Tem faturas de luz e gás atrasadas?

As empresas vão ter de resolver

Há várias empresas que têm tido nos últimos meses graves problemas de faturação. A GALP é uma delas, como pode ler neste artigo do ano passado.

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos fez hoje uma Recomendação sobre o que as empresas devem fazer para evitar situações que prejudiquem os clientes.

Não é uma “obrigação”, mas tem o peso da Autoridade de supervisão. Eu usaria esta recomendação como pressão para resolver o meu problema junto do apoio ao cliente ou de um Centro de Arbitragem.

A recomendação prevê que as faturas sejam MESMO mensais (a menos que opte por faturas bi-mensais ou outras):

1. O comercializador deve informar direta e antecipadamente os consumidores que venham a ser afetados pelo atraso na faturação, logo que disso tenha conhecimento, utilizando o meio indicado pelo cliente como contacto preferencial (carta; email; sms; outro).

2. O comercializador deve disponibilizar informação publicamente, nomeadamente na sua página na internet, relativa à situação ocorrida, suas causas e medidas de correção adotadas, bem como sobre os canais de atendimento ao cliente preparados para responder às solicitações.

3. O comercializador deve informar e propor ao cliente o pagamento em prestações, sem prejuízo do direito deste a optar pelo pagamento integral do valor da fatura.

4. O comercializador deve adequar os seus serviços de atendimento ao cliente de modo a dotá-los de informação e de capacidade de resolução de casos concretos, designadamente através da celebração de acordos de pagamento, em horário de atendimento alargado durante o período necessário à regularização das situações criadas pelo atraso da faturação.

Tem o documento na íntegra AQUI:

RECOMENDAÇÃO FATURAÇÃO_abril2018

Em resumo, a ERSE diz que as empresas têm de avisar que estão com atrasos na faturação, têm de propor (e não esperar que seja o cliente a pedir) para pagar o valor em dívida em prestações. Essas prestações podem ir no máximo até 12 meses. E devem colocar no site da empresa publicamente o que está a acontecer e como estão a resolver. Basicamente a comprometerem-se com a solução do problema.

Será que as empresas vão fazer isto? É apenas uma “recomendação”. Talvez sim, talvez não, mas se não o fizerem temos agora esta ferramenta que é telefonar-lhes e dizer-lhes claramente que estão a fazer o contrário do que deveriam estar a fazer. Pelo menos ficamos com as costas quentes, enquanto consumidores. É suficiente? Deveria ter força de “lei”? São outras questões.

Para já é o que é.

E se não mandam faturas há mais de 6 meses?

A Lei dos Serviços Públicos Essenciais diz que na eletricidade, gás, água e telecomunicações as faturas com mais de 6 meses o consumidor não tem de pagar. Os 6 meses mais recentes tem de pagar sempre, mas tudo o que for mais antigo do que 6 meses prescreve. Isto aplica-se a faturas “novas”, não a faturas que recebeu mas não pagou, OK? Mas tem de citar a lei e fazer o pedido por escrito. Se pagar, mesmo que seja em prestações, perde o direito a depois reclamar.

Quanto quer poupar em 2018?

 



6 comentários em “Tem faturas de luz e gás atrasadas?

  1. Manuel Peñascoso Reply

    Muitas vezes o consumo estimado é superior ao real e mais tarde são feitos acertos pela leitura real.
    Acontece que não raras vezes o consumo estimado a mais é facturado por preços mais altos do que os usados mais tarde nos acertos que são feitos por preços mais baixos!
    Não é difícil para os operadores fazerem este jogo o que torna os consumos estimados mais caros do que se as leituras fossem realmente feitas todos os meses!

  2. Magalhaes Reply

    Como é que se compreende comercializador (gooldenergy) pagar creditos recentemente e seguidamente estar a cobrar faturas de2016,será que se perderam?ou estão a perder clientes?Não brinquem com os pobres.

  3. Fernanda Reply

    Pois eu “não pago electricidade” desde 2013, ou seja, não me é facturada desde essa data.
    NO mês de Março recebo uma factura com o valor dos meses (e anos!!!) em atraso, sem aviso prévio, para pagar (débito em conta).
    SE por acaso não olho com atenção para o valor, esse elevadissmo valor (4 anos!!) era-me debitado em conta sem aviso prévio.
    Apenas me pergunto se eu não tivesse € na conta se depois me avisavam se iriam proceder ao corte da electricidade.
    Como entretanto entrei em contacto com a Galp via telefone, fui informada que iria “suspender” essa factura, até a situação estar resolvida e solicitei de imediato (também por telefone o pagamento apenas dos últimos 6 meses por prescrição e fraccionado, nos termos da Lei.
    Este mês recebo aviso de corte, por falta de pagamento da factura anterior (a dos milhares de euros) sem que eu tivesse cancelado o débito, com provisão na conta (por acaso não cancelei o dédito porque preciso dele como produto bancário).
    Pergunto: Afinal que “organização é esta a da Galp, que se compromete a cancelar o debito de uma factura e depois avisa que vai cancelar o serviço por falta de pagamento da mesma?

  4. João Castanheira Reply

    Caro Pedro,
    a minha situação é um pouco diferente do tema, mas como está fresca e é sobre a EDP, resolvo contá-la.
    Neste momento estou a entrar num diferendo com a EDP, após me ter contratualizado com eles em Janeiro. Aderi à campanha do Plano de Mobilidade Elétrica e Gás da EDP de acordo com o plano Tarifário que se aplicava a contratos realizados a partir de 1 de Janeiro de 2018. A primeira factura que recebo os valores já são outros, um aumento simples de 7%. Reclamo e obtenho uma resposta de que os valores foram actualizados.
    São assim agora as campanhas!! Vale TUDO para angariar clientes. Surreal

  5. Miguel Reply

    Olá Sr. Anderson,

    Só para relatar a minha situação, continuo sem receber faturas da Galp On desde julho de 2017…e a situação já foi relatada por diversas vezes.

    Já tenho as cartas prontas para pedir apenas o pagamento dos últimos 6 meses, obrigado pelas dicas!

    Cumprimentos

  6. Rita Teixeira Reply

    Vergonhoso o que a Galp está a fazer. Manda fatura depois de 5 meses (para não chegar aos 6) e depois informa que a fatura foi mal emitida (já depois de estar a decorrer o plano de pagamentos acordado). Ainda estão para análise faturas de consumo de Julho 2017 a Dez. Indescritível toda esta situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *