Baixe já a taxa de juro do seu Cartão de Crédito

Escrito por Pedro Andersson

27.08.17

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4 min de leitura

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Em poucos minutos, passou para quase metade

Com um telefonema, baixei o juro do meu Cartão de Crédito de 26,99% para 14%. Assim, sem mais nada. E você? Sabe qual é o juro associado ao seu Cartão que está a pagar?

Mesmo que não use o seu cartão, isto interessa-lhe

Por muitos motivos, provavelmente tem um Cartão de Crédito (ou vários) mesmo que os tenha só na gaveta. Ao contratarmos um Crédito à Habitação muitos bancos “obrigam-nos” a ter um.
A questão é que um dia vamos precisar usá-los e, se não pagar logo a 100% no fim do mês, vai pagar juros. E os juros são altíssimos – a chegar quase aos 30% ou mais. É por isso que recorrer aos Cartões de Crédito sem consciência é um perigo para as suas finanças.

Mas se precisar MESMO usá-los, podem “safar-nos” em algumas situações. E é nessa altura que convém que pague o menor juro possível.

Mas posso baixar o juro do Cartão de Crédito?

Sim! Se o contratou há cerca de 10 anos nessa altura os juros eram estratosféricos. Se ainda mantém esse cartão o juro permanece igual. Não mudou com o tempo.

Mas a lei sim. O Banco de Portugal regularmente divulga o valor máximo que os bancos podem cobrar de juros. É a média dos juros praticados no mercado nos meses anteriores. E esse valor tem baixado muito nos últimos anos.

Portanto, liguei para o apoio ao cliente do meu cartão de Crédito e perguntei qual era o juro que estava contratado no meu cartão. A resposta foi: 26,99%. Arredondando, se tivesse feito uma compra em Julho passado pagaria 27% de juro sobre esse valor.

Perguntei:
– “Se eu fosse agora um novo cliente vosso qual era o valor que faziam?”
-“14%”.
– “Então, quero que me baixem para esse valor, uma vez que sou vosso cliente há tantos anos e sempre fui cumpridor”.
Resposta:
– “Não podemos. Foi o valor que contratou, não podemos mexer. Só se rescindir e fizer um contrato novo”.
– “OK. Não é tarde nem é cedo. Quero rescindir”.
– “Ah, pois, mas então não pode ser nosso cliente pelo menos durante 6 meses…”
– “Como?! Então quero mesmo rescindir, se faz favor.”
– “Com certeza. Vou passar ao nosso departamento de retenção”.

Assim foi. Falei com uma senhora desse Departamento a quem expliquei que só queria que me baixassem a taxa de juro para a que praticam com os novos clientes. Se não o fizessem queria rescindir e arranjava um Cartão de outra Financeira.

Baixou imediatamente a taxa de 26,99% para 14%. Em segundos. Perguntei porque é que a primeira pessoa que me atendeu não me fez isso. Foi-me explicado que nos Call Centers, no primeiro atendimento, não têm autorização para fazer mudanças de taxas de juro. Aliás, a senhora que me atendeu jurava a pés juntos que era impossível. Estou convencido que era mesmo a instrução que tinha recebido na formação.

Insista e não desista

Portanto, em resumo, ligue para o seu banco ou Financeira e peça que lhe baixem imediatamente a sua taxa de juro para o valor que praticam atualmente para novos clientes. Vão provavelmente, responder-lhe que não dá e que é impossível. Não perca tempo com essa conversa. Peça para transferirem a chamada para o departamento de retenção de clientes. Explique o que pretende e ameace rescindir se for preciso (avalie se é do seu interesse, pode haver a questão do spread). No meu caso é um cartão de Crédito grátis. Caso não baixem, pondere apresentar queixa no Banco de Portugal.

Vale a pena o esforço?

Imagine que faz uma compra de 1.000 € (é apenas um exemplo, OK?). A juros de 27% vai pagar 270 euros. Reduzindo o juro para 14%, paga 140 euros. Menos 130 euros. Multiplique isto pelo tempo que estiver a amortizar o pagamento.
Só com um telefonema. Convém fazer isto antes de usar o cartão para ter efeitos nas compras futuras. E se está atualmente a fazer pagamentos mensais só esta dica pode fazê-lo poupar muito dinheiro quase sem esforço nenhum.

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42 Comentários

  1. Marta Pires

    Bom dia . Gosto muito dos seus artigos . E qual o melhor cartão de crédito do mercado ??? Obrigado.

    Responder
  2. Gustavo

    E isto pode resultar para quem tem actualmente uma dívida?

    Responder
    • Gustavo

      Wizink Gold, neste caso

      Responder
      • Gustavo

        Li o texto com mais atenção (e mais bem acordado) e já tenho a pergunta respondida!

        Obrigado

        Responder
  3. Gustavo

    E está feito! Ligámos para lá, disseram que não dava, só com contrato novo, pedi para transferir para a retenção de clientes e ficou feito!

    Responder
    • Gustavo

      Só uma correcção:

      Depois de pedir a transferência da chamada, a senhora pediu para aguardar e, de seguida, a mesma senhora que antes tinha dito que não era possível, fez a alteração das taxas.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Maravilha! Posso perguntar se reduziu a sua prestação da dívida atual a partir da próxima prestação?

        Responder
        • Gustavo

          É isso que vai acontecer!

          Responder
          • Pedro Andersson

            Sem entrar em detalhes se não quiser, é um valor relevante em percentagem da prestação?

        • Gustavo

          Cerca de 40% da prestação!

          Responder
  4. Cristina Bento

    Boa tarde,

    Eu já tentei e não consegui, insisti e persisti, suponho que pelo excesso de chamada a pedir o mesmo….
    A minha taxa é de 26.99€ também, como faço para reclamar ao banco de portugal?

    Responder
  5. Jorge Jordão

    “Imagine que faz uma compra de 1.000 € (é apenas um exemplo, OK?). A juros de 27% vai pagar 270 euros. Reduzindo o juro para 14%, paga 140 euros. Menos 130 euros.”
    Isto se estiver um ano a pagar a dívida, certo?
    Se por exemplo pagar em 2 meses paga 45 euros no primeiro caso e 23,33 euros no segundo.
    E se pagar no final do próprio mês (a forma mais segura de usar cartão de crédito), paga zero em qualquer caso.

    Responder
  6. Vitor pinheiro

    Boas no meu caso tenho um cartão de crédito do wizink bank e já liguei para lá já ensisti e não baixam a taxa de juros que está 27 já canselei o cartão mas como nao posso pagar a totalidade da dívida do cartão o que devo fazer para baixar a taxa de juros então ?

    Responder
  7. Vitor

    Pois

    Responder
  8. J. Campos

    Boa tarde!
    Essa situação também se aplica a uma linha de crédito da Cofidis?
    Muito obrigado.

    Responder
  9. Sophia de Estoril

    Caro Pedro Andersson,

    O Banco de Portugal pública desde 2009, trimestralmente, os limites máximos para o crédito ao consumo http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/TaxasJuroCambio/TaxasdeJuro/Creditoconsumidores/Paginas/Taxasmaximas.aspx Não estão os bancos obrigados a actualizar automaticamente as taxas de juro dos respectivos cartões de crédito? Qual o argumento legal dos bancos para praticarem taxas de 26,4% e recusarem as actualizações trimestrais, quanto a taxa actual maxima for 12% ou 13%?

    Responder
  10. Sophia

    Caro Pedro Andersson,

    O Banco de Portugal pública desde 2009, trimestralmente, os limites máximos para o crédito ao consumo http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/TaxasJuroCambio/TaxasdeJuro/Creditoconsumidores/Paginas/Taxasmaximas.aspx Não estão os bancos obrigados a actualizar automaticamente as taxas de juro dos respectivos cartões de crédito? Qual o argumento legal dos bancos para praticarem taxas de 26,4% e recusarem as actualizações trimestrais, quanto a taxa actual maxima for 12% ou 13%?

    Responder
  11. Catarina Gonçalves

    Acho que existe só uma pequena incorrecção no que disse ou então eu entendi mal: se eu dever 1000€ e demorar um mês a pagar, não vou pagar 270€ de juros. Uma vez que a taxa é anual, tem que dividir o valor da TAN por 12, e esse será o valor da taxa a pagar por cada mês a mais que se demora a pagar. Se demorar um ano a pagar, pode aplicar a TAEG que já tem em conta o efeito cumulativo dos juros mas não inclui as comissões dos cartões de crédito.

    Responder
    • Catarina Gonçalves

      Uma correção: a TAEG inclui as comissões

      Responder
  12. Pedro

    Bom dia, gostaria de saber qual é o melhor banco para pedir crédito pessoal?

    Responder
  13. Rui Freitas

    O meu Grande obrigado a este senhor e toda a equipa.
    Baixei de 26,99% para 14. E de forma simples, logo no primeiro atendimento, a sra disse que conseguia melhor que os 17% praticados a novos clientes, que conseguia 14%. Feito…
    Bem hajam.

    Responder
  14. Vitor Silva

    Boa noite, pedia pf opinião:
    Tenho cartão wizink; hoje contactei o banco pedindo atualização de taxa de juro (28% TAEG) mas recusaram alegando que esta foi a taxa contratada. O banco pode não atualizar ou é obrigado (ao abrigo da taxa de referência que o BbP indica?
    Obrigado

    Responder
  15. Mónica Fernandes

    Boa tarde,
    Infelizmente só hoje tomei contacto com a sua página e os seus “conselhos”, já tratei do assunto e de imediato consegui a alteração da taxa que estava a pagar.

    Obrigada e felicidades

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola Mónica. Bem-vinda. Tem muito para ler para ficar em dia :). Fica a ganhar.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Vai com 8 anos de atraso, mas muito a tempo. Partilhe com os amigos :).

      Responder
  16. Teresa Costa

    Gostaria de saber que cartão aconselham para transferência da totalidade do montante em dívida para um cartão com taxa introdutória de 0% TAEG (12/15/18 meses), anuidade gratuita, e 0% de taxa de transferência – cartões de crédito equilíbrio. Estive a ler sobre isto e sei que o American Express possui um cartão deste tipo denominado “Amex Everyday Credit Card”, para o mercado americano. Existe algum deste tipo no mercado Português? Muito Obrigada. Teresa Costa

    Responder
  17. Manuela Foley

    Muito agradecida!!!
    Graças à sua informação, já baixei a taxa de juro em quase 50% nos meus cartões de crédito!!

    Responder
  18. Ana Raquel

    Bom dia Sr. Pedro,
    Obrigada pela dica.
    O que o Millennium me propôs foi a anulação dos cartões existentes e emissão de novos.
    É correcto isto? Não pago juros mais elevados, mas vou pagar cartões novos…
    Aguardo sua resposta antes de ir ao banco.
    Cumpts,

    Responder
    • Pedro Andersson

      Entao não vejo vantagem. É fazer um grátis noutro banco ou financeira com juros mais baixos e dizer-lhes adeus :). Veja se afeta o spread.

      Responder
  19. Ana

    Posso pedir retenção de cliente caso não me baixem os juros tenho uma divida com a credora em si?

    Responder
  20. Paulo N.

    Boa noite
    Falei com o meu banco e realmente eles enganam as pessoas, pondero abril uma reclamação no Banco de Portugal.
    De
    Caixadirecta
    Assunto
    Esclarecimento de questão
    Data de recepção
    14-09-2018 08:03
    Mensagem
    Estimado Paulo ….
    Bom dia

    No seguimento do nosso último contacto, desde já apresento as minhas desculpas pela demora na resposta e espero que se encontre bem.

    Após verificação interna, informo que a alteração da TAN associada ao cartão Leve, implica como tínhamos falado, uma nova adesão ao cartão, não sendo possível a alteração no cartão já existente.

    Qualquer questão estou ao dispor.

    A Caixa. Confiança feita de Certezas.

    Alguém com resposta diferente no maior banco de Portugal?

    Responder
  21. Natércia

    Na sequência da leitura do seu artigo e após contactar Wizink constato que a mesma instituição se recusa a passar a minha taxa juro actual de 26.99% para 16.6%, alegando ter sido esta taxa que foi contratada ao meu contrato inicial. Liguei mais que uma vez e a resposta foi sempre a mesma. Pedi para me passarem para departamento de retenção e recusaram, dizendo que não poderiam me ajudar. Recusaram rescindir contrato por possuir divida mesmo cumprindo mensalmente prestação. Que fazer?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ligue mais vezes até passarem ao departamento de retenção. Todos os dias. Até passarem. A sua prestação passaria para quase metade

      Responder
    • Pedro Andersson

      E pondere pedir crédito pessoal ou outro cartão de crédito no valor em dívida. Liquida o cartão de crédito e fica a pagar um terço a outro banco. Faça contas e avalie.

      Responder
  22. Viorica Franco

    Boa tarde Pedro,
    Liguei agora para a Cetelem a solicitar que me baixassem a taxa de juro, e claro, obtive logo uma resposta que não era possivel de todo baixar a taxa. Quando pedi para passarem a chamada ao Departamento de retenção, informaram-me que não tinham tal departamento.
    Como isso é possível, que uma Finaceira deste tamanho (Grupo BNP Paribas) não tenha este departamento?
    Em alternativa disseram que poderia enviar um email a provedoria do cliente. O que devo fazer?
    Muito obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Enviar o e-mail para a provedoria do cliente. Um passo de cada vez.

      Responder
  23. Alexandre Bernardo

    Perfeito!
    Confirmo que me baixaram a taxa de 26.99% para 15%, do cartão Wizink.
    Muito obrigado!

    Responder
  24. Mário Morais

    Bom Dia

    Só tenho pena de não ter lido este artigo à mais tempo.

    Segui os passos indicados e a alteração foi feita de imediato sem muitas perguntas.

    Redução de 12% na TAEG o que é uma diferença abismal.

    Muito obrigado pela dica.

    Responder

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