MEO – Centro de arbitragem obrigou a devolver o que cliente pagou a mais

Escrito por Pedro Andersson

13.08.17

}
3 min de leitura

Publicidade

Reclamou, devolveram…

A espectadora Vera Marques foi das muitas pessoas que não ficaram paradas e decidiram exigir a devolução do dinheiro que pagaram a mais em virtude dos aumentos ilegais nas telecomunicações em finais de 2016.

Como sabem, a ANACOM obrigou as operadoras a baixarem os preços a partir de agora (para os preços antigos) ou a darem a possibilidade dos clientes rescindirem imediatamente sem qualquer penalização (Leia AQUI). Mas a ANACOM reafirma que não pode (por lei) obrigar as operadoras a devolverem aos clientes os 50 milhões de euros que (de acordo com a DECO) os clientes pagaram a mais ilegalmente. Tem de ser cada um por si a fazer isso recorrendo a um Centro de Arbitragem. Foi o que fez a Vera Marques.

Qual foi o resultado?

Como já expliquei (AQUI) numa reportagem do Contas-poupança, o Centro de Arbitragem primeiro faz um esforço de mediação. Se resultar, em princípio não paga nada. Se a empresa não concordar, terá de pagar 10 euros para o juiz decidir quem tem razão.
Na primeira reunião de conciliação ficou decidido que a MEO teria alguns dias para
devolver o dinheiro que a cliente pagou a mais, caso contrário iria para o tribunal da arbitragem.

Descobriu que lhe cobraram uma mensalidade a mais

O Centro de Arbitragem decidiu que a MEO terá também de devolver uma mensalidade por completo. Porquê? A Vera explica:
Num dos meses, foi alterado o ciclo de faturação e isso faz com que fazendo as contas no final de contrato estamos a pagar uma mensalidade a mais, ilegal. inclusive devido a essa alteração do ciclo de facturação tive que pagar em 30 dias 2 faturas, uma relativamente ao mês anterior e outra ao mês correspondente.
Também soube que é ilegal durante o contrato alterar algo e voltarem a contar a fidelização do início… Isto no centro de arbitragem.

A decisão final

A MEO vai devolver uma mensalidade completa mais o valor dos aumentos de Novembro a Julho. No caso da Vera Marques foram 100 euros.
Agora multipliquem 100 euros por centenas de milhares de clientes. Quem não se queixa e não faz valer os seus direitos fica sempre a perder, quanto mais não seja a razão para criticar mais à frente que “eles” fazem o que querem.
Atenção a esta nota: É a primeira vez que me apercebo deste detalhe da mudança do ciclo de faturação. Isto quer dizer que quando fecharmos o contrato com uma empresa devemos ter este aspeto em consideração. Se ao longo do contrato, o ciclo de faturação foi alterado (por exemplo, era de 15 a 15 e passou a 1 a 30 de cada mês ou vice-versa), provalemente pagou duas faturas no mesmo mês e se calhar nem deu por isso. Quando terminar o contrato após fidelização ou por rescisão exija a devolução da mensalidade que pagou a mais. Para fazer isso tem de, obviamente, guardar todas as suas faturas e fazer bem as contas para ter uma prova num centro de arbitragem.
Sempre alertas, os espectadores! É assim mesmo.
Este caso refere-se à MEO, mas suponho que se aplique a qualquer operadora.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Combustíveis | Os 5 postos mais baratos e mais caros para abastecer

Saiba quais são os cinco postos mais baratos e os cinco mais caros para abastecer em Portugal Todas as semanas, o Contas-poupança publica os preços dos combustíveis para a semana seguinte, além de partilhar também o preço eficiente estabelecido pela ERSE. A intenção é...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Bruno Filipe Gomes Soares dos Santos

    Antes de mais quero dar os meus mais sinceros parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo Contas Poupança.
    No âmbito desta reclamação, apresentada no centro de arbitragem, contra a MEO, queria saber, se poderei apresentar reclamação, via livro reclamações electrónico, porquanto, no ano transacto passei pela mesma situação: no mês de Dezembro foram debitadas 2 mensalidades. Quando contactada a MEO alegou ter havido alteração do ciclo de facturação. Ou, se pelo contrário, deverei recorrer a um centro de arbitragem no sentido da reposição dos valores indevidamente debitados.
    Grande abraço
    Bruno Santos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.