VÍDEO – Já pode preencher o Livro de Reclamações online

Escrito por Pedro Andersson

24.10.17

}
2 min de leitura

Publicidade

“Quero reclamar, mas não sei como…”

Há quem esteja cheio de razão para reclamar e tenha vergonha de pedir na loja o Livro de Reclamações. Talvez tenha medo da reação do responsável da loja. Talvez pense que vai demorar muito tempo. Ou talvez ache que não vale a pena o trabalho e o “nervosismo”.

Desde o Verão que já tem exatamente o Livro de Reclamações (com o mesmo valor legal) na internet. Mais abaixo coloco o link direto para o Livro de Reclamações Eletrónico.

Se não sabe como funciona, explico passo a passo na reportagem desta semana do Contas-poupança. Pode ver aqui no Link abaixo.

Mas antes disso quero só relembrar que para já o Livro de Reclamações eletrónico só permite fazer queixas em 5 áreas de negócio – os chamados serviços públicos essenciais: Telecomunicações, Eletricidade, Gás, Água e Correios.

10 mil queixas já foram enviadas

Pode parecer pouco mas só nos primeiros 3 meses de atividade já foram entregues por aqui mais de 10 mil queixas. Ou seja, sempre que tiver uma queixa num destes 5 setores, por favor, QUEIXE-SE!

Como dizia o meu avô: “O Não está sempre certo”. O resultado pode ser exatamente o mesmo da queixa em papel (podem até não lhe responder…), mas legalmente são obrigado a responder em 15 dias. E a Autoridade Supervisora saberá que a empresa não respondeu.

No Livro em papel às vezes até ficava na dúvida se o responsável mandou realmente a queixa para a Autoridade de supervisão correspondente. Bastava dizer que a carta se calhar perdeu-se no caminho…

Assim, um segundo depois, a queixa foi enviada para os dois e fica com um cópia em PDF.

Antes de fazer a reportagem testei o Livro de Reclamações como cidadão com uma queixa minha e recebi resposta quer da empresa, quer da ERSE. Só avancei depois de verificar que o sistema estava a funcionar. Agora é ver no que dá.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-10-24-Preencher-o-Livro-de-Reclamacoes-online–Sim-ja-e-possivel

Queixe-se

Se fizerem as vossas queixas e não tiverem respostas no tal prazo de 15 dias, informem-me porque a próxima reportagem poderá ser: “A ideia até era boa, mas era se funcionasse…”

Em todo o caso estou disposto enquanto cidadão a dar o benefício da dúvida porque com a enxurrada de queixas que começarão agora a ser feitas, duvido que as empresas consigam cumprir o prazo previsto. É uma questão de bom senso.

O link para o Livro de Reclamações Eletrónico é ESTE.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Já tem o seu?

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Luis Manuel Filipe Guerreiro Martins

    Olá. Na realidade, em papel já fizemos uma reclamação num hospital de renome, em Lisboa, por causa de negligência de assistência a uma familiar, numa urgência. E acreditamos que a reclamação nunca passou para fora, já que foi só a administração da entidade a responder, e como é lógico, a reclamar para si a razão. O que nos deu certezas de que a reclamação nunca saiu do círculo interno da entidade. Esperemos que assim as coisas de facto possam mudar. Bom trabalho!

    Responder
  2. Francisco Gouveia

    Boa tarde Pedro e todos quantos aqui se movimentam quer comentando quer simplesmente lendo…
    A muitos anos que vinha dizendo que faltava esta parte da nossa democracia via ONLINE pois quanto menos papel e deslocacoes usarmos melhor para nos todos, para todos os paises e para o nosso tao sacrificado planeta…
    Por acaso ainda nao usei este servico, mas ontem uns familiares que tem um problema com a NOS continente pediram-me que tentasse ver a situacao e os ajudar a resolver pois ja andam a mais de 1 mes com isto…
    Situacao simples, chamadas internacionais do fixo gratis nos dias e horarios estipulados neste caso para REINO UNIDO/INGLATERRA/JERSEY qur sempre fizeram desde a 1 ano (inicio do contrato…) ate agora so nestes ultimos 2 meses e que comecaram a cobrar e sem nada avisar..
    Varias ligacoes e idas ao balcao fisico nada resolveram, nem sabiam dizer o que motivou nem tranquilizar o cliente para este poder continuar a fazer as chamadas…
    So ontem disseram apos cliente ligar que ainda tava em analise (mais demorado que as analises clinicas mais complexas…lol) ai o cliente deu um BASTA que nao esperava mais tempo entao outro departamento ligou minutos depois a dizer que tinha havido alteracao e que JERSEY ja nao pertencia em termos de telecomunicacoes ao REINO UNIDO mas que nem tinham comunicado pois qualquer alteracao sao 30 dias por lei e por esse lapso deles iriam CREDITAR o valor dessas chamadas nestes ultimos 2 meses mas que tudo o que fizesse a partir de agora para JERSEY pagava…
    Nao satisfeitos com isso, nem eu tambem liguei para a ANACOM para saber qual a VERSAO OFICIAL do REGULADOR foi ai que expus a situacao e ficaram incredulos por tal procedimento da NOS pois nao tinham nenhuma indicacao disso…
    Tambem indiquei ter entrado no site MEO e existe la uma zona que valida se o pais atraves nunero ligado se faz parte ou nao do pacote gratuito em caso do cliente ter duvidas e na MEO o numero que a NOS diz cobrar agora continua a indicar ser GRATUITO…
    Perguntei se preenchia o livro reclamacoes ONLINE pois verifiquei ontem no site ANACOM essa inovaçao mas a pessoa que me atendeu na ANACOM informou-me que e muito limitado no numero de carateres e parece que anexos nem se conseguia enviar pelo que dava conselho de fazer um email e juntar seus anexos enviando para [email protected]
    Moral da historia, se no livro de reclamacoes nao tem ESPAÇO e possibilidade de ANEXOS para que serve?
    So quero perder tempo 1 vez, nao quero escrever ou reclamar 2 vezes, certo?
    Por outro lado gostaria de saber ONDE se pode RECLAMAR de POLITICOS e ADMINISTRADORES PUBLICOS CORRUPTOS e CORROMPIDOS pois ja estamos todos fartos de ver essa gente (alguns ja condenados e com prisao efetiva cumprida, embora por pouco tempo…) voltarem ao ATIVO e LEGALMENTE PODEREM se candidatar a cargos publicos…
    Pergunto, tal como uma musica que um grupo rock Brasileiro, os PARALAMAS DO SUCESSO cantava i titulada “QUE PAÍS E ESSE?????”
    Pensem…

    Responder
  3. Francisco Coelho

    Desde que a altice comprou a MEO, maus serviços…decadência… mte ao bolso.

    Responder
  4. Jose da Costa Queirós

    Vou enviar amanha 12 folhas de papel A4 para a MEO para eles me enviarem todos os meses durante um ano a minha factura em papel meu. Façam como eu. Vamos entupi-los. Força

    Responder
  5. Marco Lopes

    O GRAVE problema com o livro de reclamações online, da qual JÁ RECLAMEI sem sucesso (leia-se, resposta ou conclusão!) é não permitir efectuar COPY/PASTE de elementos para o formulário!!!!!! O utilizador necessita de escrever TUDO manualmente, impossibilitando de usar um texto já escrito, ou até mesmo copiar dados IMPORTANTES para a reclamação! Muito mau…

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. ERSE lança alerta contra estimativas na contagem da eletricidade e gás - […] 3 em 3 meses, na eletricidade, e de 2 em 2 meses no gás natural. Se isso não acontecer,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.