Vamos aprender com sabe de negócios
Leiam só este “desafio” do espectador Francisco Gouveia.
De que vale existirem empresas que faturam produtos a um preço muito elevado, para depois fazerem descontos exorbitantes?
A titulo de exemplo:
Uma empresa tem um produto a custar 1€ a preço NET (sem descontos, preço liquido) outra tem o mesmo produto a custar 2€ com 45% desconto em fatura e finalmente a terceira e ultima tem o mesmo artigo a custar 2,5€ mas em cada 10 unidades oferece 12 unidades bonus em produto (PAGUE 10 LEVE 22).
Qual a posição por ordem de custo (do mais baixo ao mais alto) destas 3 empresas e qual o custo líquido de cada um deles?Para mim e para alguns é fácil perceber antes de fazer as contas mas para a maioria talvez não, até aposto que a priori a maioria compraria na terceira empresa, não acham?
Mas na verdade está errado, essa terceira escolha é a mais cara das 3…
Por puro acaso, a ordem final correta é a mesma pela qual enunciei as empresas…
1- a empresa que tem o preço NET (liquido) de 1€
2- a empresa que tem o preço base 2€ e faz 45% desconto que equivale a 0,90€ desconto ficando assim no preço final de 1,10€
3- a empresa que tem o preço base de 2,5€ e que por cada 10 unidades compradas (pagas) oferece mais do que se paga, oferece 12 unidades ou um P10 L22 sendo que aqui o cálculo é 2,5€ x 10 a dividir por 22 chegando ao preço NET (líquido) de 1,136€ recorrendo a 3 casas decimais para aproximar valores…Para mim o mais acertado é trabalhar com PREÇOS NET, pois só se engana o cliente 1 vez na maioria dos casos e também que mostrar o preço NET ao cliente além de mostrar transparência poupa tempo evitando cálculos quer ao cliente quer às empresas…
E pronto, é aplicar isto no dia a dia. Atenção que há casos em que o desconto é superior ao preço NET. Temos de ver caso a caso. Estes exemplos servem só para mostrar que o facto de ter “desconto” não quer dizer que seja mais barato. Seremos menos enganados.
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Bom dia,
Sou de opinião que deveria fazer mais reportagens sobre este tema. A mentalidade portuguesa ainda está muito formatada para o “descontinho” e na maioria das vezes não se dá ao trabalho de fazer contas. Acredito que os resultados destes alertas não serão imediatos mas, vão ficando no ouvido e a pouco e pouco as mentalidades vão despertando e mudando. Se for a uma feira, é de bom tom marralhar (discutir o preço), o feirante já está à espera e faz os preços de acordo com essa previsão. No comércio tradicional, essa prática é corrente, o cliente até pode pagar mais, mas vai todo contente se lhe fazem um desconto.