Atenção ao presente “envenenado” da MEO

Pagar por um serviço que não pediu?

Dezenas de espectadores/leitores do Contas-poupança contataram-me alertando para o facto de terem recebido um SMS da MEO a oferecer 2 gigas de internet no mês de Agosto.

Maravilha! Certo? Hum. Talvez sim, talvez não. Com a oferta, vem o “brinde”: se não ligar para um certo número a cancelar o serviço, passam a cobrar 1,99 € todos os meses a partir de setembro. Pelo menos, é o que diz o SMS que este espectador recebeu. Outros espectadores referem outros preços, provavelmente devem abranger mais cartões, logo o preço é mais elevado.

Até ofereceram sem avisar que têm de cancelar

Mais grave. O espectador Jorge Borges referiu no grupo de Facebook “Contas-poupança – as suas dúvidas” (a propósito, já aderiu?):

Recebi também mais 2gb, sem que me tivesse sequer apercebido porque não recebi qualquer mensagem por sms ou email. No entanto, constatei através do *#123# que tenho mais 2gb. É com cada uma…

Então se a pessoa nem é informada de que vai ter de cancelar um serviço que não pediu, isto é normal?

Se é cliente MEO, confirme tudo

Se é cliente da MEO confirme se recebeu os tais 2 gigas de internet pela consulta ao seu saldo. Confirme se recebeu o tal SMS e decida o que fazer: reclamar, recusar ou aceitar a “prenda”. Há casos em que pode ser um bom negócio, mas a questão que se põe aqui é a imoralidade da proposta.

A DECO já veio dizer que nenhum serviço pode ser cobrado a quem não o solicitou. A ANACOM já recebeu muitas queixas e já está a investigar o assunto, pelo menos a informação que foi dada é que já pediu esclarecimentos à MEO sobre esta manobra de marketing.

Não espere pela ANACOM

Seja como for, como já sabemos, a ANACOM não tem poderes para resolver conflitos individuais entre clientes e empresas de telecomunicações. Portanto, independentemente do resultado da investigação, já aprendemos que tem de ser cada um dos consumidores a resolver por si estes problemas. Reclamando, recusando o serviço ou aceitando. Para depois não ter surpresas inesperadas na fatura.

Há muitas pessoas distraídas com as faturas das empresas. Daqui a uns tempos vão achar que a MEO aumentou os preços, vão ligar para o Call Center e vão ouvir que foram eles que contrataram mais um serviço sem terem feito nada. Mais do que resolver esta situação em concreto, as reclamações são importantes para que as empresas não voltem a repetir estas “gracinhas”. Andamos nisto…

Ja se registou para receber a Newsletter semanal do Contas-poupança? É só ir à página principal do blogue.



12 comentários em “Atenção ao presente “envenenado” da MEO

  1. Vânia Mateus Reply

    Sagrada Vodafone! Nem aumentos nem manobras para ganhar mais dinheiro. Ligaram quando o meu contrato estava a acabar e consegui que baixassem €5/mês, não é muito, mas continuo com melhores condições que tinha e… Enviaram todas as condições escritas por e-mail para aceitar!

    Tenho uma colega que recebeu uma chamada da MEO para avaliar o serviço e aproveitaram-se da pressa dela para apanhar um “sim” e dizem que ela está fidelizada por essa chamada. Nem na Loja lhe dão uma gravação! Já lhe disse que desde que mudei para a Vodafone não volto à NOS nem quero experimentar a MEO. Os da NOS são igualmente agressivos. Não quer dizer que a vodafone o seja mas pelo menos não me posso queixar.

  2. Rita Reply

    Boa tarde. Eu cancelei assim que recebi a SMS e recebi uma Sms a confirmar o cancelamento contudo os 2 Gb continuam no meu saldo quando faço a consulta a *#123#.
    Devo ignorar ou tentar resolver de outra forma? Obrigada

  3. Marlene Bernardo Reply

    Margarida Nunes, se fosse eu a si ligava, se lhe convir esses 2 gigas a mais, pode pagar esses 1,99 € a mais todos os meses. No meu caso era 3,99 €. Eu cancelei,pois não me interessa esses 2 gigas a mais por mês. A chamada é grátis e automática, só tem que seguir os passos que lhe são concedidos pela gravação. Se não cancelar no mês de Setembro, vão-lhe cobrar o referente à mensagem que recebeu.

  4. Norberto Reply

    Vale tudooo!!!!! 🙂
    Sacanagem ao mais alto nível:-) vale tudo para fazer numeros e pagar as contas dos grandes:-)!!!!! Anos de universidade de gestores a pesquisarem a forma de fazerem mais dinheiro com o z povinho:-)
    É como ir a um restaurante e ofercerem uma linda entrada sem pedirem e depois faturarem a mesma:-)! O marketing ja nao tem limites:-)
    Eu ka ja pus um lembrete no tlm para cancelar o serviço no dia 30 de Agosto ate la aproveite o extra.. mas fico a pensar quantos é que nao vao comer com a pastilha mesmo sem saberem… é de esta forma que eles ganham mais umas notas, o estudo de mercado ja foi previsto com esta base para atingir a finalidade referida, daqueles que vao usar sem saberem ou ate vak esquecer de cancelar o produto a tempo e horas.. muito estudo de marketing

  5. Marta Reply

    Caro Pedro, obrigada por esclarecer tão bem. Tinha recebido a sms, não só não a li até ao fim como encolhi os ombros. Graças a si, vou cancelar.
    Preocupa-me é a quantidade de portugueses que ignorando isto ou agindo como eu fique prejudicada. É indecente da parte da MEO.

  6. António Machado Reply

    Estou absolutamente de acordo e agradecido pela forma com que nos alertam, dando apenas a conhecer as opções possíveis. Claro que não tem que aconselhar ninguém dá as opções o que já é muito útil.
    Obrigado pela sua/vossa disponibilidade para nos serem úteis.

  7. Ana Reply

    Cancelei dei como cancelado e voltei a receber mensagem. Como é possível???

  8. Graça Branco Reply

    Eu recebi mas era 3,99€ e nao 1,99 que teria que pagar. Desloquei-me a uma loja da MEO e pedi que fossem eles a cancelar. Mas acho indecente esta forma agressiva de impingir serviços aos clientes.

  9. Marisa Reply

    A sua publicação é pouco esclarecedora. Apenas alerta para o facto da entidade MEO andar a mandar as ditas mensagens. Claro que é bom dar um alerta aos mais distraidos pelas mensagens que recebem das telecomonicações, mas as pessoas ficam na duvida do que devem ou não fazer para resolver a situação.
    Acho que deveria dar a sua opinião em ambas as partes: se devem aceitar; se não devem aceitar; deve-se ligar para eles directamente; será que o custo da chamada para se rejeitar os 2G tem um custo acrescido. Acho que este tipo de questões deveria ser mais trabalhado. É a minha opinião.
    Obrigada

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Cara Marisa. Eu não mando na vida das pessoas… Cada um tem de decidir por si. Eu refiro as várias opções. Mais do que isso não posso nem quero fazer. Quanto à chamada é para um 800… Acho que as pessoas sabem que é grátis. Pelo menos espero bem que saibam. 🙂

  10. António Magalhães Reply

    Eu também recebi e amanhã já lhes vou ligar até pq não estou interessado em mais esses 2 GB.

  11. Margarida nunes Reply

    Eu também recebi essa mensagem e ainda não respondi, que devo fazer? Não ligo á mensagem ou ligo para eles?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *