A instalação de um painel solar em VÍDEO

O filme da instalação do painel solar

Como já vos disse, instalei o meu primeiro painel solar fotovoltaico de 250 W no telhado do meu condomínio. Já tenho os primeiros resultados que partilharei num próximo artigo. Não são espetaculares mas também não são maus tendo em conta que tem chovido imenso e praticamente o sol não tem aparecido.

Já vos mostrei em fotos como foi a instalação (podem ver esse artigo Parte 1 AQUI e a Parte 2 AQUI) mas aproveitei para gravar também em vídeo o processo. Creio que pode ser útil para quem quiser acompanhar a experiência para avaliar se compensa comprar um para si.

7 horas a instalar

O painel demorou 7 horas (das 10h da manhã às 5 da tarde) a instalar, mas incluiu uns trabalhos adicionais que demoraram mais tempo. O vídeo tem 4 minutos, mas creio que tem o essencial e dá uma ideia do que é preciso para fazer a instalação em condições.

Podem subscrever o canal no youtube se quiserem para não perderem os próximos vídeos.

O painel é de 250 W e o máximo de produção que já registei foi de 240 W durante alguns instantes quando o sol decidiu espreitar a pique. Mas até agora, a média anda muito, muito abaixo disso (sem sol, não há milagres).

screenshot_20161204-124128

Vou fazer algumas contas no próximo artigo.

Acompanhem.

5 comentários em “A instalação de um painel solar em VÍDEO

  1. Ricardo Reply

    Boa tarde, Pedro.

    Obrigado por todas as dicas e ajudas.
    Queria-lhe colocar uma questão relativamente à instalação.
    Foi fácil convencer os condóminos a deixar instalar o painel? Teve que levar o pedido de instalação a assembleia de condomínio?

    Obrigado.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Sim. Tem de ficar em ata. Fiz o pedido , vou votado e aceitaram. Podiam não ter aceite. Foram simpáticos e amigos do ambiente.

  2. André Reply

    Ótimo! Parabéns pela divulgação! Tenho muitas dúvidas. Quanto pagou neste kit solar de 250w? Com mais placas pode-se aproveitar os outros equipamentos (conversores…)?

  3. Pingback: Painel solar fotovoltaico - Balanço do segundo mês - Contas Poupança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *