Euribor hoje
Euribor mantêm-se a 3 e 6 meses, sobem a 9 e caem para novo mínimo a 12 meses
A taxa Euribor a 12 meses baixou hoje para um novo mínimo histórico.
A três e seis meses a taxa ficou igual em relação a ontem (segunda-feira) e a 9 meses subiu.
Euribor 3 meses
A Euribor a três meses há 10 dias que está a -0,329%.
Euribor 6 meses
A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação mantém-se há uma semana em -0,274%.
Euribor 9 meses
A nove meses, a Euribor foi hoje fixada em -0,221%, mais 0,001 pontos do que na segunda-feira
Euribor 12 meses
No prazo de 12 meses, a taxa Euribor recuou hoje para -0,183%, novo mínimo de sempre.
As Euribor são fixadas diariamente pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Para que servem estes dados?
Quando pedimos um empréstimo ao banco para comprar casa, na maior parte dos contratos ficou definido que todos os meses pagamos de juro o spread (lucro do banco) + Euribor (o juro a que os bancos emprestam uns aos outros). Ora, desde 2015 que a Euribor entrou em valores negativos. É o pesadelo dos bancos portugueses.
É que quem tem um spread de 0,5 (por exemplo com euribor a 6 meses), neste momento só paga 0,5-0,274=0,23%.
E sempre que desce mais uma milésima, é menos que paga na prestação e menos que o banco ganha. Mas foi o que ambos assinaram.
O banco devia estar a pagar a sua casa?
Agora imagine o caso de alguém que tem um spread de 0,3 com Euribor a 3 meses. O que acontece é que a Euribor negativa já é maior do que o spread. Ou seja, pelas regras da matemática, o banco devia estar a pagar a sua casa.
Mas o que os bancos estão a fazer (é o meu caso) é quando o valor chega ao zero, pára. Neste momento só estou a amortizar a casa e a pagar zero de juros relativamente ao spread.
Pode ver AQUI a reportagem que fiz sobre o assunto. Se tiverem alguma dica sobre este tema, digam.
Fiz uma breve sondagem no grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” e percebi que havia interesse em que regularmente indicasse aqui a evolução da Euribor. As alterações são diárias mas fá-lo-ei apenas quando achar que se justifique. Mas o importante é andarem em cima das contas que fazem a vossa prestação da casa. E saberem quando a maré virar. Sim, porque a Euribor não vai continuar assim muito tempo. Sem querer estar a dar conselhos, não seria má ideia por dinheiro de lado para amortizar a casa antes que a prestação suba. Assim, quando a Euribor subir, podem baixar a prestação amortizando a casa. Façam contas.
Tem alguma lógica. Mas o que acontece aos depósitos indexados à Euribo? Além de não receber juros o Banco vai resgatar capital depositado? Nós empréstimos o que acontece, parece-me, é que sendo a taxa de juros negativa não há pagamento destes, mas a amortização mantém – se inalterado porque é o capital emprestado. Penso que é assim que funciona