Painel solar – Erro de principiante

Erro de principiante

Como vos tinha dito aqui no balanço do quarto mês de produção do meu painel solar fotovoltaico, cometi um erro de principiante: não calculei bem as sombras.

A sombra no Inverno não é a sombra do Verão

Instalei o painel solar em Dezembro. Nessa altura, o sol nasce numa determinada posição e põe-se no local correspondente. Obviamente, quando instalámos o painel solar levámos isso em conta. Há uma chaminé do prédio  relativamente próxima do painel e até fizémos as contas para ver se não afetava a produção do painel. Achámos que naquela posição não iria ser atingido pela sombra da chaminé.

Pois. O movimento da terra em relação ao sol vai-se modificando ao longo das estações e acabo de verificar que ao chegar a Primavera já há uma pontinha de sombra que está a tapar o painel por volta das 18h. É verdade que já é ao fim do dia, mas por outro lado é a altura em que chegamos a casa e começamos a gastar mais eletricidade. É justamente a essa hora que me daria mais jeito ter o painel a produzir.

A foto foi tirada pelo meu filho com o drone dele. Começa a ser o meu assistente ;).

Como podem ver nos comentários que inseri na foto, a situação vai ainda piorar, porque com o Verão o pôr do sol vai rodar ainda mais.

Calculem as sombras ao longo do ano

Isto para vos alertar, caso estejam a pensar instalar um painel (ou mais) solar tenham bem em conta os postes de eletricidade, chaminés, pinheiros e outras árvores, prédios ao lado, etc, etc. Calculem bem a rotação da terra ao longo do ano para não terem esta “surpresa”.

Agora das duas uma: ou fica como está ou vou ter de arcar com a despesa de mudar o painel de sítio. Seja como for, se instalar um segundo painel já vou ter isto em conta. Agora durante o Verão vou marcar com um marcador no telhado ao detalhe onde a chaminé pode afetar a produção do painel. Já não vou mais fazer isto “a olho”.

 



3 comentários em “Painel solar – Erro de principiante

  1. José Jesus Reply

    Alem de reduzir a produção de energia, as sombras podem danificar o painel, segundo vi num video no YouTube.
    O autor do video, (montador profissional), diz que a sombra parcial faz com que as outras células que estão a receber o sol podem ficar sobrecarregadas, reduzindo assim o seu tempo de vida.
    Acho que o melhor local para o painel, (vendo a foto), seria na esquina do telhado do lado poente.

  2. Gustavo Almeida Reply

    Olá Pedro,

    Após ler o seu artigo venho sugerir-lhe um site onde pode usar várias ferramentas, uma delas permite ver a posição do sol em qualquer local, à data e hora à sua escolha: https://www.sunearthtools.com

    Espero que ajude a repensar uma possível mudança, caso se justifique.

    Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *