Como evitar pagar as chamadas do apoio ao cliente

Escrito por Pedro Andersson

19.03.17

}
3 min de leitura

Publicidade

Porque é que tenho de pagar para ligar para o Apoio ao Cliente?

Quem já leu este artigo aqui no blogue na semana passada pode passar à frente. Como percebi que havia ainda muitas pessoas que não sabiam que podem pedir que lhes devolvam o valor que pagam (mesmo que seja uma avaria da operadora de telecomunicações) na fatura seguinte, decidi escrever uma Crónica no EXPRESSO sobre isso.

Só acrescentei um detalhe sugerido por um espectador: pedir que o contactem através do Facebook da empresa. Assim eles ligam para si (o cliente) e escusa de pagar a chamada que, em alguns casos, é cerca de 1 euro cada vez que liga. Boa dica!

Aqui vai o texto da Crónica de Poupança desta semana e o link se quiserem ler no original no fim do artigo.

 

Quase todos nós já tivemos de ligar para o apoio ao cliente da nossa empresa de telecomunicações para colocar uma dúvida, resolver um problema ou relatar uma avaria. Já há bastante tempo que em muitas empresas passámos a pagar as chamadas que deveriam servir para nos ajudar. Um conselho sobre o que deve fazer (e um truque se não quiser telefonar)

PEDRO ANDERSSON/SIC

Esta semana tive de ligar para a minha operadora de telecomunicações porque um dos serviços não estava a funcionar. Atualmente, muitos dos apoios ao cliente destas empresas (e de outros sectores também) são pagos. Algumas operadoras cobram quase 1 euro de cada vez que ligamos. Ou seja, ligamos para reclamar de um problema causado por eles e ainda por cima temos de pagar. É completamente tonto.

Liguei. Esperei. Relatei a situação. Tomaram conta da ocorrência e disseram-me que iam tentar resolver. A senhora estava a despedir-se quando lhe perguntei se ia pagar a chamada.
Resposta:”Ah! Pois. Está bem, não se preocupe. Vou creditar-lhe a chamada na próxima fatura.”

Ou seja, vou pagar na mesma, mas depois descontam.

Em todo o caso, é assim que estão as coisas. Portanto, sempre que ligo para relatar um problema peço no final para que me creditem o valor da chamada na fatura. Acho completamente desarrazoado estar a pagar para resolverem um problema do serviço deles pelo qual não sou responsável.

Até agora sempre o fizeram na minha operadora. Se quem reclama não disser nada, o mais provável é que a chamada seja cobrada na fatura seguinte. E são mais uns trocos que perde – e que eles ganham, por um serviço que deveria estar incluído no preço da mensalidade.

Algumas operadoras limitam o crédito a 3 chamadas por mês. A partir daí cobram mesmo.

Há quem faça a queixa na página de Facebook da operadora e peça que o contactem. Assim não paga nada. Truques que deviam ser desnecessários.

Não sei se nas vossas operadoras também é assim. Perguntem sempre se vão pagar a chamada. Eu já aprendi esta lição há muito tempo.

http://expresso.sapo.pt/economia/2017-03-19-Nao-vou-pagar-a-chamada-certo-

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Já só volto a comprar detergentes para a roupa em 2026 (Acumulação de descontos)

Vou mostrar-lhe como compro detergentes em promoção para 1 ano. Já tinha saudades de escrever um artigos destes com promoções e acumulação de descontos. Os que acompanham o Contas-poupança há mais tempo, sabem que foi assim que tudo começou. Não tenho falado muito...

Governo volta a cortar descida dos combustíveis

Novo agravamento da Taxa de Carbono volta a anular descida dos preços dos combustíveis na próxima semana O Governo voltou a cortar a descida dos preços dos combustíveis ao agravar a Taxa de Carbono pela segunda vez consecutiva. Apesar de estar prevista uma redução de...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (16 a 22 de setembro)

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE após a publicação da previsão dos preços para a semana que vem: https://contaspoupanca.pt/2024/09/13/governo-volta-a-cortar-descida-dos-combustiveis/ Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada...

Tem crédito à habitação? O BCE voltou a baixar as taxas de juro

São boas notícias para quem tem crédito à habitação com taxa variável. Significa que a sua prestação da casa vai continuar a baixar nos próximos meses, no mês em que tiver a revisão da sua prestação (conforme tiver taxa Euribor a 3, 6 e 12 meses). O Banco Central...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Setembro de 2024)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês O preço do gás no mercado regulado (do Estado) está 30% mais barato do que a empresa mais barata a seguir. E é mais barato 50, 60 e 70% dos que nas restantes empresas do mercado. Portanto, a conclusão é simples: se ainda não...

TOP 10 | Qual a marca de COMBUSTÍVEIS mais barata esta semana? (9 a 15 de setembro)

Quem subiu e quem desceu os preços esta semana A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço "justo") uma subida de 1,6 cêntimos/l no gasóleo simples e uma descida de 0,8 cêntimos na gasolina simples. Abaixo tem os preços que...

PODCAST | Vamos a contas – Amortizo o crédito à habitação ou continuo a investir? (A pergunta da Cláudia)

A Cláudia e o namorado conseguem poupar 12 mil euros por ano e têm um dilema: amortizam o crédito à habitação nos próximos anos ou investem para conseguir eventualmente um valor maior mais à frente. É, mais uma vez, o que eu chamo “problemas bons”. Mesmo que agora não...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (9 a 15 de setembro)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

PODCAST | #273 – Há produtos melhores do que os Certificados de Aforro, com capital garantido?

Nos canais do Facebook e do Instagram (já aderiu?) coloquei uma sondagem a perguntar se os Certificados de Aforro eram o melhor produto de poupança com capital garantido. Para minha surpresa, a maioria respondeu que sim. Esta resposta significa que a nossa literacia...

Última hora | Governo volta a anular a descida dos combustíveis, com nova subida da taxa de carbono

Governo aproveita (outra vez) descida dos combustíveis para aumentar valor do ISP Já estamos a ficar habituados: se os combustíveis descem no mercado, o Governo descongela um pouco mais a Taxa de Carbono, que foi congelada em 2021, na altura dos preços muito altos. O...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Pedro Cotta

    Pedro. Peço desculpa mas não entendi por completo o seu artigo. Para não pagar a chamada basta: 1) reclamar na página do Facebook da Operadora? ou, 2) pedir no final para que creditar o valor na fatura do próximo mês?

    Responder
  2. Antonio Vasconcelos

    Boas, deixo aqui uma alternativa… Todas essas empresas têm um contacto para se quando está no estrangeiro conseguirmos contactá-las…

    E esses contactos são de rede fixa (começam por 2…) ou móveis (começam por 9…) basta lhes pedirem esses números…

    Visto que a maior parte das pessoas não paga chamadas para contactos começados por 2 ou 9… é uma boa opção….

    Por exemplo, Contactos do apoio ao cliente a Partir do “estrangeiro”:

    NOS- 929001799
    EDP- 210016384
    Via Verde- 210008010

    Responder
  3. António Batista

    Boa noite
    Há um “site” que já tem vários números alternativos de empresas, para que não paguemos as chamadas 707 e
    outras de valor acrescentado.
    Já experimentei e resulta.
    https://707.pt/

    Responder
  4. Bôda

    NOS- 929001799

    Número não atribuído

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.