Já está online o IRS de 2017 (a entregar em 2018)
A aplicação das Finanças para entregar o IRS este ano (referente a 2017) já está operacional. Acabei de testar e confirmo.
Mas atenção: Ainda tem erros. Se tiver pressa, mesmo muita pressa, pode começar a preencher os seus dados e a ver se aparecem todos os valores como está à espera e simular para ver o que dá. Mas não se esqueça de que nas primeiras duas semanas (até 15 de Abril) o simulador costuma apresentar ainda erros e bugs. A aplicação só estabiliza por volta dessa data (quando deixarem de fazer atualizações ao programa). AGUARDE PELO MENOS ATÉ DIA 15. É apenas um conselho ou sugestão, pode obviamente entregar quando quiser. É uma indicação com base na minha experiência e do contacto que tenho com dezenas de contabilistas ao longo dos anos.
Os contabilistas aconselham VIVAMENTE a não entregar o IRS na primeira semana de Abril, embora o possam fazer teoricamente já hoje (no ano passado houve quem o fizesse).
Não tenham pressa
Preencham tudo com calma, simulem, validem, gravem o ficheiro mas não submetam nos próximos dias.
IRS automático
Testem o IRS automático. Ao entrarem deve aparecer logo se têm direito ou não. No meu caso não tenho direito, por isso não sei se está operacional. Mas uma colega minha aqui na SIC tentou e ainda diz que está indisponível.
Simulação hoje não é garantida
E a simulação que obtiverem agora não é garantido que seja o mesmo resultado daqui a uma semana, se a aplicação for atualizada nos primeiros dias. É só para irem adiantando trabalho ou simplesmente por curiosidade.
A aplicação mudou de aspeto
Mais um detalhe, a aplicação já não tem dificuldades com certos browsers. Agora aparentemente funciona em todos. É uma evolução positiva.
Bom IRS a todos! Está quase…
Repito: Não tenham pressa.
É inimiga da perfeição (dizem).
Acompanhe-nos AQUI
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
YouTube, Instagram, Twitter e Facebook do Contas-poupança
Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.
É só clicar AQUI abaixo.


















