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Sim, deve estar a pensar: “Que raio de pergunta…”
Mas pergunto-lhe: Quando vai às compras e compra rolos de papel (para a cozinha ou casa de banho) faz alguma ideia da quantidade de papel que está a comprar?
Uns dizem que 1 vale por 2, outro vale por 4, outro vale por 10. Mas isso diz alguma coisa a alguém? A verdade é que compramos completamente às cegas conforme as promoções ou as marcas que já nos habituámos a comprar.
Acredito que é mesmo o último dos produtos em Portugal que compramos sem saber na realidade o que estamos a comprar.
No Contas-poupança fomos tirar as dúvidas
Hoje (quarta-feira) vai poder ver a reportagem que marca o regresso para a 8ª temporada do Contas-poupança no Jornal da Noite na SIC. Compramos dezenas de rolos de papel de várias marcas e decidimos desenrolá-los e medimos cada um deles ao centímetro para saber qual é o preço por metro de cada um (que eles não divulgam).
Sim, porque a única coisa que nos dizem nas embalagens ou nas etiquetas é o preço por rolo (mas não dizem quanto tem cada rolo).
Pagar o dobro por metade do papel?
O que descobrimos é que há marcas que cobram o dobro do preço por metade do papel, comparando com outras marcas no mercado.
Veja o resultado da nossa investigação mais logo (esta quarta-feira, 13 de Setembro) no Jornal da Noite na SIC. Conto convosco.
Precisamos de consumidores (muito bem) informados.
Em Espanha dizem quantos metros traz cada rolo
Estas férias dei um salto a Espanha e lá as marcas informam muito bem quanto tem cada rolo. Ninguém vai ao engano. Em Portugal, os casos de boas práticas são muito raros, mas existem.
Até logo, no Jornal da Noite na SIC. Vai ver dicas para fazer as melhores escolhas enquanto em Portugal as empresas não fizerem o mesmo.
Olá, bom dia
Sem dúvida! Como nunca se consegue aferir qual a melhor compra, pois não há indicações nas embalagens, eu tenho por hábito pegar nos rolos que me parecem melhores e ir com eles à balança dos frescos. O que tiver a relação preço/peso mais favorável é a minha escolha.
Obrigada e parabéns pelo programa
Caro Pedro Andersson
É lamentável que as empresas que operam em Portugal tenham que ser desmascaradas da forma que o vai fazer.
Talvez passem a ter mais vergonha e mais respeito pelos consumidores.
«É preciso tirar um curso de Matemática.» A sério? Isto é aritmética básica de merceeiro. (Se uma folha tem 12,5 cm de comprimento, duas folhas têm 25 cm, quatro terão meio metro, e por isso num metro cabem 8 folhas. A embalagem diz que cada rolo tem 390 folhas. O comprimento do rolo é portanto 390/8 = 48,75 metros.)
Já agora: 19,6 € não é «mais do dobro» de 9,8 — é exatamente o dobro.
Por fim, o que importa é o número de folhas (partindo do princípio de que as diferenças de comprimento entre folhas — que têm entre 11 e 13 cm nas várias marcas — é irrelevante para o utilizador), ou número de serviços. O Pingo Doce, salvo erro, não indica o que entende por «serviço» mas é fácil chegar à conclusão de que um serviço são duas folhas. Por «folha» entendo aqui o papel entre dois picotados, sendo irrelevante para o efeito quantas camadas tem (as camadas são também, confusamente, chamadas «folhas»).
Trabalho jornalístico a sério era ter de facto feito as contas aos rolos existentes e ordenar aqui os resultados.
Agora a moda é na compra de unidades de queijo, isto é, metades, quartos,…etc. Não indicam o peso, apenas o preço por unidade. É ver metades de queijo ao mesmo preço com pesos diferentes.