Afinal poupo ou não poupo?
Milhares de portugueses já têm painéis solares que produzem eletricidade. De um lado ouço maravilhas, do outro que não compensa ou só compensa a MUITO longo prazo.
Como consumidor e jornalista ligado a estas coisas das poupanças, já vos disse várias vezes que gosto de testar o que mostro nas reportagens. Andei a juntar para um painel solar e consegui agora. Estou convencido que vou anular durante o dia todos os meus standby (TV e Box) que entretanto já tinha anulado com a tomada inteligente da EDP, mas como às vezes a Box fica ligada por esquecimento (está atualmente à parte da tomada inteligente) e o computador às vezes também fica esquecido ligado enquanto vamos trabalhar estou a contar com o sol para me pagar essa despesa. Conto igualmente que o painel solar me pague o frigorífico e a arca congeladora durante as horas de sol.
Esta é a minha perspectiva. Vamos ver se é isso que acontece ou não. Parto para esta experiência sem nenhum preconceito. Se vir que afinal não resulta como esperava cá estarei para o dizer.
Acho que o interesse desta minha experiência é viver num apartamento e ter pedido autorização ao condomínio para instalar o painel no telhado de todos. Durante muitos anos sempre pensei que só quem tinha vivendas é que podia “sonhar” em instalar paineis fotovoltaicos. Decidi avançar. O primeiro desafio foi ultrapassado. O painel está lá.
Nota importante: instalei o painel exatamente por cima da minha arrecadação no sótão, como vão poder ver nas fotografias. Se houver algum problema de infiltrações ou de outro tipo é da minha exclusiva responsabilidade. Não me atrevi a pedir para furar telhado na arrecadação de vizinhos. A minha parte do telhado está virada para sul, que é a localização “perfeita” e a inclinação do telhado também. Tudo se conjugou.
Vamos então à descrição pormenorizada de como se faz para instalar um painel nas minhas condições.
NOTA – Neste blogue não há posts patrocinados. Digo as marcas porque são as que comprei, cada um compare e faça as suas decisões. Encomendei o KIT “faça você mesmo” na empresa www.boaenergia.pt. Custou-me 487 € já com IVA. Chegou-me a casa assim com o manual de instruções. Já me disseram vários espectadores que encontro mais barato. Procurem :).
O conteúdo das caixas
Podem ver o VÍDEO com o conteúdo das caixas AQUI.
Quanto produz um painel solar
Neste ARTIGO mostrei fotos de quanto produz um painel solar fotovoltaico em dias de sol e em dias de chuva. É muito instável.
E chegou o dia
Este sábado, como parou de chover durante umas horas, começámos a instalar (eu e um amigo meu que instalou painéis solares durante alguns anos e que ainda se lembrava como se faz) o painel.
Passo 1
Furar a estrutura de alumínio e o telhado para fixar a estrutura onde vai ficar preso o painel.
Passo 2
Usar “Cola e Veda” (é assim que se chama) para impedir que a água entre nos buracos.
Passo 3
Usar buchas suficientemente compridas para atravessar a viga interior onde vai ficar fixada a estrutura que vai segurar o painel.
Passo 4
Furar e fixar bem a estrutura do lado de dentro da arrecadação. Não queremos que o painel voe num dia de temporal…
Passo 5
A primeira parte da instalação está completa. A estrutura para fixar o painel está pronta para o receber.
Assim que puder, mostro os passos seguintes. É um processo que eu não faria bem sozinho. Ainda bem que tive ajuda. Demorou um dia inteiro: das 10 da manhã até às 17h30.
Se tiverem curiosidade sigam todo o processo nos próximos dias, semanas e meses em www.contaspoupanca.pt.
O tema energia solar que desenvolve em vários artigos é muito interessante e entusiasmante.
Na sequência do mesmo gostaria de lhe suscitar questões a que julgo tem resposta:
1- Necessitou de formalizar algum pedido à EDP, ou teve de lhes prestar alguma informação acerca dessa instalação e auto-produção de energia?
2- Ao ligar a energia proveniente do painel solar através do inversor, conectado a uma tomada da sua instalação eléctrica, isso não acrescenta perturbações de tensões como as que surgem nas ligações em série? Não há riscos?
3- Estando instalado um dos novos contadores da EDP que estabelece comunicação “autónoma”, haverá alguma possibilidade de danificar o mesmo, por poder haver passagem de energia nos dois sentidos?
Grato pela atenção que possa dedicar a estas minhas questões!
Pingback: A instalação de um painel solar em VÍDEO - Contas Poupança
Pingback: Painel solar - A instalação (Parte 2) - Contas Poupança