Como cancelar um serviço de TV+NET+VOZ

Escrito por Pedro Andersson

14.01.17

}
3 min de leitura

Publicidade

Queriam que pagasse 2 meses, pagou 15 dias

Não é por acaso que as operadoras de telecomunicações estão no TOP das reclamações dos consumidores.

Fazem tudo para nos convencer e depois fazem tudo para não nos deixar ir embora, mesmo quando já nada nos prende a elas.

Vejam o caso desta espectadora, cliente da MEO. Pode servir de exemplo para muitos, mesmo que noutras operadoras.

Dados a reter: A cliente já não estava fidelizada e quis cancelar o serviço.

Carta registada

Mandei carta registada a 29/11 que foi recebida a 30/11. Segundo a lei, a MEO tinha de me contactar no máximo de 5 dias úteis depois para me informar de quando iriam cancelar o serviço e o valor que eu teria de pagar. Não o fizeram (nunca me contactaram).

Queixa na ANACOM

Antes de ir a loja entregar os equipamentos, mandei no final de dezembro uma queixa por e-mail à ANACOM a informar que tinha feito o pedido de desligamento do serviço e não tinha recebido qualquer comunicação por parte da MEO. Imprimi o e-mail (também por sugestão da ANACOM) e fui à loja a 2/1, para resolver o assunto.

Um mês depois ainda estava ativo

Disseram-me que o meu serviço ainda estava ativo. Ia ser desligado só a 6/1 porque a carta tinha dado entrada nos serviços a 13/12. Disse-me que íamos receber mais uma fatura (já tinha pago a última que ia até 27/12) para pagar e se não estivéssemos de acordo para reclamar no fim de pagar.

Pedir o Livro de Reclamações

Pedi o Livro de reclamações onde ia juntar a reclamação que fiz para a ANACOM, uma vez que eles têm de cortar o serviço até no máximo 30 dias após receber a carta. A senhora aconselhou a fazer antes uma reclamação interna e se não estivéssemos de acordo com a solução deles, aí sim, escreveria no livro. Aceitei e fiz a reclamação interna (a funcionária associou a cópia do meu e-mail à queixa). Ainda não tinham passados 24 horas ligaram-me a dizer que iriam cancelar o serviço ainda nesse dia e só cobrariam até ao 16/12 ou seja em vez de pagar nova fatura ainda me seria restituído parte do valor que já tinha pago na ultima fatura.
O que deduzo é que o facto de ter recorrido à ANACOM ajudou imenso à resolução do problema.

Pagou 15 dias em vez de 2 meses

Moral da história, se a espectadora não se mexesse o serviço continuaria ativo e o que aconteceria é que teria de pagar mais uma fatura, ou quem sabe, duas quando fez o aviso muito a tempo. Neste caso, depois de se queixar, só lhe cobraram 15 dias em vez de dois meses completos.
Revela também a importância de enviar carta registada porque fica com uma prova de que a empresa recebeu o documento que enviou (fique sempre com uma cópia). Também pode enviar por e-mail mas eles podem sempre dizer que não receberam, a menos que eles lhe respondam. Não é garantido.

Consulte este folheto da ANACOM

Pode fazer aqui o download do folheto da ANACOM onde se explica passa a passo como se faz um cancelamento de forma a dar o menos trabalho (e problemas) possível. Guarde este link porque um dia vai fazer-lhe falta.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Publicidade

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Joao Santos

    Mas de pedirmos o cancelamento, temos que pagar, na mesma, o resto do serviço?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá João neste caso específico como explico no texto é depois de acabar a fidelização.

      Responder
      • Joao Santos

        Obrigado pela atenção! e parabens pelo o sucesso do “Contas Poupança”.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Obrigado.

          Responder
  2. rui

    Boa tarde,

    estou desempregado, inscrito no centro de emprego, tenho um contrato de fidelização com a meo, gostava de saber como posso cancelar, visto que não tenho meios financeiros para pagar.

    Obrigado.

    cps

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É tentar fazer como diz o artigo. Não é garantido mas pelo menos tenta.

      Responder
  3. Ana Espada

    Boa Tarde
    Fiz mudança de casa e solictei alteração a meo para a nova morada que no 1º telefonema me informar que seria com ADSL o mesmo serviço que tinha mas quando o tecnico foi para efecturar a instalação informou que nao podia fazer porque não tinha cobertura so via satélite, ou seja um serviço inferior ao que tinha e nao queria. posso cancelar contrato baseada nesta situação uma vez que nao me garantem o mesmo serviço que tinha?? alem de que vou pagar mais caro do outro serviço.

    obrigada

    Responder
  4. Fernanda cristina fonseca vendeiro

    A meo mandou uma carta se quise-se anular o contrato podia até 25de Agosto mandei os decumentos todos por fax os decomentos chegaram dia 14de Agosto. E eles mandame as cartas para casa na mesma mas com o dobro que pagava ja foi a loja e disse que tinham recebido mas nem assim param de mandar as cartas ja leiguei para la e disseram que nem sabiam que estive na loja a reclamar ja nao sei o que fazer

    Responder
  5. Catarina

    Parabéns pelo “contaspoupança” é muito útil ao consumidor.
    A minha questão é se podemos cancelar um serviço antes de terminar o prazo de fidelização?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Catarina. Depois de ver a reportagem ficou exatamente com que dúvida? A sua pergunta é demasiado genérica. Respondendo diretamente claro que pode desde que pague a penalização.

      Responder
  6. Cátia Alves

    Bom dia. Sr. Pedro.
    Gostaria que me confirmasse se sempre temos que ter período de fidelização nas operadoras de telecomunicações? E se o tempo é de 24 meses? Obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.