Fatura automática com NIF no Continente

Já não preciso pedir fatura com NIF… É automático

Há anos que ando a chatear o Continente porque peço sempre fatura com NIF de tudo. Sim, ao exagero. Só pede quem quer, não precisa criticar já :).

Sempre que fazia uma compra, tinha de entregar dois cartões: o do Continente e o do Portal das Finanças com o meu NIF. Mais o Multibanco. 3 cartões para fazer uma compra…

Sempre me disseram que não dava. Mesmo que no Pingo Doce já façam isso há mais de 1 ano… Podem ler o artigo sobre isso AQUI.

Finalmente, recebi um e-mail do Continente esta semana a dizer que já é possível associar um NIF ao cartão de fidelidade do hipermercado. Assim, sempre que fizer uma compra e apresente o cartão, a fatura sai automaticamente com o meu NIF sem eu ter de o dizer (o funcionário da caixa só terá de perguntar se confirma que quer o NIF que está associado ao cartão). Há quem veja nisto um problema, para mim é mais uma facilidade.

Como associar o NIF à sua conta

Basta ir à página do cartão Continente, entrar com o seu e-mail e password e carregar em Dados da Conta.

Depois preenche os seus dados e já está. Na próxima compra que fizer – usando o seu Cartão – já terá o NIF associado.

Mas não é perigoso dar os meus dados?

Evidentemente, cada um tem de avaliar por si se quer que o Continente tenha os seus dados ou não. Por mim, dar o meu NIF não é um dado que comprometa a minha privacidade. Dou-o em todo o lado sempre que peço uma fatura por isso  essa questão não se põe. Facilita-me a vida.

Só queria que TODOS os hipermercados dessem esta facilidade e até os restaurantes e cafés onde vou habitualmente.

Aliás, ainda vou mais longe. Não me importava se pudesse associar o NIF ao cartão Multibanco. Sempre que fizesse uma compra com aquele cartão “disparava” o NIF para a fatura. Não faço ideia se isso é possível.

Se acha que não vale a pena andar a pedir faturas com NIF deixo aqui abaixo um artigo com as minhas contas do ano passado.

(NOTA: Para quem possa pensar que isto é publicidade, recordo que o meu critério é falar das empresas e serviços que considero que são úteis para o consumidor ou cidadão. Ninguém me paga para dizer bem ou mal do que quer que seja. São só as minhas experiências).

Pedir fatura com NIF – Os meus números

13 comentários em “Fatura automática com NIF no Continente

  1. Miguel F. Carvalho Reply

    Mas há uma questão relativa ao cartão. Apesar de existirem vários cartões físicos que podemos distribuir pela família (no caso do Continente os grandes e depois os pequenos tipo porta-chaves) a conta cartão é única (a menos que façamos uma conta cartão por membro do agregado como o Pedro fez). Nessa situação só poderemos associar um NIF, penso eu. Deveria ser possível associar um NIF por número de cartão e não por conta de cartão (porque cada um dos cartões, apesar de estar associado a uma conta cartão única, tem números distintos).

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Ola. Pode associar o nif que quiser em cada cartão. Fiz isso online. Escrevi um artigo sobre isso no ano passado ou ha 2 anos. Pesquise nif continente no motor de busca do blogue.

  2. Maria Araujo Reply

    Boa tarde e cumprimentos pelo site.
    Baseada nas suas informações, associei o NIF ao Cartão Pingo Doce , que se revelou uma tarefa um pouco difícil. Deste então as notas de caixa tem o NIF associado, mas não são enviadas para a AT, não constando do E-factura. Da minha experiência é necessário pedir factura, responder ao pedido do NIF pelo funcionário, embora associado ao cartão. Só posso concluir que se trata de estratégia contra a factura…

  3. Francisco Gouveia Reply

    Agradeço, fica o excelente artigo mais esclarecido e assim as pessoas nao sao induzidas no erro de pensar que chegam la e que sai tudo sem solicitarem, embora eu ache que deveria ser sem NADA SOLICITAR como aqui ja falaram e quem quisesse SEM NIF e que deveria solicitar nesse modo ao operador da caixa…

  4. Paulo C Reply

    Isto está tudo ao contrário, quem não queria nif na factura é que deveria informar. Assim continuam a permitir a fuga aos impostos.

  5. A. Magalhães Reply

    Outros fornecedores deveriam fazer o mesmo.

    E então aquela da factura em formato digital, nada melhor.

    A. Magalhães

  6. Ines Reply

    O proximo grande passo sera quando me perguntarem: deseja fatura em papel? Com tanta industria 4.0 e TIC, ainda nao resolveram dar a opçao de receber as faturas eletronicamente num endereço de email…o mesmo para os taloes do multibanco. Façam as contas e vejam quanto papel se pouparia e quanto CO2 se evitava…

  7. Francisco Gouveia Reply

    Boa noite, gostaria de dizer que NAO SERA AUTOMATICO, se o Sr. Jornalista reparar bem no E-MAIL que recebeu do CONTINENTE vera que ao chegar a CAIXA tem que dizer/solicitar ao OPERADOR que deseja FATURA com NIF, o qual entao e so apos esse pedido por parte do consumidor e que associa os dados de FATURACAO (incluindo o NIF) anteriormente adicionados e activados no SITE http://www.cartaocontinente.pt
    Claro que esta mais facilitado agora, mas TOTALMENTE AUTOMATICO ainda nao e…

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Obrigado. Já acrescentei essa informação no texto do artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *