Desconto igual ao IVA – Não se deixe enganar

Oferecemos o IVA – Não se deixe enganar!

Acabei de receber este SMS  do Minipreço. É cíclico. Todas as marcas, de vez em quando, fazem estas campanhas. Se repetem é porque deve funcionar nas contas deles. Mas será que o desconto do IVA é um desconto assim tão bom? Vejamos.

É um desconto assim tão bom?

Vamos lá a ver. Quando ouvimos na publicidade que oferecem o IVA, pensamos o quê? “Maravilha! 23% de desconto!” Vamos lá comprar montes de coisas com 23% de desconto. Certo? ERRADO!

Vamos a contas.

Sim, vamos mesmo à matemática. Não fuja já.

Primeiro. Quem paga o IVA não são as empresas. Somos nós. Eles compram o produto que lhes interessa vender e acrescentam ao preço deles 23% que é o IVA que depois nós consumidores pagamos e que o hiper/supermercado faz o favor de receber da nossa parte para logo a seguir entregar ao Estado.

Vamos a um exemplo. Uma coisa custa 1 euro. Se oferecem o IVA, quanto é que eu vou pagar? 77 cêntimos, certo (1 € – 23 cêntimos)? ERRADO (outra vez)!

Porque para um produto custar 1 € na caixa, ele vai render ao supermercado 0,81 €. 81 cêntimos mais 23% é que dá 1 euro. Experimente lá na sua máquina de calcular no telemóvel.

Agora imagine que vai amanhã todo lampeiro comprar um produto que custa 30 euros a pensar que vai poupar 23%. Vai pensar: 30 € menos 23% dá 23,10 €. Errado. Vai poupar, sim, mas vai pagar muito mais do que isso. Na caixa vai pagar 24,39 €. Porque 24,39 € mais 23% é que dá os 30 euros.

Mas há mais…

É que os supermercados contam com a nossa cabeça a marcar os 23%. Mas a maior parte dos produtos de alimentação e afins têm o IVA a 6% ou a 13%. Ou seja, o que estão a oferecer nessa categoria é um desconto “ridículo” e se calhar estamos a comprar em quantidade pensando que vamos comprar leite com 23% de desconto (o que seria óptimo). Para terem uma ideia, um pacote de leite que custe 0,46 € com a oferta do IVA fica “apenas” a 0,43 € (o IVA é só 6%). Só 3 cêntimos mais barato. Há descontos de 10% ou 15% quase de 15 em 15 dias em vários sítios. Não precisa ir a correr atrás deste IVA.

Então como é que eu faço a conta para não ser enganado?

Simples. Basta na sua calculadora do telemóvel, quando estiver em frente ao produto, pegar no valor dele e dividir por 1,23 ou 1,13 ou 1,06. O resultado que der, é o valor REAL que vai pagar na caixa. É o valor sem o IVA.

Um exemplo: um pequeno eletrodoméstico que custe 45 euros com a oferta do IVA vai custar quanto?

Pensamento CORRETO:

45 / 1,23 = 36,59 € (Valor real que vai pagar)

Pensamento ERRADO:

45 € – 23% = 34,65 € (o IVA não é subtraído ao valor total, porque o valor de venda atual já inclui o IVA). São quase 2 euros de diferença. Agora imagine que é uma compra de 400 ou 500 euros (eletrodomésticos ou mobílias).

Não se deixe enganar. Todas as promoções são boas se as soubermos avaliar e aproveitarmos as que realmente interessam.

Aviso agora, porque depois na caixa é uma “vergonha” voltar atrás  ou (pior) ainda ficamos com ar de “tótó” porque reclamamos que o desconto está errado e afinal está tudo certo. Nós é que temos de aprender a fazer bem as contas.

“Eles” sabem…

NOTA: Estas promoções não têm nada de ilegal. Até podem ser boas. Mas tem de ter consciência do valor de poupança REAL que representam e não uma poupança imaginária que depois não se concretiza.

Já se registou na nossa newsletter? É só ir a www.contaspoupanca.pt e insere o seu e-mail. Não quero que perca nenhuma dica.



6 comentários em “Desconto igual ao IVA – Não se deixe enganar

  1. Manuel Dionisio Reply

    Boa tarde.
    Continuem. Muito útil.
    Muito obrigado pelas explicações simples e fáceis de perceber.
    Cumprimentos.
    Manuel Dionisio

  2. Virginia Maria Henriques De Pinho Reply

    Verdade acoteceu comigo fui a correr compar as compras do mês e no fim fiquei decepcionada odrigado pelas dicas sempre a aprender

  3. Isabel Carvalho Reply

    Adoro as suas dicas e a maneira simples como as expoe.
    Muito obrigada

  4. Jorge Reply

    Magnifica explicação.
    O dito desconto de IVA, é uma técnica de marketing.
    Enfim, sempre a aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *