IRS – O prazo está a acabar

Última chamada para o IRS

Contando com hoje, faltam 3 dias para acabar o prazo para a entrega do IRS.

Sei (quer dizer, espero…) que a larguíssima maioria de vocês já o tenham entregue. Há uma enorme quantidade de contribuintes que, como em outras coisas, deixam o IRS para as 23h59 do último dia e depois o sistema vai abaixo ou tem um problema no computador ou falta a luz, e não consegue entregar a Declaração dentro do prazo e paga multas e coimas sem necessidade nenhuma.

Pode acontecer também que, se deixar para a última, ao preencher, fique com uma dúvida num determinado campo ou linha e de repente fica sem saber a quem perguntar ou não conseguem responder em tempo útil e acaba por entregar o IRS com erros (que depois dão divergências) ou com reembolsos que o vão prejudicar.

Partilho só a minha breve experiência deste ano. Entreguei o IRS há uma semana. Pensei que era simples e fácil, com o que aprendi no ano passado. Mas empanquei de tal maneira numa linha que para mim era nova que demorei 4 dias até descobrir onde devia colocar um determinado valor. Imaginem que ia preencher o IRS amanhã…

Não deixe para amanhã

Portanto, se ainda não entregaram o IRS, façam isso hoje. O sistema ainda deve estar a funcionar razoavelmente. A cada hora que passa, pela experiência dos anos anteriores, o sistema vai ficar mais lento.

Entreguei a 23/5 e a aplicação IRS 2016 diz-me que a situação é “Declaração com reembolso” com o respectivo valor. Parece funcionar.

app IRS 2016

 



7 comentários em “IRS – O prazo está a acabar

  1. ANA CARVALHO Reply

    Bom dia, recebi uma carta das finanças a informar que não declarei um rendimento em 2014 de venda de árvores, a minha questão é se tenho de declarar e qual será a coima por ir agora entregar uma declaração de substituição referente a 2014?

    Obrigado

  2. Pedro Reply

    Boa Noite,

    Acontece que eu no dia 30 de Maio entreguei o IRS, todavia, surgiu um pequeno alerta nos rendimentos, pelo que tive de entregar uma declaração de substituição.

    Infelizmente, quando fui submeter, já passavam 5 minutos depois da 00h do dia 1 de Junho. Mas o meu computador estava colocado com a hora dos Açores, em que ainda seriam 23h do dia 31 de Maio. Mas isto não me impediu de estar preocupado.

    Pedro, achas que posso ficar descansado?

    Cumprimentos,

  3. Cristina Modesto Reply

    Boa tarde Pedro.

    Surgiu-me uma dúvida no anexo H quadro 6C. Supostamente a listagem de despesas de saúde e afins deveria aparecer automaticamente, mas não aparece. O SIM ou NÃO que aparece antes do quadro, sugere que estão consideradas as comunicadas ao AT, por isso se não temos nada a acrescentar a nossa resposta deve ser NÃO. É isso ou estou a interpretar mal?
    Obrigada

  4. Eduardo João Lupi Bello Reply

    Boa noite,
    Nas facturas da Universidade da minha filha, grande parte delas, estão na situação como, beneficio não atribuído.
    Um exemplo:
    502213779 – Centro Europeu Estudos Superiores Comunicacao Empresarial Sa Fatura Benefício não atribuído FA 2016/1485
    TNSS 2016-12-02 0,00 € 350,00 €

    Podem me ajudar?
    Obrigado,
    Cumprimentos,

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Tem de somar essas faturas no modelo 3 do IRS no anexo H.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *