Um exemplo de IRS automático

Como sei se tenho o IRS automático?

Muitas pessoas estão a perguntar como se faz para ter o IRS automático.

É a primeira vez que esta opção surge em Portugal. É só para quem tem rendimentos de uma só empresa ou instituição, e não tem dependentes. Há mais critérios e requisitos mas não vale a pena entrar em detalhe porque se tiver “direito” a esta facilidade aparece automaticamente assim que abrir o Portal das Finanças.

Como o IRS de 2016 já está operacional, como referi aqui ontem, já podem ver se é o vosso caso. É a situação deste pensionista que me enviou o caso dele. O que aparece é isto:

Se este contribuinte estivesse casado e a mulher também tivesse IRS automático apareciam mais valores para escolher. O resultado de entregar em separado e em conjunto. Em qualquer destas situações é só clicar em “Aceitar” na opção que lhe parece melhor.

Neste caso, a única opção que aparece é PAGAR.

ATENÇÃO! Não tem de aceitar estes valores. Basta que não concorde ou ache o valor estranho ou verifique que falta alguma dedução para não aceitar e entregar o IRS normalmente como no ano passado, corrigindo os valores errados ou em falta.

Ninguém é obrigado a aceitar esta proposta da AT.

 

 

 



3 comentários em “Um exemplo de IRS automático

  1. ana filipa Reply

    Boa tarde,
    Será que alguém me pode esclarecer, eu reúno as condições para o IRS automático, no entanto aparece uma mensagem a dizer que como não reúno as condições este não está disponível.
    Será um erro?
    Obrigada

  2. V Isabel Reply

    Sr. Nicolau Teixeira se o seu nif estiver com um domicilio fiscal diferente da casa onde habita poderá ser um dos principais motivos para não lhe aparecer o valor pago das rendas.

  3. Nicolau Teixeira Reply

    Penso que continuam a existir problemas com as rendas pagas. No meu caso não aparecem nos encargos com imóveis (tal como no ano passado). Não entendo como é que com rendas electrónicas, este problema persiste.

    Obrigado pelo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *