Porque é que tenho de pagar para ligar para o Apoio ao Cliente?
Quem já leu este artigo aqui no blogue na semana passada pode passar à frente. Como percebi que havia ainda muitas pessoas que não sabiam que podem pedir que lhes devolvam o valor que pagam (mesmo que seja uma avaria da operadora de telecomunicações) na fatura seguinte, decidi escrever uma Crónica no EXPRESSO sobre isso.
Só acrescentei um detalhe sugerido por um espectador: pedir que o contactem através do Facebook da empresa. Assim eles ligam para si (o cliente) e escusa de pagar a chamada que, em alguns casos, é cerca de 1 euro cada vez que liga. Boa dica!
Aqui vai o texto da Crónica de Poupança desta semana e o link se quiserem ler no original no fim do artigo.
Quase todos nós já tivemos de ligar para o apoio ao cliente da nossa empresa de telecomunicações para colocar uma dúvida, resolver um problema ou relatar uma avaria. Já há bastante tempo que em muitas empresas passámos a pagar as chamadas que deveriam servir para nos ajudar. Um conselho sobre o que deve fazer (e um truque se não quiser telefonar)
Esta semana tive de ligar para a minha operadora de telecomunicações porque um dos serviços não estava a funcionar. Atualmente, muitos dos apoios ao cliente destas empresas (e de outros sectores também) são pagos. Algumas operadoras cobram quase 1 euro de cada vez que ligamos. Ou seja, ligamos para reclamar de um problema causado por eles e ainda por cima temos de pagar. É completamente tonto.
Liguei. Esperei. Relatei a situação. Tomaram conta da ocorrência e disseram-me que iam tentar resolver. A senhora estava a despedir-se quando lhe perguntei se ia pagar a chamada.
Resposta:”Ah! Pois. Está bem, não se preocupe. Vou creditar-lhe a chamada na próxima fatura.”
Ou seja, vou pagar na mesma, mas depois descontam.
Em todo o caso, é assim que estão as coisas. Portanto, sempre que ligo para relatar um problema peço no final para que me creditem o valor da chamada na fatura. Acho completamente desarrazoado estar a pagar para resolverem um problema do serviço deles pelo qual não sou responsável.
Até agora sempre o fizeram na minha operadora. Se quem reclama não disser nada, o mais provável é que a chamada seja cobrada na fatura seguinte. E são mais uns trocos que perde – e que eles ganham, por um serviço que deveria estar incluído no preço da mensalidade.
Algumas operadoras limitam o crédito a 3 chamadas por mês. A partir daí cobram mesmo.
Há quem faça a queixa na página de Facebook da operadora e peça que o contactem. Assim não paga nada. Truques que deviam ser desnecessários.
Não sei se nas vossas operadoras também é assim. Perguntem sempre se vão pagar a chamada. Eu já aprendi esta lição há muito tempo.
http://expresso.sapo.pt/economia/2017-03-19-Nao-vou-pagar-a-chamada-certo-
Pedro. Peço desculpa mas não entendi por completo o seu artigo. Para não pagar a chamada basta: 1) reclamar na página do Facebook da Operadora? ou, 2) pedir no final para que creditar o valor na fatura do próximo mês?
Boas, deixo aqui uma alternativa… Todas essas empresas têm um contacto para se quando está no estrangeiro conseguirmos contactá-las…
E esses contactos são de rede fixa (começam por 2…) ou móveis (começam por 9…) basta lhes pedirem esses números…
Visto que a maior parte das pessoas não paga chamadas para contactos começados por 2 ou 9… é uma boa opção….
Por exemplo, Contactos do apoio ao cliente a Partir do “estrangeiro”:
NOS- 929001799
EDP- 210016384
Via Verde- 210008010
Obrigado.
Boa noite
Há um “site” que já tem vários números alternativos de empresas, para que não paguemos as chamadas 707 e
outras de valor acrescentado.
Já experimentei e resulta.
https://707.pt/
NOS- 929001799
Número não atribuído