Mais dicas sobre o IRS deste ano

Mais dicas sobre o IRS

Ainda me lembro da primeira vez que entreguei o IRS sozinho. Creio que foi em 2013. Até essa data, desde 1997 que era um contabilista que fazia o nosso IRS (a minha mulher passava recibos verdes e tinha de ter contabilidade organizada).

Entretanto comecei a fazer o “Contas-poupança” e tanta gente me perguntava como é que fazia isto e aquilo que me senti na obrigação de perceber o IRS para poder explicar e responder às vossas dúvidas (que também eram as minhas).

Todos os anos aprendo mais qualquer coisa. Este ano já aprendi mais algumas. Hoje é quarta-feira, por isso é dia de Contas-poupança, no Jornal da Noite na SIC.

O que são as deduções fiscais?

Vou dedicar parte da reportagem a explicar (de uma forma que acho que todos vão entender) e com números, a importância de pedir faturas com número de contribuinte de TUDO, até do café com pastel de nata. Eu peço até só do café, mas há quem diga que exagero… Não me queixo.

Os prazos desta primeira fase “pré-entrega” do IRS está a terminar por isso vamos relembrar o que tem de fazer nesta semana que falta antes de acabar o primeiro dos prazos para os contribuintes.

Explico também alguns detalhes sobre como validar faturas de saúde com 23% de IVA no e-fatura e como atualizar (se ainda não o fez) o agregado familiar e a habitação permanente. Muitas pessoas não sabem onde encontrar o artigo e a fração. Explico em detalhe como se faz.

Até já!

Eu espero bem que quem segue o blogue do Contas-poupança já saiba 80% do que vou dizer logo à noite. Era bom sinal :).

Tenho a certeza de que vão achar a reportagem desta noite muito útil para perceber como funciona o IRS e como podem fazer para aumentarem o vosso reembolso. Tem alguns casos práticos.

Obviamente na reportagem não tenho tempo para explicar cada situação concreta, mas como sabem depois têm o Grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” e o blogue aqui sempre disponível.

Um última alerta porque já sei que vai acontecer. Depois da reportagem desta noite vou receber centenas de mensagens pessoais e públicas (é habitual). NÃO VOU CONSEGUIR RESPONDER A TODOS, OK?

Farei um apanhado das dúvidas e depois publico aqui as respostas.

Aproveito para vos pedir que se inscrevam no meu canal de YouTube, porque pegarei nas vossas perguntas e tentarei responder por aí também. Há quem não tenha paciência para ler grandes artigos. É mais uma alternativa. Não se esqueçam de carregar em “Subscrever” e depois no “Sininho” para serem avisados quando tiver vídeos novos.

Para receberem um e-mail semanal com todos os artigos que publiquei durante a semana devem inscrever o vosso e-mail aqui no formulário no blogue.

Até logo!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *