Sobre mim

Foto Pedro Andersson

Caros Amigos,

Esta página pessoal surge como prolongamento das reportagens realizadas pelo jornalista Pedro Andersson na rubrica “Contas-poupança” no Jornal da Noite da SIC.

Há muitos temas e sugestões que por não serem suficientemente importantes para merecerem reportagem ou porque interessam a um reduzido número de pessoas, ficam na gaveta.

Pode encontrar essas mini-dicas de poupança aqui nesta página. Sintam-se à vontade para partilhar, para comentar e sugerir temas que possam vir a ser tratados no “Contas-poupança”. Não se admirem se, de vez em quando, vos pedir ajuda para alguma reportagem. Juntos, fazemos melhor e chegamos a mais pessoas.

Sou jornalista de profissão e formação. O que sei sobre finanças pessoais, impostos, seguros, banca e afins é o que aprendi ao longo de 5 anos de reportagens sobre esses temas. O meu conhecimento é fruto da minha experiência pessoal que partilho aqui.

Esta página é sobre a minha vida enquanto consumidor e não exclusivamente como jornalista. Por isso, falarei de marcas, serviços e pessoas sempre que considerar que isso é útil para quem quiser poupar ou ver resolvido algum problema. Para mim isso não é publicidade – é informação útil. Nenhum artigo é patrocinado. Quanto tiver razões para dizer bem de uma empresa, direi. Quando tiver razões para dizer mal, direi. É o meu critério, simples e claro. Nada me move a favor ou contra quem quer que seja a não ser dar informações que sejam úteis ou que nos ajudem a evitar problemas. Em alguns casos, ao denunciar situações, pretendo apenas que as empresas corrijam determinados comportamentos que não me parecem apropriados.

Quando me enganar – e acontece – pedirei desculpa e corigirei a informação.

Recebo dezenas, às vezes centenas, de questões de espectadores sobre determinados assuntos. Respondo sempre que sei e posso. Por vezes não é possível responder a tantas solicitações, não me levem a mal se não responder ou demorar a responder.

O facto de responder o que sei e como sei, não retira a responsabilidade a quem lê de confirmar as informações e decidir por si o que entender melhor. A única coisa que posso prometer é que tentarei sempre esclarecer o melhor que sei para fazermos este caminho juntos. Melhorar um pouco a nossa vida financeira.

Obrigado e boas poupanças!
Pedro Andersson