Atrasos nas rescisões nas telecomunicações – A resposta da ANACOM

Escrito por Pedro Andersson

29.08.17

}
2 min de leitura

Publicidade

A carta chegou no correio depois do fim do prazo para rescindir

Vários espectadores queixaram-se no blogue do Contas-poupança e no Grupo de Facebook “Contas-poupança – as suas dúvidas” de que a carta que a ANACOM obrigou as operadoras a enviar dando a possibilidade de rescindir chegou à caixa do correio agora dia 28, quando o prazo para a rescisão em alguns casos acabou no passado dia 25 de Agosto.

Ora, esta situação é inaceitável e só mostra que, mesmo que a culpa seja dos CTT, o prazo dado pelas operadoras era manifestamente curto para os clientes poderem receber, ler e avaliar a situação. Ainda por cima, num mês em que Portugal está de férias e longe das caixas de correio.

E agora?

E se eu quero rescindir e agora me dizem que já passou o fim do prazo? Fiz esta pergunta à ANACOM que me respondeu o seguinte:

” Quanto às cartas da Meo que estão a chegar já depois do prazo, os clientes deverão apresentar uma reclamação junto do prestador. Claro que também poderão reclamar junto da ANACOM e nós analisaremos as reclamações e agiremos em conformidade, caso se constate que existe matéria para podermos atuar.

Na reclamação a pessoa poderá tentar fazer valer aquilo que considera serem os seus direitos. Em face de situações concretas que lhe sejam reportadas, a ANACOM analisará os factos reclamados.

De resto, recordo que a ANACOM tem estado a acompanhar a situação decorrente da adoção da sua determinação, inclusive realizando ações de fiscalização.”

É reclamar

Portanto, é reclamar se quiser rescindir e aparentemente não pode por uma questão de prazos. Se achar que tem razão, não deixe de fazer valer os seus direitos. Guarde uma cópia da sua reclamação (pode ser no Livro de Reclamações Eletrónico) para se defender num Centro de Arbitragem, por exemplo. Não tenho dúvidas de que o juiz lhe dará razão. Mas para isso tem de reclamar o mais depressa possível.

Na minha opinião, isto também se aplica a quem tentou rescindir e ficou horas à espera ao telemóvel. Que ninguém fique prejudicado por situações destas em que o cliente tentou fazer o que se lhe pedia e não conseguiu por falhas não suas, mas do “sistema”.

Mesmo que não queira rescindir sem penalização, reclamar é sempre bom porque ajuda a prevenir estas situações no futuro. Se esta situação (ou semelhante) se repetir deverá ficar claro por parte da ANACOM que o prazo dado pelas empresas terá de ser maior.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #233 – Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai...

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Maria Eduarda Campos

    Boa tarde

    Gostaria de saber durante quantos anos devemos guardar toda a documentação relativa ao IRS anual.
    Grata pela atenção dispensada.

    Atenciosamente
    Maria Eduarda Campos

    Responder
  2. António Oliveira

    Os nossos serviços de telecomunicações são parasitários, é horrível lidar com estes prestadores de serviços que deviam ser públicos, mas que infelizmente só defendem os interesses deles próprios. Serviços caríssimos, muito má qualidade, má assistência, enfim, tudo, mas tudo mau. Assim como os bancos, é exactamente igual.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.