, etc) para ter uma noção de onde pode poupar. Caso ainda queira transportar os seus dados por pen, é possível.

    Responder
  3. Free At Mind

    Tem o GoodBudget que é baseado no conceito dos envelopes, pode ser por APP ou no site https://goodbudget.com
    Muito flexível e é grátis ate 10 envelopes e 3 dispositivos, para usar como casal e filhos.

    Responder
  4. Ruben Sequeira

    Dica simples: Retirem o extracto do banco adicionem mais umas colunas que serão categorias e subcategorias, adicionem as linhas necessárias para os gastos pagos em numerário e façam um pivot em cima dessa tabela. Para analisar/controlar ao longo do ano/anos, basta colocar os extractos em linha e incluir duas novas colunas uma com o ano e com o mês.

    Responder
  5. ricardo

    olá a todos,

    como utilizador de software livre, GNU/Linux e BSDs aqui há uns largos tempos escrevi uma entrada no meu blog sobre o tema deste tipo de software, que em muitos casos é transversal aos diversos sistemas operativos como tal sendo compatível com os sistemas que indico acima bem como com mswindows e macosx.

    se me permite deixo aqui o link https://debiandicas.wordpress.com/2010/11/10/apps-financeiras-e-nao-so-ainda-ha-almocos-gratis-no-mundo-do-software-livre/

    obrigado

    Responder
  6. Célia Rodrigues

    App minhas economias

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Podcast #10 - Como fazer um BOM orçamento mensal - […] Tem vários exemplos de bons orçamentos mensais em Excel no blogue www.contaspoupanca.pt. Pode descarregar vários exemplos AQUI. […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.