Fatura automática com NIF no Continente

Escrito por Pedro Andersson

13.07.17

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2 min de leitura

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Já não preciso pedir fatura com NIF… É automático

Há anos que ando a chatear o Continente porque peço sempre fatura com NIF de tudo. Sim, ao exagero. Só pede quem quer, não precisa criticar já :).

Sempre que fazia uma compra, tinha de entregar dois cartões: o do Continente e o do Portal das Finanças com o meu NIF. Mais o Multibanco. 3 cartões para fazer uma compra…

Sempre me disseram que não dava. Mesmo que no Pingo Doce já façam isso há mais de 1 ano… Podem ler o artigo sobre isso AQUI.

Finalmente, recebi um e-mail do Continente esta semana a dizer que já é possível associar um NIF ao cartão de fidelidade do hipermercado. Assim, sempre que fizer uma compra e apresente o cartão, a fatura sai automaticamente com o meu NIF sem eu ter de o dizer (o funcionário da caixa só terá de perguntar se confirma que quer o NIF que está associado ao cartão). Há quem veja nisto um problema, para mim é mais uma facilidade.

Como associar o NIF à sua conta

Basta ir à página do cartão Continente, entrar com o seu e-mail e password e carregar em Dados da Conta.

Depois preenche os seus dados e já está. Na próxima compra que fizer – usando o seu Cartão – já terá o NIF associado.

Mas não é perigoso dar os meus dados?

Evidentemente, cada um tem de avaliar por si se quer que o Continente tenha os seus dados ou não. Por mim, dar o meu NIF não é um dado que comprometa a minha privacidade. Dou-o em todo o lado sempre que peço uma fatura por isso  essa questão não se põe. Facilita-me a vida.

Só queria que TODOS os hipermercados dessem esta facilidade e até os restaurantes e cafés onde vou habitualmente.

Aliás, ainda vou mais longe. Não me importava se pudesse associar o NIF ao cartão Multibanco. Sempre que fizesse uma compra com aquele cartão “disparava” o NIF para a fatura. Não faço ideia se isso é possível.

Se acha que não vale a pena andar a pedir faturas com NIF deixo aqui abaixo um artigo com as minhas contas do ano passado.

(NOTA: Para quem possa pensar que isto é publicidade, recordo que o meu critério é falar das empresas e serviços que considero que são úteis para o consumidor ou cidadão. Ninguém me paga para dizer bem ou mal do que quer que seja. São só as minhas experiências).

Pedir fatura com NIF – Os meus números

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13 Comentários

  1. Francisco Gouveia

    Boa noite, gostaria de dizer que NAO SERA AUTOMATICO, se o Sr. Jornalista reparar bem no E-MAIL que recebeu do CONTINENTE vera que ao chegar a CAIXA tem que dizer/solicitar ao OPERADOR que deseja FATURA com NIF, o qual entao e so apos esse pedido por parte do consumidor e que associa os dados de FATURACAO (incluindo o NIF) anteriormente adicionados e activados no SITE http://www.cartaocontinente.pt
    Claro que esta mais facilitado agora, mas TOTALMENTE AUTOMATICO ainda nao e…

    Responder
    • Pedro Andersson

      Obrigado. Já acrescentei essa informação no texto do artigo

      Responder
  2. Ines

    O proximo grande passo sera quando me perguntarem: deseja fatura em papel? Com tanta industria 4.0 e TIC, ainda nao resolveram dar a opçao de receber as faturas eletronicamente num endereço de email…o mesmo para os taloes do multibanco. Façam as contas e vejam quanto papel se pouparia e quanto CO2 se evitava…

    Responder
    • Pedro Andersson

      Claro que sim!

      Responder
      • Francisco Gouveia

        E a minha observaçao, nao vi qualquer apontamento a ela, sera que foi por esquecimento?lol

        Responder
  3. A. Magalhães

    Outros fornecedores deveriam fazer o mesmo.

    E então aquela da factura em formato digital, nada melhor.

    A. Magalhães

    Responder
  4. Paulo C

    Isto está tudo ao contrário, quem não queria nif na factura é que deveria informar. Assim continuam a permitir a fuga aos impostos.

    Responder
  5. Francisco Gouveia

    Agradeço, fica o excelente artigo mais esclarecido e assim as pessoas nao sao induzidas no erro de pensar que chegam la e que sai tudo sem solicitarem, embora eu ache que deveria ser sem NADA SOLICITAR como aqui ja falaram e quem quisesse SEM NIF e que deveria solicitar nesse modo ao operador da caixa…

    Responder
  6. Luis Neto

    Vou já fazer o mesmo… Obrigado pela dica.
    Luís Neto

    Responder
  7. Maria Araujo

    Boa tarde e cumprimentos pelo site.
    Baseada nas suas informações, associei o NIF ao Cartão Pingo Doce , que se revelou uma tarefa um pouco difícil. Deste então as notas de caixa tem o NIF associado, mas não são enviadas para a AT, não constando do E-factura. Da minha experiência é necessário pedir factura, responder ao pedido do NIF pelo funcionário, embora associado ao cartão. Só posso concluir que se trata de estratégia contra a factura…

    Responder
  8. Miguel F. Carvalho

    Mas há uma questão relativa ao cartão. Apesar de existirem vários cartões físicos que podemos distribuir pela família (no caso do Continente os grandes e depois os pequenos tipo porta-chaves) a conta cartão é única (a menos que façamos uma conta cartão por membro do agregado como o Pedro fez). Nessa situação só poderemos associar um NIF, penso eu. Deveria ser possível associar um NIF por número de cartão e não por conta de cartão (porque cada um dos cartões, apesar de estar associado a uma conta cartão única, tem números distintos).

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Pode associar o nif que quiser em cada cartão. Fiz isso online. Escrevi um artigo sobre isso no ano passado ou ha 2 anos. Pesquise nif continente no motor de busca do blogue.

      Responder
      • Miguel F. Carvalho

        Ok. Obrigado Pedro. Vou indagar.

        Responder

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