VÍDEO – Evite os perigos dos débitos diretos

Escrito por Pedro Andersson

21.02.18

}
2 min de leitura

Publicidade

Débito direto – Não deixe que lhe tirem centenas de euros da conta

Aconteceu à Mónica Carvalho e a muitos outros. Tinha débito direto da eletricidade, foi de férias, não viu o correio e quando foi ao multibanco tinham-lhe tirado da conta 783 euros. Um susto que lhe valeu um mês muito complicado.

Pode evitar que isso lhe aconteça

Basta que vá ao multibanco, ao homebanking ou pessoalmente ao banco e coloca limites ao valor que cada uma das empresas pode tirar por mês. Aproveite e inative todas as autorizações antigas de empresas das quais já foi cliente e agora já não é. Nunca fiando.

E mesmo que aconteça tirarem-lhe um valor absurdo, tem sempre 8 semanas para pedir ao banco para lhe colocar outra vez o dinheiro na conta. Claro que depois vai ter de chegar a acordo com a empresa. Pode ter sido erro ou não. Mas se o valor estiver correto pode pedir por exemplo para pagar em prestações. Pelo menos o dinheiro fica do seu lado. Negoceia com outra segurança.

E se notar um débito direto completamente abusivo de uma empresa a quem NUNCA deu autorização, tem 13 meses para pedir ao banco para lhe devolver esse dinheiro. Aí a responsabilidade é do banco, porque deixou que tirassem dinheiro sem a sua autorização. Em todos estes casos, os bancos têm, por lei, 10 dias para devolver o dinheiro na conta.

Mas das duas vezes em que tive de fazer isso, a devolução foi imediata ou em poucas horas. Se calhar depende de banco para banco ou a hora em que se faz o pedido. No meu caso foi por telefone assim que me apercebi do débito “estranho”.

Claro que isto só funciona se estiver atento ao dinheiro que sai da sua conta bancária. Deve ver todas as semanas se está tudo bem.

Pode ver ou rever aqui a reportagem desta semana do Contas-poupança.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-02-21-Debito-direto-nao-deixe-que-lhe-tirem-centenas-de-euros-da-conta

Se tem homebanking pode fazer isso já neste momento, senão pode ir amanhã a um multibanco e “assustar-se” com a longa lista de débitos diretos que tem ainda ativos sem saber.

Proteja-se enquanto é tempo. Não acontece só aos outros.

 

Subscreva AQUI o meu canal do YouTube. Brevemente haverá novidades :). Carregue no sininho para ser alertado sempre que tiver uma nova dica de poupança.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Mais-valias no IRS | Estou isento, mas o simulador diz que tenho de pagar. É erro?

O simulador do IRS da AT tem um erro? Calma! A resposta é não. Estão a chegar-me dezenas de perguntas sobre este suposto erro do simulador do IRS no Portal das Finanças. A resposta é simples. Como sabem, no programa de apoio Mais Habitação, uma das leis diz que quem...

Investimento em Certificados de Aforro voltou a cair em março

Aposta em Certificados de Aforro caiu pela quinta vez consecutiva O Banco de Portugal (BdP) lançou os últimos dados sobre o investimento em certificados de aforro no mês de março, que revelam que voltou a recuar pela quinta vez consecutiva. É a primeira vez desde...

Painel solar fotovoltaico – Balanço março de 2024 (Mês #88)

Balanço de Março de 2024 Como era de prever, à medida que nos aproximamos do Verão, a produção dos painéis volta a aumentar progressivamente todos os meses. Em março, os meus 5 painéis produziram cerca de 150 kWh. É relevante. É praticamente metade da eletricidade que...

Eletricidade | ERSE vai fixar tarifas em junho devido à “volatilidade de preços”

Decisão do regulador implica aumento das tarifas a partir de junho A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado uma proposta de fixação excecional das tarifas de eletricidade a partir de dia 1 de junho. De acordo com o regulador, a...

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

Publicidade

Artigos relacionados

15 Comentários

  1. Armindo Marcelino

    Alguém retirou 390€ da minha conta.
    Participei a polícia judiciária que investigou e chegou a conclusão que o dinheiro foi para pagar uma bit coin sabem quem recebeu o dinheiro mas não sabem quem adquiriu a bit coin e por isso o caso é enviado ao ministério público que o arquiva.
    Participei ao provedor do cliente montepio e a resposta foi uma carta a dizer que o banco tinha os mais altos padrões de segurança e que a culpa era do cliente.
    Até hoje não recebi o dinheiro.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Isso é crime. É diferente dos débitos diretos.

      Responder
  2. Vitor Daniel

    Podia ter feito referencia tambem as Listas Negativas/Positivas de Credores, pois tambem servem para evitar surpresas de credores que voltam a carga apos cessaçao dos contratos ou que nao desgrudam quando ja nada queremos deles… E verdade que podemos cancelar a qualquer momento, mas salvo rarrissimas excepçoes, os mandatos que assinamos continuam na posse dos credores e mesmo passados varios anos apos o cancelamento, os credores conseguem reativa-los. Experiencia propria. Lista Negativa de Credores e o banco nao volta a aceitar nenhuma autorizaçao de debito!

    Responder
  3. Julio

    Previamente à retirada de dinheiro por debito directo recebo as facturas com o valor que será retirado. or isso, na minha perspectiva o debito directo é benéfico.

    Responder
  4. Mário Carvalho

    Há alguns meses fiz essa “revisão” dos débitos e limpei aqueles que estavam ativos, mas que já tinha acabado o contrato.
    Também limitei os valores a cobrar, tal como o Pedro mencionou.
    Outra coisa foi incluir a página do homebanking nas páginas iniciais, quando abro o browser.
    Assim consulto todos os dias.

    Responder
  5. Carlos A. P. Machado

    Quanto aos débitos directos o motivo da minha reclamação tem + a ver com o facto de, se decidirmos mudar de banco, ter o cliente de fazer a transferência de débitos directos um por um, enquanto há anos o assunto era resolvido entre bancos duma assentada, face a instrução do cliente. Convenhamos que isto dificulta enormemente a decisão de mudar de banco, pelo menos no meu caso dificultou de tal maneira que agora tenho duas contas correntes em dois bancos diferentes, em vez duma só. Ainda fiz diligências perante o Banco de Portugal para averiguar dos motivos desta alteração de procedimentos bancários, mas sem sucesso.

    Responder
    • Liliana

      Tambem mudei de banco e tive de passar por esse processo manual de refazer toda a lista de debitos directos. Por outro lado foi bom, deu para perceber uma serie de debitos que ja nao deviam estar activos e fiz uma limpeza deles!

      Responder
  6. Rosa

    Bom dia,
    também devemos verificar com uma periodicidade elevada os nossos débitos directos pois as entidade por vezes mudam as suas referências anulando os limites por nós impostos. Já por várias vezes verifiquei entidades em que coloquei limites, mas aos mudarem as suas referências deixaram de existir esses limites. É certo que temos x dias para reverter a situação, mas também sabemos quanto é difícil para o cidadão comum fazer valer o seus direitos. Conclusão, os débitos directos facilitam-nos a vida, mas penso que facilitam muito mais as empresas e os bancos. O ónus acaba ficado do nosso lado, como no caso do exemplo da reportagem.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Conhecendo os nossos direitos, parece-me ser um risco calculado.

      Responder
  7. Marco Lopes

    CUIDADO COM O IUC da CATEGORIA C e aos pagamentos por DÉBITO DIRECTO!

    Acabei de receber uma CITAÇÃO para pagar com CUSTAS um IUC da categoria C porque NÃO FOI COBRADO POR DÉBITO DIRECTO!!!

    ISTO É MUITO MAU para a AUTORIDADE TRIBUTÁRIA! Tanta publicidade aos débitos directos, e afinal não suportam a categoria C do IUC??

    Vai ser um golpe duro a quem já confiava neste sistema…

    Responder
  8. Jose Trindade Canhao

    Boa noite. Li a sua recomendaçao que ja pratico ha muitos anos relativamente aos debitos directos e respectivos beneficiários em homebanking nos varios sitios dos bancos em que sou cliente. Porem fiquei com uma curiosidade e dúvida. Como é posivel verificar no MB todos os debitos directos ativos? E tambem os respectivos beneficiários?
    Obrigado e cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Clicando em débitos diretos em “Outras opções” 🙂

      Responder
  9. Pedro

    Portanto temos 8 semanas para pedir ao banco para devolver o dinheiro de um débito direto? E 13 meses para devolver no caso de não terem autorização? Neste caso têm 10 dias para devolver
    pode indicar a fonte? obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pesquise por favor na página do banco de Portugal. Deve encontrar rapidamente.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.